Orientação de eletrônica para aero 1,3m asa alta

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Orientação de eletrônica para aero 1,3m asa alta

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

Ja voo combustão mas quero um elétrico pra quando quiser fazer um voo rápido e descomplicado, sem sujeira e sem aquela amolação de carburador desregulando.

Um amigo que fabrica aeros em isopor (já vi vários voando e sei que voam bem, o projeto dele é bom) me ofereceu um aero um pouco maior e com ailerão, leme e profundor um pouco maiores pra ele fazer acrobacias com mais facilidade só que ele não possui eletrônica e portato preciso de ajuda pra definir motor, ESC, servos e bateria ideais.

É um aero semelhante ao cesna com 1,3m de asa

Grato pela colaboração
thiagovvv
membro
Mensagens: 197
Registrado em: Sex Ago 12, 2011 8:07 am
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais

Mensagem por thiagovvv »

Daniel, o certo era você seu amigo, já que ele é o fabricante do aeromodelo. Mas se não tiver como, seria bom você falar o modelo ,estilo de voo, peso e até memso uma foto.

Abrs

Thiago
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

Que eu posso te adiantar é que um colega de pista voa o mesmo modelo porém com apenas 1m de asa e usa motor E-MAX 2822 com ESC 25 a 30A bateria 3s 2.200mAh e servos turnigy 9g.

A minha intenção é só voar mesmo e de vez em quando fazer um loop ou roll, um voo de dorso, nada muito estravagante. Mas o construtor me sujeriu ele um pouco maior ja que eu gosto de aero maior até porque sofre menos com o vento tornando o voo mai prazeroso e pra facilitar as manobras ele disse que se eu quiser ele põe as peças móveis um pouco maiores.
Avatar do usuário
Rafael Baldin
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Sex Fev 06, 2009 2:38 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por Rafael Baldin »

Pega com 1m de asa e usa uma bateria de 1300 vai ser melhor...
thiagovvv
membro
Mensagens: 197
Registrado em: Sex Ago 12, 2011 8:07 am
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais

Mensagem por thiagovvv »

O aeromodelo de 100cm vai ser mais fácil de transportar, as peças seram mais baratas, o concerto muitas vezes será mais rápido e fácil.

Mas se tiver condições pega o de 130cm mesmo, é muito mais fácil para visualizar e como voce mesmo disse, ele sofre menos com o vento.

Como ja foi dito, fica meio difícil recomendar uma coisa sem saber todos os detalhes, um aeromodelo de 100cm por exemplo poderia usar um motor 2809 e outro talvez tenha a necessidade de usar um 2215/20, que são motores totalmente diferentes.
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:bf36a364ea="thiagovvv"]O aeromodelo de 100cm vai ser mais fácil de transportar, as peças seram mais baratas, o concerto muitas vezes será mais rápido e fácil.

Mas se tiver condições pega o de 130cm mesmo, é muito mais fácil para visualizar e como voce mesmo disse, ele sofre menos com o vento.

Como ja foi dito, fica meio difícil recomendar uma coisa sem saber todos os detalhes, um aeromodelo de 100cm por exemplo poderia usar um motor 2809 e outro talvez tenha a necessidade de usar um 2215/20, que são motores totalmente diferentes.[/quote:bf36a364ea]


Como disse é muito parecido com o cesninha e a versao com 1m de asa voa bem com esse motor e-max 2822. Problema de trasporte eu nao tenho poque tenho uma pickup e ja carrego um aero a combustão com 1,6m de asa. Que motor ficaria bom com esse aero de1,3m de asa? Pelas peças moveis serem um pouco maiores há a necessidade de pegar servos mais fortes do que os de 9g da turnigy?
Avatar do usuário
AlexandreRJ
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 259
Registrado em: Qui Nov 17, 2011 9:18 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por AlexandreRJ »

amigo, você não falo o peso do aero que o principal fato, para sabe qual eletrônica bota.
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:04e94b22f7="AlexandreRJ"]amigo, você não falo o peso do aero que o principal fato, para sabe qual eletrônica bota.[/quote:04e94b22f7]

Cara nunca tive aero eletrico e portanto nao tenho experiencia com eletricos, voo combustao. Mas acredito que nao vai passar de 1kg nao. Vai ser de isopor entelado e pretendo por uma bateria de 2200mah nele.
Avatar do usuário
Márcio gonçalves
membro
Mensagens: 366
Registrado em: Seg Mar 09, 2009 10:18 pm
Localização: Bhte/MG

Aero 130 cm

Mensagem por Márcio gonçalves »

Estou terminando de montar um asa alta com 122 de envergadura, 24 de corda e 98 de fuselagem, ficou com 700 g faltando apenas bateria, está com este motor do link, ainda não testei mas acho que da conta do recado.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=18969
Enverga mas não quebra!!!
Avatar do usuário
AlexandreRJ
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 259
Registrado em: Qui Nov 17, 2011 9:18 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por AlexandreRJ »

então meu amigo segue umas dicas

se quiser algo mais folgado no caso motor de sobra, recomendo esse

http://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=8_24_87&products_id=1579


ou se quiser roda quase no limite. recomendo esse

http://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=8_24_87&products_id=2620


qualquer um dos 2 levanta seu aero com bateria de 2.2, seguindo o peso que você, um falo.
um abraco
Responder