Ciência obscura das hélices - Qual hélice usar em um MX2 HK
Ciência obscura das hélices - Qual hélice usar em um MX2 HK
Boa tarde amigos do E-Voo...
Desculpa incomodar pessoal, mas recentemente comprei um MX2 na Hobby King e estou bem insatisfeito com a hélice do modelo, uma tripá 12x7, onde o avião só pendura no torque com cerca de uns 60 ou 70% de motor (usando uma bateria 4s, 2200 mAh e 20c), queria que pendurasse por volta de 50%, para que não fique desconfortável para o Torque Roll.
Baixei o RCCalc, até consegui alguns dados, me corrijam se eu estiver errado por favor, o perfil da asa que escolhi foi o S8035, o avião tem 1,4 metros de envergadura (140cm), pesa pronto pra voo, na faixa de 2kg (2000 g), tem uma carga de alar de 50g/dm², segundo o fabricante, o que me dá uma corda de aproximadamente 27cm.
Setei para tipo de voo 3D e o sistema me trouxe os seguintes dados:
V. Stall: 32,4 Km/h
V. Planeio: 35,6 Km/h
V. Segura: 43,2 Km/h
Passamos então para a motorização e hélices.
O fabricante não é muito específico com relação ao motor, sendo que pelo que vi, os dois modelos (cores) do avião, cada um possui uma motorização diferente.
Levei em consideração o NTM Prop Drive Series 42-48 650KV / 1295W, e obtive os seguintes dados:
Adotei a hélice 14x7 GWS a 6500 RPM, como resultado foram 2,614kg de empuxo e um Pitch-Speed de 69,3 Km/h, como o RCCalc disse, ATÉ TIJOLO VOA!
Porém, estou pensando em colocar uma hélice "um pouco" maior, rsrsrsrs, fiz o teste com uma 16x8 e pelo menos, na mão, meu Deus, uma força fora do comum, mas tenho medo de judiar demais do motor, esc e bateria.
Enfim, fiz algum cálculo errado?
Alguém tem alguma ideia de um bom setup para voar com uma bateria 4s, 2200mAh e 20c?
Lembrando, queria algo para pendurar com meio motor ou o mais próximo disso possível.
Desculpa incomodar pessoal, mas recentemente comprei um MX2 na Hobby King e estou bem insatisfeito com a hélice do modelo, uma tripá 12x7, onde o avião só pendura no torque com cerca de uns 60 ou 70% de motor (usando uma bateria 4s, 2200 mAh e 20c), queria que pendurasse por volta de 50%, para que não fique desconfortável para o Torque Roll.
Baixei o RCCalc, até consegui alguns dados, me corrijam se eu estiver errado por favor, o perfil da asa que escolhi foi o S8035, o avião tem 1,4 metros de envergadura (140cm), pesa pronto pra voo, na faixa de 2kg (2000 g), tem uma carga de alar de 50g/dm², segundo o fabricante, o que me dá uma corda de aproximadamente 27cm.
Setei para tipo de voo 3D e o sistema me trouxe os seguintes dados:
V. Stall: 32,4 Km/h
V. Planeio: 35,6 Km/h
V. Segura: 43,2 Km/h
Passamos então para a motorização e hélices.
O fabricante não é muito específico com relação ao motor, sendo que pelo que vi, os dois modelos (cores) do avião, cada um possui uma motorização diferente.
Levei em consideração o NTM Prop Drive Series 42-48 650KV / 1295W, e obtive os seguintes dados:
Adotei a hélice 14x7 GWS a 6500 RPM, como resultado foram 2,614kg de empuxo e um Pitch-Speed de 69,3 Km/h, como o RCCalc disse, ATÉ TIJOLO VOA!
Porém, estou pensando em colocar uma hélice "um pouco" maior, rsrsrsrs, fiz o teste com uma 16x8 e pelo menos, na mão, meu Deus, uma força fora do comum, mas tenho medo de judiar demais do motor, esc e bateria.
Enfim, fiz algum cálculo errado?
Alguém tem alguma ideia de um bom setup para voar com uma bateria 4s, 2200mAh e 20c?
Lembrando, queria algo para pendurar com meio motor ou o mais próximo disso possível.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
[quote:ac6ee823d3="roddrigo"]Pq vc não testa com uma 12x7 tripá igual à do modelo mas de boa qualidade? a que vem nele é MUITO vagabunda....[/quote:ac6ee823d3]
Roddrigo, obrigado pela atenção.
Vou esperar chegar umas mercadorias na loja aqui na cidade e farei o teste, mas pra te ser sincero, ela tem que ser muuuuuuuuuuuito diferente, porque a diferença de força foi absurda.
O estranho é que a hélice original não flamba, para dizer que ela perca rendimento, a não ser que, eu achei as pás muito finas, logicamente, tratam muito mal o ar... Mas não tenho costume com hélices tripá.
Roddrigo, obrigado pela atenção.
Vou esperar chegar umas mercadorias na loja aqui na cidade e farei o teste, mas pra te ser sincero, ela tem que ser muuuuuuuuuuuito diferente, porque a diferença de força foi absurda.
O estranho é que a hélice original não flamba, para dizer que ela perca rendimento, a não ser que, eu achei as pás muito finas, logicamente, tratam muito mal o ar... Mas não tenho costume com hélices tripá.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
[quote:264114f38e="MKazan"]nessa simulação que você fez, há estimativa de corrente ou potência consumida pelo motor com essa helice da simulação?[/quote:264114f38e]
MKazan, não há... Vou pegar um amperímetro de um amigo meu pra poder verificar certinho... Mas com absoluta certeza, o consumo foi lá pra cima...
MKazan, não há... Vou pegar um amperímetro de um amigo meu pra poder verificar certinho... Mas com absoluta certeza, o consumo foi lá pra cima...
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 19381
- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
[quote:4020792a1a="bananabg"][quote:4020792a1a="MKazan"]nessa simulação que você fez, há estimativa de corrente ou potência consumida pelo motor com essa helice da simulação?[/quote:4020792a1a]
MKazan, não há... Vou pegar um amperímetro de um amigo meu pra poder verificar certinho... Mas com absoluta certeza, o consumo foi lá pra cima...[/quote:4020792a1a]
Com Amperímetro não vai funcionar...
Vai ter que usar um Alicate Amperométrico DC ou um Shunt.
MKazan, não há... Vou pegar um amperímetro de um amigo meu pra poder verificar certinho... Mas com absoluta certeza, o consumo foi lá pra cima...[/quote:4020792a1a]
Com Amperímetro não vai funcionar...
Vai ter que usar um Alicate Amperométrico DC ou um Shunt.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
[quote:c4582c87c2="Marco Antonio"][quote:c4582c87c2="bananabg"][quote:c4582c87c2="MKazan"]nessa simulação que você fez, há estimativa de corrente ou potência consumida pelo motor com essa helice da simulação?[/quote:c4582c87c2]
MKazan, não há... Vou pegar um amperímetro de um amigo meu pra poder verificar certinho... Mas com absoluta certeza, o consumo foi lá pra cima...[/quote:c4582c87c2]
Com Amperímetro não vai funcionar...
Vai ter que usar um Alicate Amperométrico DC ou um Shunt.[/quote:c4582c87c2]
Desculpem a ignorância, eu quis dizer um Alicate Amperométrico mesmo... rsrsrsrsrsrsrsrs...
MKazan, não há... Vou pegar um amperímetro de um amigo meu pra poder verificar certinho... Mas com absoluta certeza, o consumo foi lá pra cima...[/quote:c4582c87c2]
Com Amperímetro não vai funcionar...
Vai ter que usar um Alicate Amperométrico DC ou um Shunt.[/quote:c4582c87c2]
Desculpem a ignorância, eu quis dizer um Alicate Amperométrico mesmo... rsrsrsrsrsrsrsrs...
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Olha a loucura
Pessoal, vamos lá, o setup original é um motor 650kv, um ESC de 80ah e uma hélice 12x7 tripá.
Esse fim de semana fiz um "teste" meio descabeçado, peguei uma hélice bipá 16x8 de madeira e coloquei no "rapazinho", como resultado foi um avião extremamente forte, saiu do chão numa boa com menos de meio motor e de 5 a 8 metros de pista consumidos... Não testei o TR (torque roll) por precaução e medo de judiar muito do motor, fiz um voozinho bem light, sem muitas manobras, apenas rolls e loopings, vooei o habitual, em torno de 5 minutos.
Com o setup original, fazendo o mesmo voo, ao pousar e medir a bateria (4s, 2200mah e 20-30c), ela ainda possuia cerca de 15% de carga. Com a hélice 16x8, ao medir a bateria ví incríveis 47% de bateria ainda...
Acham que corro o risco de queimar o ESC ou MOTOR com essa hélice? O que me recomendam? Não achei o manual do motor para verificar a tabela de hélices e consumo.
Tenho um amigo que voa um 500kv com 6s e uma dessas hélices, o negócio é um canhãozinho, só que o ESC é de 100ah se não me engano.
No aguardo de uma luz...
Esse fim de semana fiz um "teste" meio descabeçado, peguei uma hélice bipá 16x8 de madeira e coloquei no "rapazinho", como resultado foi um avião extremamente forte, saiu do chão numa boa com menos de meio motor e de 5 a 8 metros de pista consumidos... Não testei o TR (torque roll) por precaução e medo de judiar muito do motor, fiz um voozinho bem light, sem muitas manobras, apenas rolls e loopings, vooei o habitual, em torno de 5 minutos.
Com o setup original, fazendo o mesmo voo, ao pousar e medir a bateria (4s, 2200mah e 20-30c), ela ainda possuia cerca de 15% de carga. Com a hélice 16x8, ao medir a bateria ví incríveis 47% de bateria ainda...
Acham que corro o risco de queimar o ESC ou MOTOR com essa hélice? O que me recomendam? Não achei o manual do motor para verificar a tabela de hélices e consumo.
Tenho um amigo que voa um 500kv com 6s e uma dessas hélices, o negócio é um canhãozinho, só que o ESC é de 100ah se não me engano.
No aguardo de uma luz...
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Para complementar, encontrei essa tabelinha...
Especificações:
Modelo: NTM Prop unidade Series 4248 650kv
Kv: 650rpm / v
Voltas: 7T
Max atual: 70A
Potência Máxima: 1295W
Shaft: 5mm
Peso: 243g
ESC: 60 ~ 70A
Contagem de células: 4 ~ 5s Lipoly
Furos: 25mm
Rosca do parafuso: M3
Conexão: 4mm Bullet-conector
Testes de hélices:
4S - APC 12x8 - 37Amp - 571Watt - 1,9 Kg
4S - APC 13x8 - 42Amp - 640Watt - 2,2 Kg
4S - APC 14x7 - 46Amp - 670Watt - 2,6 kg
4S - APC 15X8 - 3,2 KG
5S - APC 13X6.5 - 3.6kg
5S - APC 13X8 - 77A - 1295W - 3,7kg
Especificações:
Modelo: NTM Prop unidade Series 4248 650kv
Kv: 650rpm / v
Voltas: 7T
Max atual: 70A
Potência Máxima: 1295W
Shaft: 5mm
Peso: 243g
ESC: 60 ~ 70A
Contagem de células: 4 ~ 5s Lipoly
Furos: 25mm
Rosca do parafuso: M3
Conexão: 4mm Bullet-conector
Testes de hélices:
4S - APC 12x8 - 37Amp - 571Watt - 1,9 Kg
4S - APC 13x8 - 42Amp - 640Watt - 2,2 Kg
4S - APC 14x7 - 46Amp - 670Watt - 2,6 kg
4S - APC 15X8 - 3,2 KG
5S - APC 13X6.5 - 3.6kg
5S - APC 13X8 - 77A - 1295W - 3,7kg