Comprimento da fuselagem do ugly stick

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Matheus Mota
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jan 10, 2013 12:18 am
Localização: Itajubá/MG

Comprimento da fuselagem do ugly stick

Mensagem por Matheus Mota »

Bom pessoal, anteriormente construí um ugly só que quando fui imprimir a planta, não percebi e o adobe reduziu para caber na planta, só depois que eu fiz é que percebi que a fuselagem tinha ficado pequena, deixei ela de lado e construi outro, que caiu só que a asa dele ficou intacta. Hoje quando eu imprimi a planta novamente vi que não ficou tão pequeno assim, na planta certa ele tem 74cm de comprimento e minha ficou com 68cm para 1m de asa. Será que ele vai ter um bom voo ou é melhor eu fazer outra fuselagem? Obrigado.
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/546/yza3.jpg/][img:b48b37b828]http://img546.imageshack.us/img546/3581/yza3.jpg[/img:b48b37b828][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Paulo SBM
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Sex Jul 19, 2013 5:17 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Paulo SBM »

O meu ficou com 65,5 cm de fuselagem para uma envergadura de 1m.

Utilizei a planta da Hobye Brasil e nem percebi que havia diminuido, porque na hora da impressão utilizei o comando de manter em 1:1.

Qual a planta que vc utilizou para perceber esta diferença ?

Tem como enviar ?

Abs.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Não faz o caramba!!!!! O nariz ainda vai mas com essa cauda curta vira Funfly
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Alguém sabe que existe una coisa chamada braço de alavanca???? Que cada cm atrás do CG faz muuuuuuuuita diferença no equilíbrio e vôo do modelo????
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Matheus Mota
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jan 10, 2013 12:18 am
Localização: Itajubá/MG

Mensagem por Matheus Mota »

[quote:800b2655b7="Paulo SBM"]O meu ficou com 65,5 cm de fuselagem para uma envergadura de 1m.

Utilizei a planta da Hobye Brasil e nem percebi que havia diminuido, porque na hora da impressão utilizei o comando de manter em 1:1.

Qual a planta que vc utilizou para perceber esta diferença ?

Tem como enviar ?

Abs.[/quote:800b2655b7]

Eu também utilizei essa planta, percebi que ficou pequena quando comparei com o de um amigo que ficou com 74cm.

[quote:800b2655b7="Marco Antonio"]Alguém sabe que existe una coisa chamada braço de alavanca???? Que cada cm atrás do CG faz muuuuuuuuita diferença no equilíbrio e vôo do modelo????[/quote:800b2655b7]

Isso que eu imaginei, mas não tinha certeza. pensando bem vai até ficar mais difícil ajustar o cg devido a massa menor na cauda. Só mais um questionamento Marco Antonio, se eu diminuir a envergadura afetaria alguma coisa? Ou então utilizar uma eletronica mais leve e a asa menor para reduzir proporcionalmente ao tamanho e peso original?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Tem que diminuir a corda pra isso....

Tem um post aqui com medidas básicas ( regras gerais)para um modelo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Paulo SBM
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Sex Jul 19, 2013 5:17 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Paulo SBM »

Porem, vendo outro post a respeito de um stick com 1,2 m de envergadura (não lembro qual post), a proporção está mantida, parece que a fuselagem tem 80 cm.
Isto dá uma relação de 1,5 entre envergadura e comprimento de fuselagem.
Aí , um stick com 1 m de envergadura deveria ter uma fuselagem com 67 cm.
Ou o outro tambem está fora de proporção.
Avatar do usuário
HellByker
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 7:42 pm
Localização: Santa Gertrudes - SP / 31

Mensagem por HellByker »

Pense que quanto menor a cauda, mais arisco o modelo...
Não é algo "on-OFF", que se passar de x centímetros não dá pra voar, e sim algo que quanto mais se foge do padrão mais se complica as características planejadas...

Assim como disse o Marco, talvez com essa cauda não seja tão bom como treinador, mas talvez dê um bom funfly ou avião mais arisco...

Se você tiver alguma experiência em voo, eu diria pra você tentar voar... As vezes você nem sinta tanta diferença... ;)
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:9fb499bba7="Paulo SBM"]Porem, vendo outro post a respeito de um stick com 1,2 m de envergadura (não lembro qual post), a proporção está mantida, parece que a fuselagem tem 80 cm.
Isto dá uma relação de 1,5 entre envergadura e comprimento de fuselagem.
Aí , um stick com 1 m de envergadura deveria ter uma fuselagem com 67 cm.
Ou o outro tambem está fora de proporção.[/quote:9fb499bba7]

Paulo.. geralmente aqui o povo faz o modelo cortado a faca medido com barbante e usando como padrão o palmo.. hora o dele mesmo hora o da avó de 1,45.
Ta eu explico a Piada..

O cara tem 1,80 e a avó é uma tampinha... a mão é igual né?!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Matheus Mota
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jan 10, 2013 12:18 am
Localização: Itajubá/MG

Mensagem por Matheus Mota »

Entendi, eu fiz outro e ficou com 75cm, vou deixar essa fuselagem e depois que eu estiver voando melhor posso fazer ele como funfly e seguir as proporções do post que o Marco Antonio sugeriu.
Responder