Construção HE 162 Salamander - Corte em CNC

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.

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Mauri
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Construção HE 162 Salamander - Corte em CNC

Mensagempor Mauri » 24 Nov 2010 15:03

Amigos,

Sempre tive vontade de ter e voar um Salamander, agora a coisa esta bem perto de acontecer.

Ocorre que estou com uma duvida bem cruel (entre outras) na confecção da asa, peço ajuda e sugestões para tentar entender e resolver o que fazer.

Não tenho pretenção de ter um vôo muito rapido, se voar estável e com a veloc. de nossos eléctricos normais, já me dou por satisfeito.


Gostaria então de saber, Qual seria a função do Winglet invertido nas pontas das asas?

Seria esse Winglet já uma espécie de washout a moda antiga? :D

Devo colocar Washout nessa asa? Se sim, de quantos graus?



Eis o danado em questão:





Video do primeiro vôo:




Novo video com trem de pouso.




Este kit pode ser adquirido através do site: http://www.proaeromodelos.com.br


.
Editado pela última vez por Mauri em 08 Jan 2018 15:38, em um total de 2 vezes.

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Mensagempor Cesar-SP » 24 Nov 2010 15:27

Mauri acho que voce pode utilizar um perfil fino MH 33 que fica bom , na ponta da asa é winglet mesmo para diminuir a turbulencia.

abs

Cesar-SP
warp drive Sr Sulo

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Mensagempor Cesar-SP » 24 Nov 2010 15:30

Ha o washout , nunca é demais colocar 2 ou 3 graus.

abs

Cesar-SP

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Mensagempor Cyberware » 24 Nov 2010 16:36

Achei duas plantas. Talvez ajude:

http://www.airwar.ru/other/draw/he162.html
http://www.rcgroups.com/forums/showatt.php?attachmentid=156724&d=1071799153

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Mensagempor Gilberto » 24 Nov 2010 18:46

Na época da WW2 o conceito de arrasto induzido já era conhecido e a ponta da asa virada para baixo era um dos recursos usado até a bem pouco tempo para minimizar o problema, vide os primeiros modelos do Ipanema.
O conceito dos winglets existe desde 1897, mas o seu uso se popularizou a partir do fim da década de 70 nos grandes aviões (DC-10). Não me lembro de nenhum modelo da segunda guerra que os tenha usado.

O uso de um dispositivo de ponta de asa para reduzir a ocorrência do arrasto induzido permite uma maior sustentação com um menor arrasto.

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Mensagempor Marco Antonio » 24 Nov 2010 19:52

Eu adoro esse avião e é um dos que vou pegar ainda esse ano.

.. E CLARO VAI SER ORIGINAL COM INSÍGNIAS E PINTURAS DA ÉPOCA!!!

Se você quiser tem prontinho pra voar.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=10795

[img:75996b5781]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/HE162.jpg[/img:75996b5781]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

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Mensagempor Mauri » 24 Nov 2010 23:13

Pessoal,

Agradeço a todos pelos comentários e sugestões.

Mas, confesso que continuo com duvidas a respeito, até pensei sim em usar um washout de uns -2 graus, por causa do formato de sua asa, mas estou na duvida justamente por causa de que se fizer isso, os winglets tbm irão dobrar e com isso temo que possa vir a causar tendências ao modelo, tipo, sair da trajetória em loopings ou em vôos invertido.

As plantas que vi não acusam Washout.

Talvez o winglet faça essa função por ter sua superfície reta e por isso gerar arrasto.

Tive a oportunidade e o privilégio de por muitas vezes, ver bem de pertinho e até tocar em uma maquina original dessas e, olhando visualmente, ele não tem washout por inclinação das pontas de asa.


Pode ser que ele use o sistema de washout aerodinâmico, com um perfil simétrico na raiz e outro mais sustentador nas pontas, mas tbm não deu pra perceber isso em sua asa.

Esse é o original a que me refiro:

Imperial War Museum
London – England



Marco,

Então somos dois, tbm tenho uma verdadeira fascinação por esse modelo, pequeno, leve, lindo, com certeza, teria feito um estrago enorme se tivesse tido tempo de entrar em combate, sorte a nossa que isso não ocorreu...

Faz tempo que observo esse modelinho da hk, o preço dele, somado ao frete e a possivel taxação foi que me incentivou a fazer um, espero que o meu fique parecido a esse, tomára que retorne ao estoque logo e vc possa compra-lo, é lindão mesmo!

E o meu tbm terá todas as insígnias que tiver direito! Alias, como se deve ter..

Vou dar inicio a postagem das fotos da fuselagem, depois vejo esse impasse da asa.

Abrs. a todos!
Editado pela última vez por Mauri em 08 Jan 2018 15:52, em um total de 2 vezes.

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Mensagempor Mac2 » 24 Nov 2010 23:24

Mauri,
Se você acertar o angulo da curvatura no winglet de forma que ele fique na posição normal, deixando somente o encaixe do perfil com o washout?
Não sei se você pretendia fazer a asa + winglet em uma única peça, mas se forem separados daria para ajustar no encaixe do winglet.
Abs
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Mensagempor Zoil Junior » 25 Nov 2010 09:47

Este vou acompanhar!
Boa construção.
Abraço.

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Mensagempor B3tO » 25 Nov 2010 10:16

Mauri,
se as plantas que você vem olhando não tem washout, e você não percebeu isso no original (mesmo sendo quase imperceptivel) manda bala sem mesmo !
Acho que os winglets ja estão ali pra dar estabilidade, reduzir o arrasto e aumentar a velocidade, não sendo necessário o washout...
não sei se falei besteira, só quero incentivar :roll:

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Mensagempor Mauri » 25 Nov 2010 12:33

[quote:6486d1e618="Mac2"]Mauri,
Se você acertar o angulo da curvatura no winglet de forma que ele fique na posição normal, deixando somente o encaixe do perfil com o washout?
Não sei se você pretendia fazer a asa + winglet em uma única peça, mas se forem separados daria para ajustar no encaixe do winglet.
Abs
Marco Aurelio[/quote:6486d1e618]

Marco,

Entendi o que vc quiz dizer, seria, sem duvida, uma saida para o problema.

A questão é que se o Winglet, mesmo estando colado reto como vc sugeriu, ja estiver fazendo a função de arrasto de ponta, ao tbm Torcer a asa, teremos duas forças agindo para fazer o memo efeito, só que dobrado, podendo prejudicar ao invés de ajudar no vôo.

Não tem como fazer essa peça em corte unico na CNC, serão duas peças separadas.

Abrs.

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Mensagempor Mauri » 25 Nov 2010 12:38

[quote:a179bd0047="Zoil Junior"]Este vou acompanhar!
Boa construção.
Abraço.[/quote:a179bd0047]


Fala Zoil,

Não te falei que um dia iria fazer um desses? Pois é, ta saindo..

Vou fazer esse mais devagar, entre um projeto e outro dou uma mexida de vez em quando, espero voar com ele ainda esse ano, vamos ver..

Abrs.

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Mensagempor Mac2 » 25 Nov 2010 12:42

[quote:4df863dec0="Mauri"]Marco,
Entendi o que vc quiz dizer, seria, sem duvida, uma saida para o problema.
A questão é que se o Winglet, mesmo estando colado reto como vc sugeriu, ja estiver fazendo a função de arrasto de ponta, ao tbm Torcer a asa, teremos duas forças agindo para fazer o memo efeito, só que dobrado, podendo prejudicar ao invés de ajudar no vôo.
Não tem como fazer essa peça em corte unico na CNC, serão duas peças separadas.
Abrs.[/quote:4df863dec0]
Mauri,
Acredito que o objetivo do Winglet seja reduzir o arrasto e não aumentar, pois ele reduz o vórtice gerado na ponta da asa, o que por si só, já aumenta a sustentação.
Não vejo problemas em você aplicar as duas soluções no seu modelo.
Já que a peça terá que ser construída separada, faça o teste com em sem os winglets...
Abs
Marco Aurelio
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Mensagempor Mauri » 25 Nov 2010 12:48

[quote:ed90e6d435="B3tO"]Mauri,
se as plantas que você vem olhando não tem washout, e você não percebeu isso no original (mesmo sendo quase imperceptivel) manda bala sem mesmo !
Acho que os winglets ja estão ali pra dar estabilidade, reduzir o arrasto e aumentar a velocidade, não sendo necessário o washout...
não sei se falei besteira, só quero incentivar :roll:[/quote:ed90e6d435]


Betão,

Acho que pode estar ai a solução do problema cara..
Olhando mais atentamente hoje cedo, das quatro plantas que tenho dele, três não orientam a colocar Washout, apenas uma sim, e ainda de apenas -1 grau.
Sendo assim, pela maioria é não, seria essa então a solução mais lógica.

Abrs.

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Mensagempor Mauri » 25 Nov 2010 13:12

[quote:f950031de6="Mac2"][quote:f950031de6="Mauri"]Marco,
Entendi o que vc quiz dizer, seria, sem duvida, uma saida para o problema.
A questão é que se o Winglet, mesmo estando colado reto como vc sugeriu, ja estiver fazendo a função de arrasto de ponta, ao tbm Torcer a asa, teremos duas forças agindo para fazer o memo efeito, só que dobrado, podendo prejudicar ao invés de ajudar no vôo.
Não tem como fazer essa peça em corte unico na CNC, serão duas peças separadas.
Abrs.[/quote:f950031de6]
Mauri,
Acredito que o objetivo do Winglet seja reduzir o arrasto e não aumentar, pois ele reduz o vórtice gerado na ponta da asa, o que por si só, já aumenta a sustentação.
Não vejo problemas em você aplicar as duas soluções no seu modelo.
Já que a peça terá que ser construída separada, faça o teste com em sem os winglets...
Abs
Marco Aurelio[/quote:f950031de6]


Acho então que sempre pensei errado Marco, no meu entendimento, se as laterais dos Winglets são planas (s/ perfil) geram mais arrasto, por isso fiz a pergunta inicial de que se eles faziam o papel de Washout.
Bom, esse é o meu modo de pensar, mas posso tbm estar errado..

Abrs.

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Mensagempor Mac2 » 25 Nov 2010 13:34

Mauri
Você não está errado. A meu ver, toda superfície, plana ou não, gera arrasto, umas mais, outras menos. No caso dos winglets o arrasto gerado por eles deve ser menor que o arrasto do vortice que eles reduzem. Se eu estiver errado, peço que alguém me corrija, pois entendi desta forma o funcionamento deste dispositivo.
Abs
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Mensagempor Mauri » 26 Nov 2010 11:17

EDITADO:

O CG DESSE AEROMODELO ENCONTRA-SE A 75 MM DO BORDO DE ATAQUE.
O CG DESSE AEROMODELO ENCONTRA-SE A 75 MM DO BORDO DE ATAQUE.
O CG DESSE AEROMODELO ENCONTRA-SE A 75 MM DO BORDO DE ATAQUE.
O CG DESSE AEROMODELO ENCONTRA-SE A 75 MM DO BORDO DE ATAQUE.




Segue o inicio da montagem da fuselagem:

[img:ab4ffa7412]http://img204.imageshack.us/img204/8376/dsc03255g.jpg[/img:ab4ffa7412]
[img:ab4ffa7412]http://img593.imageshack.us/img593/1088/dsc03256.jpg[/img:ab4ffa7412]
[img:ab4ffa7412]http://img827.imageshack.us/img827/9373/dsc03257b.jpg[/img:ab4ffa7412]
[img:ab4ffa7412]http://img193.imageshack.us/img193/1080/dsc03258p.jpg[/img:ab4ffa7412][color=blue:ab4ffa7412][/color:ab4ffa7412]
Editado pela última vez por Mauri em 07 Mar 2018 17:24, em um total de 2 vezes.

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Mensagempor jbfd » 26 Nov 2010 13:50

Quando eu penso que ele ainda esta nas duvidas ele ja me vem com a fuselagem cortada. :shock: :shock: :shock:


Braz

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Mensagempor capelao » 26 Nov 2010 14:15

Maravilha!

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Mensagempor vps_rj » 28 Nov 2010 00:37

Acompanhando Mauri.... manda brasa!

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Mensagempor Mauri » 29 Nov 2010 12:34

Opa! Valeu mesmo pelo incentivo pessoal,

Irei postar mais algumas fotos do progresso que fiz até a atualização final.

Como esse projeto esta intercalado no meio de outros, seu avanço será mais demorado, mais quero testa-lo o quanto antes, pois a vontade de vê-lo voando esta maior do que eu esperava, espero que dê tudo certo..


Aqui o corte do perfil da asa na fuselagem.




Corte do cockpit.

[img:1e70b91249]http://img340.imageshack.us/img340/5169/dsc03361u.jpg[/img:1e70b91249]


Passando cola e fixando a vareta de reforço interno.

[img:1e70b91249]http://img262.imageshack.us/img262/783/dsc03362l.jpg[/img:1e70b91249]

[img:1e70b91249]http://img683.imageshack.us/img683/373/dsc03363n.jpg[/img:1e70b91249]

[img:1e70b91249]http://img534.imageshack.us/img534/5989/dsc033640.jpg[/img:1e70b91249]


Berço trazeiro que será fixado o estabilizador horizontal.

[img:1e70b91249]http://img715.imageshack.us/img715/7440/dsc03365a.jpg[/img:1e70b91249]


A macação do angulo já foi pré cortado, bastando apenas passar o estilete para a separação das partes e sua fixação a vareta de reforço.

[img:1e70b91249]http://img143.imageshack.us/img143/2152/dsc03366js.jpg[/img:1e70b91249]

[img:1e70b91249]http://img530.imageshack.us/img530/2137/dsc03367p.jpg[/img:1e70b91249]

[img:1e70b91249]http://img171.imageshack.us/img171/2745/dsc033680.jpg[/img:1e70b91249]

[img:1e70b91249]http://img502.imageshack.us/img502/5216/dsc03369a.jpg[/img:1e70b91249]

[img:1e70b91249]http://img405.imageshack.us/img405/7715/dsc03370cs.jpg[/img:1e70b91249]
Editado pela última vez por Mauri em 08 Jan 2018 16:00, em um total de 1 vez.

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Mensagempor Mauri » 29 Nov 2010 12:53

Parte interna.


[img:02d2c76ffc]http://img411.imageshack.us/img411/4571/dsc03371w.jpg[/img:02d2c76ffc]


Carneva interna partida ao meio e colada nas partes para poder fixar os canudos de refrigerante.

[img:02d2c76ffc]http://img571.imageshack.us/img571/2226/dsc03687w.jpg[/img:02d2c76ffc]


Tubos fixados.

[img:02d2c76ffc]http://img222.imageshack.us/img222/6817/dsc03688w.jpg[/img:02d2c76ffc]


Parte exterior.

[img:02d2c76ffc]http://img222.imageshack.us/img222/9324/dsc03689e.jpg[/img:02d2c76ffc]


Partes prontas para serem unidas.
[img:02d2c76ffc]http://img263.imageshack.us/img263/3778/dsc03690e.jpg[/img:02d2c76ffc]

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Mensagempor Maltzbr » 29 Nov 2010 19:33

Mais uma construção que não deixarei de acompanhar...parabéns!

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benites
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Mensagempor benites » 29 Nov 2010 20:03

Mauri,estou aqui babando,vou acompanhar a construção deste projeto,parabéns e um grande abraço Benites.

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saratiel hirle
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Mensagempor saratiel hirle » 29 Nov 2010 20:29

Caramba!!! é só eu ficar uma semana sem ver o forum que quando volto tenho surpresas...
estou desenvolvendo um projeto idêntico, inclusive na forma de construção, porém cortado em CMC e não CNC (CMC = "corte manual cuidadoso", como foi definido por um colega do fórum)
Estarei acompanhando sua construção, pois vejo que vc já adotou várias soluções para as quais eu ainda tinha dúvidas.
A minha planta desenvolvi no corel draw e posteriormente disponibilizarei para download, e vc? disponibizará a sua?
Quais são as dimensões, peso e motorização do aero?

Parabéns pelo belo projeto!


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