Motor / Esc queimados?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Beto Santos
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Ago 18, 2010 6:40 pm
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Motor / Esc queimados?

Mensagem por Beto Santos »

Olá a todos os amigos do evoo, venho através deste tópico pedir uma ajuda aos mais experientes, de forma que possam me ajudar indicando a forma correta, pois sou iniciante e estou trabalhando em meu primeiro aeromodelo para fazer parte deste grande grupo de aficionados por aviões. A situação é a seguinte, construí um aero Tayorcraft conforme a foto usando a seguinte eletrônica, conforme muita pesqisa aqi no forum, vejam se é a mais recomendada nesse caso:

- Rádio Turnigy 9x
-Motor e-max 2822
- Esc HK 25/30
- Bateria Rhino 1050
- 4 Micro servos 9g
- Hélice GWS 9x5 Hd
- Fuselagem 60 cm
- Envergadura 96 cm
- Feito em Depron 2 e 4 mmm
- Peso final 530 G

Meu problema é o seguinte, tinha ligado toda a eletrônica para fazer um teste e semana passada e estava td ok, porém hoje liguei para funcionar (lembrando que o voo inaugural seria domingo proximo) e o deixei em baixa rotação por uns uns 4 min. ligado dessa forma (fui atender o telefone) qdo voltei percebi que o motor começou a aquecer demais e sair fumaça , imediatamente o desliquei, desconectei a bateria e percebi que parte interna da fiação do motor ficou em parte escura e cheirou queimado, nem me arrisquei a ligar novamente. Minha dúvida é essa, pode ter queimado somente o motor ou o esc tb? Por favor peço que me ajudem na orientação, pois assim como a maioria aqui sempre busca a solução dos problemas através deste maaravilhoso forum, e espero assim de alguma forma contribuir para aqueles que por ventura tenham o mesmo tipo de problema. Um grande abraço a todos.
Anexos
DSC01637.jpg
DSC01637.jpg (36.67 KiB) Exibido 1311 vezes
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Gyovane »

Acredito que só seu motor tenha queimado, mas a solução está neste tópico:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=24707
Quanto ao ESC, se o motor ainda estava rodando quando você desligou, há grande possibilidade do ESC não ter queimado, mas aí só conectando em outro motor e testando pra ter certeza.
Avatar do usuário
Beto Santos
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Ago 18, 2010 6:40 pm
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Mensagem por Beto Santos »

Valeu Gygio, pela manha eu ja havia verificado sobre este tópico mesmo agradeço a ajuda! Um grande abraço
Responder