Parede de fogo - elétrico - como montar

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
hmauro
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 3:06 am
Localização: Rio De Janeiro, RJ

Parede de fogo - elétrico - como montar

Mensagem por hmauro »

Srs, meu dois aviões puxam para direita sendo que não há airelon para a esquerda que o segure e o aprume.
É decolar e bater.
fiz um teste, depois de consertar o aeromodelo, inclinei o motor um pouco para a esquerda (visto por cima). Ao ir a campo o modelo puxou para a esquerda e já sabem o que ocorreu.
Assim peço a ajuda de vocÊs. Como montar o motor (e-max 2812) na parede de fogo?
--------------------------------------
Voar voar! subir subir.
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por snag »

Seria interessante se você postasse uma descrição detalhada do modelo e algumas fotos. Vai ficar mais fácil para o pessoal palpitar. De maneira geral, não parece ser problema de "thrust line": se o motor estiver girando no sentido convencional, o modelo deveria "puxar" para a esquerda.
Avatar do usuário
Rodrigo_SBC_SP
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Dom Jun 26, 2011 9:08 pm
Localização: São Bernardo do Campo / Limeira

Mensagem por Rodrigo_SBC_SP »

Olhando o aero de frente o motor deve ter incidência para baixo e olhando por cima deve ter para direita. Se sua parede de fogo esta colada reta com a fuselagem, coloque arruelas entre o motor e a parede para realizar as incidências.
Avatar do usuário
hmauro
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 3:06 am
Localização: Rio De Janeiro, RJ

Mensagem por hmauro »

ok gente, assim que chegar em casa eu "posto" algumas fotos. Mas de ante mão posso afirmar que um dos aeromodelos é um Cesna trainee, que é RTF.
Com servos da Art-Tech e o motor troquei para 2822, o original entortou o eixo.
Esse modelo em questão, se olhar de cima, verá o eixo do motor inclinado para a direita. quando dou aceleração máxima para decolar, o modelo corre pouco no chão e sobe uns cinco metros mais o menos. Dai começa a virar para a direita e, como disse, não há jeito de aprumar, mesmo reduzindo o giro. Kabum!
Quanto ao outro modelo, é um trainee que comprei na http://www.pegasusaeromodelismo.com.br. Levinho e fácil de montar.
Motor utilizado, 2822/14. Também deu o mesmo problema.
Após consertar o modelo, montei o motor na parede de fogo com inclinação para a esquerda, ou seja, no sentido contrário ao giro do motor que é anti-horário. Não adiantou. Virou para a esquerda.
Sempre antes de voar, eu checo se os comandos estão no sentido exato do rádo TX (não estão invertidos) e o CG, para ver se o modelo está com caimento para frente ou para traz.
Estava tudo correto.
Avatar do usuário
eliezer
membro
Mensagens: 635
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 2:54 pm
Localização: Várzea Paulista / SP

Mensagem por eliezer »

Acho que tá estolando... E pode estar com peso de cauda tbm. Verifique o CG!
E quando for decolar evite crabrar bruscamente.
Avatar do usuário
hmauro
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 3:06 am
Localização: Rio De Janeiro, RJ

Mensagem por hmauro »

Não está estolando e o CG é verificado toda vez que voo.
Eu sei o que é estolar.
Ele simplemente gira na direção do torque do motor. Por isso que acho que inclinar o motor levemente para a direita deva estar errado. Desse modo inclino-o na direção do torque do motor.
Não deveria ser para o lado contrário?
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 559
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Mensagem por gabrielmaia »

amigo, experimente acelerar gradualmente... Quando isso acontecia comigo era por eu acelerar de uma vez. Faz o teste..
Olhando o modelo de frente ele gira no sentido anti horario certo?
Então a inclinação é essa q foi postada acima
Avatar do usuário
Alessandro Sanches
membro
Mensagens: 162
Registrado em: Seg Mar 01, 2010 7:44 pm
Localização: São Paulo -SP

Mensagem por Alessandro Sanches »

Pelo que entendi, você está decolando com o aero do chão certo? Tente decolar da mão, como se não tivesse trem de pouso e posta o resultado. Tive esse problema com um Piper, dava motor, ele corria uns 3 metros e eu decolava, subia uns 3-4 metros do chão e ia de bico. Resolvi da seguinte forma, corre mais a pista e decola com mais velocidade, pode ser que seu problema seja o mesmo que o meu, tenta e depois posta o resultado, boa sorte.
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por snag »

[quote:71d23b0c3f="hmauro"]
Ele simplemente gira na direção do torque do motor. Por isso que acho que inclinar o motor levemente para a direita deva estar errado. Desse modo inclino-o na direção do torque do motor.
Não deveria ser para o lado contrário?[/quote:71d23b0c3f]

Olhando o modelo de cima ou por trás, a reação ao efeito da rotacão do motor seria puxar o modelo para esquerda. Por isso, costuma-se "inclinar" o motor levemente para a direita (o que os gringos chamam de "right thrust"). E isso é feito há décadas.


[quote:71d23b0c3f="gabrielmaia"]Olhando o modelo de frente ele gira no sentido anti horario certo?
[/quote:71d23b0c3f]

Mas, olhando o modelo de frente, se o motor/hélice gira no sentido convencional (anti-horário), o efeito de acão/reação não deveria fazer o modelo girar no sentido horário? Ou para a esquerda, se visto por cima ou por trás?

Se o modelo tem a tendência de girar no sentido anti-horário (visto de frente) ou para a direita (visto por cima ou por trás) acho que se pode descartar o efeito de reacão ao torque do motor. A causa deve ser outra.
Avatar do usuário
eliezer
membro
Mensagens: 635
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 2:54 pm
Localização: Várzea Paulista / SP

Mensagem por eliezer »

[quote:1a62e6ef2f="hmauro"]Não está estolando e o CG é verificado toda vez que voo.
Eu sei o que é estolar.
Ele simplemente gira na direção do torque do motor. Por isso que acho que inclinar o motor levemente para a direita deva estar errado. Desse modo inclino-o na direção do torque do motor.
Não deveria ser para o lado contrário?[/quote:1a62e6ef2f]
1º que mesmo que o motor não esteja com inclinação nenhuma e com um pouco de tendência para a esquerda nunca é o suficiente para derrubar seu aero a não ser que você esteja dando full motor de uma vez e cabrando bruscamente antes do aero ter velocidade suficiente.
Mas como vc já sabe oq é stoll então não é isso. Vamos descartar então.
Só entenda que estamos todos tentando te ajudar da melhor maneira possível, ok?
Uma coisa importante que poucos dão atenção nas primeiras construções é o alinhamento do estabilizador horizontal que, se estiver desalinhado com relação a asa vai de dar fortes tendências rolls
Responder