Duvidas de um novato

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Não vale a pena fazer avião para quebrar, pois além do avião pode quebrar o motor, a hélice e outros componentes.
Do jeito que está fica difícil avaliar, a empenagem parece pequena e foi feita de isopor, a menos que se faça o reforço adequado irá quebrar fácil, a empenagem fica melhor de depron. Guarde-o para quando você tiver mais experiência, aí você mesmo poderá avaliá-lo.

Quanto à eletrônica;
-O rádio é aceitável, mas pense em comprar algo melhor mais para frente.
-Motor 2812 é para velocidade, descarte, já o 2822 pode ser usado se o seu modelo não for mais pesado do que 700g
-ESC ok
-Hélice 9X5
-Bateria OK

Falta o carregador da bateria e 4 servos 9g.
marceloveiga
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Sex Out 12, 2012 1:18 pm
Localização: Cons. Lafaiete - Minas Gerais

Mensagem por marceloveiga »

Sim amigo, concordo com você, mas o problema que aqui na minha cidade eu não encontro esse depron e nem a balça, e o modelo está todo de acordo com a planta que baixei na net, ele de asa tem so 1m e o restante ta de acordo com o modelo, em relação a empenagem falta terminar ela, pois ainda não coloquei por falta de fita adesiva, e em relação a reforço eu posso estar colocando fita adesiva daquelas largas de colocar em caixa de papelão, pra depois fazer os desenhos com adesivo vinil? ou eu posso so adesivar com vinil logo de cara?
E outra amigo, (Me Desculpe por tantas perguntas e ser chato...) esse radio eu posso estar usando perfeitamente, ou "TENHO" que comprar um mais forte? e em relação do motor qual seria a diferença do motor 2812 para o 2822?
Amigo, e mais uma vez um Muito Obrigado Pela sua Ajuda e Um Forte Abraço.
Ps: E pelo Visto de como você está me ajudando vc vai ser meu padrinho de voo... rsrsrs Abraços!!!!
marceloveiga
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Sex Out 12, 2012 1:18 pm
Localização: Cons. Lafaiete - Minas Gerais

Duvidas de um novato

Mensagem por marceloveiga »

A amigo, mais uma coisa, sobre uma ligação que vi na parte eletrica do avião, é sobre a ligação do esc, e fala que a ligação é feita da seguinte forma, esc - canal 1 aileron - canal 2 profundor e canal 3 leme, porque tipo o que andei lendo os aviões usão 2 servos pros ailerons 1 pro leme e 1 pro profundor, então a ligação seria: ch1 aileron E
- ch2 aileron D ch3 profundor ch4 leme correto? E nessa planta que vi eu até poisto aqui para vc me ajudar a tirar duvida o receptor é de 5 canais no canal 3 ele vai pro esc.
Abraço amigo.
Anexos
ligação
ligação
mega-combo-e-max-28222812-completissimo-c-bateria-e-servos_MLB-F-2913082029_072012.jpg (33.31 KiB) Exibido 6803 vezes
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

De fato, é um ou outro, ou fita ou vinil. Quanto ao reforço da empenagem, só o revestimento não é o suficiente, seria bom ter pelo menos uma vareta de churrasco de bambu (se não tiver de fibra de vidro) para dar rigidez no conjunto, caso contrário corre-se o risco de que as superfícies fiquem "flexionando" em voo e prejudique a estabilidade do modelo.

Não é uma questão de rádio forte, é uma questão de qualidade, quando você avançar no hobby vai querer mais recursos que só se encontra em rádios melhores.

A diferença entre o 2812 e o 2822 é o enrolamento do induzido (quantidade de voltas do fio), um é feito para alta rotação e o outro para ter mais torque.

A ligação do aileron pode ser feita com um ou dois servos. O mais simples é com um servo, mas se for fazer com dois servos precisará de uma extensão em "Y" para ligar os dois servos em um ponto, você poderá ver muitos exemplos nos tópicos do e-voo.

Essa ligação dos servos no receptor pode variar em alguns rádios, mas sempre haverá instruções no manual do rádio.

Ainda quanto ao seu modelo, me preocupa o fato de ter sido feito sem diedro, isso para quem nunca voou poderá dificultar um pouco, por isso que recomendo que procure um local onde outros aeromodelistas mais experientes possam ajudá-lo nos primeiros voos.

Outro fator importante também é acertar o CG (centro de gravidade), que deverá ficar mais perto de 25% da corda do aerofólio, mas nunca mais do que 30%, para que fique bastante estável e comandos suaves. Também existem artigos sobre isso no e-voo.
Kiko29
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Seg Out 03, 2011 1:15 pm
Localização: Cotia - SP

Mensagem por Kiko29 »

Olá marcelo,


[quote:079899138e]
Sim amigo, concordo com você, mas o problema que aqui na minha cidade eu não encontro esse depron e nem a balça, e o modelo está todo de acordo com a planta que baixei na net, ele de asa tem so 1m e o restante ta de acordo com o modelo, em relação a empenagem falta terminar ela, pois ainda não coloquei por falta de fita adesiva, e em relação a reforço eu posso estar colocando fita adesiva daquelas largas de colocar em caixa de papelão, pra depois fazer os desenhos com adesivo vinil? ou eu posso so adesivar com vinil logo de cara?
E outra amigo, (Me Desculpe por tantas perguntas e ser chato...) esse radio eu posso estar usando perfeitamente, ou "TENHO" que comprar um mais forte? e em relação do motor qual seria a diferença do motor 2812 para o 2822?
Amigo, e mais uma vez um Muito Obrigado Pela sua Ajuda e Um Forte Abraço.
Ps: E pelo Visto de como você está me ajudando vc vai ser meu padrinho de voo... rsrsrs Abraços!!!![/quote:079899138e]

Antes de mais nada acho que deveria aceitar a sugestão do Gilberto, quanto a empenagem de seu modelo, o isopor não é indicado para esta área por não ter tanta resistência quanto o depron, você terá de qualquer forma que comprar a eletronica para seu modelo, se for comprar aqui mesmo no Brasil a grande maioria das lojas também vendem depron já compre e aproveite o frete.

Construir e voar um aeromodelo já tem uma gama enorme de variáveis, se minimizar a maioria delas no início maior sua chance de sucesso, entendo que as vezes a grana é curta para efetuar certas compras e a ansiedade e grande, mas nem tudo é possível ser feito em casa, principalmente por quem esta iniciando no hobby. Imagine só o leme quebrando em seu primeito voo, já pode ir contabilizando o prejuizo com parte de sua eletronica, enfim o barato sai caro.


Outra coisa de forma geral as plantas são feitas para depron ou balsa, dificilmente (eu nunca vi) uma planta é feita para um modelo inteiro em isopor, nesse caso é preciso fazer adaptações para outros materiais então de cara não da para você afirmar que o seu modelo esta [b:079899138e]de acordo com a planta[/b:079899138e], pois a planta vai lhe pedir material X para tal coisa e material Y para outra coisa, nesse sentido que fica a orientação para os materiais mais adequados, isso tudo de uma forma bem geral.

Seguir a orientação dos mais experientes já é um bom caminho para o sucesso, e pelo proprio forum experiência não falta ao Gilberto.
marceloveiga
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Sex Out 12, 2012 1:18 pm
Localização: Cons. Lafaiete - Minas Gerais

Mensagem por marceloveiga »

Sim Kiko concordo com essa parada de material x e material y, mas o meu grande problema seria a compra desse material que eu não encontro aqui na minha cidade...
Kiko29
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Seg Out 03, 2011 1:15 pm
Localização: Cotia - SP

Mensagem por Kiko29 »

Então marcelo de uma olhada nos patrocinadores aqui do forum mesmo, você irá encontrar todo o material necessário com eles, ou mesmo com outros fornecedores. Todo esse material pode ser comprado pela internet e enviado pelos correios sem problemas.
marceloveiga
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Sex Out 12, 2012 1:18 pm
Localização: Cons. Lafaiete - Minas Gerais

Mensagem por marceloveiga »

Sim Amigo KIKO, esse ta sendo um problema enorme no moento, não consigo encontrar esse depron em minha cidade, so se eu comprar fora, e meso assim vai me dar um pouco de dor de cabeça, mas tudo bem, vou tocar pra frente a ideia que o nosso grande amigo gilberto disse... Comprar um pronto sai mais barato do que fazer em todos os sentidos...

eu estive olhando uns e ate me interessei, mas e em relação ao radio, pode ser esse mesmo que eu tinha comentado ou tem que ser um melhor, e outra em relação a asa do meu que fiz(dando exemplo) em casa lado da asa tem um ailerom e nele tem um servo, ou 1 servo nos 2 ailerons?
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Fique tranquilo, todo rádio serve para os iniciantes, os recursos é que vai se aprendendo a usar aos poucos.
Avatar do usuário
fabiorieger
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jun 04, 2012 3:03 pm

Mensagem por fabiorieger »

Cara, compre um kit Ugly stick...custa R$30,00 no Mercado Livre e é excelente para iniciantes...
Responder