planador iniciante

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Betone2
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qua Fev 06, 2013 3:55 pm
Localização: Sao Paulo,SP

planador iniciante

Mensagem por Betone2 »

Ola amigos

Sou novo no forum e pelo visto postei minhas perguntas sobre o planador iniciante que montei conforme projeto do voosilencioso na area particular do forum e assim obviamente ninguem viu e ninguem comentou.
Tem como transferir a mensagem e foto da area particular para cá ou devo postar tudo de novo e apagar a mensagem particular ?

Roberto
Avatar do usuário
Betone2
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qua Fev 06, 2013 3:55 pm
Localização: Sao Paulo,SP

Mensagem por Betone2 »

Reposto abaixo a mensagem que enviei em março MAS na area particular e por isto ficou sem comentarios.
==>>
Hoje fiz o voo de estreia do planador.
mudei bastante o formato da cauda.
Veja como ficou nesta foto

[img:d49fab19d2]https://dl.dropbox.com/u/21484405/visao%20planador.jpg[/img:d49fab19d2]

Aqui a foto do lancamento.
Este foi meu primeiro lancamento de aeromodelo

[img:d49fab19d2]https://dl.dropbox.com/u/21484405/lancto%20planador.jpg[/img:d49fab19d2]

Lancei o aviao coontra o vento.
Nao consegui baixar a cabeca do aviao que fez um loop e caiu no chao quebrando a helice.
Como primeiro voo da vida acho que foi valido.

Eu tinha posto motor na frente e bateria bem na frente de modo que esperava que o CG fizesse o motor cair a cabeca MAS com o vento e o empuxo do motor ele estava subindo e o profundor nao conseguiu corrigir isto ou eu acionei ele tardiamente.

Vou refazer e lancar de novo
Por sorte soh perdi helice e isopor da fuselagem
Isopor da asa e toda a eletronica esta salva

Roberto
ps esperava mais comentarios dos usuarios mais antigos....[/quote]
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Boa noite!

Bom pelo seu relato me parece problema de alinhamento da asa com profundor !

Verifique tudo antes do próximo teste, se você tiver um gramado próximo você pode fazer uns testes de planeio nesse planador.
Faça o lançamento dele sem ligar o motor e observando o comportamento depois tente interferir no voo com os comandos (faça lançamento próximo ao solo).

O lançamento deve ser "reto" e sem tendências (nada de inclinar para direita, esquerda ou para cima).

Aprender a voar Sozinho não é fácil mesmo vai quebrar alguns modelos!

Pode ser que ele entrou em loop por um mal lançamento e muito motor também, de longe e muito complicado opinar

Grande abraço e Sucesso!
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 396
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem por carlitovargas »

Roberto peça para a moderação mover seu tópico para a area dos "Planadores", certamente o pessoal vai lhe auxiliar. abs

http://www.e-voo.com/forum/viewforum.php?f=2
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Beto, em que bairro você mora?
Será bem interessante voar em um local onde outros possam ajudá-lo.
snag
membro
Mensagens: 446
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por snag »

[quote:5e3ed2224b="Alex Recife"][quote:5e3ed2224b="AndersonSP"]Boa noite!

Bom pelo seu relato me parece problema de alinhamento da asa com profundor !

Verifique tudo antes do próximo teste, se você tiver um gramado próximo você pode fazer uns testes de planeio nesse planador.
Faça o lançamento dele sem ligar o motor e observando o comportamento depois tente interferir no voo com os comandos (faça lançamento próximo ao solo).

O lançamento deve ser "reto" e sem tendências (nada de inclinar para direita, esquerda ou para cima).

Aprender a voar Sozinho não é fácil mesmo vai quebrar alguns modelos!

Pode ser que ele entrou em loop por um mal lançamento e muito motor também, de longe e muito complicado opinar

Grande abraço e Sucesso![/quote:5e3ed2224b] Arremessar o aeromodelo sem motor, é uma coisa! E arremessar com motor, é outra coisa totalmente diferente. Eu colocaria, uma [b:5e3ed2224b]calço na parte superior do montante do motor, para ele poder dá o angulo de decalagem negativa[/b:5e3ed2224b].[/quote:5e3ed2224b]

Você provavelmente está falando em "downthrust", não é? "Decalagem" tem a ver com a diferença de incidência, por exemplo, entre as asas de um biplano, ou entre a asa e o estabilizador horizontal.

O que o AndersonSP está sugerindo é uma das maneiras tradicionais de se trimar um modelo. É o que se faz no "vôo livre", por exemplo.
Lembre-se que o colega é iniciante, sem experiência e referências para julgar, por exemplo, se uma tendência do modelo é provocado pelo motor ou pelo alinhamento das superfícies. Então, o primeiro passo é saber como o modelo plana, lançando-o paralelo ao chão, apenas para verificar se tem alguma tendência a ser corrigida.
Ou você acha, por exemplo, que alguém pega um planador de competição novo e lança direto no "guincho elétrico" com o pé lá embaixo no pedal?
Avatar do usuário
Betone2
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qua Fev 06, 2013 3:55 pm
Localização: Sao Paulo,SP

Mensagem por Betone2 »

Hehehe estou rindo de mim por ter postado na área de mensaagens para mim mesmo e depois reclamado de ninguem ajudar kkk

Eu tenho o video do lancamento vou achar um modo de postar ele aqui
Apos o primeiro lancamento eu consertei os estragos no modelo e no meu ego :-) e fui na praça do pacaembu e lancei umas 6 vezes. Lá o primeiro lancamento como NAO poderia deixar de ser foi direto para o chao (que era grama) isto por sobrecorrecao do que fiz na primeira vez. Apos 6 lançamentos começou a chover. Uns 4 foram direto para o chao. Um subiu e eu cortei o motor e ele caiu na grama e o ultimo ele ate voou uns 35 metros e quando eu tentei virar ele acabou caindo. Eh tudo muito rapido e a falta de exp com comandos atrapalha.

Em casa protegi o motor e lancei ele e vi que ele esta com muuuito peso na cabeça. O CG esta a aprox 3 cm do bordo de ataque da asa. Nos testes em casa descobri que ele soh plana direito com o cg a 4 cm do bordo de fuga ou seja uns 9 cm para trás de onde ele esta. Mudei a batt de posicao e corrigi isto MAS NAO lancei apos esta correção. Domingão vou a Sto. André e estarei perto do aeropoli - moro bem no centro de SP-SP e achar local para lancar e tempo p testar eh dureza. Muuuito obrigado pela ajuda. Tenho lido bastante o estou montando tbem uma asinha zaggi c perfil MH-45
Avatar do usuário
Betone2
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qua Fev 06, 2013 3:55 pm
Localização: Sao Paulo,SP

Mensagem por Betone2 »

Estou usando motor e-max 2822 1400 kv. Batt 3s 1000 mah 20c
Hélice laranja de 8x4

Esta info de que excesso de aceleracao pode levar o aviao a subir eu nao sabia. Realmente pode ser isto. Tbem NAO sabia muito sobre alinhamento entre profundor e asa. Minha asa tem perfil clark-y com 16 cm de largura (esqueci o nome para isto) e eh composta de 3 partes uma secao reta de 80 cm e 2 seções de ponta de 25 cm cada em diedro com angulo como indicado no proj do voosilencioso - planador iniciante

Eu notei que a pasta poliondas eh muito mole no profundor e estou pensando em trocar por uma placa de depron.
Como nao testei o aviao apos correcao de CG pode ser que agora ele esteja mais amigavel para voar e NAO cavalo xucro como no primeiro voo
Avatar do usuário
Betone2
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qua Fev 06, 2013 3:55 pm
Localização: Sao Paulo,SP

Mensagem por Betone2 »

Lembrei corda de 16 cm. :-)
Responder