1° Construção: ScoutCessna

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Alexandreroberto
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Dom Mai 08, 2011 7:35 pm

1° Construção: ScoutCessna

Mensagem por Alexandreroberto »

Olá colegas do e-voo, vim hoje aqui publicar minha 1° construção, um ScoutCessna.
As fotos estão em ordem inversa por enquanto, mas isso arrumo depois.
Gostaria de saber se devo lixar as partes antes de colar as laterais ao fundo e colocar as cavernas, pois estas imperfeições podem ser facilmente retiradas, mas eu gostaria de um Norte aqui.
Também gostaria de saber algo a respeito do corte, quando eu corto a peça rapidamente ela sai com perfeição, mas pontos onde são exigidas curvas ou menor velocidade do estilete acabam saindo com falhas da face contrária ao corte, queria saber se é um erro meu ou algo do gênero.
Muito obrigado desde já.
Alexandre
Anexos
Com detalhe para o estabilizador vertical
Com detalhe para o estabilizador vertical
DSC06389.JPG (19.88 KiB) Exibido 6621 vezes
Nessa parte estou com dúvidas: Tenho que aquecer o estilete para cortar o depron? No meu caso, se eu cortar rapidamente ele sai "limpo", mas às vezes ficam esses estragos...
Nessa parte estou com dúvidas: Tenho que aquecer o estilete para cortar o depron? No meu caso, se eu cortar rapidamente ele sai "limpo", mas às vezes ficam esses estragos...
DSC06391.JPG (13.6 KiB) Exibido 6621 vezes
Detalhe das falhas mais próximo...
Detalhe das falhas mais próximo...
DSC06392.JPG (12.22 KiB) Exibido 6621 vezes
Só para ter noção do tamanho...
Só para ter noção do tamanho...
DSC06388.JPG (15.99 KiB) Exibido 6622 vezes
ScoutCessna a caminho...
Avatar do usuário
KKArioKA
membro
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Dez 08, 2011 1:15 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por KKArioKA »

estilete cegooooooooo !! usa-se uma lamina nova pra cada projeto, as vezes eu ainda troco a lamina no meio dos cortes pq cega mto rapido !! (troco a ponta se nao melhorar troca a lamina toda msm)
Avatar do usuário
Alexandreroberto
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Dom Mai 08, 2011 7:35 pm

Mensagem por Alexandreroberto »

KKArioKA acho que o problema é na minha mão mesmo, o estilete é novo e de qualidade.
Avatar do usuário
Vitor-Meireles
membro
Mensagens: 585
Registrado em: Sáb Nov 19, 2011 4:11 pm
Localização: Ouro Branco - MG

Mensagem por Vitor-Meireles »

Não brother..é estilet com lamina cega sim...sei disso pq quando fica cego é isso que acontece os cortes saem com lastras e repare que as lastras contem um padrão, os espaçamentos entre elas são iguais, tipico de lamina cega, se for novo, entãoa lamina não é de boa qualidade..vc podeate fazer zig zag com o estilet, se ele estiver com uma lamina boa e afiada, o corte não saira assim.
Avatar do usuário
Alexandreroberto
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Dom Mai 08, 2011 7:35 pm

Mensagem por Alexandreroberto »

Ok, vou providenciar uma lâmina nova, mas antes vou tirar essas lascas lixando um pouco e tenho que fazer as cavernas antes, amanhã posto o resultado.
Obrigado pelo aviso.
ScoutCessna a caminho...
PaperPlane
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qua Jun 13, 2012 9:03 am
Localização: BH - MG

Mensagem por PaperPlane »

Quando for lixar, lixe as duras laterais da fuselagem juntas, pois se não uma vai ficar diferente da outra.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Boa sorte na construção!! Vai gostar do voo do modelo.
Também estou construindo esse modelo no momento, estou quase terminando. Usarei para ensinar os amigos a voar.
Qualquer dúvida estamos ai.
Sobre a lamina do estilete, existe umas marcas muito ruim, compre a melhor, e use o estilete um pouco deitado.
Os cortes do fundo da fuseca e onde a deriva é colado tem que ficar perfeitos e alinhados, se não o modelo pode ficar com a cauda torta.
Para não errar, traça uma linha no centro como nessa imagem.
[img:8b89a919b2]http://sphotos-e.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/304333_442834575755853_1624686058_n.jpg[/img:8b89a919b2]

Antes de fechar a fuseca, faz logo o corte onde vai ficar o estabilizador horizontal.
Como na imagem.
[img:8b89a919b2]http://sphotos-b.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/598831_442834539089190_2057169470_n.jpg[/img:8b89a919b2]

Abs
Emerson
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 559
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Mensagem por gabrielmaia »

tenho um desses e realmente o voo dele é muito bacana!! principalmente pra gente
que ta iniciando.. o meu mesmo com o 2822 se esguelando (1,20m e entelado com vinil)
ele voou muito bem!!
agora com o motor que meu padrinho no aeromodelismo Emerson me deu ele ta
quase pra decolar denovo!!! so falta eu comprar os servos!!

tenta cortar com o estilete meio deitado e tenta quebrar so a pontinha da lamina
que fica melhor... mas só a pontinha mesmo, pelo menos aqui eu me dei bem assim

boa sorte na construção!
Avatar do usuário
Gabrielghas
membro
Mensagens: 581
Registrado em: Qua Ago 08, 2012 10:39 pm
Localização: Sooretama - ES

Re: 1° Construção: ScoutCessna

Mensagem por Gabrielghas »

[quote:39becd4c9e="Alexandreroberto"]Olá colegas do e-voo, vim hoje aqui publicar minha 1° construção, um ScoutCessna.
As fotos estão em ordem inversa por enquanto, mas isso arrumo depois.
Gostaria de saber se devo lixar as partes antes de colar as laterais ao fundo e colocar as cavernas, pois estas imperfeições podem ser facilmente retiradas, mas eu gostaria de um Norte aqui.
Também gostaria de saber algo a respeito do corte, quando eu corto a peça rapidamente ela sai com perfeição, mas pontos onde são exigidas curvas ou menor velocidade do estilete acabam saindo com falhas da face contrária ao corte, queria saber se é um erro meu ou algo do gênero.
Muito obrigado desde já.
Alexandre[/quote:39becd4c9e]

Boa tarde

Então um tempo atras ai eu estava de bobeira e resolvi fazer um Ugly Stick, só que não usei o Depron que é o material bom pra isso não, eu usei essas bandejinhas de isopor mesmo (que parece depron porém mais fina). e Acontecia comigo a mesma coisa que aconteceu com vc.
Pensei um pouquinho de criatividade e fiz da seguinte forma.
Vc faz um teste em um pedaço razoável pra ver se funciona bem.
Vc vai fazer uma "guia" com o estilete no depron ou seja, não corte totalmente ela, corte o suficiente para chegar próximo de separar.
Agora vc pega e faz movimentos de como estivesse abrindo e fechando esta parte cortada, vc vai parar na hora que vc ver que deu uma boa marca do outro lado.
Feito isso, vc pega e tente (quebrar) a parte neste corte fazendo um movimento contrário ao corte (seria como se vc fosse quebrar ela mesmo). Fazendo assim, se der certo o outro lado do corte fica "RETINHO"
Uma dica tbm é quebrar a ponta do estilete. assim ele fica com o corte melhor.

Amigo. eu fiz isso na bandejinha e deu certo. Não tenho como testar no depron pra te falar pois estou sem aqui.
ok?

Espero ter ajudado, e qualquer dúvida eu vou estamos ai se der vou colocar um vídeo de como eu fiz pra cortar a bandejinha.

Lembrando membros que esse teste eu fiz na bandejinha e não no Depron.

Abraços e vou acompanhar a sua construção .. .
Bons voos..
"✈ ✈ ..... ✈ ✈"
Avatar do usuário
Alexandreroberto
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Dom Mai 08, 2011 7:35 pm

Re: 1° Construção: ScoutCessna

Mensagem por Alexandreroberto »

[i]Boa sorte na construção!! Vai gostar do voo do modelo.
Também estou construindo esse modelo no momento, estou quase terminando. Usarei para ensinar os amigos a voar.
Qualquer dúvida estamos ai.
Sobre a lamina do estilete, existe umas marcas muito ruim, compre a melhor, e use o estilete um pouco deitado.
Os cortes do fundo da fuseca e onde a deriva é colado tem que ficar perfeitos e alinhados, se não o modelo pode ficar com a cauda torta.
Para não errar, traça uma linha no centro como nessa imagem.
Antes de fechar a fuseca, faz logo o corte onde vai ficar o estabilizador horizontal.
Como na imagem.
Abs
Emerson[/i]

Obrigado pelas ajudas iniciais Emerson, sua ideia de fazer uma divisão na base da fuseca me ajudou, pois além de ter a certeza que está correto me mostrou que posso posteriormente utilizar para alinhamento dos estabilizadores. Com relação ao corte fiquei em dúvidas, a princípio fiz meu profundor e leme com uma única chapinha de depron, e no espaço deixado ao profundor no seu modelo parece ser para um profundor reforçado com 2 chapas. Provisoriamente reservei um espaço de 5mm por 4cm para o profundor. Gostaria de saber também se o profundor/leme devem ser feitos com 2 chapas, no meu caso por enquanto só estão com uma. O estilete que comprei foi um Tramontina, muito bom, custou 27 reais. Eu é que era burro e não sabia que quando uma lâmina perde o fio ela pode ser instantaneamente substituída :D
[i]Boa tarde

Então um tempo atras ai eu estava de bobeira e resolvi fazer um Ugly Stick, só que não usei o Depron que é o material bom pra isso não, eu usei essas bandejinhas de isopor mesmo (que parece depron porém mais fina). e Acontecia comigo a mesma coisa que aconteceu com vc.
Pensei um pouquinho de criatividade e fiz da seguinte forma.
Vc faz um teste em um pedaço razoável pra ver se funciona bem.
Vc vai fazer uma "guia" com o estilete no depron ou seja, não corte totalmente ela, corte o suficiente para chegar próximo de separar.
Agora vc pega e faz movimentos de como estivesse abrindo e fechando esta parte cortada, vc vai parar na hora que vc ver que deu uma boa marca do outro lado.
Feito isso, vc pega e tente (quebrar) a parte neste corte fazendo um movimento contrário ao corte (seria como se vc fosse quebrar ela mesmo). Fazendo assim, se der certo o outro lado do corte fica "RETINHO"
Uma dica tbm é quebrar a ponta do estilete. assim ele fica com o corte melhor.

Amigo. eu fiz isso na bandejinha e deu certo. Não tenho como testar no depron pra te falar pois estou sem aqui.
ok?

Espero ter ajudado, e qualquer dúvida eu vou estamos ai se der vou colocar um vídeo de como eu fiz pra cortar a bandejinha.

Lembrando membros que esse teste eu fiz na bandejinha e não no Depron.

Abraços e vou acompanhar a sua construção .. .
Bons voos..[/i]

Gabriel, utilizei seu método de corte para as cavernas, funciona muito bem para estruturas pequenas. Testarei em maiores posteriormente. :D :D :D
Anexos
Aqui está a dúvida: Fiz o profundor de maneira incorreta? Deixei 5mm x 4cm e sem ângulo de incidência sobre a asa.
Aqui está a dúvida: Fiz o profundor de maneira incorreta? Deixei 5mm x 4cm e sem ângulo de incidência sobre a asa.
DSC06417.JPG (16.11 KiB) Exibido 6478 vezes
ScoutCessna a caminho...
Responder