Cessna com up de motor e bateria

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Rag
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 3:57 pm
Localização: PRAIA GRANDE - SÃO PAULO

Cessna com up de motor e bateria

Mensagem por Rag »

Oi pessoal, sou novo por aqui e depois de ler muito sobre aeromodelismo acabei me apaixonando pelo hobby, vcs estão realmente de parabéns como já foi dito o evoo realmente é uma biblia do aeromodelismo.
Bom vamos ao assunto, eu acabei comprando como muitos aqui como primeiro modelo um cessna 182 da art - tech, (o que não recomendo como primeiro modelo por ser arisco de mais, apesar de ser um aero muito bonito), como não estava muito contente com o desenpenho com a eletrônica original que veio com bateria 2s lipo 1300 mh e motor brushless, e esc de 18A e a helice tri-pá 8x6 acabei trocando por esta;

AEROMODELOS CESSNA 182 ART-TECH
Li-Po 3S(11,1V) 2200mAh 30C (AMB) 188 gramas (achei muito pesada p/ o aero)
Hélice 10x6 Hiper drive (GWS) (fica a 1cm do chão)
MOTOR EMAX BL2210-30 BRUSHLESS DE ALTO DESEMPENHO

Com essa configuração ficou muito forte, ele sobre na vertical se eu soltar da minha mão, a dúvida é primeiro quando ao consumo e tempo de voo, alguem tem ideia de como fica? o esc eu mantive o origial e não notei ele esquentando muito, vai queimar rápido ? ele limita o desempenho do motor ou bateria? alguem já usou uma configuração semelhante?

O que posso dizer é que ficou muito forte mais percebi que o voo tem que ser mais rápido por causa do peso.

Com o motor e bateria antiga, vou instalar em um slow stich GSW que deve chegar esta semana. (pretendo usar o mesmo rx e tx para os dois por enquento)

Por favor fiquem a vontade pra criticar e dar sugestões.

Agradeço pelas dicas que encontrei aqui que me ajudaram muito e espero em breve poder colaborar com vocês.
Avatar do usuário
zick
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Sex Ago 15, 2008 3:49 pm

Mensagem por zick »

se ja era arisco com a primeira eletronica , agora deve ter ficado mais ainda ,
o esc achei pouco , mas vc deve ter pesquizado sobre consumo do motor .
pois um esc abaixo da corrente do motor ate funciona mas por pouco tempo ,
Rag
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 3:57 pm
Localização: PRAIA GRANDE - SÃO PAULO

Mensagem por Rag »

Oi Zick, pois é eu achei que ele iria esquentar bastante mais até agora ta aguentando firme. Com essa configuração o aero responde rápido quando vc acelera, já me livrei de lenhar ele assim, só que se vc vacilar e deixar a velocidade baixar ele cai igual uma pedra. Eu comprei uma hélice 8X6 pra ver se fica mais suave, quando testar eu posto aqui.
abç.
Avatar do usuário
Mestre dos magos
membro
Mensagens: 215
Registrado em: Qua Mar 10, 2010 9:41 pm
Localização: Macaé-RJ

Mensagem por Mestre dos magos »

Coloca um esc maior. Este de 18A se você forçar vai torrar com certeza.
Rag
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 3:57 pm
Localização: PRAIA GRANDE - SÃO PAULO

Mensagem por Rag »

Mestre dos Magos, vou compra outro esc antes que este queime, assim uso este no ss que está pra chegar, acho que um de 25A já deve dar pra este motor o que acha?
Avatar do usuário
finatti
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Qui Nov 04, 2010 8:44 pm

Mensagem por finatti »

Raq,

Pelo que pude ver na internet a corrente dele pode chegar até uns 16A.... 18A de ESC é muito perigoso...principalmente se falando de esc xing ling (nao podemos confiar muito na medição). Acredito que um de 25 ~ 30 A é suficiente.
Avatar do usuário
zick
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Sex Ago 15, 2008 3:49 pm

Mensagem por zick »

pra mim helice 8x6 hd foi a q mais usei em meus modelos acostumei a voar com elas e nunca deu problema mas com emax 2822 3s e esc o menor q usei foi de 25a
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

Rag , com essa bateria o aero não ficou com peso no bico? esse cesna não tem como mudar muito a bateria de lugar, uma bateria de 1000 a 1300 mah ficaria perfeito nele e com cg correto.
Rag
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 3:57 pm
Localização: PRAIA GRANDE - SÃO PAULO

Mensagem por Rag »

Sevla, o meu cessna veio com um contra-peso de chumbo no bico, próximo a porta corta-fogo, eu tirei esse contra-peso e o CG ficou a 1/3 da asa próximo do bordo de ataque. Eu acho que exagerei mesmo na bateria, mais vou te falar, o avião ficou "nervoso"rsrs. Pra encaixa-la no compartimento fiz como vi aqui mesmo em um tópico, (muito bem explicado por sinal depois posto o nome do autor), abri a parte da frente com um ferro de solda pra caber a bateria e fiz um furo na parte de cima pra passar o cabo, ficou bom, só tive que proteger com um pedaço de isopor os parafusos do montante do motor que ficam aparentes atrás da porta corta-fogo pra não danificar a bateria. Assim pra resumir o CG ficou correto e a bateria ficou bem fixa.
Rag
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 3:57 pm
Localização: PRAIA GRANDE - SÃO PAULO

Mensagem por Rag »

Finatti, já decidi, vou comprar um esc de 30A alguem pode indicar um com bom custo benefício?
Responder