Rádios para leigos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

RCampos
membro
Contato:

Mensagempor RCampos » 30 Abr 2009 17:09

Na verdade, os dois são digitais, só muda a codificação PPM e PCM, o PCM é menos susceptível de interferência.
Quanto aos rádios, depende do que você vai voar, se está pensando em um aero glow o 4EXA completo até que está no preço, se for voar elétricos pequenos (<1kg) vai ter que utilizar servos, receptores e baterias diferentes, aí o 4EXA não vai valer a pena.
A segunda opção seria você tentar abaixar o valor deste 6EXAP para uns R$300,00 ou R$350,00.
Note que não adianta você comprar um TX PCM se o RX não é PCM. Este R-127DF FM, apesar de ser um ótimo RX Dual Conversion e Full Range, ele é PPM e não PCM.

Abraços.

Kamikaze-MT
membro
Contato:

Mensagempor Kamikaze-MT » 01 Mai 2009 09:36

RCampos, obrigado por responder...

quando vc me respondeu:"Note que não adianta você comprar um TX PCM se o RX é PCM. ", vc na realidade não queria dizer "RX PPM"??
Outra coisa: como funcionam estas nomenclaturas de aeromodelos, que sempre vejo, tais como: slow stick, glow, etc.???

RCampos
membro
Contato:

Mensagempor RCampos » 01 Mai 2009 09:53

É mesmo, errei... Faltou um "não" já editei.

Para saber mais sobre aeromodelismo, dá uma lida neste material:
http://www.e-voo.com/manual/manualevoo.pdf
http://www.e-voo.com/glossario/

Este livro também é bom, porém, um nível um pouco mais avançado:

http://www.e-voo.com/downloads/livroaeromodelismo.zip

Kamikaze-MT
membro
Contato:

O que me dizem????

Mensagempor Kamikaze-MT » 05 Mai 2009 06:27

O que me dizem dos rádios marcas/modelos:
- Spectrum/DX5 - 2.4GHz -
- Turnigy 9 X 9ch Transmissor
- Skyartec - Rádio 7 Canais - Com Receiver -Cabo Usb E Cd
- E-Fly 100b - Rádio 4 Canais - Com Receptor E 3 Servos Art-Tech

alguém conhece estar marcas???
São boas??
Principalmente o Spectrum DX5 2.4 GHz... é bom???
"Aeromodelista e Professor Pardal tem muita coisa igual!"

Bruno M Siqueira
membro
Contato:

Mensagempor Bruno M Siqueira » 11 Mai 2009 07:52

jucimarr

tenho um Spektrum DX7 e até então não tenho do que reclamar, acredito que a marca seja boa sim, o DX5 só é bem mais básico. Tenho também um HK-T4A da HobbyCity, foi meu primeiro, é bem básico mas funcionou perfeitamente em meus elétricos, foi com ele que aprendi a voar, além do simulador é claro.

edsonnota1000
membro

Mensagempor edsonnota1000 » 15 Mai 2009 16:07

Pessoal vendo pra comprar um rádio nos sites percebi que eles tem 2 modos
Modo 1 = Acelerador na Direita
Modo 2 = Acelerador na Esqueda

Gostaria de saber qual o mais indicado para iniciantes ou qualquer um é indiferente lembrando que sou "destro" isso deve ter influência também...

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 15 Mai 2009 16:52

O que usamos no Brasil é modo 2, acelerador na esquerda, e isto não influi muito.

Imagino que se existe o modo 1 é porque alguém gosta, mas no modo 2, o stick direito controla ailerons e profundor, mais ou menos igual a:
- Stick de avião real;
- Todos os jogos que conheço;
- Todos os simuladores que conheço.

No modo 2, o stick esquerdo controla acelerador e leme, portanto ao taxiar e na corrida de decolagem só precisamos dele, enquanto no vôo de cruzeiro usamos mais o direito.

Mesmo para usar com a mão esquerda, acho mais prático no modo 2, já pilotei dois modelos ao mesmo tempo em modo 2, um na mão direita e outro na mão esquerda, numa boa porque os comandos principais ficam em um stick só (tenho testemunhas, tiraram até fotos mas não lembro mais quem foi para cobrá-las...).

haelbi
membro

Mensagempor haelbi » 15 Mai 2009 17:29

ola eu tenho o radio skysport4 futaba ele e bom ?

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 15 Mai 2009 17:54

[quote:a4f3000eaa="haelbi"]ola eu tenho o radio skysport4 futaba ele e bom ?[/quote:a4f3000eaa]

Até hoje é meu rádio favorito para voar qualquer modelo que não precise de mixagens específicas e só tenha 4 canais (a grande maioria).

Foi meu primeiro rádio, aí comprei um 6VA, e vendi o 4VF (Skysport 4) para um colega de vôo.

O 6VA também é bom, mas como costumo levar vários modelos para a pista, dava muito trabalho para trocar modelos, aí comprei outro 4VF, usava o 6VA para os modelos mais sofisticados e o 4VF para todos os demais.

Um dia achei um 6XAS à venda em boas condições e com bom preço, comprei-o e enquanto esperava chegar vendi o 6VA e o 4VF, já que este o novo tinha várias memórias e teoricamente substituiria os outros dois numa boa.

Acabei não me acostumando a entrar em menus para trocar os canais, vendi o VF e voltei pros Skysport, mas desta vez o 7YF, que em relação ao 4VF tem a mais 3 canais extras (que nunca uso), e dual-rate (só uso quando estou voando um modelo pela primeira vez), e como ponto negativo o fato das chaves de inversão ficarem muito perto. Uma vez fui inverter um profundor antes de decolar (era a única coisa errada) e por descuido duplo (por não ter desligado a bateria e por deslizar a chave do canal 3 junto) acabei com alguns cortes na perna...

Todos já eram bem rodados (mais de década), e nenhum nunca me deu problema.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

GRANATO
membro

Mensagempor GRANATO » 15 Mai 2009 18:01

[quote:7300b61b65="alexcmag"]Foi meu primeiro rádio, aí comprei um 6VA, e vendi o 4VF (Skysport 4) para um colega de vôo.[/quote:7300b61b65]

Ainda está comigo, Alex. Em perfeito estado e em uso.
Para obter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que nunca fez.

edsonnota1000
membro

Mensagempor edsonnota1000 » 15 Mai 2009 18:39

Estava negociando um radio com um colega, é da marca Dynam, tem 4 canais, Fm, entrada para cabo trainee, e indicador de bateria.
Junto com ele vira, cabo, RX, Cristais por R$200,00 o que acham seria uma marca de boa qualidade esse TX ?? e o preço esta bom ???

Buts
membro
Contato:

Mensagempor Buts » 15 Mai 2009 18:59

[quote:a7ac015135="edsonnota1000"]Estava negociando um radio com um colega, é da marca Dynam, tem 4 canais, Fm, entrada para cabo trainee, e indicador de bateria.
Junto com ele vira, cabo, RX, Cristais por R$200,00 o que acham seria uma marca de boa qualidade esse TX ?? e o preço esta bom ???[/quote:a7ac015135]

Não conheco. Mas marcas que já estão anos no mercado e que a galera aqui mais usam são: FUTABA, HITEC e JR.

Um rádio com preço acessivel e para quem está começando pelos testes que fizeram é legal. É o de 4ch e 2,4Ghz que tem na Hobbycity por Us$ 29.99 + Us$ 20 de frete.

http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8338&Product_Name=Hobby_King_2.4Ghz_4Ch_Tx_&_Rx_(Mode_2)

Post aqui do e-voo com testes: (Recomendo ler o post todo)

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=52252
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!

edsonnota1000
membro

Mensagempor edsonnota1000 » 15 Mai 2009 19:39

[quote:e4b29328be="Buts"][quote:e4b29328be="edsonnota1000"]Estava negociando um radio com um colega, é da marca Dynam, tem 4 canais, Fm, entrada para cabo trainee, e indicador de bateria.
Junto com ele vira, cabo, RX, Cristais por R$200,00 o que acham seria uma marca de boa qualidade esse TX ?? e o preço esta bom ???[/quote:e4b29328be]

Não conheco. Mas marcas que já estão anos no mercado e que a galera aqui mais usam são: FUTABA, HITEC e JR.

Um rádio com preço acessivel e para quem está começando pelos testes que fizeram é legal. É o de 4ch e 2,4Ghz que tem na Hobbycity por Us$ 29.99 + Us$ 20 de frete.

http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8338&Product_Name=Hobby_King_2.4Ghz_4Ch_Tx_&_Rx_(Mode_2)

Post aqui do e-voo com testes: (Recomendo ler o post todo)

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=52252[/quote:e4b29328be]

Cara se eu te contar tu não vai acreditar...eu estava vendo esse rádio hoje nesse site fiquei até interessado será realmente uma boa opção, porque se não pegarem para taxação fica um precinho legal...

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 15 Mai 2009 21:30

Tenho visto muitos desses Tx sendo colocados a venda nos posts de fóruns, acho que não está agradando a maioria, eu particularmente não sou a favor dos muito baratos pois como já se conheçe a tempo, o barato sai caro.
Para vvos indoor acho que não tem problemas e para elétricos pequenos acredito que também não mas se tratando de aeros maiores em que se precisa de maior alcançe já não posso dizer nada se é bom ou ruim mas se fosse bom não teria tantos sendo postos a venda aqui.

Kamikaze-MT
membro
Contato:

Mensagempor Kamikaze-MT » 19 Mai 2009 14:29

Olá Alex e demais colegas...

Gostaria de saber o seguinte, com relação ao que vc respondeu ao haelbi: "dual-rate (só uso quando estou voando um modelo pela primeira vez)".
Em que consiste o tal dual-rate?? como funciona?? qual seu efeito no aeromodelo?? qual a vantagem de utilizá-lo??

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 19 Mai 2009 15:20

Dual rate é uma chave no rádio que seleciona entre o modo de rate "normal", isto é, com 100% de atuação dos comandos e "low", que tem atuação menor, geralmente configurável.

Assim, quando se quer o controle de ponta a ponta de aileron pode ter apenas 30% da atuação normal, por exemplo, deixando os comandos mais mansos, e mudando a chave de volta para o normal volta-se a ter 100% de comando (mais arisco).

Alefrangel
membro

Mensagempor Alefrangel » 21 Mai 2009 10:05

Olá pessoal,
há muito tempo sou fascinado por este esporte, mas sempre achei que era algo muito difícil e caro de se praticar. Porém agora comecei a ler um pouco masi sobre o assunto no tópico "Caminho das Pedras" da seção iniciando e percebi que é possivel sim eu me arriscar neste mundo marivilhoso do aeromodelismo.
Mas primeiramente queria comprar um rádio e treinar bastante no simulador. Já vi alguns anúncios na seção "compra e venda", mas não sei o que comprar, pois alguns falam que é só o rádio com bateria, já outros anúncios falam que vem com servos, receptor, etc .
Para treinar no simulador o que eu preciso?
Como depois de bastante treino quero comprar um aeromodelo, já seria bom comprar o rádio com alguns eletrônicos, ou estes vão depender do motor/avião que irei adquirir (estou tendendo para um cessna 182)?
Agradeço desde já as respostas.

edsonnota1000
membro

Mensagempor edsonnota1000 » 21 Mai 2009 11:22

[quote:bd6fef53af="Alefrangel"]Olá pessoal,
há muito tempo sou fascinado por este esporte, mas sempre achei que era algo muito difícil e caro de se praticar. Porém agora comecei a ler um pouco masi sobre o assunto no tópico "Caminho das Pedras" da seção iniciando e percebi que é possivel sim eu me arriscar neste mundo marivilhoso do aeromodelismo.
Mas primeiramente queria comprar um rádio e treinar bastante no simulador. Já vi alguns anúncios na seção "compra e venda", mas não sei o que comprar, pois alguns falam que é só o rádio com bateria, já outros anúncios falam que vem com servos, receptor, etc .
Para treinar no simulador o que eu preciso?
Como depois de bastante treino quero comprar um aeromodelo, já seria bom comprar o rádio com alguns eletrônicos, ou estes vão depender do motor/avião que irei adquirir (estou tendendo para um cessna 182)?
Agradeço desde já as respostas.[/quote:bd6fef53af]

Olá amigo para começar a treinar somente no simulador você vai precisar de um rádio de 4 Canais no minimo e com entrada para Cabo Treinee ou seja cabo para treinamento com ele vc poderá conectar ao seu pc e com simuladores com FMS, Aerofly, etc poderá jogar até ficar com bom conhecimento teórico e depois partir para a pratica, já servos, motor, e outras coisas pode comprar com o decorrer do tempo e acompanhando sempre o Compra e Vende, lá tem muitas coisas boas a preços acessivos.
Leia Também:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=1649

Alefrangel
membro

Mensagempor Alefrangel » 21 Mai 2009 16:26

Valeu eds,
Já tentei achar alguns tópicos que me auxiliem, mas acho que o sistema de pesquisa do site não está muito bom. Vc sabe se existe algum tópico do passo a passo de como se montam os eletrônicos para o rádio e pro aero?
Eu ouço falar bastante em RX, TX, servos, Cristal, Speed Control, mas não sei se eles fazem parte do rádio ou vão no aeromodelo.
Estou meio perdido mesmo.
Valeu!

edsonnota1000
membro

Mensagempor edsonnota1000 » 21 Mai 2009 20:13

Esse tópico ai abaixo te da mais ou menos do que se trata a eletrônica do "aeromodelo"
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=30351
Quando dizemos eletrônica são os componentes do avião em si que são compostos basicamente de:
Motor
ESC ou Speed Control é a mesma coisa
Bateria
Servos
RX (Receptor)
Isso é básico tá tem mais coisas que podem ser colocadas em modelos maiores, etc, mas isso é assunto pra mais tarde, em terra ficarão com você
TX (Radio Transmissor)
Carregador de baterias
Também em terra ficam outros acessórios para lhe auxiliarem durante a carga da bateria medições de voltagem temperatura, etc, mas é mais pra frente que vc verá isso...o esporte é simples e fácil de se aprender não se preocupe muito com isso e sim em comprar um bom treinador para vc começar a voar logo que sair do simulador

marco tulio LM
membro

Mensagempor marco tulio LM » 21 Mai 2009 22:45

To em duvida quanto a comprar 2 radios da spektrum por causa do alcance.
Sao eles: http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7882&Product_Name=DX5e_5Ch_Full_Range_TX_/_RX_only_Mode_2
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6508&Product_Name=Spektrum_Dx6i_Mode2_w/_6200_Rx

Sera q o de 6ch tem mais alcance? Estou em duvida pq o 6ch ta sempre em falta e qndo eu for para la posso ficar sem se n ficar esperto..E como ja dito por causa do alcance pq o 5ch diz ser p parkflyer. sera q se eu comprar o mode 1 do de 6ch daria p mudar o stick do acelerador?(acho q n por ser computadorizado mas... :? )
Obrigado,
Marco

Senta a Pua!
membro

A procura de um TX

Mensagempor Senta a Pua! » 18 Jul 2009 13:09

Boa tarde amigos do e-voo, estou iniciando no hobby e estou à procura de um Tx de 6c. e achei o Optic 6 Transmissor E Módulo Sintetizado, minha pergunta a vocês com mais experiência de vôo é a seguinte este TX é bom ou indicariam outro melhor? Se possível teriam uma loja de confiança?

Obrigado pela ajuda

Bons vôos

Hélio
membro

Dúvida Cruel. TX para HELI ou AERO?

Mensagempor Hélio » 21 Ago 2009 13:28

Boa tarde pessoal, tava pesquisando alguns radios e me surgiu uma pequena dúvida.

1.º Posso usar um Rádio de aero para voar Heli ? Posso utilizar o mesmo rádio para aero e heli ?

2.º Um rádio que seja especifico na caixa para aero também tem o software para Heli ? ou terei mesmo que optar entre aero ou Heli e ter 1 rádio para cada uma das aplicações ? ou seja um especifico para aero e outro tx para heli?

3.º Caso seja possivel utilizar um mesmo rádio para ambos, qual seria o melhor para comprar ? HELI ou AERO ?

um abraço

Hélio

erick.moraes
membro

Mensagempor erick.moraes » 10 Set 2009 20:52

Pessoal, bom dia.

Gostaria de saber se o rádio Eflite 6CH CCPM pode ser usado também para aeromodelos, ou se pode ser usado para pilotar um paramotor do Rodrigorio? Sei que esse rádio é para ser utilizado em Heli, porém, gostaria de saber se existe alguma possibilidade de convertê-lo para aero.
Desde já muito obrigado pela ajuda.

Hammer
membro

Mensagempor Hammer » 19 Set 2009 18:49

Alex, não falo ingles fluente, vc consegue saber como ele fez o Spektrum funcionar ai? Eu tenho um micro desses parado, já descobri onde compra a eletronica, mas não sei se funciona no DX5E

http://www.youtube.com/watch?v=gG3spr9JlL0&feature=PlayList&p=5DCF21352A8724AD&playnext=1&playnext_from=PL&index=11

Voltar para “Dúvidas sobre construções ”