calculo de empuxo

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

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calculo de empuxo

Mensagempor apfabinhosilva » 08 Ago 2016 11:01

olá, galera com as seguinte informações em mãos
Motor Turnigy Brushless
D3548-4 1100Kv 911W eu sei que o Empuxo é 2150 gramas
mais como faço pra calcular usando esse dados, papel e caneta? Obrigado.
Motor: D3548-4 1100Kv
Esc: 60A
helice: 11x7
bateria: Lipo de 3S 3300Mha 35c
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Re: calculo de empuxo

Mensagempor John-Henrique » 08 Ago 2016 13:34

Você quer calcular o que, tempo de voo? A unica pergunta é se usa papel e caneta...

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Re: calculo de empuxo

Mensagempor apfabinhosilva » 08 Ago 2016 17:23

kkk. o que quero são formulas usadas pra calcular o empuxo do motor e também tempo de voou. nada de colocar em sites entende. me esprecei mal na primeira pergunta.
estão sendo eu com um papel e uma caneta na mão quais as formulas que eu usaria para calcular o empuxo de um motor e tempo de voou de um aeromodelos?
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Re: calculo de empuxo

Mensagempor LaercioLMB » 08 Ago 2016 20:05

Eu tenho que ver onde coloquei as fórmulas para esse cálculo, pois a calculadora que tinha essa fórmula acabou a bateria e a programação que eu tinha feito nela se perdeu.
Mas um detalhe, ter empuxo e não ter velocidade não adianta nada.
O que faz o avião voar são as asas e não o motor.
O conjunto de propulsão (motor / hélice) só tem a função de deslocar o avião no meio onde ele se encontra, ou seja, no ar.
A velocidade em que o ar passa pelas asas é que faz as asas gerarem sustentação igual ou superior a massa (peso) do aeromodelo.
Se um aeromodelo precisa de 50 km/h para ter um voo seguro e o conjunto motor / hélice só fornece 55 km/ máximos, o aeromodelo estará voando o tempo todo no talo e qualquer ventinho irá faltar motor e não importa se o empuxo gerado for 10 vezes maior que o peso do aeromodelo.

Tempo de VOO é mais simples e eu lembro agora o cálculo.

Calculando pelo consumo máximo como se o modelo estivesse consumindo o máximo o tempo todo.
Consumo máximo do motor, 32 A.
Consumo máximo dos servos 4A.
Consumo do ESC e receptor, 1A.
Somando tudo isso temos 37A de consumo máximo.
Agora vamos ver a bateria que iremos usar.

Vamos supor que uma bateria 2200 mA 40C
Nesse caso, os 40C que se danem, pois isso só quer dizer o quanto a bateria suporta ser descarregada e não interfere se tem 30C ou 60C, o tempo de VOO não irá mudar.

Vamos aos cálculos
2200 mA = 2,2 A
37 : 2,2 = 16,81 que significa que o conjunto está consumindo da bateria 16,81 C por hora.
Uma hora tem 60 minutos, então temos 60 : 16,81 = 3,56 minutos.

Bastante tempo não é?
Não, mas é isso que tem o pessoal que escolhe bateria de baixa capacidade carga com alta capacidade de descarga já que se iludem que se o consumo é de 37A e uma bateria de 2200 mA 40C suporta 2200 X 40 = 88000 = 88 A só dá pouco tempo de voo.
Veja que o tempo de voo é baseado no consumo máximo, o que significa que pode tranquilamente chegar a 8 minutos dependendo de como você voa e como depende de como você irá voar, se tem vento ou não, se vai voar mais contra o vento do que a favor, tudo isso influi no resultado final e sendo assim, só se pode ter idéia do tempo mínimo de voo e daí em diante será tudo por conta e risco (na sorte).

Vou ver se encontro as fórmulas de empuxo e velocidade, embora esses cálculos precisem de informações corretas para serem feitos, como rpm real do motor, diâmetro da hélice, passo e constante da marca a ser utilizada.
eu costumo usar a constante de 26 que é de uma GWS que fica mais próximo do real já que estaremos calculando um empuxo estático que é bem diferente de um empuxo dinâmico (aeromodelo voando).
A constante da APC é 23, já o restante eu não encontrei nenhuma tabela de constantes para calcular empuxo.


PS:

Voo e não voou
Expressei e não esprecei
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Re: calculo de empuxo

Mensagempor Farleytufao » 09 Ago 2016 04:16

Laercio, você acha válido fazer também um calculo na melhor situação de voo com o mínimo de consumo e tirar uma média? assim dá para ter uma idéia de quanto tempo médio de voo. o que acha?
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...

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Re: calculo de empuxo

Mensagempor apfabinhosilva » 09 Ago 2016 08:37

valeu por essa explicações Laercio e esto aguardando a outra formula pois é realmente dela que preciso.
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Re: calculo de empuxo

Mensagempor LaercioLMB » 09 Ago 2016 12:04

Farleytufao escreveu:Laercio, você acha válido fazer também um calculo na melhor situação de voo com o mínimo de consumo e tirar uma média? assim dá para ter uma idéia de quanto tempo médio de voo. o que acha?



Se você tiver como saber exatamente o mínimo de consumo, dá sim para fazer uma média, não vejo por que não daria.


apfabinhosilva escreveu:valeu por essa explicações Laercio e esto aguardando a outra formula pois é realmente dela que preciso.


Sobre a fórmula, revirei aqui onde estava e encontrei.

Calcular a velocidade.

((( P x 0,00254 ) x R ) x 60 ) : 100 = Km/h

Onde;

P = Passo da hélice
R = rpm do motor

Calcular empuxo.

( D : 10 )³ x ( P : 10 ) x ( R : 1000 )² x 26 = empuxo em gramas

Onde;

D = Diâmetro da hélice
P = Passo da hélice
R = rpm do motor
26 é a constante da hélice GWS

23 é a constante da hélice APC, as demais hélices como não encontrei as constantes delas, não saberei informar, mas como estamos calculando empuxo estático, tenho usado a constante da GWS que tem ficado bem próxima aos resultados dos cálculos feitos pelos sites E-Calc e o drive calc, o que me garante que mesmo estando em campo, poderei fazer um cálculo rápido para saber que hélice usar em algum modelo que esteja com problemas de algum colega de pista.
Tenha um tacômetro para medir o rpm para poder calcular, pois ir pelo rpm imaginário os resultados serão mais imaginários ainda.
Editado pela última vez por LaercioLMB em 10 Ago 2016 13:51, em um total de 1 vez.
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Re: calculo de empuxo

Mensagempor apfabinhosilva » 09 Ago 2016 13:09

Exatamente isso laercio muito obrigado agroa vou salvar elas no meu caderno de campo.
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Re: calculo de empuxo

Mensagempor LaercioLMB » 09 Ago 2016 13:18

apfabinhosilva escreveu:Exatamente isso laercio muito obrigado agroa vou salvar elas no meu caderno de campo.


Obrigado a você por mostrar que nem tudo está perdido, que ainda existe brasileiro que não quer deixar de pensar e quer aprender cada vez mais.
A maioria se contenta com um site que dá tudo mastigado, pois não querem ter trabalho nenhum, mas ignoram que sem ter trabalho acabam emburrecendo cada dia mais e se tornam verdadeiros dependentes dos outros, pois não precisam fazer nada, tem quem faça por eles. Só que um dia aquele que faz por eles sobe de cargo e eles são demitidos por não saberem fazer nada.
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Re: calculo de empuxo

Mensagempor Gabriel Velloso » 10 Ago 2016 12:02

Então no caso do RPM, o kv do motor é sem helice, certo? Acredito não ser só pegar o kv e multiplicar pela tensão, pois iria cair a rotação por causa da hélice. Estou certo até aqui? Só comprando um tacômetro mesmo?
Ainda tentando voar a 1km/h

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Re: calculo de empuxo

Mensagempor Abib » 10 Ago 2016 12:12

o RPM é com motor com helice. Se usar sem helice não vai levar em consideração o arrasto criado pela helice e a reação no eixo. Teria assim uma rotação acima da real e consequentemente um valores de empuxo erroneamente maiores.

Esse calculo também é utilizado para saber o empuxo de motores Glow e Gasolina.

Mais informações, em inglês: http://www.electricrcaircraftguy.com/20 ... round.html
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Re: calculo de empuxo

Mensagempor LaercioLMB » 10 Ago 2016 14:07

O teste é feito com hélice, já que o rpm máximo do motor só se obtém com carga (hélice).
Os testes estáticos (parado) dão resultados ligeiramente inferiores aos dinâmicos (em voo) e em que isso me ajuda?
Sempre terei margem segura de voo com a escolha feita.
Em um teste estático, o motor faz mais esforço para girar a hélice ao máximo e com isso, o rpm final sempre será um pouco inferior ao rpm máximo atingido em voo.
Vamos supor que eu tivesse feito um teste estático com essa hélice 9X6 e o rpm atingido fosse esses 8450 rpm que falei.
No cálculo de velocidade, eu teria atingido aproximadamente 77 km/h e no cálculo de empuxo, 812 g.

Só para você ter uma ideia, inseri esses mesmos dados no RCCalc hélice 9X6, rpm 8450 e os resultados foram semelhantes ao que citei, empuxo de 811 g e velocidade de 77,3 km/k. Os resultados que postei foram arredondados, já que muitas vezes teremos dígitos depois da vírgula e o RCCalc deve arredondar também, vai saber já que a velocidade ele não arredondou, mas o empuxo sim e para menos. Eu arredondei para mais já que é estático e certamente um pouco inferior ao real em voo.



Ou seja, os meus cálculos não estão errados e minhas fórmulas menos ainda.
São precisos?
Como falei antes, não são devido aos fatos citados antes, de um teste estático ser um pouco inferior a um teste dinâmico ou seja, se no teste estático os resultados cobrem o que o aeromodelo exige, em voo certamente você não terá problemas.


PS: Tive que corrigir a fórmula de velocidade, pois a divisão lá feita por 1000, é por 100. Digitei um zero a mais na hora de escrever.
Devo ter errado na hora de copiar, já que as duas fórmulas estão juntas no caderno onde as guardo e na hora de escrever os 100, li os 1000 do cálculo de empuxo.
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Re: calculo de empuxo

Mensagempor apfabinhosilva » 15 Ago 2016 16:44

Boa tarde Larcio pegando essas palavras suas
"Mas um detalhe, ter empuxo e não ter velocidade não adianta nada.
O que faz o avião voar são as asas e não o motor."
qual seria um motor indicado para um tucano A-29 de 1500mm de envergadura mais especificamente a da Planta que o Igor Brunel fez com peso estimado de 1300gr?
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Re: calculo de empuxo

Mensagempor LaercioLMB » 15 Ago 2016 23:24

apfabinhosilva escreveu:Boa tarde Larcio pegando essas palavras suas
"Mas um detalhe, ter empuxo e não ter velocidade não adianta nada.
O que faz o avião voar são as asas e não o motor."
qual seria um motor indicado para um tucano A-29 de 1500mm de envergadura mais especificamente a da Planta que o Igor Brunel fez com peso estimado de 1300gr?


Use o rccalc colocando a envergadura e a corda média do modelo e peso dele, o rccalc irá te dizer qual é a velocidade de stal dele, velocidade segura de voo e velocidade de planeio, só então poderá saber que motor e hélice escolher.
Ter somente envergadura e peso não ajuda muito, embora a maioria só pense em peso do modelo e empuxo do motor.
Posso te ajudar nisso, mas não vou fazer tudo pra você, pois não estaria te ajudando em nada já que não aprenderia a se virar sozinho e eu não tenho filho desse tamanho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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Re: calculo de empuxo

Mensagempor so_bad » 26 Fev 2019 14:39

Boa tarde.

Desculpe desenterrar o tópico...
Como estou adaptando alguns motores à gasolina (de roçadeira) para uso em aeromodelos, gostaria de saber se há alguma ferramenta para o cálculo de desempenho do motor x hélice, chegando-se ao empuxo final estimado.
Pois esse motores não possuem um padrão, nem de RPM, nem de potência (HP)...
Então seria muito bom poder, após medir seu RPM, se chegar a um cálculo de empuxo estimado mais próximo ao real.

Uso o E-calc para os elétricos, mas desconheço alguma ferramenta para motores à explosão.
Se pudesse, fazia uma bancada para testar o empuxo estático, mais isso está fora de cogitação no momento.

Obrigado!
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Re: calculo de empuxo

Mensagempor Morellif1 » 26 Fev 2019 16:04

so_bad escreveu:Boa tarde.

Desculpe desenterrar o tópico...
Como estou adaptando alguns motores à gasolina (de roçadeira) para uso em aeromodelos, gostaria de saber se há alguma ferramenta para o cálculo de desempenho do motor x hélice, chegando-se ao empuxo final estimado.
Pois esse motores não possuem um padrão, nem de RPM, nem de potência (HP)...
Então seria muito bom poder, após medir seu RPM, se chegar a um cálculo de empuxo estimado mais próximo ao real.

Uso o E-calc para os elétricos, mas desconheço alguma ferramenta para motores à explosão.
Se pudesse, fazia uma bancada para testar o empuxo estático, mais isso está fora de cogitação no momento.

Obrigado!


Olá amigo,
Tenho visto muita gente fazer essa adaptação. Se der certo, mostra pra gente! Também tenho muito interesse em fazer uma adaptação essas. O custo beneficio parece excelente.

Mas vamos à pergunta.

Para calculo de empuxo eu sempre uso a equação seguinte:

Tração = ((Potência [W] * eficiencia propulsiva)/ velocidade [m/s]) * (densidade do ar / densidade a nível do mar)

Mas como pode ver, fica difícil calcular a tração sem nenhum valor conhecido.
Quando vou fazer algo do tipo eu uso valores de potência fornecido pelo fabricante, mas como você não tem nenhum valor fica mais complicado.
Sobre a eficiência propulsiva você pode usar algum valor entre 0,7 e 0,8, depende da sua hélice.

Neste caso eu procuraria alguém que tivesse feito o ensaio de tração em video pra que eu pudesse retirar os valores de potência de forma reversa.

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Re: calculo de empuxo

Mensagempor LaercioLMB » 26 Fev 2019 22:07

Esse cálculo tem lógica desde que siga as constantes de cada tipo de hélice. Um motor poder gerar uma potência de 800W, não significa que ele sempre irá gerar essa potência, pois dependendo da hélice ele poderá gerar somente 350W e aí?
Tenho que procurar os cálculos que uso para isso utilizando as constantes das hélices APC e GWS, pois foram as constantes que eu consegui e isso envolve passo da hélice e rpm. Independente de potência de motor. Do contrários, os softwares online não pediriam diâmetro de hélice, passo e rpm para calcular empuxo.
Fórmula de velocidade e empuxo estão nesse tópico mesmo.
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Re: calculo de empuxo

Mensagempor Morellif1 » 26 Fev 2019 22:53

LaercioLMB escreveu:Esse cálculo tem lógica desde que siga as constantes de cada tipo de hélice. Um motor poder gerar uma potência de 800W, não significa que ele sempre irá gerar essa potência, pois dependendo da hélice ele poderá gerar somente 350W e aí?
Tenho que procurar os cálculos que uso para isso utilizando as constantes das hélices APC e GWS, pois foram as constantes que eu consegui e isso envolve passo da hélice e rpm. Independente de potência de motor. Do contrários, os softwares online não pediriam diâmetro de hélice, passo e rpm para calcular empuxo.
Fórmula de velocidade e empuxo estão nesse tópico mesmo.


Aí é que está, se você considerar a razão de avanço e a curva de eficiência propulsiva (pois ela não é constante) você consegue obter sim, e esses valores não são difíceis de conseguir na internet. Esse método funciona muito bem na prática.
Mas é claro que a forma simplificada de aproximar a eficiência propulsiva passei é valida desde que não se faça nenhum erro grosseiro de seleção de hélice.

O que eu faria seria pesquisar as hélices usadas nesse motor. Imagino que seja um 30cc, ou algo do tipo. Vai usar uma XOAR ou JC. Sabendo da hélice eu procuraria as curvas da hélice (não é difícil encontrar). De posse disso você vai ter tração em qualquer velocidade.

A potência não se sabe, mas a rotação também não, portanto são duas abordagens válidas, mas eu faria dessa maneira.

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Re: calculo de empuxo

Mensagempor so_bad » 28 Fev 2019 16:35

Morellif1 escreveu:
so_bad escreveu:Boa tarde.

Desculpe desenterrar o tópico...
Como estou adaptando alguns motores à gasolina (de roçadeira) para uso em aeromodelos, gostaria de saber se há alguma ferramenta para o cálculo de desempenho do motor x hélice, chegando-se ao empuxo final estimado.
Pois esse motores não possuem um padrão, nem de RPM, nem de potência (HP)...
Então seria muito bom poder, após medir seu RPM, se chegar a um cálculo de empuxo estimado mais próximo ao real.

Uso o E-calc para os elétricos, mas desconheço alguma ferramenta para motores à explosão.
Se pudesse, fazia uma bancada para testar o empuxo estático, mais isso está fora de cogitação no momento.

Obrigado!


Olá amigo,
Tenho visto muita gente fazer essa adaptação. Se der certo, mostra pra gente! Também tenho muito interesse em fazer uma adaptação essas. O custo beneficio parece excelente.


Bom dia.

Sim Morelli, funciona!
Aliás, se olhar vários modelos dos Zenoah ou os Daleb "nacionais" (eles importam tudo da China, apenas fazem escape, backplate, scoop do carburado e hub para hélice aqui) nada mais são do que simples motores 2t, aliviados, já com eixo para hélice alongado, etc. Por padrão, todos usam carburadores Walbro, o que é excelente, pois tem bomba de gasolina por diafragma.

Então fiz o mesmo, comprei um motor de roçadeira, marca Tekna de 26cc (Chinês), depenei tudo que não precisava, cortei partes de alumínio do bloco do motor/carcaça que não seriam necessárias, removi a embreagem centrifuga, coil de partida etc, deixando ele com cerca de 1/3 do peso original.
Ficou pouco mais pesado que um DLE 20, mas gostei do resultado. No final ficou um pouco mais pesado que um DLE 20cc, e custou menos de R$ 300,00.
Eles são por magneto, não CDI. Mas muito confiáveis. Já elimina alimentação para o CDI, Life, Lipo+BEC etc.[/quote]

Veja fotos do passo a passo abaixo:


Era assim...









Começo da desmontagem e analisando o que daria para cortar, eliminar peso:



















Peso eliminado:




Tinha o escape original de um DLE 20, que serviu perfeitamente:




Medindo no aero (Tractor 120 - Fabricante: Flying Circus)



















Aqui já finalizado, com Hub para hélice (fiz um mais longo e outro mais curto):























Pelo jeito, para chegar a um valor mais correto, vou ter que fazer a medição do empuxo estático.


Mas vamos à pergunta.

Para calculo de empuxo eu sempre uso a equação seguinte:

Tração = ((Potência [W] * eficiencia propulsiva)/ velocidade [m/s]) * (densidade do ar / densidade a nível do mar)

Mas como pode ver, fica difícil calcular a tração sem nenhum valor conhecido.
Quando vou fazer algo do tipo eu uso valores de potência fornecido pelo fabricante, mas como você não tem nenhum valor fica mais complicado.
Sobre a eficiência propulsiva você pode usar algum valor entre 0,7 e 0,8, depende da sua hélice.

Neste caso eu procuraria alguém que tivesse feito o ensaio de tração em video pra que eu pudesse retirar os valores de potência de forma reversa.[/quote]
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Re: calculo de empuxo

Mensagempor Morellif1 » 28 Fev 2019 17:02

so_bad escreveu:
Morellif1 escreveu:
so_bad escreveu:Boa tarde.

Desculpe desenterrar o tópico...
Como estou adaptando alguns motores à gasolina (de roçadeira) para uso em aeromodelos, gostaria de saber se há alguma ferramenta para o cálculo de desempenho do motor x hélice, chegando-se ao empuxo final estimado.
Pois esse motores não possuem um padrão, nem de RPM, nem de potência (HP)...
Então seria muito bom poder, após medir seu RPM, se chegar a um cálculo de empuxo estimado mais próximo ao real.

Uso o E-calc para os elétricos, mas desconheço alguma ferramenta para motores à explosão.
Se pudesse, fazia uma bancada para testar o empuxo estático, mais isso está fora de cogitação no momento.

Obrigado!


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Tenho visto muita gente fazer essa adaptação. Se der certo, mostra pra gente! Também tenho muito interesse em fazer uma adaptação essas. O custo beneficio parece excelente.


Bom dia.

Sim Morelli, funciona!
Aliás, se olhar vários modelos dos Zenoah ou os Daleb "nacionais" (eles importam tudo da China, apenas fazem escape, backplate, scoop do carburado e hub para hélice aqui) nada mais são do que simples motores 2t, aliviados, já com eixo para hélice alongado, etc. Por padrão, todos usam carburadores Walbro, o que é excelente, pois tem bomba de gasolina por diafragma.

Então fiz o mesmo, comprei um motor de roçadeira, marca Tekna de 26cc (Chinês), depenei tudo que não precisava, cortei partes de alumínio do bloco do motor/carcaça que não seriam necessárias, removi a embreagem centrifuga, coil de partida etc, deixando ele com cerca de 1/3 do peso original.
Ficou pouco mais pesado que um DLE 20, mas gostei do resultado. No final ficou um pouco mais pesado que um DLE 20cc, e custou menos de R$ 300,00.
Eles são por magneto, não CDI. Mas muito confiáveis. Já elimina alimentação para o CDI, Life, Lipo+BEC etc.


Veja fotos do passo a passo abaixo:


Era assim...









Começo da desmontagem e analisando o que daria para cortar, eliminar peso:



















Peso eliminado:




Tinha o escape original de um DLE 20, que serviu perfeitamente:




Medindo no aero (Tractor 120 - Fabricante: Flying Circus)



















Aqui já finalizado, com Hub para hélice (fiz um mais longo e outro mais curto):





















[/quote][/quote]

Sim, como tem pouca informação disponível, se você tiver como fazer o ensaio estático é melhor mesmo.

Poxa, que sensacional essa adaptação. Faz tempo que estou me coçando pra fazer um aero com um desses.

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Re: calculo de empuxo

Mensagempor LaercioLMB » 28 Fev 2019 20:35

Tem o diâmetro da hélice, tem o passo dela, com um tacometro pode ler o rpm e assim calcular o empuxo. Simples assim.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: calculo de empuxo

Mensagempor Morellif1 » 01 Mar 2019 00:15

LaercioLMB escreveu:Tem o diâmetro da hélice, tem o passo dela, com um tacometro pode ler o rpm e assim calcular o empuxo. Simples assim.


A curva de eficiência propulsiva por razão de avanço já leva em consideração diâmetro, passo, e mais outros parâmetros, portanto você não precisa levar em conta isso da forma que falei. É mais confiável do que usar esses métodos simplificados e te retorna tração dinâmica.

Mas enfim, se quiser estimar por alto o empuxo dá sim pra usar um proptest usando hélice e RPM.

Depende do que se quer fazer com esse valor, se for só pra ter uma ideia, joga logo no Proptest mesmo, ou pega um valor que alguém já mediu, se for pra determinar desempenho da aeronave, obtenha a tração dinâmica.

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Re: calculo de empuxo

Mensagempor LaercioLMB » 01 Mar 2019 11:03

Tanto dá certo que softwares de cálculo de empuxo, dão o mesmo resultado. Você não tem potência em Watts do motor, isso por si só já dificulta de chegar em um resultado mais próximo. Você sabe a velocidade de voo do aeromodelo? Outro fator que dificulta um pouco o cálculo de empuxo, embora eu tenha colocado aqui a fórmula de cálculo de velocidade, mas precisa também do rpm do motor. RCCalc, Drivecalc e outros, dão os mesmos resultados da fórmula que eu passei. A sua fórmula é muito boa, mas precisamos de dados mais específicos para se ter um resultado real, pois do contrário, os resultados encontrados serão muito diferentes de um resultado estático que está mais dentro do dinâmico, já que temos dados mais precisos para os cálculos.
Se eu definir portência de 800W, terei um resultado, se eu definir 750W ou 850W ou 900W, serão resultados bem diferentes sem eu saber a potência real do motor. Nas especificações do motor diz ser 1000W. Beleza, mas em que condições de esforço? É o mesmo que tentar utilizar o KV de um motor sem nenhuma carga. Por isso um tacômetro, diâmetro e passo de uma hélice te dão resultados mais precisos nessas situações.
Não sou o dono da razão e cada um usa o que achar mais viável, desde que possa obter dados mais corretos no final dos cálculos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: calculo de empuxo

Mensagempor Morellif1 » 01 Mar 2019 11:41

LaercioLMB escreveu:Tanto dá certo que softwares de cálculo de empuxo, dão o mesmo resultado. Você não tem potência em Watts do motor, isso por si só já dificulta de chegar em um resultado mais próximo. Você sabe a velocidade de voo do aeromodelo? Outro fator que dificulta um pouco o cálculo de empuxo, embora eu tenha colocado aqui a fórmula de cálculo de velocidade, mas precisa também do rpm do motor. RCCalc, Drivecalc e outros, dão os mesmos resultados da fórmula que eu passei. A sua fórmula é muito boa, mas precisamos de dados mais específicos para se ter um resultado real, pois do contrário, os resultados encontrados serão muito diferentes de um resultado estático que está mais dentro do dinâmico, já que temos dados mais precisos para os cálculos.
Se eu definir portência de 800W, terei um resultado, se eu definir 750W ou 850W ou 900W, serão resultados bem diferentes sem eu saber a potência real do motor. Nas especificações do motor diz ser 1000W. Beleza, mas em que condições de esforço? É o mesmo que tentar utilizar o KV de um motor sem nenhuma carga. Por isso um tacômetro, diâmetro e passo de uma hélice te dão resultados mais precisos nessas situações.
Não sou o dono da razão e cada um usa o que achar mais viável, desde que possa obter dados mais corretos no final dos cálculos.


Correto, Laercio. São abordagens distintas que podem funcionar. Como você mesmo falou, depende dos dados que você consegue obter.

Particularmente eu uso o método que passei, pois se eu pego um ou mais valores de alguém que mediu o empuxo com uma hélice conhecida, eu consigo retirar a potência com a curva de eficiência de forma bem precisa, sem fazer nenhum ensaio, e replicar o resultado com outras hélices desde que eu tenha as curvas, o que eu particularmente acho muito prático, pois se eu encontro um artigo com ensaio de diferentes hélices eu consigo comparar de forma precisa várias hélices. Aí é que está, no meu ponto de vista a maior vantagem desse método, pois consigo comparar várias hélices antes de comprá-las com o motor desejado e na aeronave desejada pra escolher a que melhor se adeque ao objetivo.

Sobre a velocidade, novamente depende do propósito do calculo, se for pra ter apenas uma ideia, realmente, provavelmente a velocidade não será conhecida por quem está tentando calcular, mas se o objetivo for determinar o desempenho da aeronave, certamente a velocidade será conhecida.

Depende do objetivo. Acho que o amigo acima de fato procura uma opção pratica como um proptest. Porém, postei essa outra alternativa que uso pois vi que o tópico foi aberto por outro amigo que queria de fato calcular o empuxo, sendo assim, assumi que não queria um aproximação apenas. Mas só depois vi que tem alguns anos que o amigo, abriu o tópico :lol: provavelmente nem está mais por aqui.

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Re: calculo de empuxo

Mensagempor LaercioLMB » 01 Mar 2019 20:31

KKKKKKKKKKKKKKKK. Quem abriu o tópico realmente nem deve mais acompanhar, escrevi pois outro ressuscitou o tópico dando continuidade ao assunto, coisa que achei bem interessante, pois não espalha uma mesma informação, deixando tudo em um só local, mais fácil de ser encontradas respostas pela maioria.
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