Como identificar, verificar e corrigir o ponto "CG"

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cleiton_teixeira
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Como identificar, verificar e corrigir o ponto "CG"

Mensagem por cleiton_teixeira »

Galera, eu precisei substituir o suporte do motor do meu aeromodelo, por um suporte pouco mais pesado que o original, devido não encontrar o original para repor.
A minha dúvida é a seguinte.
Como faço para identificar o ponto "CG", verificar se o mesmo está correto e como corrigi-lo de forma que não seja necessário retirar o suporte?
Desde já agradeço.
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claudiorfernandes
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Mensagem por claudiorfernandes »

Ué, antes de substituir o motor marque a posição correta do CG...
cleiton_teixeira
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Mensagem por cleiton_teixeira »

[quote:f4aacdfd68="claudiorfernandes"]Ué, antes de substituir o motor marque a posição correta do CG...[/quote:f4aacdfd68]

A situação é que eu desconheço a maneira de identificar o "CG" e não sabendo como identificar fica difícil marcar sua posição.
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claudiorfernandes
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Mensagem por claudiorfernandes »

http://www.e-voo.com/glossario/

http://www.spsafe.com.br/downloads/livroaeromodelismo.zip
fabianoaspro
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Mensagem por fabianoaspro »

[quote:bea05a2426="cleiton_teixeira"][quote:bea05a2426="claudiorfernandes"]Ué, antes de substituir o motor marque a posição correta do CG...[/quote:bea05a2426]

A situação é que eu desconheço a maneira de identificar o "CG" e não sabendo como identificar fica difícil marcar sua posição.[/quote:bea05a2426]

Meça comn uma régra da parte da frente da asa (bordo de ataque), até a parte de trás (bordo de fuga). Essa distância é a corda da asa.

Pegue a corda e divida por 3. Essa é a distância, a partir do bordo de ataque da asa onde fica o CG.

Para saber se está com o CG correto: Com o avião todo equipado (bateria, etc, etc) coloque o dedo indicador de cada mão na parte esquerda/direita da asa onde está a linha do CG. Se o avião não tombar para frente ou para trás então o CG está certo.
cleiton_teixeira
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Mensagem por cleiton_teixeira »

[quote:33cde332d5="fabianoaspro"][quote:33cde332d5="cleiton_teixeira"][quote:33cde332d5="claudiorfernandes"]Ué, antes de substituir o motor marque a posição correta do CG...[/quote:33cde332d5]

A situação é que eu desconheço a maneira de identificar o "CG" e não sabendo como identificar fica difícil marcar sua posição.[/quote:33cde332d5]

Meça comn uma régra da parte da frente da asa (bordo de ataque), até a parte de trás (bordo de fuga). Essa distância é a corda da asa.

Pegue a corda e divida por 3. Essa é a distância, a partir do bordo de ataque da asa onde fica o CG.

Para saber se está com o CG correto: Com o avião todo equipado (bateria, etc, etc) coloque o dedo indicador de cada mão na parte esquerda/direita da asa onde está a linha do CG. Se o avião não tombar para frente ou para trás então o CG está certo.[/quote:33cde332d5]

É como está no desenho abaixo?
Só uma dúvida, devo medir os ailerons também?
Anexos
cg_treinador_167.jpg
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Wander Lima
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Mensagem por Wander Lima »

Boa noite< muito boa essa informação, eu sou novo aqui e pensava que tinha que pender pra frente,mas vejo que aprendi o correto muito obrigado Fabiano.
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