entrando no hobby

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

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jotto
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entrando no hobby

Mensagempor jotto » 13 Fev 2011 13:48

Ola Pessoal, ja algum tempo leio o forum e tenho automodelos a algum tempo, e agora chegou a hora de ir para o aeromodelo heheh, depois de tudo que li aqui cheguei a dois provaveis modelos so da Sancler segue abaixo:

modelo Basic sami roby
http://www.samihobby.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=80&category_id=21&option=com_virtuemart&Itemid=64

modelo 2 Kit ARF Ulgy Stick
http://www.samihobby.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=49&category_id=21&option=com_virtuemart&Itemid=64

quanto a eletronica como ja compro a algum tempo na hobbyking vou trazer de la e cheguei na lista abaixo, esta correta para os modelos acima? minha maior duvida e sobre o motor e helice, e qual seria o diametro do eixo desses motores para comprar o prop salver, quanto ao radio tem modo um e modo 2 tanto faz? ou qual teria que ser? o radio de 6 canais e o mesmo preço compensa? ou so dificultaria? a bateria e muito pesada para os modelos propostos?

Alguma dica de substituição? falta alguma coisa? da para montar com a lista abaixo? e por ultimo que fio comprar para fazer a ligação entre esc e motor (grossura) ou não e nessessario os fios que vem são suficientes? segue a lista:

Lembrando que quero um modelo simples e barato para iniciar e provavelmente vai acabar quebrando, e nesse interir ja comprei um controle especifico para simulador na deal extreme, para ir treinando até o montar o modelo.

servo HXT900 9g / 1.6kg / .12sec Micro Servo
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=662

helice Master Airscrew propeller 9x5
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8020

motor2 Turnigy 28-22-azj 7A 1400Kv Brushless Outrunner
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=2107

ECS Hobbyking SS Series 25-30A ESC
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6460

conector XT60 Connectors Male/Female (5 pairs)
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9572

3.17mm Prop Saver w/ Adapter & 3 bands
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewitem.asp?idproduct=3739

Radio Hobby King 2.4Ghz 4Ch Tx & Rx V2 (Mode 2)
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8338

bateria Turnigy 1500mAh 3S 20C Lipo Pack
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9273


Obrigado

Jotto

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-xj-9-
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Mensagempor -xj-9- » 13 Fev 2011 14:23

olá jotto,

Bom para primeiro modelo o Basic ta bom, asa alta... mas pode ser o ugly tambem, principalmennte se quiser mais pra frente fazer umas manobras, o ulgy suporta mais isso.
Quanto a eletrônica que escolheu, sim está boa para ambos. é só trocar o propsaver por um de 3mm, um motor E-max2822 tambem ta ótimo, nao sei ao certo se fica bom uma hélice Master Airscrew ou a GWS.
O Modo 2 do rádio é o que usamos aqui no brasil, que é com o acelerador na esquerda.
olha, ja vi gente reclamando do HK de 6 canais, pois tem que ter um cabo usb para configura-lo via pc, somente via pc, acho que pra iniciar mesmo um HK de 4 canais ta bom, uso um e nunca tive problemas...
A bateria está na faixa certa para os dois modelos, nen muito nen pouco.
Na lista falta os conectores do motor/ESC, podem ser estes:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4136

ou estes:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=67

Acho que nao é necessário mais fios pra ligaçao do motor e do ESC.

revendo tudo na eletrônica:
-servos OK
-você pode mudar a hélice, mas como ja disse nao sei se fazria diferença um Master Airscrew ou uma GWS.
-Pode tambem pegar um motor E-max2822 com propsaver de 3mm.
-ESC OK
-conector XT60 para bateria/ESC OK
-pegue um propsaver de 3mm.
-TX e RX OK
-bateria OK

Bom, acho que é só isso.
nao sou só eu que vou responder suas perguntas, mais gente irá ajudar, ai fica melhor pra ter certeza de qual aero vai comprar e qual a eletrônica a ser comprada.

Abraços
<Super Snake 3D> Parado<F-22 Raptor pusher> Ativo <Aeropusher> Ativo/ Powered By HK 4Ch 2.4Ghz / Rumo as 1500 mensagens !

meisonbr
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Mensagempor meisonbr » 13 Fev 2011 14:48

Concordo com o xj-9...

Acho que você já está muito bem informado sobre os equipamentos, se nunca pilotou nada de aeromodelo é bom começar com o basic, não por ser asa alta ou baixa, mas pelo perfil da asa e todas as caracteristicas que propiciam um vôo mais calmo.

Sobre os equipamentos isso ai que você listou está perfeito, só acho que para inicio pegaria uma bateria menor, para ficar mais leve e não ter pousos mais dificieis. Acho que de 1000 até 1300 tá de bom tamanho.

Boa sorte e qualquer coisa estamos por aqui... Também me considero novato, mas os caras aqui ajudam bastante.

jotto
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Mensagempor jotto » 13 Fev 2011 15:36

Então posso peguar como esta, o motor emax não tem la o que tem parecido esta em falta............ se alguem conhece um outro motor para pegar no hobbyking para colocar posta ai? esse motor que coloquei da conta? a helice e a grande duvida não consegui entender ainda as diferencas eheheheh.
Obrigado

Julio

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Mensagempor Daniel Pereira » 13 Fev 2011 16:55

Eu comecei com o Stick do Sancler, muito bom! Qaunto ao motor, você pode trocar por um 2210 de 1000 KV e usar uma helice 8x4, fica bom tambem... Pede alguem para te ajudar durante o voo!
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Mensagempor jotto » 13 Fev 2011 18:19

Qual a diferença entre o motor que coloquei que e um 28-22 com 1400kv, para o 2210 de 1000 kv? e porque a diferença nas helices o ultimo seria melhor? helice grande puxa mais e corre menos e isso? essa parte e a que estou mais perdido heheeh
ou ambos os motores tem desenpenho similar pois o preço e e igual.

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Mensagempor NelsonSM » 13 Fev 2011 18:23

O basic é mais estável em voo do que o ugly, mas ambos são capazes de realizar manobras.

Quanto ao motor, qualquer um com + ou - 1000kv e que tenha empuxo de pelo menos 550g.

Recomendações:
Motor
http://hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8621

Conectores banana
http://hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=68

Hélice
http://hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10047

Prop Save
10 unidades: http://hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8240
ou http://hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3738

O restante está tudo OK!

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Mensagempor Daniel Pereira » 13 Fev 2011 18:30

[quote:5889a0691b="jotto"]Qual a diferença entre o motor que coloquei que e um 28-22 com 1400kv, para o 2210 de 1000 kv? e porque a diferença nas helices o ultimo seria melhor? helice grande puxa mais e corre menos e isso? essa parte e a que estou mais perdido heheeh
ou ambos os motores tem desenpenho similar pois o preço e e igual.[/quote:5889a0691b]

Não adianta usar uma helice que vai fritar o motor só para ganhar mais força, vc pode ter um bom desempenho com uma helice menor e conservar seu equipamento...
Engenhoventura

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Mensagempor jotto » 13 Fev 2011 18:35

Bom to começãndo a entender, vai funcionar assim, um modelo pesado vai necessitar de uma hélice maior, porem uma helice maior força mais o motor e consequentemente pode aquecer demais e isso, né? heheeh ainda hoje faço o pedido do jeito que ta indo aqui.

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Mensagempor Daniel Pereira » 13 Fev 2011 18:40

Sim... voce está entendendo. Até o 2822 com uma helice 9x5 pode esquentar muito, mas mesmo assim é um bom equipamento para começar.

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Mensagempor NelsonSM » 13 Fev 2011 18:42

[quote:55b3e0cee1="jotto"]Qual a diferença entre o motor que coloquei que e um 28-22 com 1400kv, para o 2210 de 1000 kv? e porque a diferença nas helices o ultimo seria melhor? helice grande puxa mais e corre menos e isso? essa parte e a que estou mais perdido heheeh
ou ambos os motores tem desenpenho similar pois o preço e e igual.[/quote:55b3e0cee1]

O motor que vc citou, de 1400kv, vai deixar o aero muito rápido para um iniciante. Caso vc dê um comando errado não terá tempo para tentar corrigir.
Já com o motor de 1000kv ou menos, o aero fica mais lento e, em caso de comando errado, vc terá um pouco mais de tempo para tentar corrigir.

Quanto maior o Kv, menor vai ser a capacidade do motor girar hélices maiores. Algumas pessoas gostam de usar hélices abaixo do tamanho limite para preservar o motor.

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Mensagempor jotto » 13 Fev 2011 20:10

Bom então não falta mais nada? parafuso, algum suporte algum tipo de cola pra emergencia?

jotto
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Mensagempor jotto » 13 Fev 2011 20:18

outra duvida a alguma bateria para colocar no radio da hk, ou ele vem com alguma? ou tenho que ficar na pilha mesmo?

fvinha
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Mensagempor fvinha » 14 Fev 2011 18:40

Olá amigo, eu tbm estou iniciando no hobby, tbm comprei um kit do sancler, mas eu peguei o kit ugly, muito bem feito por sinal.
Creio que na sua relação esta faltando um carregador para as lipos, na verdade seu eu fosse vc pegaria mais 2 lipos (eu uso de 1300mah 3S 20C) assim vc nao precisa ficar esperand 1 hora para carregar e voar de novo.

Eu tenho este carregador que comprei na HK e acho otimo
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=7028

porem ele nao tem fonte para ser usada na rede eletrica, precisa ser adquirida uma fonte de uns 5A 12V ou monta-se uma com uma fonte de PC conforme tutoriais aqui do forum.

Quanto ao TX eu tenho um HK-T6A, creio que ele deva ser semelhante ao HK de 4 canais, no meu caso eu comprei uma lipo modelo Flat 3S, ela é indicada para TX possui 3S e tem a descarga lenta de corrente, funciona super bem no TX.

Segue sugestao da lipo para TX:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=9787
ou
http://www.dealextreme.com/p/mystery-11-1v-2200mah-rechargeable-lithium-polymer-battery-for-futaba-transmitter-33404

Eu tenho essa mystery de 2200mah, caso vc queira adaptar essas lipos no seu TX da HK vai precisar tbm de um cabo tipo extensao de servos para fazer a soldagem dentro do seu TX.

Abrs

jotto
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Mensagempor jotto » 14 Fev 2011 19:58

Ola na realidade eu ja tenho carregador por que tenho automodelo, o que tenho ja veio com fonte inclusive:
http://www.dealextreme.com/p/imax-b6-2-5-lcd-rc-lipo-battery-balance-charger-100-240v-us-plug-35190


por isso nem listei o mesmo. a dica da bateria na deal extreme foi boa, paea adpatar e so soldar nao polos finais da caixa de pilha né isso mesmo?

Obrigado

fvinha
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Mensagempor fvinha » 14 Fev 2011 20:13

Isso mesmo eu abri o tx e soldei os fios junto com os fios que iam para o terminal das pilhas, ta funcionando 100%!
Outra coisa não sei se o basic usa 1 ou 2 servos para o aileron, caso seja 2 como o ugly stick vc vai precisar de uma extensão em Y para os servos.
Tbm vai precisar de parafusos para prender motor e cola epoxi para fixar a parede de fogo na fuselagem e mais cola quente para terminar o kit fixando o profundor e leme.

ABRS

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Mensagempor jotto » 14 Fev 2011 23:39

estava pensando exatamente nisso dos dois servos mas e ai se vão 2 cada um vai mover para um lado certo?, como se resolve isso mesmo usando o conector em Y, ou em um lado se coloca o servo como se tivesse de ponta cabeça e isso?



Ja pedi tudo, so falta mais bateria so veio 1 para não passar o peso do frete, as pecas em um pedido e o radio em outro.
jotto

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Mensagempor fvinha » 15 Fev 2011 00:16

Boa noite amigo, posso estar falando besteira como disse sou iniciante tbm, mas quem vai "inverter" os sentidos dos servos deixando um para cada sentido de movimento são os horns, pois a montagem dos servos ficam iguais, porém os horns ficam instalados em sentidos opostos gerando o movimento contrário como desejado.
Ex. No meu ugly os horns ficam com as pontas em direção ao centro do avião. Sendo assim quando um "abaixa" o outro "levanta"!
Como disse anteriormente, na minha explicação posso estar falando besteira pois sou iniciante no hobby tbm, caso algum amigo com mais experiência no assunto esteja disposto a explicar corretamente ficaríamos gratos!
Abrs

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Mensagempor meisonbr » 15 Fev 2011 15:44

fvinha, é isso mesmo, os servos vão sempre girar para o mesmo sentido por estarem ligados em Y, então se os horns estiverem com as pontas para esquerda, os dois vão descer e subir juntos, se você colocar um para direita e outro para esquerda, enquanto um sobe o outro desce, exatamente porque os servos giram para o mesmo lado.

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Mensagempor jotto » 02 Mar 2011 14:57

Ola pessoal, lendo aqui vi que o motor tem que ser colocado a 3 graus para baixo e 1 ou dois para direita e isso né?, mas como voces calculam isso, e em que vista do modelo? olhando ele de frete, ou me posicionando atras do mesmo?

obrigado.

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Mensagempor Stewart#7 » 04 Mar 2011 13:10

[quote:b26cd425e1="jotto"]Bom to começãndo a entender, vai funcionar assim, um modelo pesado vai necessitar de uma hélice maior, porem uma helice maior força mais o motor e consequentemente pode aquecer demais e isso, né? heheeh ainda hoje faço o pedido do jeito que ta indo aqui.[/quote:b26cd425e1]

Amigo um aero pesado ai tera que dimensionar a eletronica toda para ele...
Claro todo motor trabalha com uma faixa de hélices permitidas....
dependendo do seu motor veja qual a hélice máxima permitida, ai pode usar, agora ultrapassar ai estara ultrapassando os limites do motor....forçando e aquecendo mais, consequentemente sugando mais sua bateria e ainda se usa o esc meio limitado aquece o esc tmbm.....
Tudo deve trabalhar em conjunto, ai nao sobrecarrega nada, não força nada e tens equipamentos com vida útil bem longa.


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Mensagempor Stewart#7 » 04 Mar 2011 13:16

[quote:9a71784c66="Daniel Pereira"]Sim... voce está entendendo. Até o 2822 com uma helice 9x5 pode esquentar muito, mas mesmo assim é um bom equipamento para começar.[/quote:9a71784c66]

Um 2822 com uma hélice 9x4.7 e esc 25/30 voo perfeitamente...
Ou ainda uma 8x5 com esc de 25/30, esc é sempre legal por um pouco acima, evita o aquecimento do mesmo e nao força o circuito.
e se comprar de fora o preço de um 18A para um de 25A, nao muda mais que 5U$...
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Mensagempor jotto » 04 Mar 2011 13:18

obrigado, é isso mesmo que tinha entendido, uma coisa tipo se com uma hélice 9x5 o motor diz ser para 700gr, e o peso final do modelo for 500gr, não teria problema né? e vou até poder trabalhar com folga no acelerador, poupando o conjunto certo?

Jotto

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Mensagempor Stewart#7 » 04 Mar 2011 13:24

[quote:8c1e80e564="fvinha"]Boa noite amigo, posso estar falando besteira como disse sou iniciante tbm, mas quem vai "inverter" os sentidos dos servos deixando um para cada sentido de movimento são os horns, pois a montagem dos servos ficam iguais, porém os horns ficam instalados em sentidos opostos gerando o movimento contrário como desejado.
Ex. No meu ugly os horns ficam com as pontas em direção ao centro do avião. Sendo assim quando um "abaixa" o outro "levanta"!
Como disse anteriormente, na minha explicação posso estar falando besteira pois sou iniciante no hobby tbm, caso algum amigo com mais experiência no assunto esteja disposto a explicar corretamente ficaríamos gratos!
Abrs[/quote:8c1e80e564]

Amigo, utilizando a extensão 'Y', ele podem mexer todos os dois para o mesmo lado, se isso acontecer, tire o parafuso do braço e vire ele.


Simples de uma vez, ai se cada um mexe para umlado diferente esta certo, tipo vc poe o stick do aileron para um lado e um servo sobe o outro desce, ai está certo...
depois só tem que vero lado que usará cada um no modelo para nao ficarinvertido, e caso fique invertido, não sei qual seu rádio, mas provavelmente terá opção reverse.
E se não tiver ésó mudar o servo da direita para a esquerda ou vice-versa.


vlww
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Mensagempor Stewart#7 » 04 Mar 2011 13:26

[quote:f01c9da811="jotto"]obrigado, é isso mesmo que tinha entendido, uma coisa tipo se com uma hélice 9x5 o motor diz ser para 700gr, e o peso final do modelo for 500gr, não teria problema né? e vou até poder trabalhar com folga no acelerador, poupando o conjunto certo?

Jotto[/quote:f01c9da811]

Sim correto...
é bom trabalhar com folga à trabalhar com ele sempre no máximo, e ter folga é bom pois em situações que precisar do motor você o terá.

(Y)
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