Dúvidas na escolha de rádio

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

[quote:0da8bcb8fe="Makarraum"]Eu pretendo comprar algumas coisas (praticamente toda a eletrônica e radio) fora. Só queria comprar no Brasil o modelo pra montar.

Mas realmente compensa pagar 3x mais caro num Futaba 6 canais, contra os 9 do Turnigy?
E quanto a esse módulo FRSKY que vc falou, o que seria? O receptor? Então esse receptor FRSKY funciona com o TX da Turnigy? Vocês poderiam me esclarecer essa questão de compatibilidade entre rádios diferentes?
Eu to pensando em comprar ESC, motor e servos no DX.com. Vcs veem algum problema? =)

Valeu galera! \o[/quote:0da8bcb8fe]

Vi que leu o que eu disse...

Futaba ACIMA de 8ch. Abaixo não compensa.

O Módulo FRsky ou qualquer que seja (existem vários) é quem envia as informações para um receptor, por assim dizer. Alguns são removíveis como no caso do Turnigy (alguns rádios possuem isso) outros são permanentes.

Basicamente, se comprar um módulo FrSky não vai mais poder usar rx da turnigy, mas da Frsky. Se comprar um Spektrum, vai poder usar receptores spektrum e assim por diante, entendeu?

Generalizando, um receptor só funciona com um rádio da mesma marca.

Compre toda a eletrônica da HK e faça o modelo com alguma planta aqui...
Trex700 DFC - Airtronics SD10G
Avatar do usuário
AlexandreRJ
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 259
Registrado em: Qui Nov 17, 2011 9:18 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por AlexandreRJ »

ola amigo,

como você já viu, cada 1 vai te indicar uma marca, mais como vai começa te aconselho pega um radio que vá fica com você durante um bom tempo, que não precise troca tao cedo, pegue um radio com mais de 1 memoria, no minimo 6 canais, e com vários tipos de progamação, no meu caso eu te indicaria AITRONICS ou SPECKTRUM.

boa sorte na procura.
Avatar do usuário
Makarraum
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Ter Jun 15, 2004 12:05 pm
Localização: Aracaju-SE

Mensagem por Makarraum »

Sim.. agora entendi. Achava que os radios eram sempre incorporados.

Agora mais dúvidas:
Devo comprar o rádio sem módulo, certo? Então vi esse 9XR na HK pelo mesmo preço do 9X. Qual é melhor?

9XR
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__31544__Turnigy_9XR_Transmitter_Mode_2_No_Module_.html
9X
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__20976__Turnigy_9X_9Ch_Transmitter_without_Module_Mode_2_v2_Firmware_.html

E vi esses módulos FRSky:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=14355
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=14349

Porque o que tem telemetria é mais barato? Qual vcs recomendam comprar?
Avatar do usuário
AlexandreRJ
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 259
Registrado em: Qui Nov 17, 2011 9:18 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por AlexandreRJ »

alguém que usa radios 9x poderá te ajuda, não o fan dos 9x, então não sei muito bem qual te indicar, mais minha experiencia com esse radio foram 2 modelos quebrados.
Avatar do usuário
fpvmorrinhos
membro
Mensagens: 255
Registrado em: Ter Mai 24, 2011 4:23 pm
Localização: MORRINHOS GOIÁS

Mensagem por fpvmorrinhos »

[quote:787f9ad04f="Makarraum"]
9X
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__20976__Turnigy_9X_9Ch_Transmitter_without_Module_Mode_2_v2_Firmware_.html

FRSky:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=14355

[/quote:787f9ad04f]

Eu iria desse modelo.
Avatar do usuário
Makarraum
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Ter Jun 15, 2004 12:05 pm
Localização: Aracaju-SE

Mensagem por Makarraum »

Alexandre.. sabe explicar o motivo dos incidentes? Qual módulo vc tava usando?

Morrinhos.. vc poderia justificar sua escolha? Ainda não entendi pq o modelo que tem telemetria é mais barato! E pq não ir de 9XR já que aparenta ser mais moderno?
Avatar do usuário
AlexandreRJ
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 259
Registrado em: Qui Nov 17, 2011 9:18 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por AlexandreRJ »

[quote:ebf87c1874="Makarraum"]Alexandre.. sabe explicar o motivo dos incidentes? Qual módulo vc tava usando?

Morrinhos.. vc poderia justificar sua escolha? Ainda não entendi pq o modelo que tem telemetria é mais barato! E pq não ir de 9XR já que aparenta ser mais moderno?[/quote:ebf87c1874]

usava o 9x padrão modulo que vem nele mesmo, quando um amigo ligava o radio na pista derrubava meus aeros, ou fica com atraso no comando.
Avatar do usuário
KKArioKA
membro
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Dez 08, 2011 1:15 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por KKArioKA »

pode comprar o turnigy 9x sem medo, usa o modulo original sem problemas ....

eu tenho 2 radios 9x e nunca tive problemas com recepcao ou perda de sinal.

na grande esmagadora maioria; quem teve problema com esse radio foi quem comprou de SEGUNDA MAO e assim nao se pode atestar a qualidade original do produto: caiu no chao, bateu, mau uso, abuso, algum "reparo" mal feito etc...


um amigo meu resolveu "TUNAR" o radio, fez um MOD na antena ... 2 meses depois ele ficou perdendo sinal direto .... quando ele reverteu a M que tinha feito voltou a funcionar sem problemas.

se voce quiser voar cada vez mais longe, dai sim compre o modulo Frsky para ter maior segurança, porem para voar no limite da visao o modulo original atende muito bem !
Avatar do usuário
NaValter
membro
Mensagens: 215
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 4:09 pm
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por NaValter »

Se quer um bom custo-benefício, Turnigy 9x. Comprei o meu há quase 2 anos com uma certa desconfiança. Estou com ele até hoje e NUNCA tive qualquer problema, seja de interferência, seja de alcance...
Voe com responsabilidade: Segurança em 1º lugar!
Avatar do usuário
Makarraum
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Ter Jun 15, 2004 12:05 pm
Localização: Aracaju-SE

Mensagem por Makarraum »

Eh galera.. valeu mesmo. Vou comprar o 9X mesmo, e se sentir necessidade, no futuro compro o módulo FRSky.

Muito obrigado pelos esclarecimentos!
Responder