Ugly Stick meu monstrinho, nao voa

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Providencie outra hélice, pois hélices SF só são boas em motores de baixo KV com bateria 3S ou se usar um motor de alto KV, com bateria 2S.
Mais adiante quando você já tiver o conhecimento todo e for tentar ensinar os outros com toda a paciência possível, irá entender por que o Marco fala assim, pois infelizmente é mais fácil fazer o cara entender algo sendo rude do que sendo gentil, pois sendo gentil, na maioria das vezes, o cara simplesmente te ignora e diz que vai fazer assim mesmo para ver se dá certo, pois ele está aprendendo e deseja inovações. É de irritar mesmo, mas infelizmente isso acontece cada dia mais.
O que falei de baterias 3S e 2S para hélices SF, só está valendo para motores na escala que você está usando, pois aeromodelo maiores que usam baterias 4S, 6S, 8S, as especificações são diferentes, mas a regra é a mesma.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
FabioM
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Fev 17, 2012 6:24 pm
Localização: Santa Maria, RS

Mensagem por FabioM »

[quote:f333bc66db="Mac2"][quote:f333bc66db="LaercioLMB"][quote:f333bc66db="FabioM"]O problema principal é essa hélice
Esse motor tem muita rotação e pouco torque, deve usar uma hélice pequena até 7x4, não sei como tu não queimou esse motor ainda, mas vai queimar se continuar tentando usar a mesma hélice.
O que deve estar acontecendo é que o motor não é capaz de girar a hélice a uma rotação que gere empuxo e velocidade suficiente para decolar.[/quote:f333bc66db]

Me passou despercebido o motor e a hélice que ele está usando e de fato, a sua colocação está certa, mas rodas muito pequenas e com folga nos eixos, tendem a atuar como freios, pois ao vibrarem devido a folga no eixo, eles tem maior atrito e isso freia um aeromodelo, pois quanto menor for a roda, mais ela irá girar em um mesmo espaço e em uma mesma velocidade em que o aeromodelo se desloca.
Realmente essa hélice é grande demais para o motor que está usando.[/quote:f333bc66db]
Fabio e Laercio,

Ele está usando uma bateria 2S e ainda está dentro da faixa de corrente aceitável pelo motor, somente a hélice deve estar extrapolando o giro máximo (pelo drivecalc a hélice limite é uma 9x5 SF).

Deve estar dando cerca de 500g de empuxo, e por volta de 50 km de pitch speedy.

Abs

Marco Aurelio[/quote:f333bc66db]


Não tinha percebido este detalhe Marco Aurelio, obrigado pela correção.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:b04b8487ff="Mac2"]Fabio e Laercio,

Ele está usando uma bateria 2S e ainda está dentro da faixa de corrente aceitável pelo motor, somente a hélice deve estar extrapolando o giro máximo (pelo drivecalc a hélice limite é uma 9x5 SF).

Deve estar dando cerca de 500g de empuxo, e por volta de 50 km de pitch speedy.

Abs

Marco Aurelio[/quote:b04b8487ff]

Mas mesmo com uma velocidade máxima de 50 Km/h, ele deveria voar, pois esse aeromodelo voa com 20 Km/h e se está pesado demais, com 30 Km/h ele já sai do chão, mas ele tem um senhor freio com aquelas rodinha pequenas e com folga no eixo, principalmente em pista de terra e pior ainda se estiver grama ou mato na pista.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Dreand, consta que você se inscreveu no E-voo em 26/maio/2005, é correto?
Se é, já deve ter lido bastante sobre tudo o que postou aqui.

Esse kit que você montou é um tanto pesado e requer um motor mais forte que essa configuração que foi listada acima (cuidado com o CG, pois esse kit é crítico nisso). Pela foto parece que você já voa o Slow Stick, você usou esse mesmo motor e configuração nele?
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:f81016035d="LaercioLMB"][quote:f81016035d="Mac2"]Fabio e Laercio,

Ele está usando uma bateria 2S e ainda está dentro da faixa de corrente aceitável pelo motor, somente a hélice deve estar extrapolando o giro máximo (pelo drivecalc a hélice limite é uma 9x5 SF).

Deve estar dando cerca de 500g de empuxo, e por volta de 50 km de pitch speedy.

Abs

Marco Aurelio[/quote:f81016035d]

Mas mesmo com uma velocidade máxima de 50 Km/h, ele deveria voar, pois esse aeromodelo voa com 20 Km/h e se está pesado demais, com 30 Km/h ele já sai do chão, mas ele tem um senhor freio com aquelas rodinha pequenas e com folga no eixo, principalmente em pista de terra e pior ainda se estiver grama ou mato na pista.[/quote:f81016035d]
Corretíssimo Laercio, a minha colocação foi apenas para descartar o erro do conjunto propulsor.

Esse aeromodelo é para voar com bem menos que isso.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:9838f9c63e="Mac2"]Corretíssimo Laercio, a minha colocação foi apenas para descartar o erro do conjunto propulsor.

Esse aeromodelo é para voar com bem menos que isso.

Abs

Marco Aurelio[/quote:9838f9c63e]

A sua colocação também está correta e tudo se soma.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
dreand
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Qui Mai 26, 2005 6:32 pm
Localização: Campinas-SP

Mensagem por dreand »

noa, no Slow, eu uso um cd, que é mais leve, e ele voa praticamente sozinho,
quanto a data sim, já tem tempo que esto aqui por ler, fique fora um tempo, pois estava a estudar, equase nao entrava, procurei fazer tudo como manda, tenho simulador que utilizo bastante, e la é muito facil,
vou tentar a s modificaçoes, que me foram proposta, e tentar alguma pista aqui, para ver se tem alguem que poça me ajudar tambem.
obrigado
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:71dc2dff48="Gilberto"]Dreand, consta que você se inscreveu no E-voo em 26/maio/2005, é correto?
Se é, já deve ter lido bastante sobre tudo o que postou aqui.

Esse kit que você montou é um tanto pesado e requer um motor mais forte que essa configuração que foi listada acima (cuidado com o CG, pois esse kit é crítico nisso). Pela foto parece que você já voa o Slow Stick, você usou esse mesmo motor e configuração nele?[/quote:71dc2dff48]
Dreand,

Considere as dicas do Gilberto. Apesar desse motor "puxar" o modelo, não será um voo adequado, você terá que voar muito no limite com ele.

Ah, e não deixe de ler muito as dicas que tem por aqui. Vão te ajudar muito a acertar o modelo.

Minha sugestão é que coloque um motor emax 2822, bateria 3S 1300 mAh e uma hélice GWS 9x5 HD. Setup "arroz com feijão"...

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
dreand
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Qui Mai 26, 2005 6:32 pm
Localização: Campinas-SP

Mensagem por dreand »

vou atualizar como me fo sugerido ,

obrigado a todo,
e Marco, me desculpe, mas mesmo lendo, as portas estao ai para aprender, frote abraço
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:1696c6bb92="dreand"]vou atualizar como me fo sugerido ,

obrigado a todo,
e Marco, me desculpe, mas mesmo lendo, as portas estao ai para aprender, frote abraço[/quote:1696c6bb92]
????

Não entendi essa!!!

O que as portas tem a ver com o que eu disse?

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Responder