Primeiro voo com Bixler, 4 quedas. E agora?

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brunopalm
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duvida bixler

Mensagem por brunopalm »

uma duvida, voces usam o radio original que vem no bixler. Sou novato aqui. Um amigo ja montou o meu bixler e voou bem com ele. uns 10 min. desceu e eu guardei. Mas ainda nao voeei. ele disse que eu tenho q treinar pq o radio dele tem muito comando. nao tem como diminuir a sensibilidade..to com medo de jogalo para voar e quebrar.
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pedroxaviertf
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Re: Primeiro voo com Bixler, 4 quedas. E agora?

Mensagem por pedroxaviertf »

Olá pessoal! Desculpem-me por ressuscitar este tópico antigo, mas tenho uma dúvida quanto ao meu Bixler.

Eu tinha o Bixler 1 e comprei o kit do Bixler 2. Instalei toda a eletrônica e, por fim, instalei o motor Turnigy D2826-D de 2200kv, com hélice TGS Sport 6x4.
Mas, nas primeiras tentativas de subir o aero, ele tende muito à direita, faz uma curva acentuada à direita, e piora quando dou mais motor.
Ou seja, creio que o motor esteja em posição irregular, fazendo-o tender à direita.
Olhando o aero por trás, instalei o motor bem reto, alinhado à cauda. Será que ele teria que ficar um pouco a direita, onde o giro da hélice compensaria essa tendência dele curvar sozinho?
Algum sugestão?

Obrigado, desde já.

Um abraço a todos.

Pedro.
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ferrabra
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Re: Primeiro voo com Bixler, 4 quedas. E agora?

Mensagem por ferrabra »

Será que você não está estolando?!
Tenho um Biller um todo remendado porque a asa não fixava direito com aqueles parafusos.
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pedroxaviertf
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Re: Primeiro voo com Bixler, 4 quedas. E agora?

Mensagem por pedroxaviertf »

ferrabra escreveu:Será que você não está estolando?!
Tenho um Biller um todo remendado porque a asa não fixava direito com aqueles parafusos.



Cara, não ta estolando não. Já voei muito com o meu Bixler 1 e depois de montar o Bixler 2 é que estou tendo problemas. Arremessando-o com o motor a 50 ou a 100% não muda, ele tende à direita e faz uma curva bem forte. Quanto mais motor, mais ele vai pra direita. Por isso acho que a posição do motor está errada!
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LaercioLMB
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Re: Primeiro voo com Bixler, 4 quedas. E agora?

Mensagem por LaercioLMB »

Se ele está fazendo isso, o motor deve estar errado sim, ele deve estar totalmente alinhado a linha da fuselagem e isso faz com que o modelo se comporte dessa maneira.
O motor nao tem que ser só inclinado para cima ou para baixo, ele tem que ser inclinado para um lado também e no caso do bixler, o motor tem que ficar 2° para a esquerda por ser um motor que empurra e não que puxa.
Motor potente demais acentua mais ainda esse torque e esse é um dos motivos que não se deve colocar um canhão de motor em um aeromodelo, pois os contras virão junto com os prós.
Veja as inclinações do motor e vá ajustando até essa tendência terminar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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pedroxaviertf
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Re: Primeiro voo com Bixler, 4 quedas. E agora?

Mensagem por pedroxaviertf »

LaercioLMB escreveu:Se ele está fazendo isso, o motor deve estar errado sim, ele deve estar totalmente alinhado a linha da fuselagem e isso faz com que o modelo se comporte dessa maneira.
O motor nao tem que ser só inclinado para cima ou para baixo, ele tem que ser inclinado para um lado também e no caso do bixler, o motor tem que ficar 2° para a esquerda por ser um motor que empurra e não que puxa.
Motor potente demais acentua mais ainda esse torque e esse é um dos motivos que não se deve colocar um canhão de motor em um aeromodelo, pois os contras virão junto com os prós.
Veja as inclinações do motor e vá ajustando até essa tendência terminar.


Prezado Laercio, obrigado pela resposta. Verdade, o motor tem sim que ter uma leve inclinação para que compense a força da sua rotação. Você disse que deve estar 2° à esquerda. Esquerda olhando o modelo de frente ou estando atrás dele? Me lembro que no meu Bixler 1 o motor ficava posicionado um pouco à direita, observando o modelo pela cauda, com o bico para frente.

Um abraço.
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LaercioLMB
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Re: Primeiro voo com Bixler, 4 quedas. E agora?

Mensagem por LaercioLMB »

Olhando de trás, pois o seu modelo tem o motor virado para trás e não para a frente.
Aeromodelos com o motor virado para a frente é que tem que serem inclinados para a direita.
O posicionamento do motor para a direita é justamente para quando ele estiver inclinado para a esquerda, a hélice esteja no centro da fuselagem, pois se colocar o motor bem no centro e inclinar ele, notará que a hélice ficará um pouco para o lado e não bem no centro como deve ficar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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CONDOR 2
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Re: Primeiro voo com Bixler, 4 quedas. E agora?

Mensagem por CONDOR 2 »

Esse aero as vezes vem com esse problema.

Reveja a posição do motor como orientou o Laércio.

Sempre que construo aeros com motor atras parto do princípio que:

Quanto mais afastado o acima da asa, mais inclinação ele deve ter.

Quando na linha da asa inclinação mínima.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
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