Sérios problemas pra pousar, mesmo no simulador!
Sérios problemas pra pousar, mesmo no simulador!
Ola pessoal, é com muita humildade que venho aqui no fórum pedir ajuda do pessoal mais antigo no hobby, pois estou com sérios problemas na hora de pousar o aeromodelo. Não sei se estou com mania errada, pois utilizo muito ailerons no pouso. e bem pouco leme. Devo desabilitar o ailerons, para obrigar a usar o leme? ou mantenho até acostumar de vez? acredito que o problema seja noção de aproximação mesmo...Obrigado, e podem sentar a lenha!!!
A selva não pertence ao mais forte, mas ao sábio, habilidoso e resistente!!!
- Gabrielghas
- membro
- Mensagens: 581
- Registrado em: Qua Ago 08, 2012 10:39 pm
- Localização: Sooretama - ES
Antes de tudo seria legal saber qual é a velocidade de stol do aero...assim voce pode ter uma melhor noção da velocidade de aproximação e como foi dito...use os ailerons e leme somente para alinhar o aero na pista ja que se ele esta em uma velocidade estavel de aproximação ele vai descer suavemente e não vai precisar de muitas correções...
Espero ter ajudado. Abs
Espero ter ajudado. Abs
-
- membro
- Mensagens: 197
- Registrado em: Sex Ago 12, 2011 8:07 am
- Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Para pousar eu utilizo o seguinte procedimento:
Aproximo da pista.
Faço a curva em direção a pista.
Desacelero.
Termino de fazer a curva.
Alinho o aeromodelo.
Desço em direção a pista.
Voo perto ao solo, em linha reta, até perder velocidade, sempre usado o leme e o aileron para corrigir.
Agora é so pousar.
Uma dica, se estiver tendo dificuldade eu usar leme, treine com um que não possua aileron, automaticamente você será obrigado de voar com o leme.
Nunca pouse com o motor 100% desligado, sempre e necessário acelerar um pouco para combater o vento.
Para pousar de lado, use o leme junto com o aileron, se você der comando no aileron para a direita, dê comando no leme para a esquerda.
Aproximo da pista.
Faço a curva em direção a pista.
Desacelero.
Termino de fazer a curva.
Alinho o aeromodelo.
Desço em direção a pista.
Voo perto ao solo, em linha reta, até perder velocidade, sempre usado o leme e o aileron para corrigir.
Agora é so pousar.
Uma dica, se estiver tendo dificuldade eu usar leme, treine com um que não possua aileron, automaticamente você será obrigado de voar com o leme.
Nunca pouse com o motor 100% desligado, sempre e necessário acelerar um pouco para combater o vento.
Para pousar de lado, use o leme junto com o aileron, se você der comando no aileron para a direita, dê comando no leme para a esquerda.
[quote:3b1bb723b1="Gabrielghas"]Use o leme e os ailerons somente para alinhar na pista.. rs
Assim que alinhado utilize o profundor e automaticamente tbm precisará de ajustes com os ailerons.
Lembre-se de ver a rotação do motor e tal.. vai tentando ai. que uma hora vc acerta.
Abraços[/quote:3b1bb723b1]
Gabrielghas, obrigado ai pela dica cara, agorinha estava no simulador e ja ta bem melhor do que era antes...grato
Assim que alinhado utilize o profundor e automaticamente tbm precisará de ajustes com os ailerons.
Lembre-se de ver a rotação do motor e tal.. vai tentando ai. que uma hora vc acerta.
Abraços[/quote:3b1bb723b1]
Gabrielghas, obrigado ai pela dica cara, agorinha estava no simulador e ja ta bem melhor do que era antes...grato
A selva não pertence ao mais forte, mas ao sábio, habilidoso e resistente!!!
[quote:73a78419ae="Rih"]Antes de tudo seria legal saber qual é a velocidade de stol do aero...assim voce pode ter uma melhor noção da velocidade de aproximação e como foi dito...use os ailerons e leme somente para alinhar o aero na pista ja que se ele esta em uma velocidade estavel de aproximação ele vai descer suavemente e não vai precisar de muitas correções...
Espero ter ajudado. Abs[/quote:73a78419ae]
Rih, irmão... obrigado ai pela dica da velocidade de stol do aero, tenho que dar uma olhada nisso mesmo, vlw...ajudou bastante
Espero ter ajudado. Abs[/quote:73a78419ae]
Rih, irmão... obrigado ai pela dica da velocidade de stol do aero, tenho que dar uma olhada nisso mesmo, vlw...ajudou bastante
A selva não pertence ao mais forte, mas ao sábio, habilidoso e resistente!!!
[quote:2502c1c5b1="thiagovvv"]Para pousar eu utilizo o seguinte procedimento:
Aproximo da pista.
Faço a curva em direção a pista.
Desacelero.
Termino de fazer a curva.
Alinho o aeromodelo.
Desço em direção a pista.
Voo perto ao solo, em linha reta, até perder velocidade, sempre usado o leme e o aileron para corrigir.
Agora é so pousar.
Uma dica, se estiver tendo dificuldade eu usar leme, treine com um que não possua aileron, automaticamente você será obrigado de voar com o leme.
Nunca pouse com o motor 100% desligado, sempre e necessário acelerar um pouco para combater o vento.
Para pousar de lado, use o leme junto com o aileron, se você der comando no aileron para a direita, dê comando no leme para a esquerda.[/quote:2502c1c5b1]
Tiagovvv, eu tenho observado bastante os passos que você passou, só um detalhe, quando o aero se afasta da pista eu perco a noção de onde esta a cabeceira dela, então isso dificulta bastante na hora do pouso...tenho a impressão que numa pista real isso é reduzido, pelo motivo da nossa visão ser mais ampla que a tela do PC....será? obrigado
Aproximo da pista.
Faço a curva em direção a pista.
Desacelero.
Termino de fazer a curva.
Alinho o aeromodelo.
Desço em direção a pista.
Voo perto ao solo, em linha reta, até perder velocidade, sempre usado o leme e o aileron para corrigir.
Agora é so pousar.
Uma dica, se estiver tendo dificuldade eu usar leme, treine com um que não possua aileron, automaticamente você será obrigado de voar com o leme.
Nunca pouse com o motor 100% desligado, sempre e necessário acelerar um pouco para combater o vento.
Para pousar de lado, use o leme junto com o aileron, se você der comando no aileron para a direita, dê comando no leme para a esquerda.[/quote:2502c1c5b1]
Tiagovvv, eu tenho observado bastante os passos que você passou, só um detalhe, quando o aero se afasta da pista eu perco a noção de onde esta a cabeceira dela, então isso dificulta bastante na hora do pouso...tenho a impressão que numa pista real isso é reduzido, pelo motivo da nossa visão ser mais ampla que a tela do PC....será? obrigado
A selva não pertence ao mais forte, mas ao sábio, habilidoso e resistente!!!
[quote:79c7c070f4="Hidden"]Dê uma olhada nesse tópico:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=147396
Assista o vídeo e leia todas as postagens do tópico, tem muita dica boa.[/quote:79c7c070f4]
Hidden, valeu pelo tópico bhoter...eu já tinha dado uma olhada nesse video, mas agora vou dar uma lida no tópico todo...grato
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=147396
Assista o vídeo e leia todas as postagens do tópico, tem muita dica boa.[/quote:79c7c070f4]
Hidden, valeu pelo tópico bhoter...eu já tinha dado uma olhada nesse video, mas agora vou dar uma lida no tópico todo...grato
A selva não pertence ao mais forte, mas ao sábio, habilidoso e resistente!!!
A visão que temos creio eu que é mais ampla quem no pc, e outra coisa, é que na vida real, temos a visão livre, não precisamos acompanhar o aero toda hora, de vez enquando, de uma rapida olhada para localizar a cabeceira da pista, isso com o aero estabilizado... Antes do voo, tente também, criar uma 'rota' na cabeça, assim sabe o que deve fazer em tal hora... E também voar com alguém que possa te auxiliar na localização.... De resto o pessoal já falou.
Abraço e boa sorte...
Abraço e boa sorte...