Suporte para Início no Hobby - Fábio - Campo Grande - MS !!!

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
dbar1970
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Seg Set 21, 2009 8:40 am
Localização: Jandaia do Sul/PR

Mensagem por dbar1970 »

[quote:9964fc3f15="fabionetbr1"]Gabriel , pelo que tive vendo esse cortador nao deve ser dificil de fazer, mas ainda nao tive oportunidade de tentar, mas nos tutoriais dá pra ver que é basicamente um fio que quando eletrificado na voltagem correta vai ficar aquecido e oferecer boa condiçao para corte do isopor, vou ver se é possivel fazer com um outro fio, ja que este fio é dificil na nossa cidade ![/quote:9964fc3f15]

Teste o fio de aço que é usado em cercas elétricas, instaladas em muros. Tenho um arco com esse fio. corta lento mas funciona. Um detalhe é que uso uma fonte especifica p/ cortador de isopor postada aqui no fórum, feita a partir de um transformador de 24v com 2A e mais alguns componentes.
Teste também fio da resistência de secador de cabelos. Estique-o e alinhe-o.
Avatar do usuário
vinicius n. nepomuceno
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Qua Jan 20, 2010 11:58 am

Mensagem por vinicius n. nepomuceno »

Caro Fabio,

Escute as orientações/sugestões do colega aeromodelista, entusiasta e construtor Pedro Guilherme, experiente no ramo, que sugeriu um kit básico ( o mesmo com o qual eu aprendi a voar , só que o meu possuía ailerons que são bem simples de agregar ao mesmo) o DOCA sp um excelente e muito querido fornecedor de peças com certeza vai te ajudar a escolher uma eletrônica básica para o seu começo. Não se desespere, não é nada cheio de mistérios, "debulhe" os tópicos do e-voo como se fosse uma bíblia; com certeza você vai se instruir bem rápido e não vai achar difícil uma restauração do seu modelo ou ainda a adaptação dos ailerons com um cabo Y e dois servos a mais no Kit do Pedro Guilherme.
Qualque dúvida pergunte nos tópicos, ou se preferir, por MP ...

Um abração,
fica com Deus !!! 8)
fabionetbr1
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Qui Out 27, 2011 2:52 pm
Localização: campo grande - ms

Mensagem por fabionetbr1 »

[quote:0128bccab8="dbar1970"][quote:0128bccab8="fabionetbr1"]Gabriel , pelo que tive vendo esse cortador nao deve ser dificil de fazer, mas ainda nao tive oportunidade de tentar, mas nos tutoriais dá pra ver que é basicamente um fio que quando eletrificado na voltagem correta vai ficar aquecido e oferecer boa condiçao para corte do isopor, vou ver se é possivel fazer com um outro fio, ja que este fio é dificil na nossa cidade ![/quote:0128bccab8]

Teste o fio de aço que é usado em cercas elétricas, instaladas em muros. Tenho um arco com esse fio. corta lento mas funciona. Um detalhe é que uso uma fonte especifica p/ cortador de isopor postada aqui no fórum, feita a partir de um transformador de 24v com 2A e mais alguns componentes.
Teste também fio da resistência de secador de cabelos. Estique-o e alinhe-o.[/quote:0128bccab8]

Em situações onde há a necessidade de adquirir e incluir muito mais material alem do fio cortador, (ex. fonte, um secador de cabe bom ) acaba tornando se mais vantajosa a aquisição do cortador pronto (digo em valores de r$), corrija me se eu estiver errado.

O uso do fio de cerca elétrica, seria ideal , se esse fio pudesse ser adquirido em pequena quantidade (só pode ser adquiriro ao rolo), ou se tiver disponibilidade do mesmo(ao retalhos, usado), caso contrario nao pode ser considerada uma opçao,

De qualquer forma obrigado pela dica e novas dicas sao muito bem vindas !

O uso do fio de cerca elétrica seria ideal e
fabionetbr1
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Qui Out 27, 2011 2:52 pm
Localização: campo grande - ms

Mensagem por fabionetbr1 »

[quote:cf513060f9="vinicius n. nepomuceno"]Caro Fabio,

Escute as orientações/sugestões do colega aeromodelista, entusiasta e construtor Pedro Guilherme, experiente no ramo, que sugeriu um kit básico ( o mesmo com o qual eu aprendi a voar , só que o meu possuía ailerons que são bem simples de agregar ao mesmo) o DOCA sp um excelente e muito querido fornecedor de peças com certeza vai te ajudar a escolher uma eletrônica básica para o seu começo. Não se desespere, não é nada cheio de mistérios, "debulhe" os tópicos do e-voo como se fosse uma bíblia; com certeza você vai se instruir bem rápido e não vai achar difícil uma restauração do seu modelo ou ainda a adaptação dos ailerons com um cabo Y e dois servos a mais no Kit do Pedro Guilherme.
Qualque dúvida pergunte nos tópicos, ou se preferir, por MP ...

Um abração,
fica com Deus !!! 8)[/quote:cf513060f9]


Vinicius

Obrigado pela dica, almejo mesmo um kit com aileróns para começar , tal como vc teve a oportunidade, rs, pois aprecio a mecanica do aviao, e quero disfrutar da mesma em , voo, mesmo assim obrigado pelo toque.

E quanto aos tópicos, percebi mesmo que devido a colaboração de colegas experientes, tem muita informaçao valiosa que pode nos tirar da escuridaçao da falta de informaçao desse hobby e nos ajudar a dar os primeiros passos.

Quero te perguntar, como faço para encontrar esse colega que vc citou (DOCA ), confesso que ainda estou me afeiçoando com as ferramentas do forum, e nao tenho ainda toda experiencia para usar todos os recursos que ele oferece !

Abraço e mais uma vez obrigado.

ps
( se tiver aí nos arquivos uma planta que me sugira, pode mandar que to aceitando sugestoes de plantas )
prb_silva
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Sex Jun 18, 2010 11:31 pm
Localização: Campo Grande-MS

Mensagem por prb_silva »

[quote:1326389cdb="fabionetbr1"][quote:1326389cdb="fabionetbr1"][quote:1326389cdb="prb_silva"][quote:1326389cdb="fabionetbr1"]Gabriel , pelo que tive vendo esse cortador nao deve ser dificil de fazer, mas ainda nao tive oportunidade de tentar, mas nos tutoriais dá pra ver que é basicamente um fio que quando eletrificado na voltagem correta vai ficar aquecido e oferecer boa condiçao para corte do isopor, vou ver se é possivel fazer com um outro fio, ja que este fio é dificil na nossa cidade ![/quote:1326389cdb]
Fabio, quanto ao fio para o cortador, eu uso arame de encastoar anzol. Compro em lojas de material para pesca. Tambem ja usei corda de guitarra a mais fina, mas ela não aguenta muito aquecimento e arrebenta. Já vi falar que usam tambem arame de cerca elétrica, mas nunca testei.[/quote:1326389cdb]Puxa, boa dica hein do arame, esse sim é facil de encontrar aqui em campo grande, será que encontro planta deste stick por aqui, vou procurar hein ![/quote:1326389cdb] Esse cortador com fio de encastoar anzol! vc usou que comprimento e quantos volts pra atingir uma boa temperatura, penso em usar uma fonte de computador, a 5v ou a 12 volts sem dimmer, para diminuir o custo ![/quote:1326389cdb]
Fabio, eu usei um cortador para asa de aproximadamente 60cm, porém coloquei garras no fio que sai da fonte e vou ajustando a temperatura conforme a necessidade. Uso uma fonte AT de computador antigo. Não uso nehum regulador, ligo direto nos fios que fornecem 11 a 12 volts. Quanto ao fio, não me lembro bem mas, acho que a medida é 26 awg.
A temperatura ideal você atinge com a pratica, pois se a temperatura for menor, então você diminui a velocidade de corte, a assim com a pratica fica bacana.
Decolar é opção, pousar é obrigação.
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

Fabio... Bem vindo ao Hobby.

Tambem atualmente estou morando em Campo-Grande porem um pouco afastado do Hobby pois Moro auqi so para estudar.

Mais se precisar de algum tipo de Ajuda na montagem, configuração de Radio ou explicação pode me ligar (estarei enviando tel e msn por MP)

Tambem sou Instrutor de Aeromodelos Glow e Eletrico Credenciado pela Cobra.

Se precisar de instrução para Voo so Falar comigo.


Sugestões:

* Kit para montar do Ugly Stick (Fica mais barato que Comprar depron e cortar)

* Eletronica:

Motor: 2822
ESC: 18-20A
Lipo: 1300-1800Mha 3s 20c
Servos: 4x HXT900
Conectores Gold 3,5mm
Conectores Deans

* Radio Turnigy 9X (Possibilidade de Voar qualquer tipo de Aero se trocado FW e Modulo)
Avatar do usuário
vinicius n. nepomuceno
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Qua Jan 20, 2010 11:58 am

Mensagem por vinicius n. nepomuceno »

Caro Fábio,
Mandei MP (mensagem particular) para você com celular e Email do DOCA SP (Haroldo)

Parece que voce já encontrou o suporte que precisava já que o Rafael se prontificou a te auxiliar ! e ainda melhor que mora na mesma cidade .

a eletronica sugerida é irrepreensível! básica, vai possibilitar ser usada em vários outros modelos ...

o aero sugerido é o mesmo que já indicamos : o Ugly stick o que vem a comprovar que é mesmo o "treinador basicão" seguem fotos do modelo com e sem ailerons e uma planta do mesmo!
Um abraço,
fica com Deus !!!


Modelo sem ailerons (acho que é o do Pedro Henrique) :
[img:e2fd68a42f]http://img89.imageshack.us/img89/5215/uglyss2012.jpg[/img:e2fd68a42f]

modelo com ailerons ( de outro anunciante)

[img:e2fd68a42f]http://img402.imageshack.us/img402/8978/bigphoto0c.jpg[/img:e2fd68a42f]

PLANTA:

[img:e2fd68a42f]http://img443.imageshack.us/img443/2904/dasuglysticktq5.jpg[/img:e2fd68a42f]
Avatar do usuário
vinicius n. nepomuceno
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Qua Jan 20, 2010 11:58 am

Mensagem por vinicius n. nepomuceno »

Ah !!!
se quiser mais fotos ou plantas pesquise " ugly stick" no Google (clique em "imagens") vão aparecer um montão !!!
abraços,
fica com Deus !!!
fabionetbr1
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Qui Out 27, 2011 2:52 pm
Localização: campo grande - ms

Mensagem por fabionetbr1 »

[quote:b8c7ec1bf2="vinicius n. nepomuceno"]Ah !!!
se quiser mais fotos ou plantas pesquise " ugly stick" no Google (clique em "imagens") vão aparecer um montão !!!
abraços,
fica com Deus !!![/quote:b8c7ec1bf2]

Vinicius, Só tenho a agradecer, vou estudar certinho essas plantas e ja avaliar, se faço ou compro o kit, grande abraço!, Mais uma vez muito obrigado
fabionetbr1
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Qui Out 27, 2011 2:52 pm
Localização: campo grande - ms

Mensagem por fabionetbr1 »

[quote:af7a1779fd="RafaelMq"]Fabio... Bem vindo ao Hobby.

Tambem atualmente estou morando em Campo-Grande porem um pouco afastado do Hobby pois Moro auqi so para estudar.

Mais se precisar de algum tipo de Ajuda na montagem, configuração de Radio ou explicação pode me ligar (estarei enviando tel e msn por MP)

Tambem sou Instrutor de Aeromodelos Glow e Eletrico Credenciado pela Cobra.

Se precisar de instrução para Voo so Falar comigo.


Sugestões:

* Kit para montar do Ugly Stick (Fica mais barato que Comprar depron e cortar)

* Eletronica:

Motor: 2822
ESC: 18-20A
Lipo: 1300-1800Mha 3s 20c
Servos: 4x HXT900
Conectores Gold 3,5mm
Conectores Deans

* Radio Turnigy 9X (Possibilidade de Voar qualquer tipo de Aero se trocado FW e Modulo)[/quote:af7a1779fd]

Rafael, só tenho a agradecer, vou te contactar no momento oportuno, grande abraço !
Responder