Aviao resgatado da arvore depois de uma chuva

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Mostarda
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 3:34 pm
Localização: São Paulo - SP

Aviao resgatado da arvore depois de uma chuva

Mensagem por Mostarda »

Pessoal

Perdi o meu aviao em uma arvore de 15 metros, ele ficou um dia na chuva e foi resgatado hoje quando eu ja tinha dado como perdido por um pessoa insana que nem sei como conseguiu.

A minha duvida e o que fazer agora, o ESC e o receptor parecem nao ter visto agua, o compartimento estava bem fechado e intacto, o motor com certeza pegou muita agua porque choveu forte.
A bateria eu ja perdi correto? Melhor nem tentar carregar ? O resto eu ligo tudo normalmente para ver se funciona ? Tenho medo de ter alguma agua e quando eu ligar torrar de vez tudo. O que voces fariam ?

Obrigado pela ajuda.
Avatar do usuário
leandro.ifpb
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Dom Nov 07, 2010 8:47 pm
Localização: Guanambi-BA

Mensagem por leandro.ifpb »

Olha cara... nem tudo esta perdido

Motor não tem problemas de ter levado muita água, claro que será necessário fazer uma nova lubrificação, mas eletricamente falando a água não estragou.

ESC >>> este sim você deve ter muito cuidado, nem pense em ligar se ele estiver com umidade. Certifique-se de que o mesmo esteja seco, antes de ligar

RECEPTOR >>> também verifique se o mesmo tem umidade, para secar abra-o e ponha pra secar um pouco ao sol e em local arejado

BATERIA >>> provavelmente descarregou, verifique o voltagem das células e veja a possibilidade de recarregar.

Depois de tudo verificado faça um teste ligando toda a eletrônica... de todos os ítens o maior problema com a água é o ESC.
Avatar do usuário
vhmf
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Sex Jan 28, 2011 8:55 pm
Localização: Curitiba - Pr

Mensagem por vhmf »

Ja conteceu de deixar a janela do quarto aberta e chover no meu notebook, molhar muito, de sair agua por todos os buracos. Desmontei e coloquei tudo pra secar na secadora de roupa. Funcionou, acredito que se deu certo pra um computador, muito mais complexo, com um esc e receptor não deve ter problema, pode usar um secador de cabelo também.
Avatar do usuário
leandro.ifpb
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Dom Nov 07, 2010 8:47 pm
Localização: Guanambi-BA

Mensagem por leandro.ifpb »

[quote:678407a076="vhmf"]Ja conteceu de deixar a janela do quarto aberta e chover no meu notebook, molhar muito, de sair agua por todos os buracos. Desmontei e coloquei tudo pra secar na secadora de roupa. Funcionou, acredito que se deu certo pra um computador, muito mais complexo, com um esc e receptor não deve ter problema, pode usar um secador de cabelo também.[/quote:678407a076]

tem que ter cuidado.... o secador de cabelo pode derretar a solda e acabar removendo alguns componentes...

tem que dosar o calor a ser utilizado pra não piorar ainda mais as coisas.
Avatar do usuário
3Dvoo
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Ter Out 12, 2010 9:01 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por 3Dvoo »

Amigos eu acho bom lavar com Álcool isopropílico e secar bem antes de usar.
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 975
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

Mostarda, não use nenhuma fonte de calor para secar a sua eletrônica, deixe-as secar ao natural, e por alguns dias, o calor danifica, pois alguns componentes tem a temperatura controlada, até mesmo em sua fabricação.
Já a bateria, por que acha que perdeu? Foram só alguns dias com o modelo parado, e se ela não se molhou, não tem problema, mas não a recarregue ainda, espere ela ficar seca por completo, ao natural.
O motor, é como o Leandro disse, é questão de lubrificação.
Não seja apressado, não use calor para secar sua eletrônica, a água evapora dia mais dia, não se preocupe!
Josemilton
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Set 25, 2011 12:23 pm
Localização: Cambuci-RJ

Mensagem por Josemilton »

O melhor método é desmontar a eletronica e deixar secar ao ar livre ! O calor excessivo pode danificar os equipamentos!
Avatar do usuário
vhmf
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Sex Jan 28, 2011 8:55 pm
Localização: Curitiba - Pr

Mensagem por vhmf »

[quote:1decc79933="Nino"]Mostarda, não use nenhuma fonte de calor para secar a sua eletrônica, deixe-as secar ao natural, e por alguns dias, o calor danifica, pois alguns componentes tem a temperatura controlada, até mesmo em sua fabricação.
J[/quote:1decc79933]

[quote:1decc79933="leandro.ifpb"]tem que ter cuidado.... o secador de cabelo pode derretar a solda e acabar removendo alguns componentes...[/quote:1decc79933]

É apenas um secador de cabelo, não um soprador térmico, a temperatura não vai derreter solda nem queimar nada, claro, use o bom senso de não colocar o secador a 1cm da eletronica... eu prefiro secar o mais rápido possivel para evitar alguma oxidação na placa, mas... fica a seu critério, eu já fiz isso 2 vezes e não tive problema.[/code]
Vitor
Mostarda
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 3:34 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Mostarda »

Valeu pessoal.

Vou seguir as dicas e esperar uns dias para ter certeza que esta sem nada de agua. Uma vez um celular meu caiu no vaso sanitario, deixei ele dentro do carro por 3 dias no 4 dia eu liguei normalmente, funcionou por um bom tempo.

Desta vez vou seguir as orientacoes e deixar tudo em um canto tomando vento, a ideia do alcool 100% eu ja tinha lido mas tambem acho arriscado. Nao queria perder o receptor que e um Futaba, fiquei assustado com o valor de um novo.

Muito obrigado pela ajuda.
Pezaomarechal
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Out 14, 2010 12:31 pm
Localização: SP - SP

Mensagem por Pezaomarechal »

Pessoal

Vamos com calma nas afirmações aí,

Quem disse que o contato com água danifica componentes eletrônicos instantaneamente ?
o problema é se ao começar a chuva , a bateria ainda tinha carga e se o
receptor estava ligado, ou dando comando, o que voce fez quando
começou a chover?



Voce disse que o receptor e esc não molharam, ótimo, abra eles para conferir
se não tem umidade, se tiver, PODE sim usar secador de cabelo e até um soprador
(com bom senso claro).Não vai derreter solda nenhuma nem estragar nada até
uns 60 celcius ,apenas cuidado com termo retrátil e fiação!! Mas no meu caso, uso
AR comprimido também!


Se voce ficar esperando a umidade sair por si só, antes disso ela vai provocar a
oxidação das partes metálicas dos componentes, ai sim já era...


Motor BL já ví funcionar até imerso em líquidos (já que não há contato além do
rolamento).

A bateria sim pode ser um problema, NÂO use calor nela, apenas ar, e meça
pelo cabo balanceador a tensão de cada célula, se tiver ok, teste.

Caso a eletrônica estava "off" quando começou a chover, a chances são enormes!

Poste resultados

Abraços
" O ignorante afirma, o sábio duvida, o gênio reflete...." O.W.
Responder