SLOW FLYER aproximadamente 150cm

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

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LaercioLMB
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor LaercioLMB » 03 Jul 2017 16:13

Olha, diametro pequeno e passo grande não significa voos velozes, pois isso depende do KV do motor.
Se vai usar um motor com KV baixo, dependendo do motor e modelo, pode-se sim aumentar o passo da hélice para dar mais velocidade, mas se o KV do motor for alto, não é uma boa usar passo grande para isso, pois quanto maior for o KV do motor, menos força final ele tem e isso acaba forçando muito o motor, aumentando muito o consumo e muitas vezes esquentando muito, vindo a diminuir muito o tempo de vida do motor.
Não há uma regra ou receita pronta que diga para isso, use essa configuração e para aquilo use essa outra, pois como temos muitos modelos de hélices, diâmetros, passos, tipos de motores então, nem se fala e nenhum é equivalente a outro, podem ser compatíveis, o que não significa que serão iguais.
Compatível significa que você poderá usar esse ao invés daquele, mas isso não significa que sejam equivalentes, que possuam o mesmo desempenho usando a mesma hélice, esc e bateria.
Muitos acham que é a hélice que determina a velcidade de um aeromodelo e isso é a maior idiotice que já li, pois o que determina a velocidade de voo de um modelo é o tipo de construção feita e peso final de voo, a hélice só serve para suprir o que o modelo exige para voar.
Por isso a maioria que usa hélice SF em modelos de velocidades moderadas, só estão perdendo desempenho final, gastando mais bateria, diminuindo tempo de voo e não tendo todo o aproveitamento que poderiam ter já que o modelo necessita de velocidade para voar e não força.
Aeromodelos lentos, que voam a uma velocidade que podemos caminhar ao lado, esses são modelos que exigem força para voar, já aqueles que você não acompanha eles nem correndo ao lado, necessitam de velocidade para voar e a maioria confunde achando que velocidade é ir a mais de 100 ou 200 km/h, mas 5 km/h também é velocidade e modelos que voam a essa velocidade, necessitam de força para voar.
Hélices de força são para baixo rpm e hélices de velocidade são para rpm elevados, acima de 8000 já que um modelo de voo lento não precisa de mais de 5000 rpm para voar bem com a hélice ideal ao conjunto.
Exemplo dado pela proópria APC que fabrica hélices e adverte no site deles sobre limite de rpm para cada tipo de hélice.
Usando a constante de 65000, divida pelo diâmetro da hélice SF para saber o rpm máximo suportado por ela,a cima disso ela perde desempenho cada vez mais que o rpm aumenta acima do limite.
Hélice SF de 10 polegadas, rpm máximo de 6500, hélice SF de 11 polegadas, rpm máximo de 5909, hélice SF de 9 polegadas, rpm máximo de 7222, mas a maioria usa esse tipo de hélices com rpm's superiores a 9000.
Dizer o que sobre isso, pois o que penso pode ofender muita gente.

Sei que virão muitos falando que só tenho teorias e muito bla bla bla, mas são essas teorias todas que fazem meus modelos voarem sempre muito bem, sem nenhum problema para vir aqui chorando depois perguntando meu modelo tem esse problema, o que pode ser?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Gabriel Velloso » 12 Jul 2017 22:18

Ficou legal, deixei o aero parado no ar uns 2 minutos kkkkkk muito legal. Só não ficou mais legal porque parece que estola o profundor, como se estivesse com o cg atrasado, mas eu preciso cabrar o profundor, logo não acredito ser cg.

Vejam no vídeo:
https://youtu.be/dQqUIu1MaPA

Nesse vídeo ainda está com a fuselagem antiga, molenga demais, agora já troquei por uma de p3.
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor John-Henrique » 12 Jul 2017 22:50

Pra mim, o CG está realmente atrasado...

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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor LaercioLMB » 13 Jul 2017 01:32

O CG está errado sim.
CG a 1/3 é somente quando se tem um padrão de construção, fora isso, é ilusão CG a 1/3 da corda em qualquer modelo.
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Gabriel Velloso » 14 Jul 2017 15:10

Eu segui todos os padrões:
-Da hélice até o bordo de ataque tem 1x a corda
-Do bordo de fuga ate o profundor 1,5x a corda
-A envergadura tem 5x a corda
Segui tudo la do topico avião aqui do e-voo

O cg estando errado, atrasado, eu não precisaria picar o profundor? Estou cabrando (puxando para subir), como se a frente caísse.
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor John-Henrique » 14 Jul 2017 15:20

Gabriel Velloso escreveu:O cg estando errado, atrasado, eu não precisaria picar o profundor? Estou cabrando (puxando para subir), como se a frente caísse.

Se você sentir uma dor muito forte no peito, o que você faz, vai ao médico (descobrir o que é o problema) ou toma um remédio para parar a dor?

Tomar o remédio apenas remedia, tira a dor e o desconforto por hora, mas não resolve o problema, além de possivelmente agravar o problema com o tempo.

Consultar o médico irá te dar uma direção de como resolver o problema.

Voltando ao teu caso, se você construiu o aeromodelo e notou que ele está com o CG atrasado, ajustar o profundor para corrigir o atraso irá sem duvida diminuir a velocidade de voo (todo comando é um freio aerodinâmico), você precisará usar mais motor e terá menos planeio.

Solucionar o problema seria reajustar peças dentro do aeromodelo, normalmente mudar de lugar um ESC ou bateria (mais simples).

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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Diego Costa » 14 Jul 2017 16:43

Gabriel Velloso escreveu:
O cg estando errado, atrasado, eu não precisaria picar o profundor? Estou cabrando (puxando para subir), como se a frente caísse.


Olhando o video, dá a impressão que seu modelo está voando constantemente com o nariz pra cima, o que dá a entender que o comando está invertido, quando você puxa o stick pra cabrar, o profundor na verdade está picando. O ideal é que quando você soltar os comandos o aero se estabilize sozinho.

Inclusive na questão do planeio, o nariz deve ficar ligeiramente inclinado pra baixo, pois, desse modo, se acabar bateria e faltar motor o modelo terá penetração, ganhará velocidade e, consequentemente, terá sustentação, para que você consiga traze-lo com segurança para o pouso. Com essa leve inclinação, ocorre também que ao tirar motor o que se espera é que ele planeie, se deixar à meio motor ele voará "reto", e se der força total ele tenderá a subir.

PS, Legal aquele aeromodelo Boeing que passou por aí também :mrgreen:
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:

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construção extra 300 177cm de envergadura

Mensagempor vinicius barboza » 14 Jul 2017 17:28

boa noite ,desculpe pois ainda não sei usar o e-voo direito entrei recentemente e estou meio perdido, queria tirar uma duvida com os senhores, é que estou montando um um extra 300 177cm de envergadura para tork roll ,nas especificações fala motorização 30cc. estou na duvida se compro um motor dle30cc ou se um dle 35ra ficaria melhor. se os senhores puderem me ajudar nessa duvida agradeço muito!

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Re: construção extra 300 177cm de envergadura

Mensagempor Diego Costa » 14 Jul 2017 19:16

vinicius barboza escreveu:boa noite ,desculpe pois ainda não sei usar o e-voo direito entrei recentemente e estou meio perdido, queria tirar uma duvida com os senhores, é que estou montando um um extra 300 177cm de envergadura para tork roll ,nas especificações fala motorização 30cc. estou na duvida se compro um motor dle30cc ou se um dle 35ra ficaria melhor. se os senhores puderem me ajudar nessa duvida agradeço muito!


Voce pode ir ao SubForum "Aviões à Combustão" (aqui: viewforum.php?f=33), criar um novo tópico e expor sua duvida, que ajudaremos conforme pudermos. Eu particularmente não entendo de aeromodelos à combustão, portanto não poderei lhe ajudar.

Abraço.
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Gabriel Velloso » 14 Jul 2017 22:02

Invertido não está kkkkk, quando eu passo próximo da camera da pra ver o profundor levantado. Vou testar colocar a bateria para a frente e testar no que dá. Só que terei que fazer um furo novo na fuselagem, porque e maciço.
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor LaercioLMB » 14 Jul 2017 22:22

Se o profundor está levantado, é sinal que está mal cnfigurado, só isso.Não será colocando bateria mais para a frente que irá resolver isso.
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Gabriel Velloso » 15 Jul 2017 19:16

Agora ficou legal. Com a fuselagem nova eu solto todos os controles e ele vai retinho, sem motor. Só não está voando muito devagar como eu queria, uso uma bateria 3s 1300mAh, pretendo colocar uma 1000mAh 2s, e mudar a hélice.
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor John-Henrique » 15 Jul 2017 20:52

Gabriel Velloso escreveu:Agora ficou legal. Com a fuselagem nova eu solto todos os controles e ele vai retinho, sem motor. Só não está voando muito devagar como eu queria

Ai sim, agora a questão de voar devagar ou rápido depende de vários fatores como peso, perfil aerodinâmico e outros... porém, sem mudar na estrutura das asas e fuselagem é isso ai mesmo, não tem como fazer voar mais devagar, a menos que você faça asas usando um perfil mais grosso, quanto mais grosso o perfil maior a tendência de criar arrasto e consequentemente diminuir a velocidade de voo.

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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor LaercioLMB » 16 Jul 2017 00:06

E mais fácil de estolar se a sustentação gerada não acompanhar a velocidade baixa.
Voo mais lento se resolve com perfil undercamber que é justamente para voos bem lentos.
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Gabriel Velloso » 16 Jul 2017 01:12

[imagem][/imagem]
LaercioLMB escreveu:E mais fácil de estolar se a sustentação gerada não acompanhar a velocidade baixa.
Voo mais lento se resolve com perfil undercamber que é justamente para voos bem lentos.


Já fiz ele com esse perfil, peguei no site airfoiltools.com, usei asa tetraedrica, 1m "reto" e 50cm para cima (25cm de cada lado).
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Gabriel Velloso » 17 Jul 2017 10:40

Será que tem como mudar o título do tópico para 150cm para ajudar quem vier buscando informações?
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor LaercioLMB » 17 Jul 2017 17:37

Gabriel Velloso escreveu:Será que tem como mudar o título do tópico para 150cm para ajudar quem vier buscando informações?


Tem, é só você ir sua primeira mensagem e editar que poderá editar o título também.
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 150cm

Mensagempor John-Henrique » 17 Jul 2017 18:16

Só faltou o vídeo dele voando certinho depois da correção do Centro de Gravidade.

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Re: SLOW FLYER aproximadamente 150cm

Mensagempor Gabriel Velloso » 17 Jul 2017 19:39

Esqueci o celular em casa, não pude gravar, mas voou mais de 45 minutos, desisti por causa do sol kkkkkkk me queimei todo.
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 150cm

Mensagempor John-Henrique » 17 Jul 2017 19:47

Gabriel Velloso escreveu:Esqueci o celular em casa, não pude gravar, mas voou mais de 45 minutos, desisti por causa do sol kkkkkkk me queimei todo.

O que um CG ajustadinho não faz hein?! Se brincar consegue voar mais de hora, só não se arrisque a voar muito alto, se pega uma corrente de ar dificilmente volta :lol:

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Re: SLOW FLYER aproximadamente 150cm

Mensagempor Gabriel Velloso » 17 Jul 2017 21:18

John-Henrique escreveu:[Se brincar consegue voar mais de hora, só não se arrisque a voar muito alto, se pega uma corrente de ar dificilmente volta :lol:


Quando eu cansei de me queimar no sol de meio dia ainda tinha 3,8 volts por celula, quase metade da carga ainda kkkkkkkk 1h é pouco, também nem precisa de 30% de motor pra voar bem, se for contra o vento ele para no ar.
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