Troca de cristal do TX RX

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
felipeghiggi
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Set 12, 2011 5:42 pm

Troca de cristal do TX RX

Mensagem por felipeghiggi »

Olá amigos do e-voo, tenho uma duvida que sei que vocês podrão me ajudar, seguinte, eu e um amigo meu estamos iniciando no aeromodelismo, portanto compramos dois aviões Cessna 150 vulgo "Cessna TW 747" hehe... :roll: sei que não é um aeromodelo de qualidade, mas para começar investindo pouco e depois trocarei a eletronica dele aos poucos, porém a minha duvida é a seguinte, tanto o meu aeromodelo quanto do meu amigo vieram com os cristais na mesma frequencia, portanto não podemos voar juntos ao mesmo tempo, alguém poderia me axuliar e me indicar algum site em que tenha estes cristais compativeis com estes aeromodelos e radios q vieram juntos para um de nós mudar a frequencia? :D
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

coloque o modelo do radio, isso ajudaria.
Avatar do usuário
felipeghiggi
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Set 12, 2011 5:42 pm

Modelo do rádio

Mensagem por felipeghiggi »

Amigo, o rádio é xing ling sabe, mas o modelo que esta escrito nele é Lanyu Model, se precisarem de uma foto dele é este:
[img:45f558ca5f]http://i6.photobucket.com/albums/y245/nluther/Models/Lanyu%20radio/DSCF0850.jpg[/img:45f558ca5f]

Desde já agradeço e aguardo a ajuda de vocês, forte abraço. :D
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

pelo que vi na foto, cristal na frequencia de 35 Mhz vc não vai encontrar, essa frequencia não é nem homologada para uso em aeromodelos, as únicas que são homologadas no Brasil são de 72 Mhz para aeromodelos e 75Mhz para modelos de superfície, esse cristal vc não vai encontrar no Brasil. Lembrando que vc teria que comprar o par, transmissor e receptor.
Boa sorte!
Avatar do usuário
felipeghiggi
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Set 12, 2011 5:42 pm

Mensagem por felipeghiggi »

Amigo, esta foto não é do meu Radio, eu só coloquei para identificarem o tamanho do cristal e tipo de radio, meu radio é 72mhz e o canal do cristal que veio nele é o 25, alguma sugestão para trocar o canal e que cristal devo comprar??
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

[quote:17d7d2c5dd="felipeghiggi"]Amigo, esta foto não é do meu Radio, eu só coloquei para identificarem o tamanho do cristal e tipo de radio, meu radio é 72mhz e o canal do cristal que veio nele é o 25, alguma sugestão para trocar o canal e que cristal devo comprar??[/quote:17d7d2c5dd]po, nunca ia adivinhar... bom verifique se o cristal é AM ou FM, a troca nesse caso é tranquila, pode troca em algum canal próximo a ele, não precisa nem recalibrar o radio. Agora, vai ter que ir atrás do cristal, verifique com algum fornecedor, procure o par de cristais, boa sorte. Mas agora tá tranquilo...
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141
Avatar do usuário
felipeghiggi
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Set 12, 2011 5:42 pm

Mensagem por felipeghiggi »

[quote:fe64a9972e="roberto.mazza"][quote:fe64a9972e="felipeghiggi"]Amigo, esta foto não é do meu Radio, eu só coloquei para identificarem o tamanho do cristal e tipo de radio, meu radio é 72mhz e o canal do cristal que veio nele é o 25, alguma sugestão para trocar o canal e que cristal devo comprar??[/quote:fe64a9972e]po, nunca ia adivinhar... bom verifique se o cristal é AM ou FM, a troca nesse caso é tranquila, pode troca em algum canal próximo a ele, não precisa nem recalibrar o radio. Agora, vai ter que ir atrás do cristal, verifique com algum fornecedor, procure o par de cristais, boa sorte. Mas agora tá tranquilo...[/quote:fe64a9972e]

Olá amigo, obrigado pela ajuda, vou colocar uma foto que tirei do meu radio e do meu receptor mostrando cristal, canal e frequencia, ele é FM, se puder me indicar um site que tenha o par deste cristal agradeço e muito, abração!

[img:fe64a9972e]http://i1221.photobucket.com/albums/dd461/felipeghiggi/Cessna/23092011426.jpg[/img:fe64a9972e]

[img:fe64a9972e]http://i1221.photobucket.com/albums/dd461/felipeghiggi/Cessna/23092011425.jpg[/img:fe64a9972e]

[img:fe64a9972e]http://i1221.photobucket.com/albums/dd461/felipeghiggi/Cessna/23092011424.jpg[/img:fe64a9972e]
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:161a568e2f="roberto.mazza"][quote:161a568e2f="felipeghiggi"]Amigo, esta foto não é do meu Radio, eu só coloquei para identificarem o tamanho do cristal e tipo de radio, meu radio é 72mhz e o canal do cristal que veio nele é o 25, alguma sugestão para trocar o canal e que cristal devo comprar??[/quote:161a568e2f]po, nunca ia adivinhar... bom verifique se o cristal é AM ou FM, a troca nesse caso é tranquila, pode troca em algum canal próximo a ele, não precisa nem recalibrar o radio. Agora, vai ter que ir atrás do cristal, verifique com algum fornecedor, procure o par de cristais, boa sorte. Mas agora tá tranquilo...[/quote:161a568e2f]

Do RX até dá, mas do TX dificilmente é compatível.

Por exemplo, cristal Futaba não serve em Hitec nem JR...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... precisa colocar o TX em um osciloscópio e verificar se o cristal está cortado na frequência central ou em algum harmônico. Pra piorar precisa ver se o corte é transversal ou paralelo. Só ai é que dá pra mandar cortar outro em uma frequência acima ou abaixo.
E pra mandar cortar precisa ser em um lugar que saiba fazer.... a ultima vez me custou 50 pila.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

[quote:b9e39c1714="Marco Antonio"]... precisa colocar o TX em um osciloscópio e verificar se o cristal está cortado na frequência central ou em algum harmônico. Pra piorar precisa ver se o corte é transversal ou paralelo. Só ai é que dá pra mandar cortar outro em uma frequência acima ou abaixo.
E pra mandar cortar precisa ser em um lugar que saiba fazer.... a ultima vez me custou 50 pila.[/quote:b9e39c1714]CARACA!!! complicou... toma um Dreher...
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141
Responder