Lost foam

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

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platinado93
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Lost foam

Mensagempor platinado93 » 28 Out 2013 19:01

Pessoal, estou construindo um P-51D de 1200mm de envergadura. Pretendo usar a técnica do lost foam para obter o modelo em fibra de vidro. Minha dúvida é quanto à gramatura do tecido utilizado para estruturar a fuselagem, deixando-a rígida e leve o suficiente. Pretendo comprar o tecido e resina epóxi no site da Redealese, há a oferta de tecidos de 110, 200 e 300g/m^2.

[url]http://www.redelease.com.br/lojavirtual/produtos/fibras/vidro.html[/url]

Tenho um pedido da HK com tecidos de 18 e 48g/m^2, mas acredito serem muito finos.

Então, quantas camadas de quais tecidos ficaria bom para a fuselagem?
A asa vai ser laminada, uma camada de 110 é suficiente?
Obrigado.

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aerovetro
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Mensagempor aerovetro » 28 Out 2013 20:37

Usa o 110 que e o melhor ,com 34 camadas e reforco onde apoia a asa.

humbertomelo
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Mensagempor humbertomelo » 29 Out 2013 02:59

Afff, com 34 camadas vai ficar um chumbo! Hahaha Agora se for 3 ou 4 camadas aí posso pensar em concordar.
Humberto Melo

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Krizar
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Mensagempor Krizar » 29 Out 2013 07:20

[quote:eae1bc04ec="humbertomelo"]Afff, com 34 camadas vai ficar um chumbo! Hahaha Agora se for 3 ou 4 camadas aí posso pensar em concordar.[/quote:eae1bc04ec]
O ideal são quantas camadas para as asas e para fuselagem?
- Maurício Gomes de Melo -
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Felipioliveira
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Mensagempor Felipioliveira » 29 Out 2013 12:41

acho que ele quiz dizer 3 ou 4 camadas rs

humbertomelo
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Mensagempor humbertomelo » 29 Out 2013 18:30

Depende.... geralmente para a asa uso só uma camada de fibra 110g...e não tiro o isopor...na fuselagem se realmente for tirar todo o isopor acho que 3 camadas para ficar resistente sem ficar molenga.
Humberto Melo

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Alex- Recife
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Mensagempor Alex- Recife » 29 Out 2013 18:50

[quote:d2b8ebaa2b="humbertomelo"]Depende.... geralmente para a asa uso só uma camada de fibra 110g...e não tiro o isopor...na fuselagem se realmente for tirar todo o isopor acho que 3 camadas para ficar resistente sem ficar molenga.[/quote:d2b8ebaa2b]A questão do "molenga"... É não fazer as junções dos componentes A e B como manda o fabricante do produto. Fazer no "olhômetro" ou no "achômetro"... O resultado é molenga.

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platinado93
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Mensagempor platinado93 » 29 Out 2013 21:12

Então seria melhor eu usar uma de 300 com uma de 48 para acabamento melhor?
Ou uma de 200+110?
Não tenho experiência com tecido, já usei manta uma vez, inclusive ainda tenho por aqui.
Acredito que quanto maior a gramatura, mais difícil de acomodar para captar os detalhes.
E quanto à parede de fogo, posso fazer de fibra ou é melhor usar compensado? Motorização elétrica em torno de 500w.
Obrigado.

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Mensagempor Manoel Pereira » 29 Out 2013 21:16

acredito que com o compensado ficara melhor, pois o compensado é mais imune a vibrações.

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Mensagempor platinado93 » 01 Nov 2013 03:41

Aqui vão algumas fotos do modelo em isopor. Usei bastante massa acrílica para nivelar as imperfeições e ainda não está perfeito, usei isopor p0. O molde do canopi é em gesso.
Desculpem a qualidade das fotos.

[img:1d3ba6a950]http://img842.imageshack.us/img842/6622/2zos.jpg[/img:1d3ba6a950]

[img:1d3ba6a950]http://img401.imageshack.us/img401/4817/ra87.jpg[/img:1d3ba6a950]

[img:1d3ba6a950]http://img842.imageshack.us/img842/9861/g7zp.jpg[/img:1d3ba6a950]

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Alex- Recife
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Mensagempor Alex- Recife » 01 Nov 2013 14:33

[quote:83cf2de9e3="platinado93"]Aqui vão algumas fotos do modelo em isopor. Usei bastante massa acrílica para nivelar as imperfeições e ainda não está perfeito[/quote:83cf2de9e3]Amigo, você não vai tira o isopor de dentro da fuselagem não? Pelo pouco que sei, esse método de construção em fibra de vidro, ele se retira (dissolve) o isopor dentro da fuselagem. E com essa "bastante massa acrílica"... Você vai ter um trabalhão para retirar o isopor.

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Mensagempor platinado93 » 01 Nov 2013 15:15

Alex, eu vou "entelar" com fita e fibrar por cima, quando o isopor for corroído vai ficar só a "casca" de massa, aí vou retirar as fitas junto com a massa. Acredito não ter problemas, mas é minha primeira vez com essa técnica, tudo pode dar errado :P

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Mensagempor humbertomelo » 05 Nov 2013 00:32

Não adianta passa muita massa e ficar lixando agora... você quer que fique liso por dentro? ou por fora? quando você tirar o isopor e a massa a parte lisa vai ficar dentro do avião...ai não tem graça.

Não tem motivo para entelar com fita, é só mais uma coisa para você tirar/melecar...
Nesta técnica o ideal é usar so isopor, fibrar em cima dele com 2 ou 3 camadas de fibra com resina epoxi, retirar com um solvente o isopor, depois lixar por fora a resina, passar massa, lixar e pintar... E fica pesado sim... para aero pequenos essa técnica não presta...
Humberto Melo

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Mensagempor LaercioLMB » 05 Nov 2013 06:18

[quote:bf31c2c1f3="humbertomelo"]Não adianta passa muita massa e ficar lixando agora... você quer que fique liso por dentro? ou por fora? quando você tirar o isopor e a massa a parte lisa vai ficar dentro do avião...ai não tem graça.

Não tem motivo para entelar com fita, é só mais uma coisa para você tirar/melecar...
Nesta técnica o ideal é usar so isopor, fibrar em cima dele com 2 ou 3 camadas de fibra com resina epoxi, retirar com um solvente o isopor, depois lixar por fora a resina, passar massa, lixar e pintar... E fica pesado sim... para aero pequenos essa técnica não presta...[/quote:bf31c2c1f3]

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Mensagempor platinado93 » 05 Nov 2013 17:43

Como eu usei isopor de papelaria ficaram vários buracos que tive que preencher porque acredito que prejudicaria o resultado final. Em todos as referências que procurei, o pessoal usou fita para cobrir o plug, acredito que seja para a resina não ficar impregnando no isopor consumindo mais resina e prejudicando a textura da parte interna.
Tenho dúvida quanto a necessidade de passar desmoldante sobre a fita, já me aconselharam a passar cera mas em outros trabalhos não vi o pessoal usando.
Também dizem para lixar e corrigir imperfeições com oisopor ainda, acredito que seja para não amassar a fina fuselagem nem perder o formato.
Mas como disse, é uma das minhas primeiras experiências, sou todo ouvidos para quem já fez algo parecido e possui mais bagagem que eu.
Obrigado.


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