Qual a função do Compasso no GPS?
Pessoal, achei este modulo ja com o GPS com Compasso
ArduPilot Mega APM 2.6 + Ublox 6M GPS w/ compass DIY Drones APM2.6
mas fiquei na duvida se realmente bom ou
se não vou perder dinheiro, tendo que comprar outros módulos separados depois para completa-lo.
Estou vendo que ele não vem com telemetria.
Vale a pena?
meu radio DX7 tb não está preparado pra telemetria.
acredito que posso comprar este APM2-6-ArduPilot-Mega-2-6-External-Compass pra começar. Correto? :-P ajudem a escolher por favor!
abrços
ArduPilot Mega APM 2.6 + Ublox 6M GPS w/ compass DIY Drones APM2.6
mas fiquei na duvida se realmente bom ou
se não vou perder dinheiro, tendo que comprar outros módulos separados depois para completa-lo.
Estou vendo que ele não vem com telemetria.
Vale a pena?
meu radio DX7 tb não está preparado pra telemetria.
acredito que posso comprar este APM2-6-ArduPilot-Mega-2-6-External-Compass pra começar. Correto? :-P ajudem a escolher por favor!
abrços
- Barbosaracing
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- Registrado em: Seg Set 19, 2011 9:55 am
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O funcionamento de um GPS nada mais é do que pura matemática, mais especificamente trigonometria, triangulação.
Nenhum GPS consegue se orientar tendo apenas dois satélites visíveis, da mesma forma que não se pode colocar uma coordenada sem ter pelo menos outras três.
O GPS envia um sinal a um satélite e esse calcula a distância na qual se encontra, envia outro sinal a outro satélite e novamente calcula a distância, só nesses dois satélites já dá para ter uma noção, mas com uma margem de erro muito grande, mas com três satélites há a triangulação e só então se tem como calcular um ponto e quantos mais satélites forem encontrados, menor será a margem de erro dessa triangulação.
Trabalho com isso todos os dias e podemos calcular uma coordenada tendo distâncias e angulações.
Um GPS trabalha da mesma forma e quanto melhor for a qualidade desses compassos internos dele, maior será a precisão de localização de um ponto.
Qual é a forma de um compasso? Triangular, o que nos leva novamente a triangulação.
No meu trabalho, uso muito a triangulação geodésica que nada mais é do que trabalhar com coordenadas sobre a superfície terrestre e é o que um GPS faz de forma eletrônica, calculando isso de forma muito rápida na qual eu poderia levar um dia inteiro calculando um determinado ponto.
Veja na imagem abaixo um exemplo bem simples de triangulação.
Nenhum GPS consegue se orientar tendo apenas dois satélites visíveis, da mesma forma que não se pode colocar uma coordenada sem ter pelo menos outras três.
O GPS envia um sinal a um satélite e esse calcula a distância na qual se encontra, envia outro sinal a outro satélite e novamente calcula a distância, só nesses dois satélites já dá para ter uma noção, mas com uma margem de erro muito grande, mas com três satélites há a triangulação e só então se tem como calcular um ponto e quantos mais satélites forem encontrados, menor será a margem de erro dessa triangulação.
Trabalho com isso todos os dias e podemos calcular uma coordenada tendo distâncias e angulações.
Um GPS trabalha da mesma forma e quanto melhor for a qualidade desses compassos internos dele, maior será a precisão de localização de um ponto.
Qual é a forma de um compasso? Triangular, o que nos leva novamente a triangulação.
No meu trabalho, uso muito a triangulação geodésica que nada mais é do que trabalhar com coordenadas sobre a superfície terrestre e é o que um GPS faz de forma eletrônica, calculando isso de forma muito rápida na qual eu poderia levar um dia inteiro calculando um determinado ponto.
Veja na imagem abaixo um exemplo bem simples de triangulação.
- Anexos
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Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Algumas pequenas correções :)
Nossos aparelhinhos apenas recebem sinal dos satélites (e não enviam), e a partir desses sinais efetuam os cálculos trigonométricos que estabelecem a posição do receptor no espaço (bidimensional com no mínimo 3 satélites, e tridimensional com 4).
"Compass", no caso em questão, significa bússola, e é um sensor (magnetômetro) que tem condições de estabelecer onde fica o norte magnético.
Nossos aparelhinhos apenas recebem sinal dos satélites (e não enviam), e a partir desses sinais efetuam os cálculos trigonométricos que estabelecem a posição do receptor no espaço (bidimensional com no mínimo 3 satélites, e tridimensional com 4).
"Compass", no caso em questão, significa bússola, e é um sensor (magnetômetro) que tem condições de estabelecer onde fica o norte magnético.
[quote:2e4e61c8f5="DMZamora"]Algumas pequenas correções :)
Nossos aparelhinhos apenas recebem sinal dos satélites (e não enviam), e a partir desses sinais efetuam os cálculos trigonométricos que estabelecem a posição do receptor no espaço (bidimensional com no mínimo 3 satélites, e tridimensional com 4).
"Compass", no caso em questão, significa bússola, e é um sensor (magnetômetro) que tem condições de estabelecer onde fica o norte magnético.[/quote:2e4e61c8f5]
Por isso a precisão não é tão boa, inclusive nos GPS utilizados em automóveis.
E correto quanto ao compasso no caso se referir a bússola magnética, esqueci de mencionar isso e certamente, pela falta dessa informação, a ideia poderia ser mal interpretada.
Grato pela ajuda.
Nossos aparelhinhos apenas recebem sinal dos satélites (e não enviam), e a partir desses sinais efetuam os cálculos trigonométricos que estabelecem a posição do receptor no espaço (bidimensional com no mínimo 3 satélites, e tridimensional com 4).
"Compass", no caso em questão, significa bússola, e é um sensor (magnetômetro) que tem condições de estabelecer onde fica o norte magnético.[/quote:2e4e61c8f5]
Por isso a precisão não é tão boa, inclusive nos GPS utilizados em automóveis.
E correto quanto ao compasso no caso se referir a bússola magnética, esqueci de mencionar isso e certamente, pela falta dessa informação, a ideia poderia ser mal interpretada.
Grato pela ajuda.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
[quote:f37166eded="Papalegua"]Por isso a precisão não é tão boa, inclusive nos GPS utilizados em automóveis.
E correto quanto ao compasso no caso se referir a bússola magnética, esqueci de mencionar isso e certamente, pela falta dessa informação, a ideia poderia ser mal interpretada.
Grato pela ajuda.[/quote:f37166eded]
Sim, por isso o ideal é que o receptor tenha "visão" do céu sem obstáculos, sendo que a posição "menos ruim" dentro de um carro é sobre o painel, o mais à frente possível. Assim é possível captar 8 ou mais satélites, de um total possível de 12, na maioria dos aparelhos, melhorando substancialmente a precisão.
E correto quanto ao compasso no caso se referir a bússola magnética, esqueci de mencionar isso e certamente, pela falta dessa informação, a ideia poderia ser mal interpretada.
Grato pela ajuda.[/quote:f37166eded]
Sim, por isso o ideal é que o receptor tenha "visão" do céu sem obstáculos, sendo que a posição "menos ruim" dentro de um carro é sobre o painel, o mais à frente possível. Assim é possível captar 8 ou mais satélites, de um total possível de 12, na maioria dos aparelhos, melhorando substancialmente a precisão.
[quote:e4a6fb4f96="DMZamora"][quote:e4a6fb4f96="Papalegua"]Por isso a precisão não é tão boa, inclusive nos GPS utilizados em automóveis.
E correto quanto ao compasso no caso se referir a bússola magnética, esqueci de mencionar isso e certamente, pela falta dessa informação, a ideia poderia ser mal interpretada.
Grato pela ajuda.[/quote:e4a6fb4f96]
Sim, por isso o ideal é que o receptor tenha "visão" do céu sem obstáculos, sendo que a posição "menos ruim" dentro de um carro é sobre o painel, o mais à frente possível. Assim é possível captar 8 ou mais satélites, de um total possível de 12, na maioria dos aparelhos, melhorando substancialmente a precisão.[/quote:e4a6fb4f96]
Exato.
E correto quanto ao compasso no caso se referir a bússola magnética, esqueci de mencionar isso e certamente, pela falta dessa informação, a ideia poderia ser mal interpretada.
Grato pela ajuda.[/quote:e4a6fb4f96]
Sim, por isso o ideal é que o receptor tenha "visão" do céu sem obstáculos, sendo que a posição "menos ruim" dentro de um carro é sobre o painel, o mais à frente possível. Assim é possível captar 8 ou mais satélites, de um total possível de 12, na maioria dos aparelhos, melhorando substancialmente a precisão.[/quote:e4a6fb4f96]
Exato.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
- alexcmag
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- Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
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[quote:b9dec0078d="Papalegua"][quote:b9dec0078d="DMZamora"]Algumas pequenas correções :)
Nossos aparelhinhos apenas recebem sinal dos satélites (e não enviam), e a partir desses sinais efetuam os cálculos trigonométricos que estabelecem a posição do receptor no espaço (bidimensional com no mínimo 3 satélites, e tridimensional com 4).
"Compass", no caso em questão, significa bússola, e é um sensor (magnetômetro) que tem condições de estabelecer onde fica o norte magnético.[/quote:b9dec0078d]
Por isso a precisão não é tão boa, inclusive nos GPS utilizados em automóveis.
E correto quanto ao compasso no caso se referir a bússola magnética, esqueci de mencionar isso e certamente, pela falta dessa informação, a ideia poderia ser mal interpretada.
Grato pela ajuda.[/quote:b9dec0078d]
Na verdade a precisão não é tão boa porque há desvio de sinal na atmosfera.
O sistema GPS que utilizamos é uma tecnologia militar estadunidense, cada satélite tem um relógio atômico e transmite continuamente informação de data/hora com uma precisão absurda. Os receptores de GPS pegam este sinal e calculam a distância até cada satélite, e a partir delas determinam um ponto no espaço. Antigamente o erro era maior, por causa de distorção induzida na informação, mas com o tempo tinha tanta base fixa transmitindo correção para este erro no país deles que concluíram que qualquer alvo estaria vulnerável com ou sem o erro, e aparentemente cancelaram ou diminuíram o erro.
Quanto mais satélites o receptor GPS conseguir captar ao mesmo tempo, mais precisão terá pois fica mais fácil ignorar sinais fora da média (de satélites muito próximos do horizonte ou cujo sinal atravessa camadas de nuvens com temperaturas diferentes que possam causar refração por exemplo).
Há ainda sistemas de GPS assistido em que uma base com receptor fixo em coordenada conhecida transmite o erro médio do sistema naquele local, assim também consegue-se precisão de centímetros.
Alguns receptores caríssimos além de utilizar o relógio ainda conseguem medir a fase da onda de RF gerada pelo satélite, aí a precisão vai para milímetros.
De qualquer forma GPS sozinho não tem como saber em que direção está apontando, apenas em que direção está se movimentando, aí entra em ação a bússola.
Nossos aparelhinhos apenas recebem sinal dos satélites (e não enviam), e a partir desses sinais efetuam os cálculos trigonométricos que estabelecem a posição do receptor no espaço (bidimensional com no mínimo 3 satélites, e tridimensional com 4).
"Compass", no caso em questão, significa bússola, e é um sensor (magnetômetro) que tem condições de estabelecer onde fica o norte magnético.[/quote:b9dec0078d]
Por isso a precisão não é tão boa, inclusive nos GPS utilizados em automóveis.
E correto quanto ao compasso no caso se referir a bússola magnética, esqueci de mencionar isso e certamente, pela falta dessa informação, a ideia poderia ser mal interpretada.
Grato pela ajuda.[/quote:b9dec0078d]
Na verdade a precisão não é tão boa porque há desvio de sinal na atmosfera.
O sistema GPS que utilizamos é uma tecnologia militar estadunidense, cada satélite tem um relógio atômico e transmite continuamente informação de data/hora com uma precisão absurda. Os receptores de GPS pegam este sinal e calculam a distância até cada satélite, e a partir delas determinam um ponto no espaço. Antigamente o erro era maior, por causa de distorção induzida na informação, mas com o tempo tinha tanta base fixa transmitindo correção para este erro no país deles que concluíram que qualquer alvo estaria vulnerável com ou sem o erro, e aparentemente cancelaram ou diminuíram o erro.
Quanto mais satélites o receptor GPS conseguir captar ao mesmo tempo, mais precisão terá pois fica mais fácil ignorar sinais fora da média (de satélites muito próximos do horizonte ou cujo sinal atravessa camadas de nuvens com temperaturas diferentes que possam causar refração por exemplo).
Há ainda sistemas de GPS assistido em que uma base com receptor fixo em coordenada conhecida transmite o erro médio do sistema naquele local, assim também consegue-se precisão de centímetros.
Alguns receptores caríssimos além de utilizar o relógio ainda conseguem medir a fase da onda de RF gerada pelo satélite, aí a precisão vai para milímetros.
De qualquer forma GPS sozinho não tem como saber em que direção está apontando, apenas em que direção está se movimentando, aí entra em ação a bússola.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.