Qual peso um motor com empuxo de 1650g pode carregar?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Marcos2012
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Sex Mai 11, 2012 10:22 pm

Qual peso um motor com empuxo de 1650g pode carregar?

Mensagem por Marcos2012 »

Olá pessoal, estou com uma duvida, Construi um aero Ugly stick com 1,80 de envergadura Todo Depron.

inslatei o motor Turnigy L3010B-1300 (420w)
helice SF E-Prop 11x4.7
bateria 2200 3s
Esc Hobby King 60A 4A UBEC
peso final com a bateria 2200 3s 1900gramas

Diz nas espeficacoes do motor que da um empuxo de 1650gramas...
pois bem, meu aero ficou com pesou final com a bateria 2200 3s de 1900gramas.

E gostaria de saber ((((QUAL É O PESO QUE ESTE MOTOR COM EMPUXO DE 1650GR E helice SF E-Prop 11x4.7 PODE LEVAR))))

O voo de estreia o aero voo 4,4 minutos com motor full e consumo de 30A e eu medi com meio motor ele consome 11A e voa 12 minutos com a bat 2200.

Especificacoes Motor:
Turnigy L3010B-1300 Brushless Motor (420w)
Dimension: 37mm x 27mm
Weight: 88g (108g with all fittings, connectors & prop driver)
Kv: 1300rpm/V
Voltage: 11.1v (3s)
Max Power: 420w
Max Current: 40.1A
No load Current: 1.8A
Diameter of shaft: 4mm
Thrust: 1650g
ESC: 50A~60A

Obrigado desde já
Anexos
Foto-0011.jpg
Foto-0011.jpg (34.57 KiB) Exibido 11368 vezes
IMG0098A.jpg
IMG0098A.jpg (25.54 KiB) Exibido 11369 vezes
IMG0103A.jpg
IMG0103A.jpg (27.58 KiB) Exibido 11370 vezes
Foto do Ugly stick com 1,80
Foto do Ugly stick com 1,80
IMG0110A.jpg (31.02 KiB) Exibido 11396 vezes
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

É Helicóptero?
Só se for pra que seja tão importante a relação peso/empuxo.

... alias pode ter um empuxo de 100000000000000000000000000000000 toneladas, se não tiver pitch speed pra gerar sustentação seu avião nem sai do chão.

Engraçado, já vi isso antes.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O que faz um aeromodelo voar são as asas e não o motor, o motor só é responsável por gerar a velocidade necessária para que as asas gerem sustentação superior ao peso do aeromodelo e tenha empuxo para superar o arrasto do aeromodelo.
É como o Marco Antônio falou, o motor pode ter um empuxo de 100000000000000000000000000000000 de toneladas, mas se não tiver a velocidade necessária para que as asas gerem sustentação, a única coisa que conseguirá, será fazer o aeromodelo subir em linha reta para cima igual a um foguete, pois nesse caso, não importa velocidade, somente o empuxo.

Você tem que saber qual é a carga alar desse aeromodelo e para isso, terá que nos passar as medidas das asas que são, envergadura útil e corda da asa (sem os ailerons).
Por que sem os ailerons?
Por que você os fez como a maioria faz, somente uma chapa de depron colada no bordo de fuga da asa e essa diferença somente, não irá aumentar quase nada a sustentação que o perfil real da asa irá gerar.
O que é envergadura útil?
É quanto mede cada semi asa sem contar o espaço onde fica a fuselagem, pois essa parte da asa não gera nenhuma sustentação.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Marcos2012
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Sex Mai 11, 2012 10:22 pm

Mensagem por Marcos2012 »

Então amigos....

A minha duvida é esta que o laercio falou abaixo

--> o motor só é responsável por gerar a velocidade necessária para que as asas gerem sustentação superior ao peso do aeromodelo e tenha empuxo para superar o arrasto do aeromodelo.


Então a minha duvida é se este motor gera a velocidade necessaria pra um aero de 2 KG por exemplo???

Se amanha eu quiser colocar ele num aero de 2,5KG ele serviria???

Como se faz a conta...
Ja li aqui varios posts sobre este assunto se o motor serve pra tal modelo
E não ficou bem claro pra mim lendo estes posts..

Esta é uma duvida e gostaria de enteder pra quando for comprar um motor, saber escolhe-lho correto...

Obrigado!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:a7a6af1eda="Marcos2012"]Então amigos....

A minha duvida é esta que o laercio falou abaixo

--> o motor só é responsável por gerar a velocidade necessária para que as asas gerem sustentação superior ao peso do aeromodelo e tenha empuxo para superar o arrasto do aeromodelo.


Então a minha duvida é se este motor gera a velocidade necessaria pra um aero de 2 KG por exemplo???

Se amanha eu quiser colocar ele num aero de 2,5KG ele serviria???

Como se faz a conta...
Ja li aqui varios posts sobre este assunto se o motor serve pra tal modelo
E não ficou bem claro pra mim lendo estes posts..

Esta é uma duvida e gostaria de enteder pra quando for comprar um motor, saber escolhe-lho correto...

Obrigado![/quote:a7a6af1eda]

Aí é que as coisas pegam, pois ninguém pode afirmar com 100% de certeza nada, pois o que é bom aqui na minha cidade, pode não ser bom aí na sua e a hélice que eu uso, pode não ser a mesma que você irá usar, a bateria que eu uso, poderá não ser a mesma que você irá isar, pois só na diferença de marcas de baterias, já existem grandes diferenças de resistência interna e isso altera a tensão final de uma bateria.
Primeiro erro seu, está querendo usar uma hélice SF em um motor acima de 1000 KV, provavelmente com bateria 3S. Essa hélice não pode passar de 7000 RPM e com esse motor de 1300 KV com bateria 3S, essa hélice chegará facilmente 10000 RPM.

Vamos supor que você use uma hélice 11X6 nesse motor e você consiga um RPM final em torno de 9000 RPM, nesse caso, você terá um empuxo aproximado de 1682g e uma velocidade final em torno de 82,30 km/h.
Ahh, mas o aeromodelo pesa 2000 g!!!!
Para esse tipo de modelo, um empuxo de 1/3 do peso já está ótimo e 1/3 de 2000g é 666g (ô numerozinho ruim
:twisted: :twisted: ), mas a velocidade estará mais do que boa, mas ainda dependerá da carga alar para se saber quanto a asa irá segurar, pois quanto maior a carga alar, maior será a velocidade de estol do aeromodelo.
(Velocidade de estol é a velocidade mínima para que a asa gere uma sustentação capaz de manter o aeromodelo voando.)
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

[quote:c17a7db222="Marcos2012"]Então amigos....

A minha duvida é esta que o laercio falou abaixo

--> o motor só é responsável por gerar a velocidade necessária para que as asas gerem sustentação superior ao peso do aeromodelo e tenha empuxo para superar o arrasto do aeromodelo.


Então a minha duvida é se este motor gera a velocidade necessaria pra um aero de 2 KG por exemplo???

Se amanha eu quiser colocar ele num aero de 2,5KG ele serviria???

Como se faz a conta...
Ja li aqui varios posts sobre este assunto se o motor serve pra tal modelo
E não ficou bem claro pra mim lendo estes posts..

Esta é uma duvida e gostaria de enteder pra quando for comprar um motor, saber escolhe-lho correto...

Obrigado![/quote:c17a7db222]

Ugly stick é um aero com decolagem horizontal e não vertical, logo não vai precisar de 1900 gramas de empuxo para decolar.

Aeros treinadores normalmente voam bem com no minimo 1/3 do peso em empuxo.

Tem uma tabelinha que ja foi divulgada aqui no forum que costuma funcionar bem como base:


0,11 a 0,15 watts por grama (50-70 watts por libra):
Potência mínima para um desempenho decente, boa potência para aeromodelos slow-flyers e park-flyers de baixa carga alar.
0,15 a 0,20 watts por grama (70-90 watts por libra):
Aeromodelos treinadores e escala de vôo lento.
0,20 a 0,24 watts por grama (90-110 watts por libra):
Aeromodelos esporte-acrobáticos e aeromodelos escala de vôo rápido.
0,24 a 0,29 watts por grama (110-130 watts por libra):
Aeromodelos acrobáticos avançados e modelos de alta velocidade.
0,29 a 0,33 watts por grama (130-150 watts por libra):
Aeromodelos 3D com baixa carga alar e aeromodelos ducted-fan.
0,33 a 0,44 ou mais watts por grama (150-200+ watts por libra):
Aeromodelos 3D de desempenho ilimitado
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"
Avatar do usuário
Marcos2012
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Sex Mai 11, 2012 10:22 pm

OK

Mensagem por Marcos2012 »

OK!!! Obrigado pelas respostas...

Comecei a entender melhor..
Depende de varios fatores então, mas um deles então é que o aero treinador deve de ter pelo menos 1/3 de empuxo em relacao ao peso..

Em se tratando ""só do motor"" ele em tese entao serviria para um treinador de até 4950 gramas.. É isto!!???

motor 3010 turningy 1650 empuxo x 3 = 4950gramas

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: OK

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:8b4fc1444c="Marcos2012"]OK!!! Obrigado pelas respostas...

Comecei a entender melhor..
Depende de varios fatores então, mas um deles então é que o aero treinador deve de ter pelo menos 1/3 de empuxo em relacao ao peso..

Em se tratando ""só do motor"" ele em tese entao serviria para um treinador de até 4950 gramas.. É isto!!???

motor 3010 turningy 1650 empuxo x 3 = 4950gramas

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------[/quote:8b4fc1444c]

Em tese calculando peso X empuxo, está certo, só resta saber se a velocidade exigida pelo aeromodelo, será cumprida por esse motor, pois nesse caso, entra em questão o diâmetro e o passo da hélice.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Marcos2012
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Sex Mai 11, 2012 10:22 pm

Re: OK

Mensagem por Marcos2012 »

Ok Laercio!!
Mas sem querer abusar do seu conhecimento, mas ja abusando...rsrsrs...

1-->Como vc chega a este calculo de KM por hora..

2-->E depois de saber quantos km hora o aero voa, como saber qual é a velocidade que ele precisa (Indicada pra ele) :?:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: OK

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:537bc8b4b2="Marcos2012"]Ok Laercio!!
Mas sem querer abusar do seu conhecimento, mas ja abusando...rsrsrs...

1-->Como vc chega a este calculo de KM por hora..

2-->E depois de saber quantos km hora o aero voa, como saber qual é a velocidade que ele precisa (Indicada pra ele) :?:[/quote:537bc8b4b2]

Tenho as fórmulas para calcular pelo diâmetro da hélice, passo e rpm, saber qual é o empuxo e pelo passo e rpm, saber a velocidade.
Agora, quanto a saber o quanto de velocidade a asa precisa para gerar sustentação maior do que o peso do aeromodelo, ainda não tenho a fórmula correta e por isso, prefiro sempre arredondar os valores para mais, assim é mais fácil a asa gerar a sustentação necessária com menor velocidade do que eu calculei, o que me garante que não terei problemas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder