Alinhamento motor e estabilizador horizontal
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Alinhamento motor e estabilizador horizontal
Pessoal, estou montando um tucano da Kemp aeros.
Vi que existe a recomendação de instalar o motor na mesma linha do estabilizador horizontal.
No meu avião notei que para posicionar o spiner de maneira adequada com relação a fuselagem, o motor vai ficar um pouco mais alto que o estabilizador. Qual seria o efeito disso?
Vi que existe a recomendação de instalar o motor na mesma linha do estabilizador horizontal.
No meu avião notei que para posicionar o spiner de maneira adequada com relação a fuselagem, o motor vai ficar um pouco mais alto que o estabilizador. Qual seria o efeito disso?
- roberto.mazza
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Bivo .....
na linha do profundor quer dizer que o eixo do motor tem que estar alinhado ou seja se voce olhar o eixo do motor e o profundor ambos tem que estar reto, na mesma linha....
caso contrario quando você acelerar o avião ele poderá subir ou descer dependendo do ângulo do motor em relação ao profundo...
em aviões de verdades/aeromodelos de performance 3d, o motor fica a poucos graus para baixo ( cerca de 5º ) e levemente para esquerda afim de compensar o tork gerado pelo hélice.
no seu caso se esta diferença não for muito grande pode ficar tranquilo que o aero vai voar bem...
na linha do profundor quer dizer que o eixo do motor tem que estar alinhado ou seja se voce olhar o eixo do motor e o profundor ambos tem que estar reto, na mesma linha....
caso contrario quando você acelerar o avião ele poderá subir ou descer dependendo do ângulo do motor em relação ao profundo...
em aviões de verdades/aeromodelos de performance 3d, o motor fica a poucos graus para baixo ( cerca de 5º ) e levemente para esquerda afim de compensar o tork gerado pelo hélice.
no seu caso se esta diferença não for muito grande pode ficar tranquilo que o aero vai voar bem...
Valeu Tiago, realmente foi confusão da minha parte.
Agora estou em dúvida com relação ao motor que vou usar.
Tenho uma Park 450 1200kv, não sei se vai ficar bom, quero potência para subir na vertical.
Estou pesquisando na hobbyking onde encontrei o D2836-8 1100 kv e o NTM2836 1400kv, qual dos dois vocês acham que ficaria melhor.
Estou estimando o aero com aproximadamente 650 a 700g.
Agora estou em dúvida com relação ao motor que vou usar.
Tenho uma Park 450 1200kv, não sei se vai ficar bom, quero potência para subir na vertical.
Estou pesquisando na hobbyking onde encontrei o D2836-8 1100 kv e o NTM2836 1400kv, qual dos dois vocês acham que ficaria melhor.
Estou estimando o aero com aproximadamente 650 a 700g.
[quote:dec277edf8="Bivo"]Valeu Tiago, realmente foi confusão da minha parte.
Agora estou em dúvida com relação ao motor que vou usar.
Tenho uma Park 450 1200kv, não sei se vai ficar bom, quero potência para subir na vertical.
Estou pesquisando na hobbyking onde encontrei o D2836-8 1100 kv e o NTM2836 1400kv, qual dos dois vocês acham que ficaria melhor.
Estou estimando o aero com aproximadamente 650 a 700g.[/quote:dec277edf8]
Te aconselho a terminar primeiro a construção com servos, receptor e tudo mais antes de escolher motor e ESC, pois no aeromodelismo elétrico, cada grama faz sim diferença na escolha de um motor e não adianta escolher agora um motor se o peso é só estimado, pois terá riscos de o motor não ser o que esperava.
Nem sempre escolher o empuxo te dará total performance do motor, pois se o aeromodelo ficar mais leve para o motor, poderia ter economizado no motor e na bateria, deixando-o mais leve ainda e com maior autonomia (tempo de voo).
Agora estou em dúvida com relação ao motor que vou usar.
Tenho uma Park 450 1200kv, não sei se vai ficar bom, quero potência para subir na vertical.
Estou pesquisando na hobbyking onde encontrei o D2836-8 1100 kv e o NTM2836 1400kv, qual dos dois vocês acham que ficaria melhor.
Estou estimando o aero com aproximadamente 650 a 700g.[/quote:dec277edf8]
Te aconselho a terminar primeiro a construção com servos, receptor e tudo mais antes de escolher motor e ESC, pois no aeromodelismo elétrico, cada grama faz sim diferença na escolha de um motor e não adianta escolher agora um motor se o peso é só estimado, pois terá riscos de o motor não ser o que esperava.
Nem sempre escolher o empuxo te dará total performance do motor, pois se o aeromodelo ficar mais leve para o motor, poderia ter economizado no motor e na bateria, deixando-o mais leve ainda e com maior autonomia (tempo de voo).
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Por mais que eu tente te dizer algo, sem as medidas exatas do aeromodelo não tem como.
Procure sempre ao fazer suas perguntas, colocar o máximo possível de dados ou características para que possamos te ajudar, pois somente peso não quer dizer nada.
O mesmo vale por dizer somente que é um tucano.
Procure sempre ao fazer suas perguntas, colocar o máximo possível de dados ou características para que possamos te ajudar, pois somente peso não quer dizer nada.
O mesmo vale por dizer somente que é um tucano.
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Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Ok, segue os dados do meu avião.
Meu aero possui as seguintes caracteristicas:
Fuselagem: 80cm
Envergadura: 100cim
Corda média: 19cm
Calculei a carga alar no software aqui do e-voo o que me deu o valor de 36.8g/dm2.
Fiz o cálculo considerando o perfil clarky
A asa é perfil plano convexo.
Considerando um peso de 700g, será que o motor park450 1200kv 950g de empuxo me dará um bom desempenho para subidas na vertical?
Meu aero possui as seguintes caracteristicas:
Fuselagem: 80cm
Envergadura: 100cim
Corda média: 19cm
Calculei a carga alar no software aqui do e-voo o que me deu o valor de 36.8g/dm2.
Fiz o cálculo considerando o perfil clarky
A asa é perfil plano convexo.
Considerando um peso de 700g, será que o motor park450 1200kv 950g de empuxo me dará um bom desempenho para subidas na vertical?
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Re: Alinhamento motor e estabilizador horizontal
Bivo, já montei vários modelos da Kemp aeros, siga o manual direitinho que seu avião irá voar muito bem.
Esse princípio funciona assim: não importa se o motor está mais abaixo que o estabilizador ou se o motor está mais elevado que o estabilizador, para criar o equilíbrio aerodinâmico a linha imaginária do eixo do motor e a linha imaginária da seção longitudinal do estabilizador horizontal, devem ser paralelas ou coincidentes, dependendo de cada projeto. De uma forma bem simplificada, é isso, para modelos mais sofisticados de alta performance, com turbinas, asas em delta, já é outro assunto. Siga o manual que o seu Super Tucano irá voar muito bem.
Esse princípio funciona assim: não importa se o motor está mais abaixo que o estabilizador ou se o motor está mais elevado que o estabilizador, para criar o equilíbrio aerodinâmico a linha imaginária do eixo do motor e a linha imaginária da seção longitudinal do estabilizador horizontal, devem ser paralelas ou coincidentes, dependendo de cada projeto. De uma forma bem simplificada, é isso, para modelos mais sofisticados de alta performance, com turbinas, asas em delta, já é outro assunto. Siga o manual que o seu Super Tucano irá voar muito bem.
- johnny2008
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Re:
Bivo escreveu:Ok, segue os dados do meu avião.
Meu aero possui as seguintes caracteristicas:
Fuselagem: 80cm
Envergadura: 100cim
Corda média: 19cm
Calculei a carga alar no software aqui do e-voo o que me deu o valor de 36.8g/dm2.
Fiz o cálculo considerando o perfil clarky
A asa é perfil plano convexo.
Considerando um peso de 700g, será que o motor park450 1200kv 950g de empuxo me dará um bom desempenho para subidas na vertical?
se o seu modelo pesa 700g e seu motor puxa 950g, vc mesmo já deu a resposta

- Andre Mauricio
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Re: Alinhamento motor e estabilizador horizontal
Só os zé-covinha desenterrando tópico de 2014, o Tucano nem deve existir mais



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Re: Alinhamento motor e estabilizador horizontal
Diz o ditado popular que "quem dorme com criança acorda mijado".
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