Aeromodelos do Mercado Livre para Leigos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

TAZ
membro

Mensagempor TAZ » 27 Jan 2008 19:07

Pois é. Esse tempo não está fácil ...
Eu vôo num terreno perto da casa do meu sogro no Pinheirinho e tb no clube dos funcionários da Siemens, na CIC. Nunca fui voar no Barigui ...

gaitablue
membro

Mensagempor gaitablue » 16 Fev 2008 21:36

Boa, noite estou entrando no Hobby e estou fascinado, comprei um j3 no sam s club 2 canais, no primeiro voo subiu planou e de repente veio de bido colei e ai consegui voar um pouquinho depois foi so lenha, mais estou procurando outro e andei olhamdo no ML mais como estou vendo varias opinioes negativas, gostaria de um ideia, compro toda a parte eletrica e depois aqueles kits, alguem poderia me dar uma configuraçao legal.

diubadiuba
membro

Mensagempor diubadiuba » 16 Fev 2008 22:50

Evite comprar no Mercado Livre. Não tem garantia nenhuma. O vendedor pode bloquear perguntas, enganar quem quiser e eles não fazem o suficiente para evitar.

Para comprar, recomendo

Um transmissor com no mínimo 4 canais, da marca Futaba ou compatível
Um motor Brushless (sem escovas) - recomendo o 2822 da e-max;
Um Speed Control de no mínimo 20 Amperes (controlador de velocidade - ele controla a velocidade do motor e distribui a energia do receptor e servos, pois é nele que se liga a bateria)
Uma bateria de LIPO de no mínimo um Ampér (1000 ma) e 15 C de descarga (Lítio Polímero - mais leve e com maior capacidade);
Servos Micro (motorzinhos dos comandos - leme - profundor - aileron, etc...) qualquer marca: hextronic, GWS, e-sky, futaba...
Um modelo pronto da AMB aeromodelismo (muito barato e já vem lincado - links = conexão entre os servos e os comandos;
Hélices e prop saver (para prender a hélice no eixo do motor)
Várias lojas vendem o combo (conjunto) do motor + esc + propsaver muito em conta.

Boa Sorte

Juverto

Erick Novato
membro

Mensagempor Erick Novato » 17 Fev 2008 09:43

Estou começando no aero modelismo, e queria ajuda de vcs.
Achei na mão de um colega:

Motor 1280Kv Com propsaver e hélice 9x5 HD
Esc 30A
Rádio Hitec Focus 5 canais com pack de bateria recarregável
Recarregador do Transmissor
cristais do tx e rx (dual cornversion) Ch 48
Receptor HITEC dual conversion de 8 canais
1 Lipo 2200 Mah 20C
Carregador de LIPO (de parede)
Mixer externo para zagi
2 servos com engrenagem de metal MG995
Zagi 120cm com equipamentos instalados, linkada, pronta para voar.

R$ 800,00

Quero saber se o preço tá bom!

diubadiuba
membro

Mensagempor diubadiuba » 18 Fev 2008 11:13

Olha, na minha opinião, está ótimo

amarantes2001
membro

Mensagempor amarantes2001 » 21 Mar 2008 15:40

bom dia pessoal, é o seguinte: sou novo no e-voo, e NUNCA pilotei um aeromodelo, (so no simulador :)), então, vejo que o pessoal aconselha a NAO comprar produtos do mercado livre, porém eu não tenho $ para comprar ou montar um, é muita dor de cabeça montar um e o gasto passaria de R$ 600. (mais frete, pois moro no interior do paraná, aqui nem tem aeromodelistas)

entao: la vou eu para o mercado livre :)

sei que a maioria dos produtos é lixo, mas deem uma olhada no zero, ele tem 4 canais, radio lixo receptor lixo, speedcontrol, motor RS-370PH (sabe-se la o que é isto), bateria 8.4v 600mah, 3 servos, e este não custa 200, custa 400...

será que eu teria grandes decepções com este, pois eu vou paga-lo em quase 1 ano rs...., jogar fora esta grana... putz...

vcs acham que este voa a contento (claro que menos que um não-ML), mas da para aprender e até fazer umas manobras??
vlw

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 21 Mar 2008 15:51

Não... Bateria de Níquel tem pouca autonomia pelo peso, e o Zero NÃO é um treinador.... VAI JOGAR DINHEIRO FORA....
Fica "de butuca" no Compra e Venda, sempre aparecem boas ofertas, e o pessoal te ajuda na orientação.. Fazer modelo não é dificil, antes de mais nada, baixe o livro que existe na seção de downloads.... A partir dele você vai ver que consegue fazer planadores ou modelinhos a elástico gastando menos de um Real..

"ah, mas não tem controle, eu queria controlar, tio !!!!"....

Se fuçar nessa parte "teórica" de inicio, vai entender como e porque seu modelo vai ou não voar... Com essa informação, praticamente qualquer coisa que você construir voa...
Dá uma olhada aqui:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=18665&highlight=primeiro+eletrico+construido
Abração!

amarantes2001
membro

Mensagempor amarantes2001 » 21 Mar 2008 17:00

mas será que eu consigo montar qualquer coisa que voe por a média de 400? (preço do zero), tirando a questão de autonomia, o resto presta pra brincar e fazer manobras??? (acredito que o motor tmb nao seja forte o suficiente para fazer subi-lo com qualidade), porém este troca sem maiores gastos, estou certo?

obs: sei que é muita auto confiança minha, mas acho que de qualquer maneira vou pular os aviões treinador..., mesmo que sem experiencia (muita so no simulador) tenha que gastar um pouco em reformas... entao foi por isto que pensei neste.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 21 Mar 2008 17:31

Eu creio que com 400 paus e sem pressa você monta seu primeiro avião, já com motorzinho brushless e bateria de Lítio.... na verdade, um Slow Stick (tem a planta aqui no forum) voa bem com motor escovado mesmo e com bateria de Níquel...
Mas não tente entrar direto em avião acrobático, só vai te frustrar...

Edgard
Equipe E-voo.com

Mensagempor Edgard » 21 Mar 2008 19:27

Comprando coisas usadas aqui no Compra e Venda você monta um modelo com menos de 400.
Monte um modelo asa alta, pois tentar iniciar com um asa baixa, não só vai te frustrar como vai quebrar a eletrônica e como o sapinho falou, você vai jogar seu dinheiro fora.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 21 Mar 2008 19:48

Um Slow Stick você monta com isopor de embalagem catado na rua, e vara de pesca de camelô, ou até mesmo tubos de aluminio de antena velha...
A eletronica para começar pode ser uma marca "generica", hoje em dia quase todas são bastnte confiaveis... E até que tenha estudado e compreendido bastante as Lítio, fique na bateria de Níquel mesmo.... Para um avião como o SS serve...

artur-iniciante
membro

Mensagempor artur-iniciante » 21 Mar 2008 20:04

quem dera eu ter pelo menos 100 reais -.-

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 21 Mar 2008 20:50

Artur, a partir do livro que existe para download aqui no forum mesmo, você já começa a entender os "comos" e "porquês"... E na verdade, pode começar a construir modelos simples com material que você literalmetne cata na rua...
Quando conseguir comprar seu equipamento para montar um modelo controlável, já terá a experiencia necessária para evitar danificar o equipamento ou se frustrar desnecessariamente...

Pedro Pithan
membro
Contato:

Mensagempor Pedro Pithan » 21 Mar 2008 21:38

Baixe o simulador FMS disponivel no Site! Vai te ajudar a ficar bom em pilotagem, além de ser muito divertido!

JHONNYEWALKER
membro

Mensagempor JHONNYEWALKER » 11 Abr 2008 10:28

Sou iniciante no aero, tambem cai no conto do mercado livre! comprei um TOMCAT F-14 de 2 canais com 2 motores eletricos atrás, ele é muito bonito,mais voar mesmo com controle total sobre ele como foi dito pelo vendedor e assistido no video, nada!!!!
No primeiro voo fiz tudo conforme orientado(eu acho) lancei o aviao contra o vento, ele subiu, subiu,começou a virar pra direita eu tentava corrigir para o outro lado e ele foi descendo muito rápido ate bater de bico num barranco, quebrou asas e helices, recuperei com cola e fita adesiva,coloquei nova helice,ficou tudo ok,aparentemente, e fui voar de novo.Lancei ele, subiu com um pouco com dificuldade(acho q ficou um pouco pesado) mais no alto continuo não tendo controle sobre ele. qdo tento fazer a volta com ele desce com velocidade e cai, so que desta vez caiu num capinzal alto, ficou ok.Depois disso desisti.Se alguem puder me dar uma luz agradeço.valeu!!

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 10 Jun 2008 14:46

Sobre o ML, não tem muito o que dizer. É perigoso e ponto final. Para quem mora em SP é mais fácil pq lá tem muita opção, inclusive com entrega via moto-boy, mas para quem é de longe, complica.

Não gosto de indicações, mas neste caso, como fiquei totalmente satisfeito, arriscarei. Comprei um Pitts S2-A do vendedor Hobby-Control, lá da Paraíba (eu moro no RS).

http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_11166140

Apesar da qualificação, apenas comprei pois vi aqui no fórum um outro tópico falando bem dele, o que confirmei através dos quase 20 e-mails que trocamos. No final recebi o equipamento no prazo e em uma embalagem muito bem feita. E o mais importante: com nota fiscal.

Sobre a qualidade dos produtos, como já falei em um outro tópico, existem bons produtos e existem maus produtos. Para o leigo às vezes é difícil diferenciar um do outro, e para o aeromodelista (no legítimo sentido da palavra) é difícil entender que esses modelos de 2 canais servem de porta de entrada e podem levar a dois finais. Ou o sujeito se frustra e volta pro Nintendo Wii dele, ou fica viciado e alguns meses depois já está fazendo seus próprios aeromodelos.

Eu tive a sorte de comprar um modelo azul de 2 canais muito bom e resistente chamado Sky II, no BIG Shop, por 198 reais, e que voa muito bem. Graças a esse brinquedinho me interessei sobre o assunto e acabei decidindo investir mais uns trocos em um modelo mais sofisticado, no Mercado Livre, mas não sem antes ter sido advertido pelo pessoal aqui do fórum de que deveria construir um treinador antes de mais nada.

Apenas 1 lenha depois, começo a concordar com o que foi dito, pois já estou me questionando se conseguirei adquirir habilidade antes que o modelo se desintegre. Agora, vamos pensar. Eu tenho 30 anos e nunca havia gastado 1 centavo em nada que voasse. Eu teria gasto 500 reais em um aeromodelo RTF se não tivesse me divertido com o meu bom e velho Sky-II do BIG? Evidente que não. Eu teria me interessado em aprender como funciona um aeromodelo se não tivesse comprado esse modelo RTF? Claro que não. Então minha opinião é a seguinte: sugiro a criação de um fórum ou tópico fixo na área de iniciantes para tratar exclusivamente de modelos de 2 canais e kits RTF pois, tentar convencer as pessoas de que isso não presta (o que nem sempre é verdade) é o mesmo que tentar convencê-las de que cigarro faz mal (o que é sempre verdade, hehe). Então ao menos assim elas poderiam ter um local com relatos de quem já comprou, teriam mais chances de fazer uma boa escolha, não se frustrar, e se divertir de montão. Quem tem um minimo de aptidão para a coisa e chegou nesse ponto, lamento dizer, mas não tem mais volta, hehehehe.
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 10 Jun 2008 14:48

Ah, outra coisa. Se não tiver indicação forte de alguém, opte por comprar seu modelo de 2 canais em alguma rede de lojas ou super-mercados grande, e guarde a nota.

Eu troquei o meu 2 vezes até conseguir um que voasse bem, e o gerente do super-mercado mesmo me disse que trocaria quantas vezes fosse necessário.

osvaldoljunior
membro

Mensagempor osvaldoljunior » 10 Jun 2008 14:56

quer um modelo barato e que voa bem

vai de xtwin, não tem erro!

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 10 Jun 2008 17:46

[quote:68fd362f15="osvaldoljunior"]quer um modelo barato e que voa bem

vai de xtwin, não tem erro![/quote:68fd362f15]

Sim, osvaldoljunior, mas é também muito limitado. É muito rápido para brincar dentro de casa, e muito leve para brincar na rua. Qualquer ventinho detona. É divertido, sem dúvidas, dei um verdinho para o meu filho e brinco com ele enquanto minha bateria recarrega, mas abrindo um espaço para que o assunto pudesse ser discutido, poderíamos expandir as possibilidades e conhecer novas boas opções.

Sei lá também, de repente esse fórum é só pra modelista que faz seus modelos e pronto. Acabei de chegar e estava dando uma sugestão, pois já vi um monte de gente chegar pedindo ajuda pra escolher um bom 2CH e sair mais confuso ainda...

tOnflY
membro

Mensagempor tOnflY » 10 Jun 2008 20:04

2 CHs só X-Twin e similares!

Xgregg para dentro de casa só Picooz ou palmZ.
Mas faça como eu, pegue um Xtwin (Eagle wing/classic/turbo) e acerta só um pouco o CG dele. Deixa com o Centro de Gravidade em 1/2 corda.
Basta colocar chumbinho de pesca para equilibrar e prende com durex, vai testando a posição até conseguir o estilo de vôo adequado.

O meu, Eagle Wing, está muito bom para voar em locais abertos até com vento leve. Ficou muito rápido no indoor precisa de mais espaço pois as curvas ficam mais abertas, mas muito show.... Parece até aero de verdade :lol: Não estola mais!

Abraços e quem vai começar pode ir de X-Twin sem erro....
... Just Fly...

bikalho
membro

Mensagempor bikalho » 10 Jun 2008 20:12

qual o peso da chumbada que tenho que colocar no meu x twin sports flyer??

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 10 Jun 2008 21:02

Nesta página tem um vídeo do meu Sky II em ação (o vídeo tá no final da página).

Vê se não é um brinquedinho bacana também....

http://www.toysgamesgifts.co.uk/sky-ii-radio-control-plane-i194.html

tOnflY
membro

Mensagempor tOnflY » 10 Jun 2008 23:16

Xgregg não consegui ver o vídeo, mas parece legal. 2 canais só fica pior para brinquedos grandes, Oriole, Heli Dragonfly e etc. Os pequeninos não são de tudo ruins.

Bikalho o peso não sei! Meu amigo me deu diversos, aí instalei um que é pouco maior que a ponta de uma caneta BIC. Meu bico esta cheio de durex, mas dá para notar o chumbinho lá. Vejam as fotos:

Amassei ele na morsa para não gerar muito "arrasto" :lol:
[URL=http://imageshack.us][img:306e20a089]http://img512.imageshack.us/img512/5553/dsc00232hl3.jpg[/img:306e20a089][/URL]

Referência com a BIC, aquele ao lado é um chumbo, mas sem amassar.
[URL=http://imageshack.us][img:306e20a089]http://img512.imageshack.us/img512/8528/dsc00233cd2.jpg[/img:306e20a089][/URL]

Enquanto o cessna não fica pronto dá-lhe x-twin..
[URL=http://imageshack.us][img:306e20a089]http://img149.imageshack.us/img149/7646/dsc00229vu3.jpg[/img:306e20a089][/URL]

No meu achei o voou legal com o CG no meio da asa (1/2 corda), mas precisa avaliar de modelo a modelo... fácinho....

Abraços
... Just Fly...

Rafael Ritter
membro
Contato:

Mensagempor Rafael Ritter » 11 Jun 2008 00:04

[quote:3f493f5f10="tOnflY"]Xgregg não consegui ver o vídeo, mas parece legal. 2 canais só fica pior para brinquedos grandes, Oriole, Heli Dragonfly e etc. Os pequeninos não são de tudo ruins.
[/quote:3f493f5f10]

tOnflY, mas o skyII tem uns 80cm de envergadura, não é tão pequeninho assim. E voa bem :)

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 11 Jun 2008 09:35

Não queria ter que explicar isto de novo, mas aí vai...

O objetivo inicial deste tópico, assim como vários outros sobre o assunto, são os inúmeros casos de pessoas que compraram brinquedos de dois canais e nunca conseguiram voá-los.

Claro que é possível fazê-los voar, se um conjunto de condições for satisfeita, sendo algumas delas:
- O modelo vir com os motores idênticos, em bom estado e bem alinhado (em 70% das mensagens que recebemos os motores giravam muito diferente ou no transporte a asa desalinhou ligeiramente, tornando impossível voar reto);
- O rádio não tiver nenhum problema de montagem que reduza o alcance a 10m como é comum (em 40% das mensagens o alcance do rádio era muito baixo, perdendo o controle a partir de 50m ou menos);
- O comprador ter alguma noção de aeronáutica para saber o que esperar do modelo e portanto procurar um local com muito espaço e decolá-lo contra o vento em um dia calmo (em 30% dos casos o modelo sofreu algum acidente como pousar sobre uma árvore ou muro logo no primeiro vôo);
- Não haver muitos dispositivos de 27Mhz na região para atrapalhar (em 20% dos casos o piloto em algum momento perdeu o controle inexplicavelmente mesmo com o modelo voando perfeitamente e em uma distância segura).

O galho não é voar bem ou não, é a falta de consistência e dificuldade de vôo.

A recomendação do Xtwin ou PiccoZ que praticamente todo aeromodelista faz para quem realmente está procurando um brinquedo que voe e não um aeromodelo são porque:

- Além de algumas lojas de hobby, também são vendidos em lojas sérias como RiHappy e PBkids, que além de acessíveis por conta das várias filiais, cumprem a determinação do código de defesa do consumidor de trocar produtos com defeito;

- São importados pela Estrela, que portanto tem a obrigação de manter peças de reposição e assistência técnica, não correndo o risco de inutilizar um brinquedo caro por causa de uma hélice quebrada no primeiro dia de uso;

- Apesar de feitos na China, têm um controle de qualidade mais consistente, o normal é voar bem, voar mal é excessão e pode ser resolvida trocando na loja. Orioles e afins eventualmente podem voar bem, mas o normal é voar mal ou não voar;

- Um piloto inexperiente tem grandes chances de quebrar, perder ou machucar alguém com um Oriole ou semelhante, por causa da grande velocidade, dificuldade em fazer curvas e dificuldade de controlar. Dificilmente alguém perderia ou quebraria um X-Twin ou PicooZ logo no início pois são menores, mais lentos, mais manobráveis, mais leves e sem partes protuberantes rígidas que possam machucar.

De modelos de dois canais, já pilotei:
- Megatech X-Ec;
- Oriole;
- Yellow Dragon ou algo assim (um pouco menor);
- SkyVector;
- X-Twin;
- PicooZ.

O X-EC até voava bem, mas muito rápido, portanto qualquer erro era lenha certa. Após algumas, comecei a ter dificuldades em mantê-lo voando, tendo que trocar hélices e motor até não achar mais peças de reposição.

O Oriole não consegui voar com o rádio original, não era meu e o rádio veio com defeito, não passava de 10m de alcance. Troquei a bateria original por LiIon (mais leve), acrescentei microreceptor e microservos e coloquei uma extensão na cauda para controle. Consegui peso menor, mas mesmo assim ficou extremamente rápido para um modelo treinador, não recomendando para nenhum iniciante.

O Yellow qualquer-coisa era uma espécie de Oriole menorzinho, com dois motores 180. Troquei com o Guga em alguns circuitos que fiz, ele havia recebido de um aluno que desistiu de fazê-lo voar.

Calculei a carga alar e concluí que seria complicado voá-lo, portanto nem tentei voar no original. Troquei a bateria por uma 2S mais leve, o receptor por um de 5g com 2 servos de 5g e uma extensão na cauda para cauda em V e voei-o várias vezes.

Atualmente com os brushless, LiPos 4S e maior experiência em pilotagem, velocidade não é mais um problema para a maioria de nós. Mas na época mesmo mais leve que o original ele era muito mais rápido do que qualquer modelo elétrico que tínhamos, extremamente arisco. Muito mais para Pylon Racer do que para treinador. Meu palpite é que se estivesse trimado após decolá-lo um piloto novato o perderia de vista em poucos segundos sem nem fazer idéia de onde foi parar.

Bastante tempo depois o controle remoto dele foi parar no meu Ekranoplano: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=21842&highlight=wig

Aí sim ficou divertido, e a limitação dos dois canais não fez tanta diferença.

Mas mesmo no Wig aconteceu algo que teria sido um sério risco ao vôo: O stick da direção quebrou do nada durante um dos vôos-nados do WIG, deixando sem controle. Como o WIG foi feito para voar apenas em linha reta e desligar o motor o motor o faz descer alguns cm até pousar na água suavemente, isto não foi um problema, mas se estivesse voando rápido a 50m de altura provavelmente nunca mais o teria encontrado.

O SkyVector já foi um pouco melhor, pois o controle era proporcional e portanto mais manobrável. Mas também não foi grande coisa com dois canais. A conversão para 3 canais se mostrou pior do que o Oriole ou o Yellow-qualquer-coisa, pois apesar de controlável era muito fraco, mesmo com o peso aliviado.

O X-Twin já foi diferente, adorei. Apesar de dois canais, achei muito fácil de controlar, lento e adequado a iniciantes, e voa bem assim que sai da caixa. Claro que é possível melhorá-lo acertando o CG, etc., mas do jeito que vem já é bom.

O PicooZ ainda é meu heli indoor favorito. Apesar de não ser muito controlável, acho uma ótima diversão para dias de chuva, já voei com ele até no trabalho, por cima das baias, algo que eu não faria com nenhum outro heli pelo risco de prejuízo ou de machucar alguém.

Voltar para “Dúvidas sobre construções ”