Scout de bandejinhas...! Voando... agora é só felicidade!

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

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FerreirAero
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Scout de bandejinhas...! Voando... agora é só felicidade!

Mensagempor FerreirAero » 04 Jul 2011 13:54

Bom, pessoal...

Depois de comprar a régua, a folha pluma, estilete, fita larga, cola quente, palitinhos e picolé e churrasco, etc..., agora é a hora de começar a montar!

Vou seguir este tutorial: http://www.evoo.com.br/tutoriais/depron/

Achei bastante simples de fazer. Mas, é claro, farei com algumas adaptações minhas a parte de cima da fuselagem não será arredondada. Ao invés do cortador de pizza, vou utilizar um CD para fazer as ranhuras da asa. E não vou usar cola epoxi, mas cola quente em todo o processo.

Já comprei também arames para fazer as linkagens.

Como sou iniciante, não sei se coloco Ailerons.... o que vocês acham? A asa tem diedro, então talvez não seja tão necessário assim...

Pensei em fazer os horns com cartões de crédito velhos, como vi em um tutorial aqui no fórum mesmo.

Quem tiver alguma dica, por favor se apresente!
Minha intenção é fazer um modelo bem simples, mas que voe! =D

A minha única dúvida neste tutorial é a seguinte: não é necessário fechar a asa por baixo? Isto é, nosso amigo fez as nervuras, inclinou a asa e colou tudo. Mas, por baixo fica tudo visível e não é fechado assimetricamente (plano em baixo/curvado em cima) com depron.

Fico grato desde já por qualquer ajuda.

Em breve postarei fotos de como está ficando o modelo...

AndersonSP
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Mensagempor AndersonSP » 04 Jul 2011 14:10

Boa Tarde !
Como Chegou seus materiais eu faria um slow stick e um aero facil de fazer que voa legal e é facil de reparar .
A asa que você fala e a asa com perfil casquinha .
Grande abraço

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ze_mayer
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Mensagempor ze_mayer » 04 Jul 2011 15:41

bom, ao invés desse que vc viu ou do slow stick, eu ainda prefiro ou ugly stick, ou um scout...tem mais cara de avião, voa muito bem e é mais fácil de fazer.

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Mensagempor FerreirAero » 04 Jul 2011 22:25

Hum.... Poisé!!! De todos, vocês acham que o Ugly Stick é a melhor opção mesmo...?

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Mensagempor Farleytufao » 04 Jul 2011 22:55

Ugly ou Scoutcesnna

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Gustavo Murad
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Mensagempor Gustavo Murad » 04 Jul 2011 22:58

A vantagem do Ugly Stick na minha opinião é que dispomos de uma ótima planta de "encaixe".

Que evita muitos erros que geralmente todos iniciantes em construção comente (erros de incidência, de posicionamento de motor, asa, leme, profundor, etc...).

Leia a mensagem que acabei, onde tem mais explicações e o endereço para baixar essa planta além de tópicos aqui do e-voo de quem já construiu com ela:

http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=113027&highlight=

Boa sorte nas construções!!

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Mensagempor FerreirAero » 05 Jul 2011 14:22

[quote:7df03893ef="Gustavo Murad"]A vantagem do Ugly Stick na minha opinião é que dispomos de uma ótima planta de "encaixe".

Que evita muitos erros que geralmente todos iniciantes em construção comente (erros de incidência, de posicionamento de motor, asa, leme, profundor, etc...).

Leia a mensagem que acabei, onde tem mais explicações e o endereço para baixar essa planta além de tópicos aqui do e-voo de quem já construiu com ela:

http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=113027&highlight=

Boa sorte nas construções!![/quote:7df03893ef]

Cara, magnífico o que você disse lá.
Acho que estou no caminho certo então. A unica coisa que comprei até agora foi meu rádio, nada mais!

Primeiro quero construir o aeromodelo, depois, então, comprar a eletrônica...!
Mas eu não sei como vou fazer... não tenho balança...! =//

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Mensagempor FerreirAero » 05 Jul 2011 14:23

Muito boa esta planta...: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=490620&highlight=ugl+e+stik

Muito boa mesmo...! Obrigado, Gustavo. Ótima dica!

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Mensagempor FerreirAero » 05 Jul 2011 15:35

Olha só o que eu achei do Gustavo... e quem diria que é o mesmo usuário que escreveu aqui neste tópico, hein!!! :D

"Enviada: Dom Mai 22, 2005 10:51 pm Assunto: HE

--------------------------------------------------------------------------------
Aho q ou ter que quebrar cara comprando uma porcaria dessas do ML , pelo simples motivo que só tenho R$500,00 e não encontro nenhum modelo pronto a esse preço (não tenho coragem de tentar fazer 1 e não conseguir)!
O máximo que faço são pipas (ganhei até campeonato) mas acho qeu seu eu for montar um aeromodelo vai dar zebra!

Alguém podia me dar uma luz , antes que eu faça a burrada?"

6 anos depois, ele dá uma aula!
Espero evoluir desta forma também...!

Queria saber mais sobre carga alar. Não sei o que é isso. Sou curioso, mas as informções nem sempre são de fácil entendimento.

Até breve...!

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Mensagempor APOLO » 05 Jul 2011 16:08

FerreirAero

Quando comecei também era igual a vc, cheio de dúvidas.
O modelo mais indicado para iniciar seria este:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43675

Foi o 1º modelo que fiz, e existe neste tópico vários relatos de pessoais que construíram este modelo pela 1º vez, muitas dicas, tudo que precisa aprender como iniciante tem neste tópico.

Muito fácil e custo bem baixo. :P :P :P :P :P :P

Espero ter ajudado,

Grande abraço.

Apolo

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Mensagempor FerreirAero » 05 Jul 2011 16:16

[quote:0a9db5fa9d="APOLO"]FerreirAero

Quando comecei também era igual a vc, cheio de dúvidas.
O modelo mais indicado para iniciar seria este:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43675

Foi o 1º modelo que fiz, e existe neste tópico vários relatos de pessoais que construíram este modelo pela 1º vez, muitas dicas, tudo que precisa aprender como iniciante tem neste tópico.

Muito fácil e custo bem baixo. :P :P :P :P :P :P

Espero ter ajudado,

Grande abraço.

Apolo[/quote:0a9db5fa9d]

Fera demais, hein!!!
Muito obrigado... você me ajudou bastante!!! :D

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O que vem a ser...?

Mensagempor FerreirAero » 05 Jul 2011 16:33

Corda da Asa??? Que medida é essa?

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Mensagempor FerreirAero » 05 Jul 2011 16:43

Essa balança presta?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180460329-mini-balanca-digital-alta-preciso-escala-01-gr-ate-500-gr-_JM

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Mensagempor Gustavo Murad » 05 Jul 2011 18:09

FerreirAero,

Resgatou uma mensagem minha lá de 2005 heim!!! uahuahuahuauhahu

Paro pra pensar e imagino que tenho 6 anos no aeromodelismo!! Até um tempinho bom!!

Para quem ficou curioso eu NÃO INICIEI COM NENHUM AEROMODELO DO MERCADO LIVRE!!!

E até hoje sou grato a todos do fórum que me desaconselharam fazer isto!!

Comecei fazendo um Starlite, que por sinal voou muito mal por erros comuns de iniciante, como incidência, e desalinhamento de leme e profundor... vôo 5 segundos....kkkkkkkkkkkk




Já que você parece um cara realmente interessado em iniciar corretamente acho que vale a pena te ajudar e não apenas dizer "pesquise que você acha".

Para entender "Carga Alar" primeiro você tem que entender umas outras coisinhas, então vamos do começo:

Envergadura da Asa = O comprimento da asa
Corda da Asa = Largura da asa
Área Alar = A área da asa, basta calcular como fazemos na geometria da escola, se a asa for um retângulo comun é só multiplicar ComprimentoxLargura que achamos a área alar.

Um desenho de exemplo para facilitar as coisas:

[img:405d6d723d]http://uploadeimagem.com.br/out.php/i44190_cessna2.gif[/img:405d6d723d]

Perceba que na imagem a asa tem duas partes Retangulares e duas parte Trapezoidais, e ele calcula essas uma Retangular e uma Trapezoidal depois multiplica por 2x porque os 2 lados da asa são iguais!


Depois de descobrirmos o que é uma "Área Alar" fica fácil achar a tal da "Carga Alar"

Carga Alar = Peso do aeromodelo dividido pela "Área alar", geralmente usamos gramas(g) para peso e dm²(decímetros quadrados) para a área.


Então um aeromodelo de 1 metro de envergadura, 19cm de corda, pesando 540g, asa retangular, fica assim:

Área Alar = Envergadura * Corda

Área Alar = 10dm*1.9dm (transformei 1metro e 19cm para decímetros)

Área Alar = 19dm²

Carga Alar = Peso/Área Alar

Carga alar = 540g/19dm²

Carga Alar = 28,42g/dm²


Essas medidas que simulei ai, é exatamente o peso, a envergadura e a corda do meu Stick feito com aquela planta ali que você gostou.

28g/dm² é uma carga alar até boa para um aeromodelo treinador que tem boa sustentação e motor de sobra. O aeromodelo não fica "tão lento" quanto outros, mas dá pra voar tranquilo se iniciar com ajudar.

O ideal para aeromodelos da classe "Park flyer" é mais ou menos uma Carga Alar de 17g/dm² até uns 24g/dm² com Perfil Alar de bastante sustentação.


Se você não entendeu alguma palavra que eu escrevi aqui, basta dar uma olhadinha no "Glossário" aqui:

http://e-voo.com/glossario


Se não achar no Glossário, basta digitar o que quer saber ali na caixa do canto superior esquerdo ontem tem o simbolo do google e clicar em "Procurar".


Bem vindo ao aeromodelismo e boa sorte.

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Mensagempor Gustavo Murad » 05 Jul 2011 18:11

[quote:7af41ea39c="FerreirAero"]Essa balança presta?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180460329-mini-balanca-digital-alta-preciso-escala-01-gr-ate-500-gr-_JM[/quote:7af41ea39c]

Prestar presta.....

Porém ela só mede até 500g, e muitos aeromodelos comuns como Scouts, Stick, Cessnas, etc.... passam de 500g.

Existem balanças "de cozinha" mais baratas que essa que medem até 7kg, procura ai no google que você acha...

Em tempo, essas balanças de "precisão" ai são muito usadas para pesar material ilícito e não aeromodelos!!!

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Mensagempor FerreirAero » 06 Jul 2011 14:59

[quote:46c6e2707d="Gustavo Murad"]FerreirAero,

Resgatou uma mensagem minha lá de 2005 heim!!! uahuahuahuauhahu

Paro pra pensar e imagino que tenho 6 anos no aeromodelismo!! Até um tempinho bom!!

Para quem ficou curioso eu NÃO INICIEI COM NENHUM AEROMODELO DO MERCADO LIVRE!!!

E até hoje sou grato a todos do fórum que me desaconselharam fazer isto!!

Comecei fazendo um Starlite, que por sinal voou muito mal por erros comuns de iniciante, como incidência, e desalinhamento de leme e profundor... vôo 5 segundos....kkkkkkkkkkkk




Já que você parece um cara realmente interessado em iniciar corretamente acho que vale a pena te ajudar e não apenas dizer "pesquise que você acha".

Para entender "Carga Alar" primeiro você tem que entender umas outras coisinhas, então vamos do começo:

Envergadura da Asa = O comprimento da asa
Corda da Asa = Largura da asa
Área Alar = A área da asa, basta calcular como fazemos na geometria da escola, se a asa for um retângulo comun é só multiplicar ComprimentoxLargura que achamos a área alar.

Um desenho de exemplo para facilitar as coisas:

[img:46c6e2707d]http://uploadeimagem.com.br/out.php/i44190_cessna2.gif[/img:46c6e2707d]

Perceba que na imagem a asa tem duas partes Retangulares e duas parte Trapezoidais, e ele calcula essas uma Retangular e uma Trapezoidal depois multiplica por 2x porque os 2 lados da asa são iguais!


Depois de descobrirmos o que é uma "Área Alar" fica fácil achar a tal da "Carga Alar"

Carga Alar = Peso do aeromodelo dividido pela "Área alar", geralmente usamos gramas(g) para peso e dm²(decímetros quadrados) para a área.


Então um aeromodelo de 1 metro de envergadura, 19cm de corda, pesando 540g, asa retangular, fica assim:

Área Alar = Envergadura * Corda

Área Alar = 10dm*1.9dm (transformei 1metro e 19cm para decímetros)

Área Alar = 19dm²

Carga Alar = Peso/Área Alar

Carga alar = 540g/19dm²

Carga Alar = 28,42g/dm²


Essas medidas que simulei ai, é exatamente o peso, a envergadura e a corda do meu Stick feito com aquela planta ali que você gostou.

28g/dm² é uma carga alar até boa para um aeromodelo treinador que tem boa sustentação e motor de sobra. O aeromodelo não fica "tão lento" quanto outros, mas dá pra voar tranquilo se iniciar com ajudar.

O ideal para aeromodelos da classe "Park flyer" é mais ou menos uma Carga Alar de 17g/dm² até uns 24g/dm² com Perfil Alar de bastante sustentação.


Se você não entendeu alguma palavra que eu escrevi aqui, basta dar uma olhadinha no "Glossário" aqui:

http://e-voo.com/glossario


Se não achar no Glossário, basta digitar o que quer saber ali na caixa do canto superior esquerdo ontem tem o simbolo do google e clicar em "Procurar".


Bem vindo ao aeromodelismo e boa sorte.[/quote:46c6e2707d]

Você é um PROFESSOR de aeromodelismo.
Entendi tudo, caro Gustavo.

Muito obrigado pelas explicações...!
Ah! Vou procurar essas balanças de cozinha.

Outra coisa, em vez de palitos de sorvete, estou pensando em fazer o diedro como o Renan Augusto fez com seu Scout de bandejinhas. O que acha? Achei bem mais simples colocar aquela longarina (protetor de fios) que colocar várias nervuras...!
Acha que ficará resistente?

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Mensagempor FerreirAero » 06 Jul 2011 15:02

Veja como o Renan fez: Quero fazer exatamente assim, pois acho bem mais fácil!

[img:613ecc81a8]http://www.e-voo.com/forum/files/dsc03805_756.jpg[/img:613ecc81a8]

[img:613ecc81a8]http://www.e-voo.com/forum/files/dsc03819_162.jpg[/img:613ecc81a8]

[img:613ecc81a8]http://www.e-voo.com/forum/files/dsc03825_856.jpg[/img:613ecc81a8]

[img:613ecc81a8]http://www.e-voo.com/forum/files/dsc03832_908.jpg[/img:613ecc81a8]

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Mensagempor Gustavo Murad » 06 Jul 2011 18:26

Pode fazer assim sem problemas!!

Eu usava palitos de churrasco de madeira, mas depois de ter 2 asas partindo no ar por causa dos palitos não aguentarem os esforços da asa eu decidi passar logo para a fibra de vidro!

Porém a canaleta também é muito boa para longarina!

Porém não aconselho fazer desse jeito ai que foi mostrado!!

Porque ?

Simples, porque pode ser que a asa não fique com um perfil muito bom, já vi vários iniciantes acabarem com um perfil de asa "simétrico" por tentarem usar canaleta.

Mesmo os que conseguem um perfil de asa "plano-convexo" usando a canaleta, pode ser que com o tempo a asa vá se tornando "simétrica" devida a deformação do Depron.

Nessas fotos que você enviou por exemplo o bordo de ataque não está bom, está muito fino e não arredondado.




O que daria para fazer com a canaleta é: Cortar os perfis exatos que você quer (exemplo Clark-Y) e usar a canaleta só como longarina mesmo, passando por dentro dos perfis!!

Se não entendeu o que eu falei pode falar que eu faço um desenho pra você mais ou menos o que seria.

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Mensagempor FerreirAero » 07 Jul 2011 11:04

[quote:6d1727fca8="Gustavo Murad"]Pode fazer assim sem problemas!!

Eu usava palitos de churrasco de madeira, mas depois de ter 2 asas partindo no ar por causa dos palitos não aguentarem os esforços da asa eu decidi passar logo para a fibra de vidro!

Porém a canaleta também é muito boa para longarina!

Porém não aconselho fazer desse jeito ai que foi mostrado!!

Porque ?

Simples, porque pode ser que a asa não fique com um perfil muito bom, já vi vários iniciantes acabarem com um perfil de asa "simétrico" por tentarem usar canaleta.

Mesmo os que conseguem um perfil de asa "plano-convexo" usando a canaleta, pode ser que com o tempo a asa vá se tornando "simétrica" devida a deformação do Depron.

Nessas fotos que você enviou por exemplo o bordo de ataque não está bom, está muito fino e não arredondado.




O que daria para fazer com a canaleta é: Cortar os perfis exatos que você quer (exemplo Clark-Y) e usar a canaleta só como longarina mesmo, passando por dentro dos perfis!!

Se não entendeu o que eu falei pode falar que eu faço um desenho pra você mais ou menos o que seria.[/quote:6d1727fca8]

Hum... acho que entendi! Mas não ficaria muito complicado passar a canaleta por dentro daqueles perfis todos? O que me diz da asa tipo "casquinha" (tipo a asa do Slow Stick) ? Teve uma pessoa aqui do fórum que fez e disse que ficou boa...

Outra coisa... depois da construção do avião, vou adquirir a eletrônica (motor, ESC, Bateria, Carregador e Servos). Será que você poderia me ajudar com isso?

Pesquisei aqui no fórum e vi que você não gosta muito da qualidade do carregador IMAX B6-AC (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6478)... justamente este que eu estava pensando em comprar. Queria um carregador que ligasse na TOMADA 110/220V, pois eu não tenho como carregar em bateria de carro e também não sei mexer em fonte de computador. Ou seja, só tenho esta opção mesmo: ligar na tomada > carregar > voar. Além disso, li os reviews do HobbyKing.com e praticamente todo mundo deu "5 coroas" para este carregador, falando bem dele.

O que você me indicaria neste caso, meu caro?
Você tem experiência e deve conhecer um bom carregador para ligar na tomada, acredito eu. :)
Não vou usar nenhuma super bateria também...! Vai ser uma LiPo Hyperion G3 1900-2200mhA mesmo. Será que vai ficar muito pesado pro meu Aero? Talvez uma 1600mhA seja melhor... qual a sua opinião?

Obrigado por tudo, meu camarada! Você está me ajudando MUITO a cada resposta!

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Mensagempor FerreirAero » 08 Jul 2011 14:11

???

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Mensagempor Renan Augusto » 08 Jul 2011 22:23

E aí Ferreira, tudo certo?

Pois então, em relação a asa de canaleta concordo com tudo que o amigo Gustavo falou em relação ao perfil. Mas veja bem minha experiencia com esse tipo de asa, estou parado faz muuito tempo, mas todas elas estão aqui, intactas, do jeito que as montei. Muitos amigos do forum também conseguiram excelentes resultados com esse tipo de montagem utilizando longarinas de diferentes tipos de material. O grande problema é o que o Gustavo falou em relação ao perfil, sendo feito no olho e no achometro mesmo, o que não seria muito interessante né.. rs

Eu optei por esse tipo de montagem, pela praticidade, resistência e bons resultados que consegui com esse modelinho safado! Na minha opinião vale a tentativa, no tópico mesmo o aproveitamento de iniciantes felizes é de 100% se não me engano e o pai da criaça aqui mesmo depois de anos fica maravilhado do modelo ter ajudado tanta gente a entrar no hobby!

Olha, não sei quais modelos você pretende montar, quanto quer gastar e onde quer chegar no hobby. No meu caso estou voltando agora, depois de anos parado, pretendo comprar uma eletronica básica mesmo: motor 2822, ESC 20A, 3 servos 9grs, bateria 1300mah e voltar a voar meus modelinhos de bandejinhas que é o que me deixava satisfeito.. é como eu te falei, tudo depende de quanto pode gastar e onde quer chegar...

Uma dica que deixo pra você, leia, leia, leia e quando achar que ja sabe alguma coisa, leia mais um pouco!

Boa sorte!

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Mensagempor Rickremers » 10 Jul 2011 19:20

Falou e disse!!! Eu mesmo estou voando com um 2º scout (by Renan) show de bola pra aprender!!!

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Mensagempor FerreirAero » 11 Jul 2011 10:26

[quote:171bb65b4b="Renan Augusto"]E aí Ferreira, tudo certo?

Pois então, em relação a asa de canaleta concordo com tudo que o amigo Gustavo falou em relação ao perfil. Mas veja bem minha experiencia com esse tipo de asa, estou parado faz muuito tempo, mas todas elas estão aqui, intactas, do jeito que as montei. Muitos amigos do forum também conseguiram excelentes resultados com esse tipo de montagem utilizando longarinas de diferentes tipos de material. O grande problema é o que o Gustavo falou em relação ao perfil, sendo feito no olho e no achometro mesmo, o que não seria muito interessante né.. rs

Eu optei por esse tipo de montagem, pela praticidade, resistência e bons resultados que consegui com esse modelinho safado! Na minha opinião vale a tentativa, no tópico mesmo o aproveitamento de iniciantes felizes é de 100% se não me engano e o pai da criaça aqui mesmo depois de anos fica maravilhado do modelo ter ajudado tanta gente a entrar no hobby!

Olha, não sei quais modelos você pretende montar, quanto quer gastar e onde quer chegar no hobby. No meu caso estou voltando agora, depois de anos parado, pretendo comprar uma eletronica básica mesmo: motor 2822, ESC 20A, 3 servos 9grs, bateria 1300mah e voltar a voar meus modelinhos de bandejinhas que é o que me deixava satisfeito.. é como eu te falei, tudo depende de quanto pode gastar e onde quer chegar...

Uma dica que deixo pra você, leia, leia, leia e quando achar que ja sabe alguma coisa, leia mais um pouco!

Boa sorte![/quote:171bb65b4b]

Vou montar um seguindo o seu tutorial! Gostei muito!

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Mensagempor Gustavo Murad » 11 Jul 2011 18:21

Particularmente não vejo dificuldade nenhuma em "passar a canaleta por tantos perfis"

Basta criar um "buraco" do tamanho e formato exato da canaleta nos perfis, assim como é feito nas asas de balsa para que as longarinas encaixem.

Além de ficar com um perfil mais próximo do real e ser capaz de ter noção melhor do vôo e da motorização ainda dá pra fazer asas com perfis diferentes e testar como as diferenças de perfis mudam o vôo na prática!!

Isso é muito legal, ter 3 asas com perfis bem diferentes para um mesmo aeromodelo e testar qual é mais lento, mais estola mais fácil, quando se comporta melhor no vento, etc....

Aeromodelismo é paciência, se a pessoa não tiver paciência pra cortar uma dúzia de perfis e fazer buraquinhos para passar a longarina melhor nem mexer com aeromodelismo...

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Mensagempor FerreirAero » 12 Jul 2011 08:47

[quote:3ba6513ce2="Gustavo Murad"]Particularmente não vejo dificuldade nenhuma em "passar a canaleta por tantos perfis"

Basta criar um "buraco" do tamanho e formato exato da canaleta nos perfis, assim como é feito nas asas de balsa para que as longarinas encaixem.

Além de ficar com um perfil mais próximo do real e ser capaz de ter noção melhor do vôo e da motorização ainda dá pra fazer asas com perfis diferentes e testar como as diferenças de perfis mudam o vôo na prática!!

Isso é muito legal, ter 3 asas com perfis bem diferentes para um mesmo aeromodelo e testar qual é mais lento, mais estola mais fácil, quando se comporta melhor no vento, etc....

Aeromodelismo é paciência, se a pessoa não tiver paciência pra cortar uma dúzia de perfis e fazer buraquinhos para passar a longarina melhor nem mexer com aeromodelismo...[/quote:3ba6513ce2]

É verdade... é verdade...!

=) Quero fazer isso... algumas asas diferentes, pra poder testar a qualidade do voo...! =) Gustavo, e sobre o carregador? Você me indica algum que venha com fonte 110/220v ???


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