Primeiro voo com Bixler, 4 quedas. E agora?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Onesimo
membro
Mensagens: 172
Registrado em: Dom Mai 18, 2008 6:39 pm
Localização: Rio de Janeiro.

Mensagem por Onesimo »

amigo o primeiro voo sempre deve ser feito por que já voa... mesmo que vc tenha 1000 horas de simulador... antes do voo, deve se checar os comandos, direção do vento trimagem, e as preocupações do voo, te aconselho a pedir ajuda antes de tentar novamente, isto vai evitar a perda do seu aeromodelo e evitar que vc fique desmotivado antes de iniciar totalmente no Hobby.
abraços
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

Rapaz, bota força nesse lançamento ai!! Eu coloco um pé pra trás e faço uma alanca pra jogar, vai de uma vez.
E tem que corrigir o que está errado nele, desde que não seja dedo.
Avatar do usuário
Ducati Monster
membro
Mensagens: 91
Registrado em: Sáb Fev 11, 2012 3:41 pm

Mensagem por Ducati Monster »

Vá para um clube e faça aulas e não voe sozinho antes de "solar".

Voar aeromodelos não é apenas aprender em simulador pois há vários fatores de segurança que devem ser aprendidos antes de voar solo como o check-up de todos os componentes do aeromodelo quanto a área a ser usada para vôos. São muitos pontos que o simulador não ensina e só no convívio em grupo em um clube com instrutores e colegas do esporte que irá aprender.
Avatar do usuário
KKArioKA
membro
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Dez 08, 2011 1:15 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por KKArioKA »

tenho um bixler ha 1 ano e o lancamento sempre foi critico ... so jogo sozinho qdo nao tem ninguem pra lancar pra mim, e como disse o colega, jogo com a mao esquerda e a direita ja fica no comando do profundor para subir !!

realmente lhe falta experiencia pra trimar o aviao. Quando decolar, SUBA MUITO, estabilize o aviao no ALTO e trime qualquer tendencia ...

colar a vareta de carbono nao vai resolver; o ideal e vc encomendar outra numa loja brasileira, se nao me engano ela e de 4,5 mm ou de 5 mm escolha a maciça e nao oca.

Na asas eletricas tem por bom preço

http://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=14_18&products_id=2901
FabioM
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Fev 17, 2012 6:24 pm
Localização: Santa Maria, RS

Mensagem por FabioM »

[quote:efba25dc5b="fabianoaspro"][quote:efba25dc5b="rafakrav"]...os comandos não estavam invertidos?[/quote:efba25dc5b]

Pois é depois de postar eu pensei nisso também. Acabei de ir lá verificar e quando eu puxo o stick do aileron (stick da direita, rádio mode 2) o aileron da direita sobe e o da esquerda desce.

A única coisa é que eu tive que botar no rádio o aileron como "invertido" para que houvesse este efeito.

Está certo este comportamento?[/quote:efba25dc5b]

Essa tua descrição dos comandos ta estranha, explique melhor. Se o "puxar" é o puxar de cabrar o canal do profundor esta ligado nos ailerons.
Descreva o que acontece com as superfícies de comando do avião para cada comando que tu aplica no rádio.
Pelo vídeo parece mesmo que tem comandos errados.
Avatar do usuário
AlexandreRJ
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 259
Registrado em: Qui Nov 17, 2011 9:18 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por AlexandreRJ »

meu amigo nao tente voa so que vai da isso ai, va a um clube e tente aprende com os mais experientes.
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Não parece CG. pois no último voo do vídeo o avião se comportou bem até você derrubar ele. Acho mesmo que é falta de prática.
Não sei se você sabe, mas esse avião plana muito bem... Se você lançar ele sem acelerar ele ainda vai planar por vários metros e NÃO VAI SOFRER DANOS.
Primeiro, vai buscar ajuda. As vezes uma trimagem muda todo o comportamento.
Caso queira teimar e tentar voar por conta própria, simula muito mais cara. E não seja tão afobado. Procura um lugar mais espaçoso, onde você possa lançar o modelo e só olhar ele ir pra frente, sem se preocupar em fazer curvas, desviar obstáculos, pessoas e piadinhas.
Se for em algum lugar que você possa lançar o bixler e fazer ele apenas voar pro sentido do lançamento, vai te ajudar muito, pelo menos a regular o modelo até ele seguir uma trajetória o mais reta possível, mas buscar ajuda é muito mais vantajoso...
Avatar do usuário
ssamuka
membro
Mensagens: 196
Registrado em: Sex Set 23, 2011 8:21 pm
Localização: Hortolândia SP.

Mensagem por ssamuka »

[quote:13970e1a4f="FabioM"][quote:13970e1a4f="fabianoaspro"][quote:13970e1a4f="rafakrav"]...os comandos não estavam invertidos?[/quote:13970e1a4f]

Pois é depois de postar eu pensei nisso também. Acabei de ir lá verificar e quando eu puxo o stick do aileron (stick da direita, rádio mode 2) o aileron da direita sobe e o da esquerda desce.

A única coisa é que eu tive que botar no rádio o aileron como "invertido" para que houvesse este efeito.

Está certo este comportamento?[/quote:13970e1a4f]

Essa tua descrição dos comandos ta estranha, explique melhor. Se o "puxar" é o puxar de cabrar o canal do profundor esta ligado nos ailerons.
Descreva o que acontece com as superfícies de comando do avião para cada comando que tu aplica no rádio.
Pelo vídeo parece mesmo que tem comandos errados.[/quote:13970e1a4f]



ta muito estranho mesmo sua descrição , tudo bem o stik da direita é o aileron , se voce puxar o stik da direita para a direita o que acontece é o que voce sitou ,
mas olhando o seu video parece mesmo que esta invertido ,
no 1º e ultimo lançamento que voce jogou com força o aero saiu com uma leve tendencia para a direita depois de um tempinho ele virou totalmente para a direita como se tivesse dando comando para a direita, por isso parece mesmo que é comando invertido,

olha que eu já fiz algumas cag** desas quando estava no inicio lançar o aero com comando invertido , ou com comando para zagui ^^

entao , confira os comandos veja se realmente estão certos, confira os aelerons quando o stik estiver no meio os dois tem que estar alinhado com a asa igualzinhos.

se puder procura ajuda de alguem experiente qualquer um aeromodelista decente não nega ajuda a quem esta iniciando.
fabianoaspro
membro
Mensagens: 205
Registrado em: Sáb Out 13, 2012 8:53 pm
Localização: Blumenau, SC

Mensagem por fabianoaspro »

[quote:ac8c55b02e="ssamuka"][quote:ac8c55b02e="FabioM"][quote:ac8c55b02e="fabianoaspro"][quote:ac8c55b02e="rafakrav"]...os comandos não estavam invertidos?[/quote:ac8c55b02e]

Pois é depois de postar eu pensei nisso também. Acabei de ir lá verificar e quando eu puxo o stick do aileron (stick da direita, rádio mode 2) o aileron da direita sobe e o da esquerda desce.

A única coisa é que eu tive que botar no rádio o aileron como "invertido" para que houvesse este efeito.

Está certo este comportamento?[/quote:ac8c55b02e]

Essa tua descrição dos comandos ta estranha, explique melhor. Se o "puxar" é o puxar de cabrar o canal do profundor esta ligado nos ailerons.
Descreva o que acontece com as superfícies de comando do avião para cada comando que tu aplica no rádio.
Pelo vídeo parece mesmo que tem comandos errados.[/quote:ac8c55b02e]



ta muito estranho mesmo sua descrição , tudo bem o stik da direita é o aileron , se voce puxar o stik da direita para a direita o que acontece é o que voce sitou ,
mas olhando o seu video parece mesmo que esta invertido ,
no 1º e ultimo lançamento que voce jogou com força o aero saiu com uma leve tendencia para a direita depois de um tempinho ele virou totalmente para a direita como se tivesse dando comando para a direita, por isso parece mesmo que é comando invertido,

olha que eu já fiz algumas cag** desas quando estava no inicio lançar o aero com comando invertido , ou com comando para zagui ^^

entao , confira os comandos veja se realmente estão certos, confira os aelerons quando o stik estiver no meio os dois tem que estar alinhado com a asa igualzinhos.

se puder procura ajuda de alguem experiente qualquer um aeromodelista decente não nega ajuda a quem esta iniciando.[/quote:ac8c55b02e]

É isso mesmo, se boto o stick da direita para a direita o aileron da direita (olhando por trás do Bixler) sobe e o da esquerda desce.

Pelo que entendo quando o aileron da direita sobe ele joga o ar para cima e a asa para baixo - a asa da direita então desce enquanto a asa da esquerda sobe. Então, olhando por trás o avião viraria para a direita - que é para onde eu movi o stick.

Bom pessoal agradeço a ajuda e vou fazer o que me aconselharam - procurar um clube de modelismo! Sábado vou ir com o Bixler embaixo do braço e procurarei 2 clubes que conheço e vou tentar sair voando sábado mesmo, com ajuda profissional.

Eu não sou nariz em pé ou arrogante é que sou acostumado a meter a cara e aprender tudo sozinho, ir fuçando e descobrindo. Eu realmente pensei que seria BEM mais fácil! Eu imaginei que AO menos eu conseguiria subir ele, dar 2 voltas e descer com um pouso meio forçado. Sempre pensei que o pouso seria a parte mais difícil, nunca pensei que pudesse ser a decolagem.

Tudo dando certo ou não sábado volto aqui e posto o vídeo do novo teste!
Avatar do usuário
thi_cesar
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Seg Mar 06, 2006 10:39 am
Localização: Mauá - SP

Mensagem por thi_cesar »

sugestão..... vá em algum lugar com bastante espaço e que seja um pouco mais alto...... jogue o modelo lá do alto sem dar motor e tente controlar ele até ele chegar no chão...... vai lhe dar um pouco mais de confiança e controle das reações do modelo.... jogando ele do alto vai ter mais tempo pra se acostumar com as reações dele..... mais me parece que os comandos estão invertidos......

abraço.
Thiago
Responder