Placa V977 sem antena

Espaço dedicado a tratar de micro helicópteros, independentemente do número de canais.
rbmoreira
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 6:21 pm
Localização: Rio de Janeiro

Placa V977 sem antena

Mensagem por rbmoreira »

Pessoal, minha placa tá sem o fio da antena perdi em alguma queda, serve qualquer fio? alguem já teve que trocar isso?

vlw
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Placa V977 sem antena

Mensagem por JeanCS »

Bom dia, tem que ter um comprimento calculado de acordo com o comprimento de onda do sinal RF, impedância de entrada igual a impedância de saída do circuito....e algumas outras coisas. Melhor você trocar por outra igual! Importante falar, que quando você liga uma saída de RF sem uma antena que propague essa energia, ela reflete de volta para o circuito e queima ele! Claro que isso depende da potência e do circuito, mas eu não ligaria isso sem antena.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Avatar do usuário
pietro
membro
Mensagens: 72
Registrado em: Ter Set 23, 2014 5:49 pm
Localização: RIO BANANAL

Re: Placa V977 sem antena

Mensagem por pietro »

Bem, pelo que percebi, quebrou a antena do receptor, neste caso não tem o risco de queimar, pois não está sendo irradiada nenhuma potência.
Com relação a dimensão da antena, é sim importante, mas como é um micro-modelo não ha problema em arriscar um pouco no tamanho da antena, é só se basear em outra antena 2,4 que resolve, caso você note perda acentuada de alcance, aí sim, o tamanho vai esta muito fora do correto.
Caso você não tenha como comparar com outra antena, o tamanho a partir de cálculo é de 31mm, quanto ao fio, sim, qualquer um que aceite solda.
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Placa V977 sem antena

Mensagem por JeanCS »

Se a placa que ele se refere é de Rx, é mais simples mesmo. Se eu não encontrasse a antena pra vender, usaria um fio esmaltado da mesma bitola do toco que ficou na placa. O melhor tamanho pra faixa de 2.4 é o de meia-onda 6,25 cm. Mas pode usar o quarto-de-onda, como o Pietro falou. Daí você raspa a parte que será soldada na placa.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Responder