Aquecimento de motor, uma possível solução

Espaço dedicado a tratar de micro helicópteros, independentemente do número de canais.
Avatar do usuário
Rudyard
membro
Mensagens: 442
Registrado em: Sáb Fev 16, 2013 4:45 pm
Localização: Recife - PE

Aquecimento de motor, uma possível solução

Mensagem por Rudyard »

Olá pessoal,

Sabemos que um dos maiores problemas dos helis é o tão conhecido aquecimento dos motores, principalmente o de calda.

Eles esquentam mesmo em voos curtos de 5 ou 7 minutos (esquentando também o nosso juízo).

Bom, já existe uma pequena solução que pelo menos ameniza o problema, que é um pequeno dissipador de calor, vocês podem conferir no link abaixo:
http://www.banggood.com/Wholesale-Esky-Honey-Bee-CP3-CPX-RC-Helicopter-Spare-Parts-Tail-Motor-Heat-Sink-002447-p-51338.html

O modelo é compatível com o V912 (segundo o site).

Rudyard
Recife - PE
Francisco
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Dom Mar 08, 2009 10:03 pm
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Francisco »

Esses dissipadores de calor para motor de cauda de helicópteros já existem há bastante tempo. Todos eles são fixados por encaixe. No caso do V912 teremos que retirar aquela proteção plástica do motor de cauda para encaixar o dissipador.
SkylineX
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Ago 08, 2013 10:54 am
Localização: Concordia, SC

Mensagem por SkylineX »

Uso um desses no meu v912. Tive que abrir ele um pouco para encaixar mais facilmente. Mas ficou muito bom.
mameluco
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Set 25, 2013 11:29 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por mameluco »

Valeu a dica! Vou encomendar o meu
Avatar do usuário
Marcos Ferreira
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Seg Jul 25, 2011 6:13 pm

Mensagem por Marcos Ferreira »

Preciso de um, mas pro V911. Depois que o motor original travou, eu comprei outro mas ele esquenta bastante com uma bateria. =(
Avatar do usuário
Rudyard
membro
Mensagens: 442
Registrado em: Sáb Fev 16, 2013 4:45 pm
Localização: Recife - PE

Mensagem por Rudyard »

Oi Francisco e Fabrício !!

Realmente eu não sabia, e assim que descobri postei no site, ajudando a muitos, como por exemplo nosso amigo Mameluco, que agradeceu a dica e já pediu um para ele.

Eu acho que deveríamos sempre expor nossos conhecimentos, as vezes pensamos que é algo tão bobo que todo mundo já sabe, mas lembrem-se que sempre tem novatos aqui no site.

Rudyard
Recife - PE
Francisco
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Dom Mar 08, 2009 10:03 pm
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Francisco »

Você fez bem pois com certeza muitos não sabiam da existência desse acessório.
mameluco
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Set 25, 2013 11:29 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por mameluco »

Eu sou novato de tudo! To lendo tudo quanto é página do fórum pra ver se eu aprendo mais.

A dica foi ótima, encomendei um pro motor e outro pro motor de cauda.

A partir daí me veio a ideia pro V911: eu peguei papel aluminio, enrolei bem apertado em volta do motor principal e em volta do de cauda.

Basta uma tira de aluminio dobrado em volta dos motores. Se tiver pasta térmica, melhor ainda, porque daí o alumínio fica bem grudado.

To sem máquina pra tirar foto, mas isso deu uma pequena ajuda pra dissipar o calor.
flaviofagundes
membro
Mensagens: 179
Registrado em: Sex Jul 19, 2013 9:33 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por flaviofagundes »

O meu v912 esta no 15o voo +ou-... nao tive tanto problema com aquecimento até agora... tá certo que a maioria dos meus voo a t. amb. é abaixo de 20 graus.

Aproveitando, como vcs controlam a quantidade de voo... têm uma caderneta de voo?

abracos
Francisco
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Dom Mar 08, 2009 10:03 pm
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Francisco »

Enrolar papel alumínio nos motores não soluciona o problema pois o papel alumínio enrolado no motor não funciona como um dissipador de calor.
A eficiência do dissipador de calor está no fato do mesmo possuir várias aletas, e ter paredes de alumínio bem grossas, o que torna o volume de alumínio em contato com o calor bem maior, e grande parte desta área em contato direto com o ar ambiente (não diretamente com o metal do motor) proporcionando uma troca de calor por convecção.
Responder