Como saber quando uma bateria está totalmente carregada?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
jroma
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Ter Ago 03, 2010 6:04 pm
Localização: Londrina

Como saber quando uma bateria está totalmente carregada?

Mensagem por jroma »

Sou iniciante em elétricos e tenho recebido muita ajuda aqui entre o pessoal do Evoo.
Acredito que este assunto deva ter sido muito discutido, mas achei mais lógico fazer uma pergunta direta.
Meus usos básicos serão carregar baterias de LIPO de 11,1 volts e 1.3 miliamperes.
também desejo carregar uma bateria de 12 volts de chumbo ácido.

Como saber quando uma bateria está totalmente carregada?
Meu carregador (um Imax B6, com uma fonte de 10 amperes) emitirá algum sinal auditivo para me avisar, ou simplesmente avisa no painel?
Ou não ocorre nada disso?
Obrigado pela atenção.
Jorge
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Comprando um carregador inteligente, pois mesmo com cálculos, jamais saberá isso, pois uma bateria NUNCa é descaregada totalmente e por isso, terá que fazer medições precisas para um calculo mais real, fora isso, nunca saberá corretamente.
compre um carregador inteligente e pronto, ele para de carregar quando a bateria está totalmente carregada e te avisa com a mensagem full ou full charge.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Arthur S. de Almeida
membro
Mensagens: 327
Registrado em: Ter Jul 05, 2011 11:37 pm
Localização: Foz do Iguaçu, PR

Mensagem por Arthur S. de Almeida »

Como o jroma disse, o carregador é um Imax B6. Portanto quando a bateria estiver carregada ele ira emitir um sinal sonoro e a mensagem full na tela.

Aqui esta o manual em português, leia:
http://www.4shared.com/get/V_HUhaS-/manual_carregador-b6.html;jsessionid=7606DBE774474E25438BDC649F0E4453.dc322

Se tiver problemas para fazer o download me avise que tento te mandar como email.
jroma
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Ter Ago 03, 2010 6:04 pm
Localização: Londrina

Mensagem por jroma »

O Manual em português, foi baixado.
Quanto ao "melidor” de baterias, vou deixar para mais para frente.
o momento tenho muito mais a aprender (inclusive sobre a vida) , mas caso não se incomodem vou manter o Tópico aberto na esperança que ajude mais pessoas.
MAIS E MAIS AGRADECIMENTOS A TODOS E EM ESPECIAL À AQUELES QUE DISPUSERAM SEU TEMPO E PARTILHARAM SEUS CONHECIMENTOS
Abraços
Jorge
jroma
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Ter Ago 03, 2010 6:04 pm
Localização: Londrina

Mensagem por jroma »

Esta é para mim uma dúvida importante:
Como calcular a razão o de carga na hora de regular o carregador (neste caso é um Imax B6 com uma fonte de 10 amperes)
Por exemplo: 1,0 ampere em uma bateria nova de LIPO de 3s e 1,3 é muito ou é pouco?
Já em uma bateria de Metal hidreto de 8 células (a do rádio por exemplo) o mesmo 1,0 ampere poderá destruí-la imagino, já que os carregadores originais trabalham na casa de poucos miliamperes.
E assim por diante
Há como calcular isto?
Tem algum jeito de programar o B6, todo no automático, para evitar estes problemas?
Obrigado
Jorge
Avatar do usuário
isaias2412
membro
Mensagens: 715
Registrado em: Qui Ago 17, 2006 3:54 pm
Localização: goiania goias

Mensagem por isaias2412 »

Bateria de lipo carregue no maximo a 1c quer dizer se vor 1300 recarregue a 1.3 fora as baterias de carga rapida ja as minhas de meta hidreto carrego a 200 mili amper lembrando que as minhas sao de 2000
jroma
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Ter Ago 03, 2010 6:04 pm
Localização: Londrina

Mensagem por jroma »

ISAIAS 1C QUER DIZER 1 AMPERE?
DETALHE CURIOSO CARREGUEI UMA DAS MINHAS BATERIAS LIPO DE 1,3 POR UMAS 12 HORAS A 0,7 AMPERE.
E NÃO HOUVE UM APITO OU AVISO NEM AVISO NO PSINEL DE CARGA COMLETA.
EU ESTARIA ERRANDO QUALQUER NA LEITURA DE CARGA COMPLETA?
OU AGORA TENHO OUTRO DEFEITO NO CARREGADOR?
obrigAdo
JORGE
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Não grite. Como deve ter percebido, ninguém aqui escreve em maiúscula, pois não há nenhum motivo para tal.

1C é 1 vez a capacidade da bateria.. 1A é um Ampere.
Avatar do usuário
isaias2412
membro
Mensagens: 715
Registrado em: Qui Ago 17, 2006 3:54 pm
Localização: goiania goias

Mensagem por isaias2412 »

como expliquei lá em cima se sua bateria e de 1500 carregue a 1.5 e assim por diante
jroma
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Ter Ago 03, 2010 6:04 pm
Localização: Londrina

Mensagem por jroma »

Prezado Abib,
Desconhecia a regra que diz que usar letras maiúsculas equivale a gritar.
Pense que as vezes maiúsculas são apenas maiúsculas e em outras usar letras maiúsculas podem ser fruto de uma tecla CapsLock esquecida ligada. Não pretendia ofender aos olhos e ouvidos dos colegas que teêm tanto me ajudado.
Desculpem-me a falta de atenção e também de boas maneiras.
Abraços
Jorge
Responder