V922 Conversão Brushless

Espaço dedicado a tratar de micro helicópteros, independentemente do número de canais.
Avatar do usuário
erickpiloto
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 5:09 pm
Localização: Nova Ponte, MG
Contato:

Mensagem por erickpiloto »

e pra achar os fios certos?

Pelo que sei o do meio tem que ser sempre o do meio, e os dos lados pode inverter pra mudar o sentido do giro do motor.

Procede? Como fez pra achar os certos?
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Isso mesmo que o Alberto falou... Soldar por trás da placa assim não mexe nos colectores..

Érick.. Fiz o seguinte... Dei um pontinho de solda soh pra testar e vi se o principal gira no sentido horário.. Se sim.. Apertava solda... Mesma coisa com a cauda... Se tivesse girando anti-horário já apertava a solda ou inverteria.. A vantagem do conector eh que fazendo como vc falou deixando o do meio no meio... Seria soh rodar o conector e já inverteriaa o motor... Mas não vem os conectores.. O jeito foi soldar mesmo seguindo a dica do kcabun77...

Boa sorte aí mano... Abs
Avatar do usuário
erickpiloto
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 5:09 pm
Localização: Nova Ponte, MG
Contato:

Mensagem por erickpiloto »

Acabei de testar o motor principal... coloquei o de 14000kv pra testar, direto no conector.

Agora vou testar o de cauda pra ver qualé...

bunito o motorzinho virando hein! kkk
Avatar do usuário
erickpiloto
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 5:09 pm
Localização: Nova Ponte, MG
Contato:

Mensagem por erickpiloto »

Putz... fiquei até as 02:45 pra aprontar este héli e empaquei por aqui... parei por hoje.

Tive muuuita dificuldade em colocar a pá de cauda no eixo do motor. Tive que alargar com um parafusinho a pá de cauda e colar com super bonder no eixo do motor... é fodis..

E agora, tá dando a impressão que a maingear está muito apertada no pinhão. O motor gira fazendo barulho, tem hora que não inicia direito... enfim... qdo eu achei que tava pronto, eis que vou ter que desmontar tudo novamente.

[Edit]
Consegui acabar com o atrito entre a main gear e o pinhão alargando os buracos do parafuso do motor e consegui alguma regulagem.

Agora... ainda estou na dúvida. Vcs tiveram dificuldade em colocar a pá no motor traseiro??? Tá loco... quase desisti aqui.

Pra variar, vou ter que inverter a solda do motor traseiro que está virando ao contrário e se tudo der certo testo ele hoje a tarde.
Avatar do usuário
erickpiloto
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 5:09 pm
Localização: Nova Ponte, MG
Contato:

Mensagem por erickpiloto »

Bom... terminei a conversão e testei o bichinho. Não tive problemas em usar o tx stock com o motor de 14000kv.

Ele ficou um cavalo de forte, até forte demais. Pra este motor, que tem eixo de 1.5, eu só pedi um pinhão de 9T. Acho que tá com muito torque e a cauda, principalmente em modo normal, não dá conta de travar. Em Idle up fica melhor um pouquinho, mas se encher a mão o bicho sobe igual um foguete pra cima e girando igual um pião... hehe

Sei lá... vou levar ele pra fazer um voozinho amanhã pra ver como ficou, mas acho que vou tirar este motor e colocar este igual ao que o flávio comprou.

Agora, o pior de tudo... este motor é um devorador de corrente, um verdadeiro chupa cabras de bateria. Nos teste que fiz aqui em casa, tá sem condição. 2 min de voo e a bateria desce morna, bem morna. Com 3 min a bateria desce bem quente.

Sei lá... talvez com um pinhão maior, 10 ou 11T, a cauda travaria melhor, mas acho que não consigo mais que 3 min com este motor. Não sei nem se compensa um teste com uma bateria maior.

Vou ver se faço um vídeo do voo no campo amanhã, mas acho que vai dar pra voar.

Segue o vídeo do primeiro voo de teste aqui em casa:

[yt]NpOi7MPehA4[/yt]
agdcalberto
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qui Ago 01, 2013 8:06 pm
Localização: Itajai SC

Mensagem por agdcalberto »

Que bom que deu tudo certo com a montagem parabéns! com relação a subir girando, com rádio original não a muito o que fazer, esse problema e também o consumo de bateria ( no meu caso) consegui chegar a um tempo voo de 5 minutos folgado mexendo nas curvas de passo e aceleração, muito passo ele gira mesmo, o giro dele não consegue acompanhar, agora, um bom equilibrio nessas duas curvas você vai conseguir uma subida agressiva mais com a cauda bem travada.
Pelo que vi no vídeo seu heli ficou muito bom, ja tentou baixar um pouco a rotação pelo trim?
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

E ae Erick... eu tb queria colocar um motor de 14000 no meu v922 mas o Kcabun77 falou que com esse motor só usando um radio com o modulo... e mesmo assim ele teve que configurar o heli do amigo dele para amansá-lo... acabou ficando quase igual ao original... por isso optei em colocar o de 11500 que eu coloquei no inicio do tópico... Eu acho que com o motor de 11500 e com o modulo deve ficar bom já que é possível mexer em curvas...

Resumindo.. independente do motor que você usar, com certeza você terá que reaprender a voar com ele... ele fica muito mais forte.. com isso os comandos tem que ser mais suaves...

O meu com o motor de 11500 no hover parece original... fica tranquilinho... já quando você pede motor pra um pounch ou mesmo um flip... ele mostra a força e vai bem... no flip ele chega até a puxar pra cima se não fizer direito... hehe....

Quanto a pá traseira, eu peguei um clips, abri ele, segurei com um alicate, esquentei no fogão e enfiei no furo original com muita firmeza e cuidado para não abrir muito... depois eu passei bonder no eixo e coloquei ela no lugar... ficou uma beleza... mas cuidado ao encostar o clips quente no plástico pra não abrir o furo torto...

Boa sorte aí.. abs

Boa sorte aí...
Avatar do usuário
kcabun77
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Sex Dez 16, 2011 11:50 am

Mensagem por kcabun77 »

O melhor jeito de ligar o esc na placa é do jeito que está na foto, direto nos gates dos transistores. Se não me engano tem que inverter esses fiozinhos no esc também pra poder rodar. Depois informo a posição correta deles.

[img:90c547c379]http://i1074.photobucket.com/albums/w420/kcabun77/FBL%20100%20Brushless/Foto-0021-800-2_zps24956e6a.jpg[/img:90c547c379]

E além de soldar os fios direto nas placas, é bom estabilizar os fios com um pingo de cola quente, pois com a vibração poderão quebrar em voo (aconteceu comigo :D).
David Porto
HK U-Dragonfly/Clone S107/T-Rex100S/CopterX 450/Clone 450Pro DFC Zyx-S/2 Solo PRO 180/FBL100/V922/Edge 540 Depron/Christen Eagle Depron.
Avatar do usuário
erickpiloto
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 5:09 pm
Localização: Nova Ponte, MG
Contato:

Mensagem por erickpiloto »

Então... o motor de 14000kv até que ficou bom. Parece um 450 6s voando... hehehe A cauda até que trava se vc maneirar no passo e o tx stock funcionou de boa. Agora, 1:30 de voo e a bateria descer fervendo e inchada não dá pra encarar. eu queria tentar o pinhão de 10T pra ver se com uma headspeed maior a cauda ia travar mais, mas já tirei o motor.

Fiz dois voos beleza com ele e no terceiro que eu ia gravar um video pro meu canal, abusei do coletivo num flip, ele perdeu a cauda e se foi pro chão. E desta vez senti a potência do brushless... quebrou uma pá de coisa. hehehe

Inclusive, descolou um dos imãs do motor.... bem fraco achei, nem foi tãao forte assim a queda.

Troquei tudo que quebrou e coloquei o motor de 11500 igual ao do tópico. De início, queria botar um pinhão de 10T mas a hobbyking mandou 2 de 4 pinhões errado pra mim. Montei com o de 9T.

Putz... o héli ficou bem bom. Primeiro testei aqui em casa e não gostei, pois achei que ficou igual ao original. Mas em voo no campo dá pra sentir a diferença em muitos aspectos... não boga mais, não perde altura nas manobras, força pra subir,descer e parar com punchs, curvas mais fechadas, etc... e a cauda travadinha. No segundo voo saiu até uns tic tocs. ficou show o héli.

Tava pensando em vender este v922, mas me deu uma animada agora...
Avatar do usuário
erickpiloto
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 5:09 pm
Localização: Nova Ponte, MG
Contato:

Mensagem por erickpiloto »

Videozinho de teste:

[yt]iZSy-Vhi3GE[/yt]

Agora vi que estou precisando de novas baterias... tenho duas mais novas e o resto mais velha, e agora tá dando uma baita diferença de uma pra outra.

O bichinho quer gás! :D
Responder