Como cortar o gabarito das asas?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Salvador
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Ter Jul 10, 2012 5:38 pm
Localização: Vitoria, ES

Como cortar o gabarito das asas?

Mensagem por Salvador »

Pessoal estou com uma dureza tremenda para conseguir esses gabaritos, tentei com cartolina embrulhada no papel aluminio, capa de caderno capa dura e também não ficou bom ... andando por aqui consegui uma chapa de MDF de 2,5mm ...mas está beeem difícil cortar isso com minhas ferramentas disponíveis, bem devegar estou conseguindo um corte não 100% preciso com o bisturí.

Alguém tem alguma dica? No pior dos casos eu morrerei cortando esta madeira com meu pobre bisturí ! :lol:

obrigado!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Risca a madeira onde será o perfil, corte bem próximo dos riscos com uma serra tico tico ou uma serrinha de arco mesmo e depois use uma lixa com um taco para ajustar as medidas até chegar nas linhas.
Nenhum corte jamais será preciso, por mais que achemos isso, sempre terá um ponto que ficará torto e por isso, sempre se corta por fora das linhas e depois lixa para ajustar e deixar na medida correta.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

eu fiz o gabarito com aluminio de 1 mm de espessura, imprimi a nervura em papel, colei no aluminio e cortei um pouco maior do que a nervura com tesoura de funileiro e terminei na lixadeira. Para acabamento fiz com lixa dagua na lateral (lixa 600) e aí ficou bom.
Tinha feito com madeira mas com o tempo o fio quente fica fazendo uns "dentinhos" na madeira e aí não corrre mais direito, com aluminio ficou ideal. Deu trabalho mas foi uma vez só, desse jeito dura a vida toda.
Mas tem que ter pelo menos uma tesoura de funileiro e uma lixadeira de mesa, senão nem tem como começar. Se voce diz que só tem um bisturi... fica complicado.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Bom, uma dica que tenho para te dar é que se deseja construir aeromodelos, terá que comprar ferramentas, se não, o que era para ser prazeroso, se torna um inferno.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Planador AX
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Qui Ago 23, 2012 5:44 pm
Localização: Recife-PE.

Mensagem por Planador AX »

Você está imprimindo estes perfis de onde? Cuidado com estes "desenhos inventados" de perfis! Por hipótese alguma pode fazer alterações no perfil. Esse negócio de: "vou só alongar o perfil", ou "vou só engrossar um pouquinho esse perfil" não pode! Eu uso esse programa: http://www.ae.illinois.edu/m-selig/ads/coord_database.html copie o perfil especifico e altere ele para o tamanho desejado proporcionalmente.
giorgines
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 9:51 am
Localização: Vitoria ES

Mensagem por giorgines »

Eu fiz com mdf, fiz o risco e cortei com uma tesoura normal depois acertei com uma liza, ficou muito bom... sou iniciante no aeromodelismo e não tive muita dificuldade.
Salvador
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Ter Jul 10, 2012 5:38 pm
Localização: Vitoria, ES

Mensagem por Salvador »

Opa, muito obrigado, hoje mesmo comprei uma serrinha de arco, cortei o primeiro molde na mão mesmo, aproveitando o rabisco primário do Bisturí, ...machucando muito a mão, enrolei a lamina num resto de folha de EVA aqui, ficou uma beleza!!! hehehe obrigado
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 692
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Eu faço com fórmica, é excelente de cortar (tesoura) e depois dou um acabamento com um lixa bem fina para tirar as rebarbas.

Fica bem preciso
Avatar do usuário
José Vinícius
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Sex Set 12, 2008 4:41 pm
Localização: Rio Grande/Lajeado, Rio Grande do Sul

Mensagem por José Vinícius »

Ia justamente citar a fórmica como o amigo acima citou, penso que seja um dos melhores materiais para este fim.
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

- De uma "olhada" nesta matéria e assista o vídeo, sugiro que o grave para ver e rever a tecnica.

@braço
Voar, voar, subir, subir...
Responder