Baterias de telefone sem fio para leigos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

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Rick
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Mensagempor Rick » 24 Set 2006 10:05

faz uma coisa! junta um dimdim! ai pedi tudo junto que o frete vai ser muito menor!

abraço

cejoos
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Mensagempor cejoos » 21 Nov 2006 21:54

Sabe outro detalhe a pilha para telefone não tem amperagem alta, não precisa e as baterias de avião precisam.

A amperagem é a potencia do da energia elétrica e a voltagem é a velocidade.

Me corrigem se eu estiver errado...

abs

claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 21 Nov 2006 22:13

A sua afirmação está bem errada, Cejoos.... é melhor dar uma olhadinha em um pouco de teoria...

ArthurB
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Mensagempor ArthurB » 21 Nov 2006 22:13

Não é amperagem e sim capacidade que é medida em Cs

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Ferrarinha
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Mensagempor Ferrarinha » 22 Nov 2006 00:00

Já fiz muitos testes com bateria de telefone sem fio , as falsificadas nao dão descarga , mas as originais descarregam até 18~20C (depois de algumas ciclagens )!
Porém ,hoje em dia é muito mais viável comprar uma li-po do que uma ni-cd original de mesma capacidade.

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coelho72
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Mensagempor coelho72 » 01 Abr 2007 20:03

Esses tempos comprei 2 packzinhos daqueles GP de 300mAh e 2,4V. Montei os 2 em série com a intenção de fazer um packzinho para montar numa asinha sem motor, apenas para alimentar o receptor. Pensem bem, um pack original futaba é de 600mAh e dá horas de vôo num glow com 4 servos standard, com 2 micro o consumo deve ser bem melhor.
Aí botei o pack no triton: acreditem ou não, menos de 10mAh no pack! Isso mesmo, eu não esqueci de digitar um zero. Mesmo fazendo carga e descarga a 0,1A ele apitava depois de 3 ou 4 minutos.
Packs falsificados? Com certeza... Células GP NI-CD são boas... Conclusão: nunca mais comprar baterias no camelódromo.

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Mensagempor Ferrarinha » 01 Abr 2007 21:27

Já comprei NI-MH 1100mAh tamanho AAA da Panassonic no camelodromo,
segundo meus testes , a capacidade foi de 200mAh , mas ela foi capaz de dar descargas de mais de 15C , o que me leva á pensar que foi usado ni-cd nas células.

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 02 Abr 2007 00:54

Custa pouco mais de 6 reais um blister com 4 células boas de NiMh, pelo menos para transmissor vão muito bem: http://www.1001pilhas.com.br/loja/product_info.php?cPath=47874_47897&products_id=1969

Nunca vi um pack de telefone sem fio por preço assim, geralmente começam em 10 reais o pack de 2 ou 3.

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Mensagempor Ferrarinha » 02 Abr 2007 10:55

alexmag , segundo o site , para as baterias vendidas em cartela , o preço indicado é unitário (por célula) .

portanto 6x4=24R$
Como o TX usa 8 células , o preço fica em 48R$.

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Mensagempor mchavao » 02 Set 2007 21:01

Tem alguen no forum

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Mensagempor Igor Souza » 02 Set 2007 21:58

[quote:29eabe791a="Ferrarinha"]alexmag , segundo o site , para as baterias vendidas em cartela , o preço indicado é unitário (por célula) .

portanto 6x4=24R$
Como o TX usa 8 células , o preço fica em 48R$.[/quote:29eabe791a]

+ o IPI.
A bagunça gerada é proporcional ao espaço disponível para a mesma.
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slackbr
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Mensagempor slackbr » 02 Jul 2008 05:33

Eu li o tópico todo, e a maioria falo apenas das baterias de NiCD do camelodromo. Eu acabei de comprar um radio Futaba, e ele já veio com baterias, vou usa-lo em aeromodelo a explosão por enquanto, e não preciso pensar em comprar baterias por enquanto, mas tenho uma duvida: E as pilhas recarregáveis de MiNH, originais da GP ? Estou quase certo que da sim pra fazer um pack para o Tx, mas e para o Rx ? Qual a opinião de vocês sobre o assunto ? Lembrando que meu aero é a explosão, com motor de sobra, e a duvida aqui é sobre usa esses packs no Tx e no Rx, nada de motor eletrico por enquanto. Então ??

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Mensagempor slackbr » 02 Jul 2008 05:37

Alias, apenas acrescentando, pq gosto de ou acertar pra arregaçar a zorba (bem novinha essa giria) ou errar para cobrir o rosto ao andar na rua. Uma bateria de NiMH originais, feito com acumulador GP não são melhores do que um Pack original futaba de NiCD ?

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 02 Jul 2008 09:23

Pilhas recarregáveis originais e de boa qualidade (GP, Sanyo, Kan, Panasonic, Minamoto, DLG, entre várias outras marcas) podem ser usadas tranquilamente tanto no TX quanto no RX (em modelos glow e planadores por exemplo), como substituta para o pack original, que aliás geralmente é NiCd Sanyo.

Se forem de boa capacidade de descarga também servem para alimentar o motor, já voei muito com elas.

Até tenho um pack feito com NiCd de telefone sem fio, que uso no rádio como reserva. Não é tão ruim, até já voei com ele, mas só montei porque já as tinha e na época precisava de algo para testar motores.

Mas não tem nenhuma vantagem comprar 3 packs de telefone sem fio por 15 reais cada (R$45,00 no total) para montar um pack NiCd de 600mAh se uma LiPo 3S nesta capacidade custa quase o mesmo preço...

Também não é vantagem é comprar baterias de camelô ou lojas suspeitas, geralmente sai caro e não presta.

A vantagem dos packs originais Futaba não é o nome Futaba, mas no nome Sanyo. São ótimas baterias, tenho um rádio com uns 7 anos de uso, bateria de 700mAh no TX. Após todo este tempo, a bateria ainda tem os 700mAh.

Ele já era usado quando comprei, mas atualmente faço sempre ciclagem, retiro o pack do rário e coloco para descarregar e carregar, em vez de apenas carregar o que falta, assim garanto longa vida útil a ela, que deve durar pelo menos mais uma década pelo estado atual.

Para TX e RX atualmente não acho que compensa usar NiMh. As NiCd, apesar de terem menor densidade energética, têm menor auto-descarga e duram mais. Dá para ciclar e deixar no rádio esperando o próximo vôo.

Atualmente já até substituí as NiMh que vieram com minha câmera digital por NiCd Sanyo, sempre que precisava da máquina as pilhas tinham descarregado sozinhas...

Já para voar, não recomendo. Um bom pack de NiCd ou NiMh vai custar quase o mesmo que LiPo, mas com maior peso e menor capacidade de descarga.

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Mensagempor slackbr » 02 Jul 2008 10:56

Acho que é bem uma questão de pesar os pros e contras ...

Hoje em dia como você, Alex falo, usar baterias de NiMh ou NiCd para voar um eletrico é besteira, afinal uma pack de LiPo de boa qualidade vai custar apenas um pouco mais.

Já escolher entre NiCd ou NiMh no radio é uma questão de pesar os pros e contras.

NiCd aguenta mais ciclos de carga e descarga que uma NiMH, mas para manter uma NiCd em bom estado você precisa estar ciclando ela antes de uma re-carga, o que faz com que você a descarregue e recarregue mais vezes para ter um bom desempenho.

As NiMh por não terem efeito memoria ou quase nada de efeito memoria (Algumas pessoas relatam efeito memoria nestes acumuladores, mas são poucos os "causos"), permitem que sejam recarregadas assim que param de ser usadas. Quanto a taxa de auto-descarga nos acumuladores atuais não é mais um grande problema.

Coisas que são verdades para mim são:
Em aeromodelos eletricos apenas LiPo
Bateria Futaba para Tx e Rx nem pensar devido ao alto preço
Um pack montado com acumuladores NiMh ou NiCd de boas marcas e originais será sempre vantagem aos packs da Futaba.

Abraços.

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Mensagempor slackbr » 02 Jul 2008 10:58

Mais coisas que são verdades par mim (Apenas copy and paste do que vc disse)

"Mas não tem nenhuma vantagem comprar 3 packs de telefone sem fio por 15 reais cada (R$45,00 no total) para montar um pack NiCd de 600mAh se uma LiPo 3S nesta capacidade custa quase o mesmo preço...

Também não é vantagem é comprar baterias de camelô ou lojas suspeitas, geralmente sai caro e não presta."

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Mensagempor alexcmag » 02 Jul 2008 11:19

Tem NiCd Sanyo original de boa qualidade sem ser com o nome Futaba, sai bem mais barato e são ótimas.

No TX em boa parte das vezes já vem pack original, cuidando bem dura muito.

Recarregar o rádio sem se preocupar com o efeito memória das NiCd é uma boa, mas ficar recarregando NiMh toda hora também não é legal, pois a vida útil é de cerca de 500 ciclos de carga/descarga. E no caso das NiMh, se você carregar em um final de semana e chover, no final de semana seguinte é bem provável que precisará carregar de novo...

Na média minhas NiCd são cicladas muito menos vezes do que as NiMh são carregadas. Mas são tudo prós e contras, depende do perfil de uso.

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Mensagempor coelho72 » 23 Jul 2008 09:00

Não sei qual seria a razão, mas nos últimos tempos 2 rádios futaba NOVOS que eu comprei, um 4YF e um 6XA 2.4GHz, em ambos a bateria que veio no transmissor, apesar de nova, original futaba sanyo, vieram ruins, "pegando" apenas em torno de 450mAh de carga.
O que é mais estranho é que em geral essas pilhas futaba-sanyo dão uma capacidade real BEM MAIOR do que a nominal.

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Mensagempor alexcmag » 23 Jul 2008 09:10

As Sanyo originais continuam boas.

As que vieram no meu telefone sem fio Siemens, por exemplo, são Sanyo NiCd 700mAh (raridade), e apesar de terem sofrido alguns anos, quando o telefone foi detonado pela DAC e pelas crianças após sucessivas quedas e banhos (não sei porque alguém imagina que seja uma boa idéia atender o telefone no chuveiro...), foram doadas para a câmera digital.

Medi-as há uns 18 meses quando escrevi o review dos carregadores Bantam pra HobbyNews, voltei a medir agora, perderam um pouco por causa do mau uso, mas continuam com 630mAh.

O que pode ter acontecido é o que já ocorre em outros aparelhos comprados que não chegam lacrados: as baterias serem trocadas em algum ponto entre a fábrica e a loja.

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Mensagempor thi3016 » 25 Set 2008 11:41

oque vcs me dizem de ligar o motor com uma bateria de celuar sera que funciona?

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Mensagempor alexcmag » 25 Set 2008 12:39

Funciona com duas baterias em série e motores pequenos de baixo consumo.

Baterias de celular atualmente são LiIon de cerca de 600mAh, que aguentam descarregar cerca de 1,5A.

Desmontando duas idênticas e com o mesmo tempo de uso, tirando o circuito de proteção e religando em série, consegue-se alimentar um motor pequeno, para um modelo de até uns 200g de peso final.

Mas sinceramente não compensa o risco, um pack equivalente de LiPo pronto para usar custa menos de 50 reais (LiPo 540mAh 2S 7,4V), e aguenta descarregar uns 10A.

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Mensagempor thi3016 » 25 Set 2008 13:23

blz alex obrigado pela dica.

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Mensagempor thi3016 » 26 Set 2008 11:34

oq é o 2S e aquele 20 C das baterias? o mah e o V eu sei uhauha.

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Mensagempor alexcmag » 26 Set 2008 11:59

2S significa 2 células em série. Como cada célula tem tensão nominal de 3,7V, duas em série dá 3,7V + 3,7V = 7,4V

20C é a capacidade de descarga, de 20 vezes a capacidade de armazenamento nominal.

Ou seja, 540mAh 20C consegue descarregar 20 x 540mA = 10,8A

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Mensagempor thi3016 » 26 Set 2008 12:24

ok obrigado novamente


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