Galera, eu precisei substituir o suporte do motor do meu aeromodelo, por um suporte pouco mais pesado que o original, devido não encontrar o original para repor.
A minha dúvida é a seguinte.
Como faço para identificar o ponto "CG", verificar se o mesmo está correto e como corrigi-lo de forma que não seja necessário retirar o suporte?
Desde já agradeço.
Como identificar, verificar e corrigir o ponto "CG"
-
- membro
- Mensagens: 17
- Registrado em: Ter Jun 18, 2013 1:23 pm
- Localização: Araxá, MG
- claudiorfernandes
- membro
- Mensagens: 14918
- Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
- Localização: Campo Grande, MS
- Contato:
-
- membro
- Mensagens: 17
- Registrado em: Ter Jun 18, 2013 1:23 pm
- Localização: Araxá, MG
- claudiorfernandes
- membro
- Mensagens: 14918
- Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
- Localização: Campo Grande, MS
- Contato:
-
- membro
- Mensagens: 205
- Registrado em: Sáb Out 13, 2012 8:53 pm
- Localização: Blumenau, SC
[quote:bea05a2426="cleiton_teixeira"][quote:bea05a2426="claudiorfernandes"]Ué, antes de substituir o motor marque a posição correta do CG...[/quote:bea05a2426]
A situação é que eu desconheço a maneira de identificar o "CG" e não sabendo como identificar fica difícil marcar sua posição.[/quote:bea05a2426]
Meça comn uma régra da parte da frente da asa (bordo de ataque), até a parte de trás (bordo de fuga). Essa distância é a corda da asa.
Pegue a corda e divida por 3. Essa é a distância, a partir do bordo de ataque da asa onde fica o CG.
Para saber se está com o CG correto: Com o avião todo equipado (bateria, etc, etc) coloque o dedo indicador de cada mão na parte esquerda/direita da asa onde está a linha do CG. Se o avião não tombar para frente ou para trás então o CG está certo.
A situação é que eu desconheço a maneira de identificar o "CG" e não sabendo como identificar fica difícil marcar sua posição.[/quote:bea05a2426]
Meça comn uma régra da parte da frente da asa (bordo de ataque), até a parte de trás (bordo de fuga). Essa distância é a corda da asa.
Pegue a corda e divida por 3. Essa é a distância, a partir do bordo de ataque da asa onde fica o CG.
Para saber se está com o CG correto: Com o avião todo equipado (bateria, etc, etc) coloque o dedo indicador de cada mão na parte esquerda/direita da asa onde está a linha do CG. Se o avião não tombar para frente ou para trás então o CG está certo.
-
- membro
- Mensagens: 17
- Registrado em: Ter Jun 18, 2013 1:23 pm
- Localização: Araxá, MG
[quote:33cde332d5="fabianoaspro"][quote:33cde332d5="cleiton_teixeira"][quote:33cde332d5="claudiorfernandes"]Ué, antes de substituir o motor marque a posição correta do CG...[/quote:33cde332d5]
A situação é que eu desconheço a maneira de identificar o "CG" e não sabendo como identificar fica difícil marcar sua posição.[/quote:33cde332d5]
Meça comn uma régra da parte da frente da asa (bordo de ataque), até a parte de trás (bordo de fuga). Essa distância é a corda da asa.
Pegue a corda e divida por 3. Essa é a distância, a partir do bordo de ataque da asa onde fica o CG.
Para saber se está com o CG correto: Com o avião todo equipado (bateria, etc, etc) coloque o dedo indicador de cada mão na parte esquerda/direita da asa onde está a linha do CG. Se o avião não tombar para frente ou para trás então o CG está certo.[/quote:33cde332d5]
É como está no desenho abaixo?
Só uma dúvida, devo medir os ailerons também?
A situação é que eu desconheço a maneira de identificar o "CG" e não sabendo como identificar fica difícil marcar sua posição.[/quote:33cde332d5]
Meça comn uma régra da parte da frente da asa (bordo de ataque), até a parte de trás (bordo de fuga). Essa distância é a corda da asa.
Pegue a corda e divida por 3. Essa é a distância, a partir do bordo de ataque da asa onde fica o CG.
Para saber se está com o CG correto: Com o avião todo equipado (bateria, etc, etc) coloque o dedo indicador de cada mão na parte esquerda/direita da asa onde está a linha do CG. Se o avião não tombar para frente ou para trás então o CG está certo.[/quote:33cde332d5]
É como está no desenho abaixo?
Só uma dúvida, devo medir os ailerons também?
- Anexos
-
- cg_treinador_167.jpg (19.44 KiB) Exibido 2814 vezes
- Wander Lima
- membro
- Mensagens: 59
- Registrado em: Seg Jul 01, 2013 8:29 pm
- Localização: Ibaté-SP