Duvidas de um novato

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
marceloveiga
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Sex Out 12, 2012 1:18 pm
Localização: Cons. Lafaiete - Minas Gerais

Duvidas de um novato

Mensagem por marceloveiga »

Ola amigos do e.voo, sou novato meu nome é Marcelo Veiga, sou de Conselheiro Lafaiete, Minas gerais, já tenho umas 3 semanas fabricando alguns tipos de aeromodelos e até hélices como alguns post que vi aki falando sobre fabricar hélices com palitos de picolé, eu tbm fiz e até pegando um pedaço de madeira e ir esculpindo tbm fiz... hehehehe, não me recordo os nomes dos 3 aeromodelos que já fiz(amanha devo estar postando umas fotos do que já fiz), mas uma duvida cruel que ainda não vi (pelo motivo que não tenho net em casa para pesquisar melhor aki no e.voo ou é que tem post pra burro pra poder pesquizar) é falando sobre a quantidade de dobras de asa, tipo, a asa principal leva 1 servo e a parte de traz que agora não me recordo leva mais 1 ou 2 servos? e tem outras perguntas tbm, mas como estou em horário de almoço tenho que correr com a net aki no trampo.
Desde já agradeço a compreensão de todos
e um muito obrigado e um parabéns ENORME por esse site maravilhoso!!!!
Avatar do usuário
rogeriomodao
membro
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Fev 07, 2012 3:18 pm
Localização: brasilia

Mensagem por rogeriomodao »

Boa tarde, amigo. Não entendi o que quiz dizer com "dobras de asa." Quanto a quantidade de servos, vai depender de como você quer voar seu modelo. Se é um treinador asa alta, você pode até montar sem servos nas asas. Usando apenas profundor e leme dá para voar sem problemas. E nesse caso, seria um servo para profundor e outro para o leme. E se for usar aileron, pode ser com um ou dois servos. Acho que com dois fica mais seguro e mais fácil de montar. Resumindo, você pode montar com dois ou quatro servos.
Espero ter ajudado em algo.
Treinador telemaster by Idogawa, Zagi 120(quase pronta), T-rex 100X(meu xodó), e mais algumas coisas...
marceloveiga
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Sex Out 12, 2012 1:18 pm
Localização: Cons. Lafaiete - Minas Gerais

Mensagem por marceloveiga »

sim amigo é isso mesmo, mas tipo como falei eu estou fabricando vários modelos e tipo, essa parte é que eu gostaria de me aprofundar um pouco mais, porque eu construi um asa baixa, com 1.m de asa, e eu ainda não cortei nada, vou postar umas fotos aki pra vcs terem uma ideia do que eu estou falando...
E agradeço pela sua ajuda.E como faço pra poder colocar imagens aki pro pessoal ver os meus trabalhos, abraço.[/img]
Avatar do usuário
rogeriomodao
membro
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Fev 07, 2012 3:18 pm
Localização: brasilia

Mensagem por rogeriomodao »

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=79967
Treinador telemaster by Idogawa, Zagi 120(quase pronta), T-rex 100X(meu xodó), e mais algumas coisas...
marceloveiga
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Sex Out 12, 2012 1:18 pm
Localização: Cons. Lafaiete - Minas Gerais

Mensagem por marceloveiga »

Espero que gostem desse modelo ele mede mais ou menos 350mm, não me recordo o nome, peguei de uma planta na net, como eu mecho com coreldraw ficou facil colocar ele nas medidas certas com qual quer tamanho que queira.

Essa hélice do meu primeiro fiz de palito de picolé como um amigo aqui do forum explicou de como se fazer, fiz e ficou super bacana e facil.

[img:d8629be93a]http://www.e-voo.com/forum/files/avio2_442.jpg[/img:d8629be93a]


Espero que gostem desse modelo tbm, achei ele bonito e facil de se fabricar, fiz ele todinho de izopor, ainda não coloquei as varetas de fibra na asa pois ainda não encontrei aqui na minha cidade, e uma duvida que tenho é sobre como colocar o motor pra ficar prezo no nariz, será que so com o proprio izopor dá? ou tenho que colocar um outro material pra poder deixar ele bem prezo?
e uma duvida esse modelo eu posso colocar quantos servos para poder ficar facil de se pilotar?

Fiz a hélice manualmente, exculpindo um pedaço de madeira com um estilete e pra dar um acabamento bonito uma lichada boa.

[img:d8629be93a]http://www.e-voo.com/forum/files/avio_159.jpg[/img:d8629be93a]

[img:d8629be93a]http://www.e-voo.com/forum/files/avio6_985.jpg[/img:d8629be93a]


Esse eu fiz de modelo tambem todinho feito de izopor, ainda não terminei ainda falta alguns detalhes, mas ta ficando muito bacana, espero que gostem.

[img:d8629be93a]http://www.e-voo.com/forum/files/avio3_147.jpg[/img:d8629be93a]


Espero que gostem dos modelos que fiz, e espero encontrar pessoas que possam me ajudar com duvidas e comentarios e podem criticar tambem, porque todos nessa vida não nascemos inteligentes e sim aprendemos com a vida e a convivencia.
Agradesço desde ja a todos que possão comentar e fazer criticas para eu poder crescer mais e mais.
Abraço a Todos de E-Voo

[img:d8629be93a]http://www.e-voo.com/forum/files/avio5_167.jpg[/img:d8629be93a]
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Marcelo, como exercício de escultura está ficando bom, mas para fazer um modelo para voar, esqueça esse artesanato.
Para voar você precisa de um modelo treinador (conforme a planta) com diedro e controles suaves.
A eletrônica precisa ser a padrão, com motor brushless, hélice GWS de plástico, bateria lipo e um rádio de boa qualidade.

É fundamental você descobrir outros aeromodelistas na sua região para poderem orientá-lo adequadamente ao vivo.
Avatar do usuário
rogeriomodao
membro
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Fev 07, 2012 3:18 pm
Localização: brasilia

Mensagem por rogeriomodao »

E complementando o que o Gilberto já disse, dá para usar isopor pra fazer tudo. Mas é mais difícil que parece. E acho melhor começar com modelo treinador, asa alta, tem uma planta aqui memo no forum que é show de bola. Vou tentar achar e postar pra você. E é importante que leia muito, mas muito mesmo, pra entender conceitos e medidas que tem que ser respeitadas para ter sucesso na construção. Por exemplo: você colocar o motor direto no isopor, não pode. Tem que lembrar de colocar o motor apontado pra direita e pra baixo, pro aero não ficar "puxando" pra esquerda, diminuir o efeito torque. Tem que ver qual o perfil de asa que vai usar, qual a carga alar do modelo, modelo muito pesado fica muito rápido, leve demais da sono e sofre muito com o vento, ver o peso final dele montado pra decidir a prte eletrônicae bateria, entender pra que serve o diedro... Enquanto você não dominar parte desse assunto a chance de insucesso é grande.
Treinador telemaster by Idogawa, Zagi 120(quase pronta), T-rex 100X(meu xodó), e mais algumas coisas...
marceloveiga
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Sex Out 12, 2012 1:18 pm
Localização: Cons. Lafaiete - Minas Gerais

Mensagem por marceloveiga »

Sim eu entendi o que você comentou agora Rogerio, eu to sempre lemdo tudo e mais um pouco tanto que o meu segundo aero que fiz, foi pra usar ele em voo, so que ainda falta a parte de lincagem e colocação da fibra na asa e colocar algum material para poder segurar o motor e é claro a compra do material eletrico, mas pra isso eu queria saber se eu posso deixar ele assim mesmo so no izopor sem precizar adesivar ele e saber o peso final do mesmo para depois fazer a compra da parte eletrica, e gostaria de saber se vcs saber de algum site ou de alguem de que eu possa fazer uma compra boa e barata de bom beneficio.
Abraço para ti e para todos.
A e obrigado pela dica Gilberto
A e mais uma coiza se puder achar um modelo de que eu possa estar fabricando em izopor, (mas aqui o meu primeiro avião que fiz ele é de asa alta né, eu não posso estar uzando ele como modelo de treinador?porque como eu ja falei aqui na minha cidade não encontro o depron e nem a balça.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Veja os patrocinadores do E-voo, todas estas lojas são confiáveis e tem preços justos, inclusive modelos treinadores tão baratos que até compensa comprar os kits em vez de comprar o depron e demais itens.

O seu modelo está com a asa sem diedro, isso vai dificultar bastante você aprender a voar.
Pode voar sem a entelagem, mas o isopor fica frágil e qualquer batida vai marcar o avião.
marceloveiga
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Sex Out 12, 2012 1:18 pm
Localização: Cons. Lafaiete - Minas Gerais

Mensagem por marceloveiga »

Sim gilberto, isso que eu estava na duvida tambem sobre entelagem, se eu poderia ou não deixar o avião sem, e outra, o meu primeiro avião que postei la em cima ele é de asa alta, será que eu fazendo ele no tamanho de 1000mm ou de 1200mm ficaria bom pra eu poder voar?

o Gilberto, e outra eu com esse 2 avião que fiz, ja que você conhece bem modelos e suas caracteristicas, será que eu não posso voar com ele não? porque fiz ele so para isso, entendeu??? fiz pra quebrar mesmo, como dizem aqui... "Fiz ele pra lenhar mesmo" Entendeu amigo...
E muito obrigado mesmo pelas suas dicas espetaculares...

Amigos do E.VOO, estou fazendo uma pesquisa aqui de alguns itens da elétrica para meu modelo que ainda está a decidir:
Ex: Rádio - Hobby King 2.4ghz 4ch Tx-modo 2 --- Bom ( ) Ruim ( )
motor - E-MAX 2812 / 2822
Speed - HK 25/30a Bom( ) Ruim( )
Hélice - ( )7x6 ( ) 8x6 ( ) 9x4,7 ( ) 9x3,8
Bateria - Turnigy 1300mah 3s 20c Bom ( ) Ruim ( )
Se puderem me ajudar, eu agradecerei demais...

E um MUITO OBRIGADO PELA AJUDA DE TODOS!
Responder