Balanceador de CG Caseiro, simples, rápido e barato de fazer

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Beto Santos
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Ago 18, 2010 6:40 pm
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Balanceador de CG Caseiro, simples, rápido e barato de fazer

Mensagem por Beto Santos »

olá amigos do e-voo, segue mais uma contribuição para aqueles que precisam construir um balanceador de CG bem simples mas muito funcional, feito somente em barra de alumínio chata (se encontra em qq casa que trabalha com box de banheiros) e parafusos, segue as imagens para terem uma idéia de como fica. Espero que seja de grande ajuda a muitos. Um grande abraço á todos.
Anexos
DSC02716.jpg
DSC02716.jpg (28.65 KiB) Exibido 4524 vezes
DSC02718.jpg
DSC02718.jpg (28.8 KiB) Exibido 4524 vezes
DSC02722.jpg
DSC02722.jpg (35.14 KiB) Exibido 4524 vezes
DSC02725.jpg
DSC02725.jpg (33.63 KiB) Exibido 4524 vezes
DSC02720.jpg
DSC02720.jpg (29.16 KiB) Exibido 4524 vezes
DSC02714.jpg
DSC02714.jpg (36.61 KiB) Exibido 4529 vezes
Avatar do usuário
Gabrielghas
membro
Mensagens: 581
Registrado em: Qua Ago 08, 2012 10:39 pm
Localização: Sooretama - ES

Mensagem por Gabrielghas »

Muito boa a ideia.. Gostei.
Iagorios
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Seg Jan 24, 2011 3:22 pm
Localização: Feira de Santana,Bahia

Mensagem por Iagorios »

Boa ideia mesmo, parece simples e rápido de ser feito. O aero que tá nele tbm ficou legal... rsrs
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Realmente muito bom! mas eu faria apenas ma mudança, retiraria os parafusos da base da barra de apoio e a deixaria livre para ficar mais fácil de transportar e ocupar menos espaço ois seria dobrável!

Muito criativo! Parabéns!
mbrspyder
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qua Mar 28, 2007 1:54 pm
Localização: Limeira - SP.

Mensagem por mbrspyder »

Bem criativo mesmo!
bem feito e bastante funcional.
quanto a deixar a base livre , já acho meio complicado, que tal colocar borboletas no lugar das porcas, tornando-a desmontável e tb dobrável se for preciso. 2 borboletas seriam o suficiente.

bons voos
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Boa idéia e criativa... De quem fez a muuuuito tempo, e não foi aqui.

Isso é bem velhinho.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

É, eu tinha feito um em madeira para ajustar o CG dos meus e tem fotos dele aqui.
Espero que esse tópico seja útil, pois mesmo com tantos outros mostrando como fazer em casa esse tipo de ferramenta, sempre aparece um perguntando como fazer uma ferramenta dessas.
Anexos
20(22).JPG
20(22).JPG (36.9 KiB) Exibido 4407 vezes
20(21).JPG
20(21).JPG (36.98 KiB) Exibido 4407 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Pergunta de prova, Laercio:

Para verificar o CG de um aeromodelo asa baixa, não deveria ser com ele de dorso? Sempre verifiquei assim. Esta errado?

Disney
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:a5138b24e6="Yensid"]Pergunta de prova, Laercio:

Para verificar o CG de um aeromodelo asa baixa, não deveria ser com ele de dorso? Sempre verifiquei assim. Esta errado?

Disney[/quote:a5138b24e6]

Não está errado não, é sim mais fácil de equilibrar ele de dorso, devido ao efeito pêndulo (mais uma vez a física se fez presente) da fuselagem estar abaixo.
Mas em um local onde você tem a opção de fechar as portas e evitar as brisas, dá sim para equilibrar o aeromodelo dessa forma e é bem mais crítico isso, mas se tem exatamente onde está o ponto de equilíbrio dele. Não que isso irá afetar o voo depois, se ficar 5 mm antes ou 5mm depois, mas quando eu não tenho o que fazer, busco a precisão total.

Um detalhe importante antes que eu esqueça, nessa ferramenta de madeira, não usei nenhum prego ou parafuso, somente cola mesmo e levei 5 dias colando, pois colava uma parte, esperava secar para seguir a segunda etapa e assim por diante.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder