[quote:4887bdb7d6="huiotre"]Fim de tarde hoje, a chuva cessou... não aguentei e corri fazer o vôo de estréia.
Sem problemas de cg ou tendência, apenas trimagem básica.
Vôo tranquilo com menos de 1/2 motor. No pouso o trem de pouso acertou um cupinzeiro, é claro que ele tinha que esbarrar ali rsrs.. mas só soltou o trem.
Quanto à filmagem, foi feita pela minha irmã pra quem construi o avião, vou ensiná-la a pilotar. Quanto aos comentários dela no vídeo, não tenho culpa se a câmera tem áudio hauhau.
[url]http://www.youtube.com/watch?v=CYm-aP18ROM[/url]
[yt]CYm-aP18ROM[/yt]
Depois fiz outro vôo com algumas manobras básicas, vou postar depois junto com o primeiro vôo dela... ai a lenha vai ser certeira :o[/quote:4887bdb7d6]
Muito legal! Bem calmo. Dá até saudades de voar...
Parabéns.
Abs
Warne
Construção ScoutCessna passo-a-passo 100% e-voo
- warne
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Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
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Falta de pista, próximo de onde moro... :(
Abs
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ola gostaria de umas dicas sobre esse aeromodelo
como você fez o calculo do CG ?
fez algum reforço na parede de fogo?
qual a media que vc corto a ASA vc tem o perfil para me enviar ?
para que serve aquele fio que esta saido da asa para Calda trazeira ?
como calculo o lugar da trem do pouso ?
aguardo seu retorno
como você fez o calculo do CG ?
fez algum reforço na parede de fogo?
qual a media que vc corto a ASA vc tem o perfil para me enviar ?
para que serve aquele fio que esta saido da asa para Calda trazeira ?
como calculo o lugar da trem do pouso ?
aguardo seu retorno
- Farleytufao
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ola gostaria de umas dicas sobre esse aeromodelo
como você fez o calculo do CG ?
R: Normalmente 1/3 do B.A da asa
fez algum reforço na parede de fogo?
R: Normalmente sim, já que é onde motor vai preso e não gostariamos que ele sofra torções.
qual a media que vc corto a ASA vc tem o perfil para me enviar ?
R: Tanto esta quanto as outras perguntas voc~e encontra facilmente no forum usando o pesquisar lá em cima.
para que serve aquele fio que esta saido da asa para Calda trazeira ?
R: não é calda, é caUda, com U. provavelmente do seu receptor.
como calculo o lugar da trem do pouso ?
R: Isso é mais questão de lógica, se for triciclo, logo depois do GC no sentido da cauda, se for convencional, Antes do CG no sentido da Cauda.
como você fez o calculo do CG ?
R: Normalmente 1/3 do B.A da asa
fez algum reforço na parede de fogo?
R: Normalmente sim, já que é onde motor vai preso e não gostariamos que ele sofra torções.
qual a media que vc corto a ASA vc tem o perfil para me enviar ?
R: Tanto esta quanto as outras perguntas voc~e encontra facilmente no forum usando o pesquisar lá em cima.
para que serve aquele fio que esta saido da asa para Calda trazeira ?
R: não é calda, é caUda, com U. provavelmente do seu receptor.
como calculo o lugar da trem do pouso ?
R: Isso é mais questão de lógica, se for triciclo, logo depois do GC no sentido da cauda, se for convencional, Antes do CG no sentido da Cauda.
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
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Basicamente isso...
[quote:ce37cceb9a="LEANDROFURLAN"]ola gostaria de umas dicas sobre esse aeromodelo
como você fez o calculo do CG ?
fez algum reforço na parede de fogo?
qual a media que vc corto a ASA vc tem o perfil para me enviar ?
para que serve aquele fio que esta saido da asa para Calda trazeira ?
como calculo o lugar da trem do pouso ?
aguardo seu retorno[/quote:ce37cceb9a]
O cg dele ficou exatamente a 1/3 da corda do borde de ataque da asa, como padrao nos aeros. O ajuste depois fiz colocando a bateria um pouco para atras (atrasando o cg)
Veja as fotos, a parede é de madeira (encaixada no isopo ) e sim com reforço de palito de sorvete tambem de ambos os lados.
Asa: 1 m envergadura, 2cm de espessura. Perfil clark y, so procurar na internet ou aqui no forum o perfil.
O fio é do Rx, o radio usado é um futaba 72mhz.
Para este (e a maioria dos aeros) coloque o trem pouco à frente do cg. Neste caso ficou exatamente onde termina o cockpit e comeca o corpo (encaixe da asa).
Abs
como você fez o calculo do CG ?
fez algum reforço na parede de fogo?
qual a media que vc corto a ASA vc tem o perfil para me enviar ?
para que serve aquele fio que esta saido da asa para Calda trazeira ?
como calculo o lugar da trem do pouso ?
aguardo seu retorno[/quote:ce37cceb9a]
O cg dele ficou exatamente a 1/3 da corda do borde de ataque da asa, como padrao nos aeros. O ajuste depois fiz colocando a bateria um pouco para atras (atrasando o cg)
Veja as fotos, a parede é de madeira (encaixada no isopo ) e sim com reforço de palito de sorvete tambem de ambos os lados.
Asa: 1 m envergadura, 2cm de espessura. Perfil clark y, so procurar na internet ou aqui no forum o perfil.
O fio é do Rx, o radio usado é um futaba 72mhz.
Para este (e a maioria dos aeros) coloque o trem pouco à frente do cg. Neste caso ficou exatamente onde termina o cockpit e comeca o corpo (encaixe da asa).
Abs
- serginho_la
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- Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
- Localização: São Pedro/SP - 25
Huiotre, parabéns pela construção, não tinha visto seu tópico ainda, e posso afirmar que é a melhor construção de um ScoutCessna que eu já vi.
Só acho que seu trem de pouso ficou muito estreito, acredito que ficará instável em pousos, raspando as pontas das asas facilmente.
Estou montando um ScoutCessna para ser um rebocador de asas Zagis, e vou usar algumas das dicas suas que ainda não tinha implantado no projeto.
Para quem quiser uma planta mais precisa é só me pedir, fiz ela no AutoCad já com os gabarito da correta posição do profundor ( tem que ser nivelado e na posição correta, caso contrário ele pegará o arrasto gerado pela asa e ficará muito instável ), do leme e do motor ( já com 2 ou 3º de inclinação ).
Meu tópico é este http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=126748
Grande abraço.
Só acho que seu trem de pouso ficou muito estreito, acredito que ficará instável em pousos, raspando as pontas das asas facilmente.
Estou montando um ScoutCessna para ser um rebocador de asas Zagis, e vou usar algumas das dicas suas que ainda não tinha implantado no projeto.
Para quem quiser uma planta mais precisa é só me pedir, fiz ela no AutoCad já com os gabarito da correta posição do profundor ( tem que ser nivelado e na posição correta, caso contrário ele pegará o arrasto gerado pela asa e ficará muito instável ), do leme e do motor ( já com 2 ou 3º de inclinação ).
Meu tópico é este http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=126748
Grande abraço.
Obrigado Serginho.
Quanto ao trem realmente nao ficou 100%, mas ate que ficou bem estavel.
Legal voce ter postado a planta ja incrementada pra galera.
Cara voce eh de Sao Pedro, minha namroada era de aguas e voava direto ai rs. Agora estamos em Sao Carlos mas acho que ela volta pra aguas, ai marcamos de voar :)
Quanto ao trem realmente nao ficou 100%, mas ate que ficou bem estavel.
Legal voce ter postado a planta ja incrementada pra galera.
Cara voce eh de Sao Pedro, minha namroada era de aguas e voava direto ai rs. Agora estamos em Sao Carlos mas acho que ela volta pra aguas, ai marcamos de voar :)