Ciência obscura das hélices - Qual hélice usar em um MX2 HK

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Ciência obscura das hélices - Qual hélice usar em um MX2 HK

Mensagem por bananabg »

Boa tarde amigos do E-Voo...

Desculpa incomodar pessoal, mas recentemente comprei um MX2 na Hobby King e estou bem insatisfeito com a hélice do modelo, uma tripá 12x7, onde o avião só pendura no torque com cerca de uns 60 ou 70% de motor (usando uma bateria 4s, 2200 mAh e 20c), queria que pendurasse por volta de 50%, para que não fique desconfortável para o Torque Roll.

Baixei o RCCalc, até consegui alguns dados, me corrijam se eu estiver errado por favor, o perfil da asa que escolhi foi o S8035, o avião tem 1,4 metros de envergadura (140cm), pesa pronto pra voo, na faixa de 2kg (2000 g), tem uma carga de alar de 50g/dm², segundo o fabricante, o que me dá uma corda de aproximadamente 27cm.

Setei para tipo de voo 3D e o sistema me trouxe os seguintes dados:
V. Stall: 32,4 Km/h
V. Planeio: 35,6 Km/h
V. Segura: 43,2 Km/h

Passamos então para a motorização e hélices.

O fabricante não é muito específico com relação ao motor, sendo que pelo que vi, os dois modelos (cores) do avião, cada um possui uma motorização diferente.

Levei em consideração o NTM Prop Drive Series 42-48 650KV / 1295W, e obtive os seguintes dados:

Adotei a hélice 14x7 GWS a 6500 RPM, como resultado foram 2,614kg de empuxo e um Pitch-Speed de 69,3 Km/h, como o RCCalc disse, ATÉ TIJOLO VOA!

Porém, estou pensando em colocar uma hélice "um pouco" maior, rsrsrsrs, fiz o teste com uma 16x8 e pelo menos, na mão, meu Deus, uma força fora do comum, mas tenho medo de judiar demais do motor, esc e bateria.

Enfim, fiz algum cálculo errado?

Alguém tem alguma ideia de um bom setup para voar com uma bateria 4s, 2200mAh e 20c?

Lembrando, queria algo para pendurar com meio motor ou o mais próximo disso possível.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Mensagem por roddrigo »

Pq vc não testa com uma 12x7 tripá igual à do modelo mas de boa qualidade? a que vem nele é MUITO vagabunda....
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

[quote:ac6ee823d3="roddrigo"]Pq vc não testa com uma 12x7 tripá igual à do modelo mas de boa qualidade? a que vem nele é MUITO vagabunda....[/quote:ac6ee823d3]

Roddrigo, obrigado pela atenção.

Vou esperar chegar umas mercadorias na loja aqui na cidade e farei o teste, mas pra te ser sincero, ela tem que ser muuuuuuuuuuuito diferente, porque a diferença de força foi absurda.

O estranho é que a hélice original não flamba, para dizer que ela perca rendimento, a não ser que, eu achei as pás muito finas, logicamente, tratam muito mal o ar... Mas não tenho costume com hélices tripá.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

nessa simulação que você fez, há estimativa de corrente ou potência consumida pelo motor com essa helice da simulação?
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

[quote:264114f38e="MKazan"]nessa simulação que você fez, há estimativa de corrente ou potência consumida pelo motor com essa helice da simulação?[/quote:264114f38e]

MKazan, não há... Vou pegar um amperímetro de um amigo meu pra poder verificar certinho... Mas com absoluta certeza, o consumo foi lá pra cima...
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:4020792a1a="bananabg"][quote:4020792a1a="MKazan"]nessa simulação que você fez, há estimativa de corrente ou potência consumida pelo motor com essa helice da simulação?[/quote:4020792a1a]

MKazan, não há... Vou pegar um amperímetro de um amigo meu pra poder verificar certinho... Mas com absoluta certeza, o consumo foi lá pra cima...[/quote:4020792a1a]

Com Amperímetro não vai funcionar...

Vai ter que usar um Alicate Amperométrico DC ou um Shunt.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

[quote:c4582c87c2="Marco Antonio"][quote:c4582c87c2="bananabg"][quote:c4582c87c2="MKazan"]nessa simulação que você fez, há estimativa de corrente ou potência consumida pelo motor com essa helice da simulação?[/quote:c4582c87c2]

MKazan, não há... Vou pegar um amperímetro de um amigo meu pra poder verificar certinho... Mas com absoluta certeza, o consumo foi lá pra cima...[/quote:c4582c87c2]

Com Amperímetro não vai funcionar...

Vai ter que usar um Alicate Amperométrico DC ou um Shunt.[/quote:c4582c87c2]

Desculpem a ignorância, eu quis dizer um Alicate Amperométrico mesmo... rsrsrsrsrsrsrsrs...
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Olha a loucura

Mensagem por bananabg »

Pessoal, vamos lá, o setup original é um motor 650kv, um ESC de 80ah e uma hélice 12x7 tripá.

Esse fim de semana fiz um "teste" meio descabeçado, peguei uma hélice bipá 16x8 de madeira e coloquei no "rapazinho", como resultado foi um avião extremamente forte, saiu do chão numa boa com menos de meio motor e de 5 a 8 metros de pista consumidos... Não testei o TR (torque roll) por precaução e medo de judiar muito do motor, fiz um voozinho bem light, sem muitas manobras, apenas rolls e loopings, vooei o habitual, em torno de 5 minutos.

Com o setup original, fazendo o mesmo voo, ao pousar e medir a bateria (4s, 2200mah e 20-30c), ela ainda possuia cerca de 15% de carga. Com a hélice 16x8, ao medir a bateria ví incríveis 47% de bateria ainda...

Acham que corro o risco de queimar o ESC ou MOTOR com essa hélice? O que me recomendam? Não achei o manual do motor para verificar a tabela de hélices e consumo.

Tenho um amigo que voa um 500kv com 6s e uma dessas hélices, o negócio é um canhãozinho, só que o ESC é de 100ah se não me engano.

No aguardo de uma luz...
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Para complementar, encontrei essa tabelinha...

Especificações:
Modelo: NTM Prop unidade Series 4248 650kv
Kv: 650rpm / v
Voltas: 7T
Max atual: 70A
Potência Máxima: 1295W
Shaft: 5mm
Peso: 243g
ESC: 60 ~ 70A
Contagem de células: 4 ~ 5s Lipoly
Furos: 25mm
Rosca do parafuso: M3
Conexão: 4mm Bullet-conector

Testes de hélices:
4S - APC 12x8 - 37Amp - 571Watt - 1,9 Kg
4S - APC 13x8 - 42Amp - 640Watt - 2,2 Kg
4S - APC 14x7 - 46Amp - 670Watt - 2,6 kg
4S - APC 15X8 - 3,2 KG
5S - APC 13X6.5 - 3.6kg
5S - APC 13X8 - 77A - 1295W - 3,7kg
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Ninguém pode me ajudar?

Acho que hoje vou conseguir medir...
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Responder