Inclinação do motor para a direita

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
pablo BH
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qua Jan 23, 2013 11:31 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Inclinação do motor para a direita

Mensagem por pablo BH »

No primeiro aeromodelo que eu fiz , uma pessoa falou que eu teria que inclinar o motor para a direita para anular uma força que o motor gera para a esquerda devido ao sentido de rotação, queria saber se deverei fazer isso também para os bi-motores ou se é diferente
Skype: pabloiglesias4
gmail: pabloiglesiasbh@gmail.com
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Normalmente em bi motores, somente o do lado direito é inclinado, o da esquerda é em 0.
Outra coisa que se faz, é usar hélices contra rotativas, sendo que o motor da direita gira no sentido anti horário e o da esquerda no sentido horário, mas o que estiver girando no sentido anti horário, terá que ter duas porcas fixando a hélice, ou seja, uma porca e uma contra porca para evitar que a porca afrouxe em voo e a hélice se solte, pois dessa maneira uma porca é apertada contra a outra, evitando que se afrouxem.
Nesse caso, se usa duas porcas em ambas as hélices para ficar mais uniforme e inclusive equilibrar o peso.
Porcas auto travantes é perda de tempo por dois motivos.
Uma é que elas não evitam da hélice afrouxar, somente evitará de se soltarem e perder a hélice em voo, mas não evitará da hélice ficar frouxa e parar de girar pelo motor.
Outra é que ao trocar a hélice, a porca deixa de ser eficiente e terá que ser trocada juntamente com a hélice, o que além de ter hélices de reserva, terá que ter porcas o que não vale a pena, é preferível usar duas porcas que é mais eficaz.

Procure manter suas perguntas todas em um único lugar já que se trata do mesmo assunto, ou seja, a construção do seu bi motor.
Criando novos tópicos para o mesmo assunto, só irá espalhar informações no fórum, o que ao invés de ajudar, só atrapalha o aprendizado de novos iniciantes.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder