3D no V922 / FBL100 stock

Espaço dedicado a tratar de micro helicópteros, independentemente do número de canais.
Avatar do usuário
leandrotadeuvas
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Qua Dez 08, 2010 8:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por leandrotadeuvas »

Pessoal, quero deixar minha experiência de primeiro voo no FBL 100!

Com a ajuda do Erick, consegui ligar o helicóptero, pois, nem isso estava conseguindo, muito obrigado Erick.

Antes de comentar algo, vou dizer que estava com vento razoável para forte.

Vi que para ele começar a sair do chão precisei chegar há uns 60% no passo fixo, dai ele decola, mas não decola direitinho, não sei se por causa do vento ele já levanta fugindo, e exige correção, posso dizer que decolei 10 vezes e lenhei 10 vezes, rsrsrsrs. Nem arrisquei ligar o Idle (3D), pode ser que se eu ligasse teria um controle melhor, mas fiquei com medo de arriscar, vou ficar tentando "houverar" no paço fixo, a não ser que alguém aqui me aconselhe a ligar o 3D.

Estou usando pás de fibra de carbono que comprei a parte, mas acredito que a utilização destas pás ultra rígidas provocaram 3x o deslocamento do rolamento da bailarina e teve inclusive uma vez que um dos links saiu da guia deixando o link oposto até entortado. Vou voar amanhã com as pás originais, acredito que vá melhorar um pouco e poupar a bailarina nas quedas.

Espero que amanhã consiga pelo menos "Houverar", não sei se um simulador com cabo em meu controle possa ajudar, quem usa simulador poderia opinar a respeito, se não vou continuar teimando sem simular.

Tenho a sorte de ter aqui perto da minha casa uma grande área gramada que fica dentro do estádio municipal de Guarulhos, fica a duas quadras de minha casa.

Pensei que a experiência em 4 canais (Proto CX) fosse trazer uma grande ajuda neste de 6 canais, mas não foi nada disso não!

Um grande abraçaum a todos do forum!
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

[quote:decbc400b6="leandrotadeuvas"]Flavio, vi que você é bem ativo aqui no forum, que bacana, chegou ontem meu FBL e vi ai na sua foto de perfil com um brinquedo super legal, qual é esse ai que está levando na mão?

Peguei este FBL para treinar voos 3d, brinquei bastante com meu Proto CX e dei de presente para um amigo meu, já que estava chegando meu FBL.

Você vai dar até risada, não estou nem conseguindo ligar ele direito, não entendi aquelas duas chaves na parte de cima do controle, o Idle e o TH Hold, parece que ele funciona em dois modos, um modo parecido com meu Proto CX, com o acelerador todo para baixo e vai aumentando a velocidade e em outra hora com o acelerador no meio onde faz o positivo e o negativo, estou apanhando de início, mas estou achando o máximo.

Vi até ele fazer isto que está neste vídeo onde o cara até comenta que está com defeito, mas não acredito nisso não, sei lá, prefiro pensar assim, se puder dêem uma olhada no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DBVlynZkApM

Gostaria até de fazer um encontro com vocês, vocês vão no Imigrantes?

Um grande abraçaum com muita paz![/quote:decbc400b6]

E ae Leandro beleza? Vi no. Seu ultimo post que conseguiu ao menos voar seu fbl100.. Realmente lanhar vc vai lanhar muito.. Faz parte do hobby.. Ainda mais no inicio..

Bom, pra começar, não significa "passo fixo" e sim posição normal de vôo onde o passo positivo eh alto e o negativo e baixo justamente para iniciantes não afundarem o Heli no chão... E a outra posição que vc chamou de "3d" é a posição Ilde que serve para vôos 3d... Isso foi só pra esclarecer..

Então.. O brinquedinho da foto eh meu 450 que vôo sempre que posso no imigrantes.. Vc já foi lá? Arrumei um gramado ali que ficou bom agora que meu v922 esta pronto com os motores brushless... As vezes durante a semana dou uma escapadinha até lá pra voar.. Vou de final de semana também mas como sábado de manha tem mais aéreos lá, eu vou pá esse gramado ali do lado e posso voar meus Helis tranquilo... Coloca no YouTube a palavra smd450 que tem dois vídeos meus lá.. Um inclusive estou com uma câmera onboard...

Recomendo você a adquirir um simulador pra treinar.. Independente de qualquer Heli... Eu não uso o radio do fbl100 no simulador mas muitos dizem que funciona..

Se precisar de algo ou se quiser marcar de voarmos no imigrantes eh soh dizer... Alguns finais de semana como esse e o próximo estou em campinas, mas quando estou em sp vou lá voar com certeza..

Pode mandar MP se quiser... Qualquer coisa to aí... Se eu puder ajudar será um prazer... Mas sou novo no hobby tb mas entendo um pouquinho.. O bom do fórum eh que vc posta aqui a duvida e tem vários amigos que nos ajudam...

Abs e boa sorte com seu fbl100. Bons vôos!!
Trex 550 DFC Kbar / Tarot 450 FB escala Policia Federal / Tarot 450 DFC Kbar / HCP100S / Spektrum DX6 black / Phoenix 5.5 e RF7.5
L.H.P.
Avatar do usuário
erickpiloto
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 5:09 pm
Localização: Nova Ponte, MG
Contato:

Mensagem por erickpiloto »

Fala Leandrão! É isso aí cara... tem que ir voando pra pegar as manhas do bichinho... E o que o Flávio falou é a mais pura verdade... o simulador, principalmente no ínicio, faz toda a diferença.

Agora algumas considerações:

Pra começar, tira as pás de fibra de carbono e coloca as boletadas stock que são mais estáveis. Deixa as de carbono pra usar qdo estiver fazendo 3d.

As tendências ao sair do solo é normal, por favor esqueça o que aprendeu nos 4ch. Ao tirar do chão tem que estabilizar ele no dedo, com correções a todo tempo no stick. Os flybarless, em especial o v922, são bem estáveis. Se vc corrigir ele e soltar o stick ele fica paradinho, mais tem que segurar ele antes. Resumindo, vai ter que ficar corrigindo toda hora no começo, trabalho triplicado pra quem vem dos 4ch.

Como o flavio tbém já comentou, o passo é variável neste modelo o tempo todo, não existe passo fixo. A diferença que em modo normal tem quase nenhum passo negativo e o motor zera as rotações com o stick todo abaixo. Acho que é pior ligar o idle agora... vai brincando no normal primeiro até começar a sair pra circuito. Não vai mudar nada, já que não vai usar o passo negativo mesmo.

No mais, sorte ae amanhã... hehe... abs!
Avatar do usuário
leandrotadeuvas
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Qua Dez 08, 2010 8:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por leandrotadeuvas »

Erick e Flavio!

Muito obrigado pelas dicas!

Nunca fui no Imigrantes, mas tem amigos meus que vão lá, e estou super afim de ir para ver uns modelos voarem e aprender mais sobre helimodelismo.

Vocês sabem onde posso adquirir um simulador que funcione no meu controle do FBL100?

Um grande abraço!
Avatar do usuário
leandrotadeuvas
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Qua Dez 08, 2010 8:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por leandrotadeuvas »

Quero aproveitar e deixar aqui dois vídeos que me ajudaram muito a ligar o helicóptero e algumas dicas importantes em relação as quedas que tive.

[yt]UT_yDS1JIkA[/yt]

[yt]ZlWGc7LfVBs[/yt]

Autoria de ErickPiloto!
Avatar do usuário
kcabun77
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Sex Dez 16, 2011 11:50 am

Mensagem por kcabun77 »

Videozinho do meu gigante voando no maior ventão, só não abusei mais em manobras porque a pazinha que tá na cauda não segura quando força muito:

[yt]0uDxWYuPwpI&list=UUPCAT1Fv5V2HxMB4UxlVhbQ[/yt]
David Porto
HK U-Dragonfly/Clone S107/T-Rex100S/CopterX 450/Clone 450Pro DFC Zyx-S/2 Solo PRO 180/FBL100/V922/Edge 540 Depron/Christen Eagle Depron.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

[quote:108da7daf8="kcabun77"]Videozinho do meu gigante voando no maior ventão, só não abusei mais em manobras porque a pazinha que tá na cauda não segura quando força muito:

[yt]0uDxWYuPwpI&list=UUPCAT1Fv5V2HxMB4UxlVhbQ[/yt][/quote:108da7daf8]

E ae Kcabun77 beleza?

Legal o vídeo... esse tá com o brushless??

Voei hoje com meu v922 goblin brushless... cara, dei meus primeiros flips... o primeiro logico chão!! depois só alegria... dei flip bem aberto até sem idle ligado (esqueci de ligar, tava no meio não dava pra voltar, mas saiu.. hehe).. Ele tá dando flip sem perder altura tá muito bom...

Valeu pela ajuda mano... abss.
Trex 550 DFC Kbar / Tarot 450 FB escala Policia Federal / Tarot 450 DFC Kbar / HCP100S / Spektrum DX6 black / Phoenix 5.5 e RF7.5
L.H.P.
Avatar do usuário
erickpiloto
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 5:09 pm
Localização: Nova Ponte, MG
Contato:

Mensagem por erickpiloto »

Show de bola o voozinho David! Não consigo uns flips fechados assim com meu v922 nem fu..... É stock esse aí ou brushless? Voo show e hélizinho nervoso hein?

Tá f**a encarar esse ventão de agosto... pra todo lado ventando. O jeito é encarar mesmo né? kkkk

[yt]X1fTem2ec30[/yt]
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Agora que eu vi o vídeo direito.. O motor da cauda entrega.. Tudo brushless... Dei um flips com o meu v922brushless.. Nem perde altura.. Ficou mt bom.. Logo logo to voando de dorso com ele tb.. Hehe.. Abs
Avatar do usuário
erickpiloto
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 5:09 pm
Localização: Nova Ponte, MG
Contato:

Mensagem por erickpiloto »

é mesmo... na imagem do vídeo dá pra ver a cauda brushless...

Esse bichinho deve ficar o capeta brushless... mas mesmo com o meu stock, ainda tem muuuita coisa pra eu aprender nele. Hoje fiz meu primeiro rainbow descente e fiquei felizão, bem no final da bateria, e nem saiu muito aberto não...

Agora fazer o tal do funnel tá osso.... ainda não peguei o jeito e tá igual quando eu comecei a treinar voo de ré, com o fbl querendo corrigir o héli o tempo todo.
Responder