Opção de eletrônica para Asa Zagi 120mm [Dúvida]

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Parolin
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Ter Nov 09, 2010 12:28 pm

Opção de eletrônica para Asa Zagi 120mm [Dúvida]

Mensagem por Parolin »

Boa tarde a todos,

bom pessoal estou com uma dúvida em relação ao equipamento eletrônico que vou usar na montagem da minha primeira zagi. Se alguém puder me indicar qual a melhor opção dentre os equipamentos que tenho ficaria muito grato.

Devo deixar claro que a eletrônica é puro reaproveitamento de peças guardadas, proveniente de aviões, quadricópteros e helicópteros, então não pretendo adquirir nenhuma eletrônica para a montagem da asa, pelo menos por enquanto.

Bom, o tamanho da minha asa é 120mm, a da foto abaixo:

[img:0866d4d112]https://www.umbara.com.br/everton/asa2.jpg[/img:0866d4d112]

Tamanho da Asa: 120mm
Bateria: Turnigy 2200 25C 3S
ESC: Hobbyking 50A

Eletrônica disponível:
[img:0866d4d112]https://www.umbara.com.br/everton/eletronica2.jpg[/img:0866d4d112]

Minha dúvida está nas hélices, motor e servos.
Em relação ao voo, desejo que seja o mais lento e estável possível.

Servos disponíveis:
Hextronic MG14
Hextronic HXT900

[img:0866d4d112]https://www.umbara.com.br/everton/servos2.jpg[/img:0866d4d112]

possuo outros servos standard, mas vi muita gente montando zagi de 120mm com micro servos, porém vi outros falando que temos que usar servos standard. Fiquei na dúvida.

Motores disponíveis:
Turnigy C2826 1650kv
Turnigy C2830 1050kv

[img:0866d4d112]https://www.umbara.com.br/everton/motores2.jpg[/img:0866d4d112]

Quanto ao motor pensei em usar o 2830-1050 porem não sei se 1050kv não ficará com pouco RPM fazendo com que o voo não seja muito estável.

Helices disponíveis:
7 x 5
8 x 4,5

[img:0866d4d112]https://www.umbara.com.br/everton/helices2.jpg[/img:0866d4d112]


Desde já muito obrigado a todos.
"Nem tudo o que você começa, termina. Mas absolutamente tudo o que você termina, teve que começar"
Avatar do usuário
sicarvalho
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Mar 22, 2009 1:41 pm
Localização: Mongaguá - SP

Mensagem por sicarvalho »

Parolin, eu tenho uma zagi de 1,20, foi a minha primeira zagi e tenho ela até hoje porque gosto muito dela por ser estável e muito legal voar com ela.

Eu uso o motor e-max 2812 com hélice 7x6, ESC 30A e Bateria 3S de 2200mA e dois servos HXT900. A única coisa que alterei nela foram os ailerons que fiz de balsa.

Pelo que você tem disponível, acho que o mais próximo do que eu uso seria o 2826 com a hélice 7x5 e os servox HXT900.

Nessa asa eu já carreguei a Gopro com caixa estanque.. ela fixou com mais de 1Kg e mesmo assim continuou bem estável.

Boa sorte, espero que seja feliz com sua Zagi.. eu nunca mais deixarei de ter uma.
Avatar do usuário
Parolin
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Ter Nov 09, 2010 12:28 pm

Mensagem por Parolin »

[quote:600979949b="sicarvalho"]Parolin, eu tenho uma zagi de 1,20, foi a minha primeira zagi e tenho ela até hoje porque gosto muito dela por ser estável e muito legal voar com ela.

Eu uso o motor e-max 2812 com hélice 7x6, ESC 30A e Bateria 3S de 2200mA e dois servos HXT900. A única coisa que alterei nela foram os ailerons que fiz de balsa.

Pelo que você tem disponível, acho que o mais próximo do que eu uso seria o 2826 com a hélice 7x5 e os servox HXT900.

Nessa asa eu já carreguei a Gopro com caixa estanque.. ela fixou com mais de 1Kg e mesmo assim continuou bem estável.

Boa sorte, espero que seja feliz com sua Zagi.. eu nunca mais deixarei de ter uma.[/quote:600979949b]

sicarvalho, obrigado pela dica. Me diz uma coisa, quantos kv é o seu motor? E esse servo HTX900 vc deixa eles deitados ou em pé? Pergunto porque meu encaixe fica melhor em pé mas vi comentários de que deitado diminui o arrasto. Será que faz diferença a ponto de valer a pena adaptar e deixar deitado mesmo?
"Nem tudo o que você começa, termina. Mas absolutamente tudo o que você termina, teve que começar"
Avatar do usuário
sicarvalho
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Mar 22, 2009 1:41 pm
Localização: Mongaguá - SP

Mensagem por sicarvalho »

Parolin, todo peso e arrasto que você puder diminuir vai contribuir para um voo melhor, mas não acho que faça tanta diferença assim o servo estar deitado ou em pé.

Na minha primeira asa eles ficaram em pé ( a que tenho até hoje ), nas outras eu coloquei deitado.

O e-max 2812 é de 1540 Kv
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem por carlitovargas »

Parolin, comprei minha primeira zagi numa loja aqui da cidade, tem 120cm e veio quase pronta, com dois servos standard Futaba S3004 - 3,2Kg (achei enorme esse servos) mas disseram que pra velocidade esses são bons), esc de 40A. Só faltou o motor e o receptor que comprei no ml. Escolhi um modelo 2826/6 de 2200kv.
Avatar do usuário
Parolin
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Ter Nov 09, 2010 12:28 pm

Mensagem por Parolin »

[quote:b6d140253f="sicarvalho"]Parolin, todo peso e arrasto que você puder diminuir vai contribuir para um voo melhor, mas não acho que faça tanta diferença assim o servo estar deitado ou em pé.

Na minha primeira asa eles ficaram em pé ( a que tenho até hoje ), nas outras eu coloquei deitado.

O e-max 2812 é de 1540 Kv[/quote:b6d140253f]

Vou montar com o 2826 mesmo, quanto aos servos, instalei ontem a noite eles deitados, adaptei e ficou melhor que o esperado, falta só fixar.
Mais uma vez obrigado pelas dicas.
"Nem tudo o que você começa, termina. Mas absolutamente tudo o que você termina, teve que começar"
Avatar do usuário
Parolin
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Ter Nov 09, 2010 12:28 pm

Mensagem por Parolin »

[quote:afa107d465="carlitovargas"]Parolin, comprei minha primeira zagi numa loja aqui da cidade, tem 120cm e veio quase pronta, com dois servos standard Futaba S3004 - 3,2Kg (achei enorme esse servos) mas disseram que pra velocidade esses são bons), esc de 40A. Só faltou o motor e o receptor que comprei no ml. Escolhi um modelo 2826/6 de 2200kv.[/quote:afa107d465]

Olá carlitovargas,

pelo que vi a maioria usa um 2826 mesmo, quanto você pagou nesta asa "ARF", ela veio com bateria já? ou só com os servos e ESC?
"Nem tudo o que você começa, termina. Mas absolutamente tudo o que você termina, teve que começar"
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem por carlitovargas »

[quote:336e0d485d="Parolin"][quote:336e0d485d="carlitovargas"]Parolin, comprei minha primeira zagi numa loja aqui da cidade, tem 120cm e veio quase pronta, com dois servos standard Futaba S3004 - 3,2Kg (achei enorme esse servos) mas disseram que pra velocidade esses são bons), esc de 40A. Só faltou o motor e o receptor que comprei no ml. Escolhi um modelo 2826/6 de 2200kv.[/quote:336e0d485d]

Olá carlitovargas,

pelo que vi a maioria usa um 2826 mesmo, quanto você pagou nesta asa "ARF", ela veio com bateria já? ou só com os servos e ESC?[/quote:336e0d485d]

A asa entelada com vinil, servos, linkada, com o montante tudo pronto, ailerons de balsa com dobradiças de plastico, e com o esc de 40/50A deu 200 dilmas Gostei que veio tudo ja no lugar. Só preciso dar uma checada no CG quando instalar o motor e rx. Nao veio com baterias, mas tenho 3 lipos 3s de 2200 25C aqui em casa paradas que voar nela.
Avatar do usuário
Pedroguilherme
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Sáb Fev 11, 2012 9:09 pm
Localização: Lagoa Santa/Belo horizonte - MG

Mensagem por Pedroguilherme »

Amigo, depois de muiiiiiiiiiiito tempo...aprox 8 anos longe do aeromodelismo meu aeromodelo de volta foi uma zagi 120cm perfil mh45...
quando montei coloquei um motor ntm 2826 servos futaba s3003 (bons pois sao muito resistentes e facilitam o acerto do cg) esc tower pro 45 (aquele roxinho de heli) e bateria turnigy 3s 2200mah...voou muuuuuuuuuuito bem ate eu começar a achar que estava meio manca...

o motor foi substituido por um BL2215/20 da emax...
a helice mantive a 9x6 apc...
alem de nao ter que mudar nada no cg ficou muuuuuuuuuuuuito melhor...a zagi é muito expertinha...bem balanceada entre planeio, velocidade e manobrabilidade...

se for um voo mais manso chega a voar 15~20min...
em voos mais mansos ainda (com mais planeio e em alta altitude) ja consegui voos de 30min...

qlq coisa posso enviar fotos =]
um abraço e bons voos!
ricardobco
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Jun 18, 2013 8:30 am
Localização: Ribeirão Preto - SP

Mensagem por ricardobco »

[quote:cc0fdae425="Pedroguilherme"]Amigo, depois de muiiiiiiiiiiito tempo...aprox 8 anos longe do aeromodelismo meu aeromodelo de volta foi uma zagi 120cm perfil mh45...
quando montei coloquei um motor ntm 2826 servos futaba s3003 (bons pois sao muito resistentes e facilitam o acerto do cg) esc tower pro 45 (aquele roxinho de heli) e bateria turnigy 3s 2200mah...voou muuuuuuuuuuito bem ate eu começar a achar que estava meio manca...

o motor foi substituido por um BL2215/20 da emax...
a helice mantive a 9x6 apc...
alem de nao ter que mudar nada no cg ficou muuuuuuuuuuuuito melhor...a zagi é muito expertinha...bem balanceada entre planeio, velocidade e manobrabilidade...

se for um voo mais manso chega a voar 15~20min...
em voos mais mansos ainda (com mais planeio e em alta altitude) ja consegui voos de 30min...

qlq coisa posso enviar fotos =]
um abraço e bons voos![/quote:cc0fdae425]

Mesmo motor que tenho em casa parado e estou querendo montar uma zagi com ele, onde você comprou a sua Asa??
Só meus servos que são de 9gr, será que seria necessário trocar?

Abraços..

Ricardobco
Responder