Como saber quando uma bateria está totalmente carregada?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
jroma
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Ter Ago 03, 2010 6:04 pm
Localização: Londrina

Como saber quando uma bateria está totalmente carregada?

Mensagem por jroma »

Sou iniciante em elétricos e tenho recebido muita ajuda aqui entre o pessoal do Evoo.
Acredito que este assunto deva ter sido muito discutido, mas achei mais lógico fazer uma pergunta direta.
Meus usos básicos serão carregar baterias de LIPO de 11,1 volts e 1.3 miliamperes.
também desejo carregar uma bateria de 12 volts de chumbo ácido.

Como saber quando uma bateria está totalmente carregada?
Meu carregador (um Imax B6, com uma fonte de 10 amperes) emitirá algum sinal auditivo para me avisar, ou simplesmente avisa no painel?
Ou não ocorre nada disso?
Obrigado pela atenção.
Jorge
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Comprando um carregador inteligente, pois mesmo com cálculos, jamais saberá isso, pois uma bateria NUNCa é descaregada totalmente e por isso, terá que fazer medições precisas para um calculo mais real, fora isso, nunca saberá corretamente.
compre um carregador inteligente e pronto, ele para de carregar quando a bateria está totalmente carregada e te avisa com a mensagem full ou full charge.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Arthur S. de Almeida
membro
Mensagens: 327
Registrado em: Ter Jul 05, 2011 11:37 pm
Localização: Foz do Iguaçu, PR

Mensagem por Arthur S. de Almeida »

Como o jroma disse, o carregador é um Imax B6. Portanto quando a bateria estiver carregada ele ira emitir um sinal sonoro e a mensagem full na tela.