Quanto tempo dura uma bateria de 2200 maH?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
bruno113
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Sáb Mar 16, 2013 2:16 pm
Localização: Sumare, sp

Quanto tempo dura uma bateria de 2200 maH?

Mensagem por bruno113 »

Eai galera.
Hoje foi meu primeiro voo, fui até a pedreira do garcia, e com a ajuda do Portela fiz meu primeiro voo.
E o meu segundo, já foi só, pois consegui me desempenhar muito bem com meu aero, então não fiz mais aulas.

Mas o meu unico medo, é de acabar a bateria durante o voo. Então queria saber isto?

*Quando a bateria esta acabando, o motor desliga o o resto continua ligado?
* Quanto tempo uma bateria de 2200 maH dura em um emax de 1200kv 155w? E este tempo que quero saber., é com o motor a altos rpm

Valeu.

Aproveitarei aqui para agradecer a turma da pedreira do garcia para tirar a camionete que minha mãe encalhou lá =P


E agradecer o portela por me ajudar a voar minha primeira vez.
E também ao Duzão por me fornecer o ótimo aeromodelo que comprei com ele =D

[/img]
Avatar do usuário
carlos vitor
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 12:01 am
Localização: Ceres-Go
Contato:

Mensagem por carlos vitor »

Bruno quando a bateria acaba os servos e o receptor continua funcionando porque eles trabalham com apenas 4.8 a 6.0 volts portanto quando a sua bateria não tem mais carga para motor ela ainda tem carga para o resto da eletrônica.
Já em questão de quanto tempo dura a bateria são diversos fatores tipo qual a sua hélice qual o seu motor o peso do seu aero quanto vc tem que acelerar para ele manter em velocidade de cruzeiro.Resumindo aeromodelo é que nem carro quanto mais vc acelera mais ele gasta e se o motor for 2.0 vc terá que ter um tanque (bateria) maior para poder andar mais.
bruno113
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Sáb Mar 16, 2013 2:16 pm
Localização: Sumare, sp

Mensagem por bruno113 »

[quote:b67e8ce8d1="carlos vitor"]Bruno quando a bateria acaba os servos e o receptor continua funcionando porque eles trabalham com apenas 4.8 a 6.0 volts portanto quando a sua bateria não tem mais carga para motor ela ainda tem carga para o resto da eletrônica.
Já em questão de quanto tempo dura a bateria são diversos fatores tipo qual a sua hélice qual o seu motor o peso do seu aero quanto vc tem que acelerar para ele manter em velocidade de cruzeiro.Resumindo aeromodelo é que nem carro quanto mais vc acelera mais ele gasta e se o motor for 2.0 vc terá que ter um tanque (bateria) maior para poder andar mais.[/quote:b67e8ce8d1]


Ok, valew, já me esclareceu algumas duvidas =P
Alan_V
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Seg Fev 06, 2012 12:09 pm
Localização: Sem local

Mensagem por Alan_V »

Não faço mais parte daqui !
thiagovvv
membro
Mensagens: 197
Registrado em: Sex Ago 12, 2011 8:07 am
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais

Mensagem por thiagovvv »

Bruno,

Tentarei responder suas perguntas por etapa.

Quando a bateria esta acabando, o motor desliga o o resto continua ligado?

Sim, como já foi repondido, o motor corta, mas os resto da eletrônica continua a funcionar.

Quanto tempo uma bateria de 2200 maH dura em um emax de 1200kv 155w?

Não tem um tempo exato, pode ser 10min ou 1 hora, depende de como irá voar.

Mas fazendo um breve calculo:

155w/11.1v = 14A

Seu motor irá consumir 14A para gerar os 155 watts prometido pelo fabricante.

2.2 A/14A*60min = 9,4 Minutos de voo com o motor full.

Ou seja, se souber voar você irá alcançar 20 min de voo tranquilamente.

Mas para não correr o risco de estragar a bateria, e esperar o ESC cortar o motor ,use um monitor de voltagem com buzzer, assim quando a bateria estiver acabando é só pousar.
bruno113
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Sáb Mar 16, 2013 2:16 pm
Localização: Sumare, sp

Mensagem por bruno113 »

[quote:45583a4b49="thiagovvv"]Bruno,

Tentarei responder suas perguntas por etapa.

Quando a bateria esta acabando, o motor desliga o o resto continua ligado?

Sim, como já foi repondido, o motor corta, mas os resto da eletrônica continua a funcionar.

Quanto tempo uma bateria de 2200 maH dura em um emax de 1200kv 155w?

Não tem um tempo exato, pode ser 10min ou 1 hora, depende de como irá voar.

Mas fazendo um breve calculo:

155w/11.1v = 14A

Seu motor irá consumir 14A para gerar os 155 watts prometido pelo fabricante.

2.2 A/14A*60min = 9,4 Minutos de voo com o motor full.

Ou seja, se souber voar você irá alcançar 20 min de voo tranquilamente.

Mas para não correr o risco de estragar a bateria, e esperar o ESC cortar o motor ,use um monitor de voltagem com buzzer, assim quando a bateria estiver acabando é só pousar.[/quote:45583a4b49]


Ok, valeu.
Hoje foi o primeiro dia que voei pra valer, oei uns 10 mins acho, e a bateria ainda estava a uns 11 volts =D

Mas acho o adequado voar uns 10 mins. Por causa do motor e do cansasso =D
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

É muito mais fácil você comprar um alarme, programar para 3,6V~ 3,7V e pousar logo após o bipe soar.
Estará voando menos estressado, diminuirá a possibilidade de derrubar o aero e suas baterias agradecerão, pois certamente irão durar muito mais, pois descarregar baterias até o limite (esperar esc cortar), diminui o tempo de vida delas, inclusive inchaço.
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

[quote:16e6267f03="Gilberto_CWB"]É muito mais fácil você comprar um alarme, programar para 3,6V~ 3,7V e pousar logo após o bipe soar.
Estará voando menos estressado, diminuirá a possibilidade de derrubar o aero e suas baterias agradecerão, pois certamente irão durar muito mais, pois descarregar baterias até o limite (esperar esc cortar), diminui o tempo de vida delas, inclusive inchaço.[/quote:16e6267f03]

De fato é mais fácil, mas não necessariamente o melhor!

Sinceramente acho legal aprender a usar estas contas como o Tiago postou lá em cima, pois assim não criamos certas dependências!

[quote:16e6267f03="luisb"]interessante este topico, alguem mais experiente poderia fazer uma tabelinha com medias[/quote:16e6267f03]

é difícil pois também vai depender do aero a ser usado.

Aquele calculo que foi feito, considerou apenas um motor com uma determinada helice, mas desconsiderou o peso do aero e o arrasto que ele gera por exemplo.

Parabéns pelo voo! faça um vídeo e mostra para nós como está! o bom que se pegar este hábito, vai criar uma Timeline de evolução.
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Eu tive uma desgraça de um Ugly Stick de 1m que voava mal à beça que consumia uma LiPo de 2200mAh em 10 minutos.

Por outro lado, meu big-treinador de 1,5m pesando 1,5kg com um motor bem maior voa 13 a 15 minutos com a mesma bateria, e meu EasyStar voa mais de meia hora se não economizar.
meisonbr
membro
Mensagens: 79
Registrado em: Qua Nov 26, 2008 5:23 pm
Localização: Campinas, SP
Contato:

Mensagem por meisonbr »

Eu sempre acho que o melhor é colocar um alarme de bateria no aero, pois ai fica mais seguro saber quando precisa pousar.

Um tempo atrás eu fiquei atrás de todos esses cálculos para obter essas informações, peguei muitas informações com o pessoal fera aqui do fórum e fiz uma calculadora para várias situações, segue o link dela inclusive com as explicações: http://www.aeromodelismoonline.com.br/como-descobrir-o-peso-motor-e-bateria-para-seu-modelo-eletrico-calculadora/

Vale lembrar que esses calculos só funcionam com exatidão se os dados informados foram reais também e principalmente com relação ao calculo de velocidade do aeromodelo vai depender das condições meteorológicas ai o calculo seria muito mais complicado rs...

Abs,
Meison
Responder