Chegou meu T-REX 150 DFC

Espaço dedicado a tratar de micro helicópteros, independentemente do número de canais.
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atoniollo
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Mensagem por atoniollo »

Realmente são muitas as mudanças... abortei a compra do V1



[quote:29fb9e34a8="Fabio Flieger"]Pelo video, o 150 do Deyvid parece ser o V2.

Acho que em ambas versões o código RH15E01X é o mesmo. Talves o número de série que está no adesivo holográfico da caixa, seja o mesmo número do chassis.

Esta aqui com certeza é a versão mais atual:
http://www.aligntrexstore.com/T-REX-150-DFC-Combo-BTF-NEWEST-VERSION-RH15E01X_p_2637.html

Na versão 2 eles modificaram/reforçaram o material de algumas peças e agora estão impressas com a letra "A":

- a bailarina, mas continua soltando o rolamento do encaixe em vôo gerando descontrole, excesso de passo positivo (tem vários casos do heli subir de uma vez descontrolado), crashs, etc;
- o trem de pouso ficou mais flexível, agora é mais difícil de quebrar;
- suporte do motor de cauda. Caindo de mal jeito arrancava motor com fios e tudo. Agora parece resistir bem às quedas;
- material do frame, só que o novo flexiona principalmente na região de encaixe com o tail boom atrapalhando a autoridade da cauda e devido à vibrações interagindo com a unidade MRS;
- comenta-se que os conectores dos motores foram melhorados, antes eram bem quebradiços e difíceis de retirar dos encaixes;
- os cabos foram fixados com abraçadeira. Na versão 1 entravam em contato com o motor principal

A unidade FBL provavelmente é a mesma.

Possivelmente as unidades que estão saindo agora, já vem com o frame reforçado (pelo menos é o que fala quem comprou na aligntrexstore nas últimas semanas), idêntico ao do kit booster opcional da Align que vem com a bailarina de metal.
O meu kit booster chegou e este frame é bem rígido.

Os eixos principal e spindel são bem moles. Exageraram no adesivo de rosca do spindel nas 2 versoes dificultando bastante a substituição, espanando a cabeça do minúsculo parafuso. Vou esperar o meu empenar para substituí-lo pelo da MH.

Agora falta o principal que é o heli chegar.

[URL=https://imageshack.com/i/0z6clrj][img:29fb9e34a8]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/35/6clr.jpg[/img:29fb9e34a8][/URL][URL=https://imageshack.com/i/5gv7utj][img:29fb9e34a8]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/196/v7ut.jpg[/img:29fb9e34a8][/URL]
[URL=https://imageshack.com/i/goajigj][img:29fb9e34a8]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/600/ajig.jpg[/img:29fb9e34a8][/URL][URL=https://imageshack.com/i/nl8o2vj][img:29fb9e34a8]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/849/8o2v.jpg[/img:29fb9e34a8][/URL]
[URL=https://imageshack.com/i/jt2v0yj][img:29fb9e34a8]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/713/2v0y.jpg[/img:29fb9e34a8][/URL][URL=https://imageshack.com/i/0ntpf3j][img:29fb9e34a8]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/23/tpf3.jpg[/img:29fb9e34a8][/URL][/quote:29fb9e34a8]
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Fabio Flieger
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Mensagem por Fabio Flieger »

[quote:0dc9d3df8e="Deyvid_Robson"]Pronto, já arrumei o bichinho rsss, fiz outro vídeo tosco e daqui a pouco está disponível...

Também comprei este Main Frame com a bailarina vermelha, está a caminho... Mas não saquei qual é a diferença... Porque vem os dois juntos? Vc sabe Fabio, poderia nos explicar?

Ah, e esse lançe de soltar a bailarina acontece mesmo, já aconteceu comigo... Vamos ver se agora com a bailarina nova para.

Abraço[/quote:0dc9d3df8e]

Acredito que pelo fato deste heli desenvolver uma rpm muito alta, a combinacao dos 2 itens dao uma melhora significativa.
Por um lado a bailarina de metal (ZERO de folga, muito bem usinada, a melhor que já vi nesta classe miniatura) melhorando a precisao e principalmente evitando prejuízo, por outro a rigidez do frame, oferecendo mais firmeza, contribuindo com o ganho dos giros, menos dissipacao de energia por deformacao já que o outro frame (V2) é mais mole.
Acho que ambos dao a sensacao de respostas mais rápidas, comando mais direto com o heli.
Em situacoes de vento tambem deve auxiliar para que fique mais calmo.

Abraco
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Deyvid_Robson
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Mensagem por Deyvid_Robson »

Tá bom me convenceu rsss ótima explicação.
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danieljf
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Mensagem por danieljf »

Amigos, sofri com o problema da bailarina no meu t-rex 150 e lenha!!Quebrou os links da bailarina, 1 braço do servo e na queda os servos se soltaram do frame..!!Pedi o frame novo com a bailarina de metal..e os horns..!!Por incrivel q pareça acho q não entortou nenhum eixo..!!As peças devem chegar semana q vem..
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Fabio Flieger
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Mensagem por Fabio Flieger »

Chegou!

Antes do primeiro vôo substituí a bailarina pela de metal e o main shaft pelo de carbono, apesar do original estar em perfeitas condicoes. No DX6i incluí 80% no ganho da cauda. Nos 3 primeiros vôos fiquei ajustando os 2 pots da placa, curvas, etc até encontrar uma boa regulagem. O heli voou bem bacana, nenhum comportamento indevido mas nao forcei as baterias no comeco.

Desmontei o heli para substituir o frame, ele é idêntico no design mas pouca coisa mais mole que do boost set. Dá um bom trabalho pois tem que desmontar o heli todo, com excessao do motor de cauda. A parte mais trabalhosa é passar os cabos do motor de cauda por dentro do frame onde encaixa o boom, tem que tomar muito cuidado, 1 por1 para nao arrebendar um fio pois eles sao muito finos.

Aqui um video que mostra o procedimento:
http://www.youtube.com/watch?v=lXiSjnqs39A

Já que estava todo desmontado, fui inventar de fixar a placa com uma fita tipo 3M outdoor e retirei o case do receptor satélite spektrum dsm2 para economizar peso e acomodá-lo melhor com uma fita macia.

Entao fiz toda a parte de programacao como throttle range adjustment (para ensinar ao esc o max e min do stick de potência), setup mode e centralizacao dos servos, pitch range, etc (importante um mini pitch gauge).

Fui pro teste. Voou bem lisinho, preciso (estava ventando um pouco) e tive a sensacao de aumento de potência.

Crash!!!

Forcei mais na segunda bateria, ele perdeu o controle derepente e caiu com tudo no grama rasa, nao deu tempo de cortar o motor... foi canopy para um lado, bateria foi lancada pra fora, trem de pouso se soltou do frame, tail fin se deslocou. Quando examinei: tudo intacto, nao quebrou praticamente nada, nem a canopy (estava presa apenas por 3 pinos no frame) mas 1 rolamento do frame (inferior) está com folga devido à batida. Nao percebi se o spindel empenou.

A unidade FBL se soltou do adesivo em vôo causando a queda, mas está funcioanando normalmente. O conector do receptor da spektrum está com mal contato devido à batida com o trem de pouso. Só faz o bind se ficar mexendo no conector, reforcei a solda mas continua dando problema.

Enfim, deveria ter utilizado a fita, esponja original que veio no kit já que a placa do heli nao tem case de protecao.

Agora é esperar o satélite chegar, mas achei o heli muito bom, tive a impressao que a unidade MRS tenta simular inércia. A sensacao é totalmente diferente de helis da Blade, lembra o mcpx BL, mas a cauda é bem melhor, o heli é mais preciso e tem um ótimo piro compensation.

[URL=https://imageshack.com/i/0xpf8vj][img:4df0eae780]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/33/pf8v.jpg[/img:4df0eae780][/URL][URL=https://imageshack.com/i/f1duj9j][img:4df0eae780]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/541/duj9.jpg[/img:4df0eae780][/URL][URL=https://imageshack.com/i/0k5oamj][img:4df0eae780]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/20/5oam.jpg[/img:4df0eae780][/URL]
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Deyvid_Robson
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Mensagem por Deyvid_Robson »

Caramba pessoal, só lenha com os mosquitos rsss...

Voei com o meu este final de semana mas bem tranquilinho pra não derrubar, não vou abusar mais não, até pegar 100% de confiança.

80% de ganho? Coloquei 60% no meu e ficou abanando a cauda, então reduzi para 50% e ficou travadinha mas está lenta.

Eu vi no manual aquele ajuste pela placa, mas não entendi muito bem. No manual diz que a lentidão pode ser esse ajuste na placa ou o ganho.

Como está a cauda dos seus Fabio e Daniel?
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Fabio Flieger
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Mensagem por Fabio Flieger »

[quote:95374b3f54="Deyvid_Robson"]Caramba pessoal, só lenha com os mosquitos rsss...

Voei com o meu este final de semana mas bem tranquilinho pra não derrubar, não vou abusar mais não, até pegar 100% de confiança.

80% de ganho? Coloquei 60% no meu e ficou abanando a cauda, então reduzi para 50% e ficou travadinha mas está lenta.

Eu vi no manual aquele ajuste pela placa, mas não entendi muito bem. No manual diz que a lentidão pode ser esse ajuste na placa ou o ganho.

Como está a cauda dos seus Fabio e Daniel?[/quote:95374b3f54]

Entao acho que seu ganho está ok pois 50% no seu radio equivale a 75% no meu:

DX8: -100/-50/0/[b:95374b3f54]50[/b:95374b3f54]/100
DX6i: 0/25/50/[b:95374b3f54]75[/b:95374b3f54]/100

Senti a cauda um pouco lenta tb mas nao fiz nada para alterar por enquanto pois estava mexendo em outras coisas e só fiz 4 vôos...
Segundo o manual, a taxa de piro é de 500°/s.

Tenta ver se incluindo [b:95374b3f54]Expo negativo[/b:95374b3f54] no Rudder melhora. Tambem coloque o [b:95374b3f54]Travel Adjust do Rudder no máximo[/b:95374b3f54] para ambos os lados (apesar de nao possuir servo de cauda). Tambem mexa nos valores do Dual Rate da cauda e avisa a gente se mudou alguma coisa...
Meu receptor satélite ainda nao chegou mas vou refazer todo o setup já que agora posicionei a placa com a esponja que veio no kit booster.

No rudder compensation setting (que no manual está escrito errado como elevator servo neutral point setting) seria para corrigir se a cauda estivesse tendendo para algum lado com o heli em hover. Esta opcao varia de 1 a 4 flashs. De fábrica vem 3 (equivalente à 3 piscadas de LED na placa).
Esta é a última opcao do MRS Setup (5 no total incluindo centralizacao de cada servo, 0° de passo e a compensacao de cauda).
Para entrar neste modo, basta apertar o botao SET na MRS com o heli ligado, ele entra no setup, entao posiciona o Stick de potência no meio. As alteracoes serao feitas com o rudder.
Para passar para a próxima opcao, é só apertar o botao SET novamente e assim até o final. Tipo num Beastx, etc.

Já para entrar no setup mode do ESC, o stick de potência tem que estar pra cima com o rádio ligado, conecta a bateria no heli, ele reconhece o radio, depois a posicao do throttle, depois de 6s faz o barulhinho que entrou no setup.

Quando tocar a musiquinha referente ao item que vc quer entrar para alterar (sao 8 itens, de Brake à Motor direction. Li-po cell count está marcado errado no manual com um ponto preto em 2 cell. O correto é Auto detect), coloca o stick de potência pra baixo, ele entra neste item e assim que vc escutar os bips referentes ao que vc quer, coloca o stick pra cima. Ele confirma e passa pro próximo e assim vai.
No final, ele emite 3 bips, entao coloca o stick p baixo, aí ele reconhece que o throttle está na posicao mais baixa com 1 bip longo, depois 2 bips referente à 2 células de bateria e entao vc escuta a musiquinha de confirmacao normal e está pronto para o vôo.

Mas antes de tudo acho que é importante calibrar o throttle: conectar a bateria no heli com o radio ligado e stick de potência todo pra cima. O heli inicia, reconhece a posicao máxima do trhrottle com 2 bips, em seguida (no máximo 3s) posicionar o stick todo pra baixo. Ele reconhece o mínimo e confirma.
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Deyvid_Robson
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Mensagem por Deyvid_Robson »

Quando se aperta o set o led vermelho pisca a quantidade de vezes que está configurado é isso né... tipo 3 piscadas é de fábrica, se colocar o stick pro lado direito aumenta 1 se colocar o stick para o lado esquerdo aumenta um...

Se for colocando para esquerda vai diminuindo até zerar e começa a aumentar pro lado esquerdo piscando 1 2 3 ou 4 vezes, é isso mesmo né?
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Fabio Flieger
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Mensagem por Fabio Flieger »

Isso. A hora que você aperta Set pela primeira vez, ele inicializa e entra no primeiro item que é a configuracao do ponto neutro do servo Aileron (representado por 1 piscada na cor verde do Status LED e o Bind LED apagado) só que nao é esta funcao que você quer...

entao você aperta Set de novo e ele passa pra configuracao do servo Elevon, mas você tambem nao quer alterar a posicao do servo neste momento e entao aperta Set novamente e assim sucessivamente até chegar na configuracao do rudder que é indicada pelo Status LED constante verde e o Bind LED piscando 3 vezes em vermelho (configuracao stock).
A frequência que o Bind LED pisca em vermelho, representa o valor de compensacao da cauda.

Este valor varia de 1 a 4. Quanto maior, maior a compensacao. Com o stick do rudder 1 vez p esquerda, ele diminui para 2 piscadas, mais uma vez, diminui para 1 piscada. Quanto mais baixo este valor, maior é a tendência do heli girar no sentido anti-horário após um comando de rudder.

Com o stick do rudder pra direita, é o contrário, até atingir o valor máximo que é de 4 piscadas de LED. Depois que deixar onde você quer, é só apertar Set novamente que ele memoriza e sai da configuracao pois este é o último item deste setup.

Nao sei lhe dizer se após chegar no ponto 1 e colocar mais uma vez pra esquerda ele irá pular para 4... eu nao cheguei a experimentar outros valores deste input de cauda...
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Deyvid_Robson
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Mensagem por Deyvid_Robson »

Valeu, vou tentar isso no final de semana... Não vou tentar dentro do Ap pois já viu né kkkk

Abraço
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