Easy Star em parafuso

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
gubr
membro
Mensagens: 401
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 11:07 pm
Localização: São Paulo, SP - 04134-021

Easy Star em parafuso

Mensagem por gubr »

Olá pessoal.

Ontem, fui no Pacaembu voar com o meu Easy Star. Comprei um módulo FrSky e estava usando o rx com telemetria. Estava a mais ou menos 100 metros de altura e poucos metros de mim e o modulo estava apitando de 1 segundo a 1 segundo (beep..............beep..................beep). Mas não fiz nada em relação a perda de sinal porque não era um beep louco.

Estava voando, do nada, o avião entrou em parafuso e quase enterrou o chão mas consegui salvar só cabrando. Passou o susto, estava voando mais longe, o modulo estava bipando mas de 1 segundo a 1 segundo. Estava fazendo uma curva a esquerda quando entrou de novo em parafuso e sumiu nas casas e arvores.

Fui atras, com a auxilio da telemetria, quando estava indo errado, o modulo bipava que nem um louco, e quando estava indo certo, o modulo ficava com os bips espacado. Fui rezando para não acertar nenhuma pessoa e nenhum carro... Fui preparado para gastar os tufos se o avião acertasse algo... Mas o avião estacionou numa arvore. Por sorte parou numa arvore de um clube (acho que era um cluve porque tinha uma quadra poliesportiva e uma portaria... Os guardinhas estavam falando no radio, explicando que um avião lenhou numa arvore (imagine a cara do supervisor escutando e tentando entender que um avão pousou numa arvore).

Peguei o avião, agradeci o apoio das guardinhas e voltei para o Pacaembu.

Quando voltei, uma pessoa que viu o avião que não estava com a arvore na frente falou que quando o sinal voltou, o avião deu um looping e encaixou na arvore.

Este avião é velho de guerra. Voava em Carapicuiba enquanto estava liberado para voar lá. Faz mais ou menos 2 anos. Este avião é super tranquilho de pilotar. Só tem profundor e leme. Quando aconteceu isso, estava voando com o motor ligado mas se tirar o motor, ele plana muito. Nunca tive problema de estol, nem sem motor. Eu subia muito e tirava o motor e vinha planando até quase no chão e ligava o motor e subia de novo. E fazia curva sem motor. A asa deste avião tem uma curva nas pontas que não deixa estola.

A primeira vez que entrou em parafuso, estava com o radio funcionando, vi que estava respondendo aos comandos mas quando acontecer de novo, perdi o sinal do radio. Estava bipando de 1 segundo a 1 segundo e tenho certeza disto porque não entrou em parafuso na hora, perdi o sinal, o avião foi reto por 2 segundos e eu entrei na pista e tentei dar comandos e não estava respondendo os comandos. Tentei até perder de vista atras da arvore tentando cabrar e dando motor.

Li bastante coisa de parafuso, Wash Out, estol de ponta de asa em baixa velocidade mas nunca vi este avião entrar em parafuso no voo normal.

Será que é por causa da idade dele, já remendei tudo, já lenhei muito ele... Será que é melhor aposentar este avião?

De noite fotografo o avião e posto aqui.

Como faço para recuperar avião em parafuso?

Muito obrigado

Abraços

Gustavo
Para mim, a decolagem é pior do que o pouso.
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

O problema não tem nada a ver com o equipamento.

Acontece que o pacaembu é mal assombrado pelo espírito de um Easy Star lenhado logo após a decolagem em seu primeiro voo.
Nenhum Easy Star voa bem lá.

Diz a lenda que um jovem aeromodelista muito empolgado com seu novo Easy foi lá experimentar o avião.
Ligou seu TX 2.4GHz, fez todos os procedimentos pré decolagem e lançou o aero para o ar.
Logo após a decolagem percebeu que havia pisado em um formigueiro de saúvas no canteiro lateral.
No desespero para se proteger das formigas que o atacavam, ele alinhou o aero com o canteiro lateral e cortou o motor na esperança de que o avião pousasse sozinho enquanto lutava com as formigas assassinas.
Acontece que neste momento, o poste atravessou correndo em frente ao avião e "CRASH!".

Desde então o espírito do jovem falecido EasyStar assombra o local. Nenhum outro Easy voará lá sem incidentes.

Aí você me pergunta: "Kazan, como você sabe dessa história?"
eu te responto... Eu era o jovem aeromodelista por trás do TX...
Avatar do usuário
B3tO
membro
Mensagens: 540
Registrado em: Ter Jul 25, 2006 3:29 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por B3tO »

Pronto amigo, pode parar de procurar explicações pelo mal voo do Easy Star e procure um lugar longe do Paca.
Eu ri muito da história... rs
Avatar do usuário
gubr
membro
Mensagens: 401
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 11:07 pm
Localização: São Paulo, SP - 04134-021

Mensagem por gubr »

[quote:1d26a2a154="MKazan"]O problema não tem nada a ver com o equipamento.

Acontece que o pacaembu é mal assombrado pelo espírito de um Easy Star lenhado logo após a decolagem em seu primeiro voo.
Nenhum Easy Star voa bem lá.

Diz a lenda que um jovem aeromodelista muito empolgado com seu novo Easy foi lá experimentar o avião.
Ligou seu TX 2.4GHz, fez todos os procedimentos pré decolagem e lançou o aero para o ar.
Logo após a decolagem percebeu que havia pisado em um formigueiro de saúvas no canteiro lateral.
No desespero para se proteger das formigas que o atacavam, ele alinhou o aero com o canteiro lateral e cortou o motor na esperança de que o avião pousasse sozinho enquanto lutava com as formigas assassinas.
Acontece que neste momento, o poste atravessou correndo em frente ao avião e "CRASH!".

Desde então o espírito do jovem falecido EasyStar assombra o local. Nenhum outro Easy voará lá sem incidentes.

Aí você me pergunta: "Kazan, como você sabe dessa história?"
eu te responto... Eu era o jovem aeromodelista por trás do TX...[/quote:1d26a2a154]

Já sabia desta história, voce já me falou lá no Pacaembu...

Mas, sei que tem um buraco negro lá no Paca, mas tem que ter um jeito de voar lá. Não quero pensar que todos os Easy Stars não voa lá... E também já voei lá com o meu Easy star antes do episodio...

Voce sabe como sair do parafuso se o aviao entrar?

Abraços
Para mim, a decolagem é pior do que o pouso.
marcos luciano rodrigues
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Ter Fev 23, 2010 4:54 pm
Localização: mogi guaçu sp

Mensagem por marcos luciano rodrigues »

mkazan manda rezar uma missa pela memoria dele que resolve kkkkkkkkkkkk,
Avatar do usuário
gubr
membro
Mensagens: 401
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 11:07 pm
Localização: São Paulo, SP - 04134-021

Mensagem por gubr »

[quote:b3bca7dafe="B3tO"]Pronto amigo, pode parar de procurar explicações pelo mal voo do Easy Star e procure um lugar longe do Paca.
Eu ri muito da história... rs[/quote:b3bca7dafe]

Sei que sou barbeiro, canadense...

Mas, só tenho a terça para voar e trabalho do lado do Pacaembu.

Abraços
Para mim, a decolagem é pior do que o pouso.
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

[quote:a14f322c4e="gubr"]Voce sabe como sair do parafuso se o aviao entrar?
[/quote:a14f322c4e]

Depende... é um parafuso Alen, Fenda, Philips ou Tork?
Se você tiver a chave correta, basta girar no sentido anti-horário que o parafuso sai... rsssssss

piadas imbecis a parte...
O meu nunca entrou em parafuso, mesmo depois de ressucitado.
A unica vez que ele fez algo estranho foi quando o servo do profundor descolou da fuselagem. Ele deu o looping mais justo que eu ja vi na vida! Nem sei se podemos chamar aquilo de looping, ele girou no proprio eixo no ar.

Quando seu Easy entrou em parafuso, você conseguia exercer alguma influencia no aero?
Será que esse módulo aí, quando perde sinal, trava os servos em alguma posição esquisita?
♪ Meu avião, sem direção, no poste ele vai lenhar... ♪
Avatar do usuário
gubr
membro
Mensagens: 401
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 11:07 pm
Localização: São Paulo, SP - 04134-021

Mensagem por gubr »

Na primeira vez, tive controle. Na segunda, não...

Não sei se o modulo trava os servos, vou descobrir hoje de noite, estou trabalhando. rs

Muito obrigado MKazan

Abraços

Gustavo
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Uma falha de comunicação entre output (se eu não me engano) PPM e input PPM do módulo, pode resultar em um comando absoluto para um lado, não?

Imagine, módulo ligado enviando sinal... ele está dizendo que está tudo beleza... de repente a ligação entre Tx e módulo dá uma falha... o sinal que variava (se a memória não me falha) entre 1ms e 2ms (1,5ms é o meio) some e vira "0ms" de duração, talvez o módulo interprete como 1ms ou ative algum fail safe avisando o Rx para fazer alguma determinada ação... não sei...

É o que me parece mais lógico.

Veja se ao mexer o módulo os servos não se comportam estranhamente.

Bom... As vezes o aero precisa aposentar também... Eu mesmo já estou pensando em aposentar as asas do meu Pico-Stick (2008 até agora voando) que estão com palito de bambu. :lol:

Veja quanto está pesando e como estar a carga alar, se ainda está bom para você voar, mantenha; caso contrário, providencie um substituto.

Acredito que o avião remendado não cause parafusos... talvez uma linkagem emperrada.
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

Em aero sem aileron se inclinar muito a asa na curva é dificil recuperar, entra em parafuso e já era, procura fazer curvas mais abertas, se o problema for esse já resolve , boa sorte.
Responder