Como deixar aero manso?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
desordeiro
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Qui Mar 31, 2011 5:52 pm
Localização: são paulo,sp

Como deixar aero manso?

Mensagem por desordeiro »

Estou querendo deixar meu aero um pouco mais manso... qualquer comando ele vira muito e o voo fica muito arisco..

tem alguma forma de alterar isso ? não sei se funciona.. mas pensei em alterar a posição da linkagem no servo... mais próximo do centro...será que dá certo ?

aceito ideias xD
Avatar do usuário
idogawa
membro
Mensagens: 1146
Registrado em: Sáb Ago 15, 2009 8:54 pm
Localização: Interlagos - SP 33
Contato:

Mensagem por idogawa »

Alterando a linkagem pode conseguir reduzir o comando, porem se o radio tiver dualrate facilita MUITO...
desordeiro
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Qui Mar 31, 2011 5:52 pm
Localização: são paulo,sp

Mensagem por desordeiro »

o meu rádio é um futaba T4YF 2.4Ghz ... bem básico.. =(

vou tentar vamos ver o que acontece.. xD
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Se vc precisar de muito comando em baixa velocidade, exponencial nele! de 65% p/ cima. Ele fica mansinho e se precisar de um comandão é sentar o dedo no stick ate o fim do curso. Faço isto nos lemes dos meus pequenos e no profundor dos grandes.

Abs.
Avatar do usuário
lucasfigueira.v8
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qui Mar 31, 2011 12:57 pm

Mensagem por lucasfigueira.v8 »

[quote:06e482d098="desordeiro"]o meu rádio é um futaba T4YF 2.4Ghz ... bem básico.. =(

vou tentar vamos ver o que acontece.. xD[/quote:06e482d098]

Não sei se esse rádio tem dual rate não, mais se não tiver, faz isso de colocar a haste de comando mais pro centro do cervo que funciona. se ainda estiver arisco, mude a outra ponta da haste também (a que liga na superfície de comando), prenda no furo mais distante da superfície de comando.

Assim você precisará de um maior curso do servo para produzir a mesma ïntensidade de comando" que tinha anteriormante.
Avatar do usuário
Alvaro_japa
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Sex Jan 07, 2005 12:09 am
Localização: São Paulo

Mensagem por Alvaro_japa »

Antes de qualquer coisa, qual o seu modelo? Pergunto pois é preciso saber a característica dele.
O CG está na posição correta?
Avatar do usuário
idogawa
membro
Mensagens: 1146
Registrado em: Sáb Ago 15, 2009 8:54 pm
Localização: Interlagos - SP 33
Contato:

Mensagem por idogawa »

[quote:8b908efd6e="Alvaro_japa"]Antes de qualquer coisa, qual o seu modelo? Pergunto pois é preciso saber a característica dele.
O CG está na posição correta?[/quote:8b908efd6e]

Aero arisco ao meu ver é um aero com muita resposta a comando ou resposta muito rapida. Isso independe de modelo.
Atualmente voando baixo com o Motoclube: "Sábios do Asfalto"
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

[quote:83b5be234e="idogawa"][quote:83b5be234e="Alvaro_japa"]Antes de qualquer coisa, qual o seu modelo? Pergunto pois é preciso saber a característica dele.
O CG está na posição correta?[/quote:83b5be234e]

Aero arisco ao meu ver é um aero com muita resposta a comando ou resposta muito rapida. Isso independe de modelo.[/quote:83b5be234e]

Acontece que aero fora do CG pode ficar arisco.
♪ Meu avião, sem direção, no poste ele vai lenhar... ♪
Avatar do usuário
Alvaro_japa
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Sex Jan 07, 2005 12:09 am
Localização: São Paulo

Mensagem por Alvaro_japa »

Em geral eu concordo que diminuindo a quantidade de comando pode resolver.
Mas como dito pelo nosso amigo MKazan, CG traseiro pode levar a aeronave ao ponto de instabilidade deixando mais arisco.

Outros pontos devem ser analisados nos modelos como:
projetos para alta velocidade ou até problemas de construção podem deixar o modelo mais arisco.

Por isso, na minha humilde opinião, para saber como "alterar" as características de uma aeronave precisamos conhecer um mínimo das características atuais.
Avatar do usuário
idogawa
membro
Mensagens: 1146
Registrado em: Sáb Ago 15, 2009 8:54 pm
Localização: Interlagos - SP 33
Contato:

Mensagem por idogawa »

É interessante isso, aqui geralmente o pessoal que uma lista de informação para analisar antes de responder.

A pergunta era:

[quote:0cccc8ad5f]qualquer comando ele vira muito e o voo fica muito arisco..

tem alguma forma de alterar isso ? não sei se funciona.. mas pensei em alterar a posição da linkagem no servo... mais próximo do centro...será que dá certo ?[/quote:0cccc8ad5f]

Se parar para responder SÓ a pergunta:

Pergunta: tem alguma forma de alterar isso ?
Resposta: SIM.

Pergunta:não sei se funciona.. mas pensei em alterar a posição da linkagem no servo... mais próximo do centro...será que dá certo ?
Resposta:EU costumo colocar no primeiro furo do link perto do servo e na outra ponta (leme, profundor ou aileron) coloco no furo mais afastado, assim o servo faz pouco movimento e a parte movel tem um movimento menor.

Logo no inicio nosso colega comenta que o aero VIRA muito. Não disse que pica, cabra, sobe ou desce. Tambem não pergunta sobre CG.

Minha resposta permance. Agora se o aero tem peso de cauda, bom, não li isso.
Atualmente voando baixo com o Motoclube: "Sábios do Asfalto"
Responder