Voos com ventos X Peso do Aero!!

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
jaderson
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Seg Jan 26, 2009 6:18 pm
Localização: Fortaleza - CE

Voos com ventos X Peso do Aero!!

Mensagem por jaderson »

Olá,

Sou iniciante no hobby, tenho um Cessninha treinador de 1 metro de envergadura, 75cm de fuselagem e asa alta com diedro. A eletrônica é aquela comum entre os iniciantes, um combo de E-max 2822, Bateria de 1300mAh de 3S e ESC 30A.

Pois bem, moro em Fortaleza-CE, e nos fins de semana vou para um sítio de meus pais, distante uns 30Km da praia, lá onde eu voo é um descampado muito grande.

Agora o problema. Neste fim de semana (07/07/2013) voei, e passado a adrenalina dos primeiros voos percebi que o aero é muito leve enquanto voa, que o vento é quem "leva" o avião e eu somente controlo pra não bater em árvores e direciona-lo de volta para perto de onde eu estou, eu não sinto que estou no comando, o vento é quem domina, dificultando muito meu voo, como ele é o meu primeiro aero, é de P3 com depron, ele vem aguantando firme nas quedas, e suas maiores avarias são hélices quebradas.

Então, qual o meu erro?? o peso do aero?? teimar em voar com ventos fortes?? o motor fraquinho para o ambiente?? hélices erradas???

Gostaria da ajudas dos mais experientes, e estou aqui pra tirar as dúvidas de maiores detalhes pra quem possa me ajudar.

Atenciosamente.
Avatar do usuário
fmmlobo
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 7:52 pm
Localização: Araraquara-Sp

Mensagem por fmmlobo »

Voar com vento é isso mesmo...
Eu acho sensacional... adoro voar em dias em que a coisa tá braba mesmo... e na minha opinião, é assim que se pega dedo...
um motor um pouco mais forte ajudaria sim, mas não é o crítico... vai voando que o dia em que você pegar uma calmaria, vai até sentir falta...
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem por carlitovargas »

Concordo com o colega, um motor que dê um pouco mais de velocidade vai te ajudar contra o vento. Quando iniciei usava um de 1200 kv e minhas lenhadas eram porque o vento levou e na maioria por stoll ou stoll de ponta da asa, substituí por um motor bem mais rápido e me ajudou muito, principalmente nas arremetidas e retomadas de altitude. Voar no vento é sempre mais complicado, mas o aprendizado.
Avatar do usuário
jaderson
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Seg Jan 26, 2009 6:18 pm
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por jaderson »

[quote:ff9d4db477="carlitovargas"]Concordo com o colega, um motor que dê um pouco mais de velocidade vai te ajudar contra o vento. Quando iniciei usava um de 1200 kv e minhas lenhadas eram porque o vento levou e na maioria por stoll ou stoll de ponta da asa, substituí por um motor bem mais rápido e me ajudou muito, principalmente nas arremetidas e retomadas de altitude. Voar no vento é sempre mais complicado, mas o aprendizado.[/quote:ff9d4db477]

Isso mesmo carlitovargas, estou "sofrendo" com as lenhadas por todo tipo de stoll, acho que estou passando pelo mesmo sufoco que você passou.

Realmente fernandaum89, essa experiência de voar com vento é prazerosa, a dificuldade dá uma emoção a mais, porém, pra quem não tem experiência é um aperreio grande viu...rsrsrsrs!!

E qual motor(modelo e marca) vocês me aconselham??
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

É uma questão de "horas de voo", no começo o modelo manda em você e tem vontade própria, as com o tempo você vai adquirir experiência e irá dominar o seu aeromodelo.
Agora! Com certeza, voar com vento no início é mais complicado, tenha paciência, contenha a ansiedade e espere um dia de vento calmo para treinar.
Responder