Começando e com muitas dúvidas

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Piccoli
membro
Mensagens: 93
Registrado em: Sáb Jan 15, 2011 10:56 am

Começando e com muitas dúvidas

Mensagem por Piccoli »

Pessoal sempre me interessei pelo aeromodelismo mas sempre achei muito caro até que encontrei o e-voo fiquei alucinado com tantas informações e ví que o aeromodelismo pode ser praticado gastando bem menos que eu imaginava sem contar com a satisfação de contruir seus próprios aviões, achei muito bacana todo o pessoal que participa ajudadando e incentivando outros membros estou visitando o site praticamente todo dia e lendo muito e aprendendo, já fiz alguns aviões de bandejade depron mas estou com uma dúvida que não encontrei, como eu dimensiono a largura da asa e seu comprimento e o mesmo com o profundor e leme com relação ao corpo do avião.
Avatar do usuário
vanderlei.doge
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Dom Ago 31, 2008 10:21 pm
Localização: Schroeder - Santa Catarina

Mensagem por vanderlei.doge »

O negócio é você usar uma planta pronta, ou mesmo comprar um aeromodelo em isopor pronto cortado em CNC, o qual não chega a custar 50 reais. Tente procurar por "Ugly Stick"
Avatar do usuário
augustoacbranco
membro
Mensagens: 302
Registrado em: Sáb Jul 24, 2010 12:44 am
Localização: São Bernardo do Campo,SP

Mensagem por augustoacbranco »

Ola Piccoli,tbm sou iniciante,mas pelo que eu li,o melhor para vc começar seria construir um aero TREINADOR seguindo uma das PLANTAS aqui do site.
Porem se vc pretendo projetar e construir seu proprio aero,recomendo ver este artigo,que mostra as proporçoes gerias para poder projetar um aeromodelo com chançe de sucesso e oque é Centro de Gravidade(CG) e como ajusta-lo.
http://www.e-voo.com/artigos/aviao/
Abs
Avatar do usuário
Contini
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Qui Set 30, 2010 8:31 am

Mensagem por Contini »

Fala Piccoli!Tudo bem!?
É como fazer pão, a receita é sempre a mesma somada ao seu capricho.Normalmente você começa pela definição da corda(largura da asa), um treiner na maioria da vezes tem de 18 a 20 cm de largura e entre 1mt e 1,2 mt de comprimento, já o corpo normalmente é 4x ou 4 1/2 x a corda da asa, você pode ter um momento de cauda com 2x ou 2 1/2 ( se a corda é 20cm a cauda pderá ser de 40cm a 50 cm de comprimeto) já o momento de nariz incluindo a ponta do eixo do motor pode ter 1x da corda (20cm), já a espessura da asa não posso dizer com precisão, mas varia de 2 cm a 3cm , o resto é ajustar o CG e caprichar no acabamento que pode influenciar no peso final do modelo, a eletronica pra um modelo basico treinador pode ser a mais popularmente usada entre o pessoal do forum, um motor emaz 2228, tower pro, e muitos outros, a bateria você pode usar uma lipo de pelo menos 3s 1000, 1300 ou mais MHA, ums Esc de 18 a 30 MHA, sevos de 9g ou outors micros sevos de sua preferencia, o cojunto de radio (receptor e radio) é uma escolha bem particular, vai depender de você mesmo.
Espero ter ajudado.
Seja melhor que você mesmo, seja feliz!
Avatar do usuário
coutinho_fly
membro
Mensagens: 702
Registrado em: Dom Fev 04, 2007 10:42 pm
Localização: Brasília - DF
Contato:

Mensagem por coutinho_fly »

E aí Picolli. Você já tem a eletrônica ou está apenas construindo os aeros com o depron para treinar? De qualquer forma, como já foi dito, o interessante é pegar um planta que já vai te dar todas as informações de medidas. Aí fica muito mas fácil.
Avatar do usuário
Piccoli
membro
Mensagens: 93
Registrado em: Sáb Jan 15, 2011 10:56 am

Mensagem por Piccoli »

valeu Vanderlei obrigado pela dica talvez eu comece mesmo por um ugly gostei do design.

contini, obrigado pela informações vou deixar guardada no meu caderno para não perder.

Coutinho Fly, no momento só estou contruindo para aprender, até agora fiz aviõe muito simples mas quando eu trerminar o primeiro vou ficar louca par testar e vou ter que correr atráz da eletrônica gostaria de opiniões sobre qual rádio usar um que tenha um bom custo benefício, eu estava pensando no turnigy 9X.
Avatar do usuário
vanderlei.doge
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Dom Ago 31, 2008 10:21 pm
Localização: Schroeder - Santa Catarina

Mensagem por vanderlei.doge »

cara, se você pegar o Ugly Stick, terá um excelente aeromodelo, além de existir a um bom tempo, e ser um classico no aeromodelismo, podera fazer voos muito relaxantes se tiver um bom diedro.

Procure pelo Mauri aqui do forum, ele faz kits, o orçamento que fiz pra um meu ficou em 40 reais, tem também o Motta, que vende o mesmo aeromodelo porém com fuselagem em depron.

Quanto ao Transmissor, pode pegar o Turnigy 9x, eu tenho um e o alcance dele é muito bom, além de ser muito completo.

abraços
Avatar do usuário
MarcialAMF
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 11:09 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por MarcialAMF »

Piccoli e Augusto: antes de mais nada, muito bem-vindos ao hobby, uma atividade relaxante e na qual é possível aprender muito e fazer muitos amigos. Creio q vcs estejam começando com o pé direito, pedindo dicas e aprendendo, pesquisando e estudando bastante. Quanto ao modelo inicial, a dica da galera está certíssima: um asa alta p ter o primeiro contato. No meu caso, comecei c um motoplanador e logo depois comprei um Uglyy Stick de 1m. Depois dele já tive mais 3 Uglys, que repassei pmamigos iniciantes. Boa opção p começar.
Avatar do usuário
dgalatto
membro
Mensagens: 339
Registrado em: Qui Mai 20, 2010 1:52 pm
Localização: Cocal do Sul - SC
Contato:

Mensagem por dgalatto »

Bom eu acho o seguinte, se está começando e nunca voou, compra um kit arf do ugly stick ou outro treinador, acho melhor pq ele já vem entelado, montado, colado e alguns já com as linkagens prontas.
Custa um pouco mais, mas assim vc n comete erros na montagem e que depois podem lhe deixar decepcionado na hora do vôo.
Meu primeiro aero foi um ugly arf, eh mt mais simples! Depois olhando a construção do ugly que peguei uma planta de outro pra fazer igual...
é minha opinião!
valeu!
Avatar do usuário
gubr
membro
Mensagens: 401
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 11:07 pm
Localização: São Paulo, SP - 04134-021

Mensagem por gubr »

Eu acho que o Slow Stick é um bom avião para começar...

E tem a planta do Ale.

Abraços
Responder