Rádios para leigos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Vinnie-Villas
membro

Mensagempor Vinnie-Villas » 06 Dez 2011 23:33

Boa noite, pessoal,

Estou querendo comprar um rádio para iniciar/usar nos simuladores e, mais tarde, depois que me sentir bem segura, aproveita-lo para os voos reais. Quais modelos vocês indicam, por um preço médio de mercado? Não quero o mais caro, mas tb não queria começar com o mais barato...

abs e obrigado pela atenção de todos

zelao
membro

Mensagempor zelao » 09 Dez 2011 20:45

cara, nao entendo nada de radio como funciona o transmissor e o receptor como programar tudo isso num controle?sera que se eu levar o meu modelo numa loja os caras já instalam tudo direitinho pra mim?aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! :!: :!: :?: :?: :x

rafakrav
membro

Mensagempor rafakrav » 09 Dez 2011 21:02

quais as dúvidas? vc só compra o tx, instala os servos no Rx e programa o necessário no Tx... não é magia negra :lol:

juliogdiana
membro

Mensagempor juliogdiana » 02 Jan 2012 07:01

[quote:9fcd04612d="alexcmag"]Se o transmissor não tem mixer, você pode usar um mixer externo, baratinho.[/quote:9fcd04612d]

Oi Alex,
Estava vendo esse tópico e gostaria de saber se teria como eu usar um mixer externo pra fazer um flaperom num Bixler, tenho um Futaba T4VF parado aqui e queria usa-lo, mas não sei como fazer essa mixagem usando o mixer externo (sempre usei pelo radio). Minha dúvida é como ligar ele e como faço para acionar os flaperons sem perder o movimento do aileron tanto no pouso quanto no voo, é possível fazer isso com esse radio?

Obrigado,

Júlio
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 02 Jan 2012 07:04

[quote:18639614aa="juliogdiana"][quote:18639614aa="alexcmag"]Se o transmissor não tem mixer, você pode usar um mixer externo, baratinho.[/quote:18639614aa]

Oi Alex,
Estava vendo esse tópico e gostaria de saber se teria como eu usar um mixer externo pra fazer um flaperom num Bixler, tenho um Futaba T4VF parado aqui e queria usa-lo, mas não sei como fazer essa mixagem usando o mixer externo (sempre usei pelo radio). Minha dúvida é como ligar ele e como faço para acionar os flaperons sem perder o movimento do aileron tanto no pouso quanto no voo, é possível fazer isso com esse radio?

Obrigado,

Júlio[/quote:18639614aa]

Flaps só em rádios com 5 canais ou mais, pois não tem como acionar os flaps por um canal já usado para outro comando, já que o seu rádio é apenas de 4 canais.
Poderia sim usar um mix externo se o seu rádio fosse de 5 canais, pois teria um canal extra para acionar os flaps, que o correto de se ligr os flaps é o canal 6 dos rádios, pois o 5 normalmente é utilizado para trens de pouso, mas nada impedindo de ser usado para outra função.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

tiagomartins2009
membro

Mensagempor tiagomartins2009 » 28 Fev 2012 23:10

olá amigos estou querendo comprar o radio Turnigy 9X na HK mais lá tem dois modelos estou na duvida vejam nos links abaixo:

1

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__8991__Turnigy_9X_9Ch_Transmitter_w_Module_8ch_Receiver_Mode_1_v2_Firmware_.html

2

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__8992__Turnigy_9X_9Ch_Transmitter_w_Module_8ch_Receiver_Mode_2_v2_Firmware_.html

de qual devo comprar , não entendi a diferença,quero comprar o rádio para ir treinando no simulador até poder comprar o restante da eletrônica. para o radio funcionar corretamente o que mais devo comprar junto com ele?

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 28 Fev 2012 23:29

O mode 2 tem acelerador na esquerda, como costumamos usar por aqui, mas na prática é uma alteração que demora 5 minutos e só precisa de uma chave philips.

Demiros
membro

Mensagempor Demiros » 24 Abr 2012 01:40

alguém me tira uma duvida rápida por favor...

tá valendo a pena comprar um Rádio Airtronics AeroSport 5 5Ch 2.4Ghz a 300 reais???

Características:
Transmissor 5 canais 2.4GHz - FHSS-1
Alcance "FULL-RANGE"
4 Canais proporcionais
5 Canal de duas posições (Trem de pouso)
Luzes de indicação de bateria
Alarme sonoro de baixa voltagem
Reversão de servo nos 4 canais
Delta/Elevon Mixing
V-Tail Mixing
Sistema FAIL-SAFE em caso de perda de sinal
Alavancas de comando com altura ajustáveis
Alavancas de comando com pressão ajustáveis
Sistema de teste de alcance embutido
Usa 4 baterias/pilhas AA (não inclusas)
Pode usar baterias recarregáveis Ni-Cd/Ni-Mh
Conector para carregar as baterias
Mini receptor 5 canais RX-500
Manual detalhado
[b:1eda0bc448]Não possui entrada para cabo Trainer[/b:1eda0bc448] ( única coisa que não gostei )

Acompanha:
Transmissor AeroSport5
Receptor RX-500
Suporte para 4 pilhas AA para o receptor
Chave liga/desliga para receptor

P.S.: Primeiro rádio que vou comprar, esse está bom para começar?

rodrigo.marques23
membro

Mensagempor rodrigo.marques23 » 26 Mai 2012 21:45

Alguém sabe me dizer se o rádio turnigy mode 2 v2 está disponível para compra e envio para o Brasil? Pois está como backorder e como nunca comprei nada de fora, fiquei com essa dúvida.

Abraço!

KKArioKA
membro

Mensagempor KKArioKA » 26 Mai 2012 22:59

pode comprar em backorder que chega !! o meu eu comprei assim ... levou uns 30 dias ...

lucashimself
membro

Mensagempor lucashimself » 28 Mai 2012 16:32

Diferente do KKArioKA o meu demorou cerca de 2 meses para ser enviado pois foi uma época que estava vendendo muito! Creio que o normal seja 30 dias, porém estamos em plena açao da receita federal com a maré vermelha, e tenho produtos que ja faze 2 meses que estao parados na alfandega...
Boa sorte

carlos alberto gimenez
membro

Diferenças em 2,4 ghz e pcm ? quero iniciar e acoplar um sim

Mensagempor carlos alberto gimenez » 17 Jun 2012 21:13

Olá, quero iniciar e acoplar um simulador, estou vendo 06 0u 07 canais, ai surge a dúvida 2,4 / pcm / 72 ?????????????? / Carlos

Conceicao_jc
membro

Mensagempor Conceicao_jc » 28 Ago 2012 11:49

O bom seria comprar um rádio de 6 canais, pois quando iniciei, comecei com um Futaba 4 canais, e mais tarde precisei comprar um melhor......c começar com um de 6 canais, vc n fica com o antigo encalhado e n perde dinheiro, a não ser que sempre voe aeros com os 4 caais basicos, mas a gente nunk fik no básico, sempre quer algo a mais...kkkkkkk

Cassio Lombardi
membro

Mensagempor Cassio Lombardi » 16 Set 2012 00:16

Opa, Muito útil esse tópico, eu sou um iniciante, arressem estou comprando meu aero, e pretendo monta-lo em casa mesmo, e gostaria de saber o que tu acha dos radio da hobbyking 4ch, posso comprar um sem problemas pra usar em um ustick, só pra pegar alguma experiencia e comprar algo melhor? valeu, abraços!

alexsm
membro

Mensagempor alexsm » 08 Out 2012 01:27

Pessoal, estou com uma dúvida e vou aproveitar esse topico aqui, parece ser o correto !

tenho um Radio Link T6EHP-E (http://www.radiolink.com.cn/upload/2011/10/17/8ucdf9uhb6e1h1318836132.pdf) e lá no manal diz "for OEM helicopter only", uso ele num copter-x 450, ai me interessei e contrui um ugly stick, porem parece que os comandos são juntos, ao acelerar ela já mexe outros comandos (servos), só consigo alinhar os comandos do avião com 50% de aceleração, minha dúvida é, será que isso é problema de configuração do rádio ou esse rádio não me serve para helicoptero ? Caso na sirva um Turnigy 9x serviria tanto para o heli como para o aero?

Rafael Cotrim
membro

Mensagempor Rafael Cotrim » 31 Out 2012 01:21

Galera, estou com uma duvida, estou voltando a ativa e estou com meu futaba T4VF pré historico ainda rs :lol:
e estou de olho no 9X da turnigy, bom minha duvida é a seguinte, para o 72 Mhz, tem aquele esquema de sintetizado, padrão JR/Futaba/Hitec. enfim...
e para o 2,4Ghz ??? se eu pegar esse radio, como posso identificar qual receptor 2,4 Ghz é compativel com rádio? pois na HK por exemplo, um micro receptor Orange Spektrum seria compativel com o Turnigy?
uhm...

blacknese
membro

Mensagempor blacknese » 06 Dez 2012 12:30

Galera, alguem pode me responder, qualo radio que vcs preferem entre o spectrum dx5E e o Jr XF421 5 Canais??? vlw galera pela ajuda!

Omar
membro

Mensagempor Omar » 03 Jan 2013 11:33

Imagino que as dúvidas que tenho já foram respondidas, mas vou tentar. Por favor, tenham paciência com o iniciante aqui.

Primeiramente, estou querendo iniciar no aeromodelismo RC. Tenho uma péssima experiência com os u-control, mas é passado. O que pretendo é adquirir um bom conjunto para começar. Assim, aí vão minhas dúvidas.

- Vi em alguns tópicos questionamentos sobre os rádios e as marcas. Alguns elogiam os Turnigy e outros de versão barata e outros os malham sem piedade. Vi gente falando em abrir o controle, refazer soldas e outras coisas. Eu quero evitar ao máximo dores de cabeça com essa parte. O que quero é mesmo um equipamento que funcione e eu não precise ficar futucando dentro dele e possa me divertir sem me aborrecer. Quais marcas devo procurar ou evitar nesse caso? São os Futaba os melhores? Outra coisa é a quantidade de canais. Pelo que vi, o ideal fica entre 4 e 6. Qual seria o ideal?

- Outra dúvida é quanto ao melhor lugar para fazer minha compra. Particularmente, prefiro comprar um equipamento zerado e com uma garantia da loja (pelo menos contra defeitos, sei que não existe garantia contra burrice do usuário) e pretendo usar modelos elétricos. O barulho e algumas outras características do glow me incomodaram um pouco antigamente. Aí, vai outra dúvida: anos atrás, passei na Aero Brás e lá me disseram que não trabalhavam com elétricos. Há outra loja aqui em São Paulo onde eu possa ir? Alguns links aqui do site estão quebrados ou são de lojas virtuais. Também procurei no Google e encontrei algumas lojas cujo endereço não conferia; passei na frente e não vi a dita cuja da loja. Eu ainda prefiro ir até o local e conversar no balcão na hora da compra. Nada contra compras virtuais, entendam.

Só para complementação à dúvida anterior, resido na zona oeste de São Paulo, junto à Rodovia Raposo Tavares, Km 16. O ideal seria uma loja nas proximidades, mas lugares mais distantes são bem-vindos.

KQT
membro

Mensagempor KQT » 25 Fev 2013 15:06

Tambem sou iniciante, ja iniciei as aulas para voar a combustão. Uma dica antes de comprar é pesquisar se o seu instrutor tem o cabo trainer para o seu modelo. Nas primeiras aulas o equipamento é do professor, mas nas ultimas "pouso" a maioria dos instrutores aqui em SP utilizam o equipamento do aluno. Antes de começar as aulas comprei um airtronics rds8000 para treinar no simulador, mas ja estou pensando em vender para comprar um futaba. Na pista onde vou todos usam futaba ou spektrum, usando a mesma marca é mais facil obter ajuda.

Bruno GonÇalves
membro

Mensagempor Bruno GonÇalves » 27 Fev 2013 10:01

Bom dia, senhores gostaria de saber qual sua opinião com relação ao radio turnnig 6x na hk, ele é melhor que o 6ch da hk com antena imbutida?

galo_ivi
membro
Contato:

Mensagempor galo_ivi » 27 Fev 2013 15:24

[quote:72c0e1618e="Bruno GonÇalves"]Bom dia, senhores gostaria de saber qual sua opinião com relação ao radio turnnig 6x na hk, ele é melhor que o 6ch da hk com antena imbutida?[/quote:72c0e1618e]

Bruno, acredito que o Turnigy seja melhor pelo fato de ter chaves de inversão de canais. O HK tem que fazer essas configurações de inversão de canais comum software pelo computador. Daí se você estiver no campo e precisar alterar algo terá que andar sempre com um notebook.

Bruno GonÇalves
membro

Mensagempor Bruno GonÇalves » 27 Fev 2013 17:09

[quote:1fe84c56bc="galo_ivi"][quote:1fe84c56bc="Bruno GonÇalves"]Bom dia, senhores gostaria de saber qual sua opinião com relação ao radio turnnig 6x na hk, ele é melhor que o 6ch da hk com antena imbutida?[/quote:1fe84c56bc]

Bruno, acredito que o Turnigy seja melhor pelo fato de ter chaves de inversão de canais. O HK tem que fazer essas configurações de inversão de canais comum software pelo computador. Daí se você estiver no campo e precisar alterar algo terá que andar sempre com um notebook.[/quote:1fe84c56bc]

O HK 6ch cor prata o que tem antena embotida tambem tem a função de inverssão dos servos, mas com relação a qualidade, e função, eles não tem diferença? Eu queria mesmo o 9X, mas to economizando pra conseguir comprar o mais barato e não ta fácil.

Obrigado por responder, mas com o HK com esta função de inverssão, ele se torna igual ao turnig?
SE EU NÃO PUDER SOMAR... PREFIRO SUMIR!!!

galo_ivi
membro
Contato:

Mensagempor galo_ivi » 28 Fev 2013 08:20

[quote:7e40091c37="Bruno GonÇalves"][quote:7e40091c37="galo_ivi"][quote:7e40091c37="Bruno GonÇalves"]Bom dia, senhores gostaria de saber qual sua opinião com relação ao radio turnnig 6x na hk, ele é melhor que o 6ch da hk com antena imbutida?[/quote:7e40091c37]

Bruno, acredito que o Turnigy seja melhor pelo fato de ter chaves de inversão de canais. O HK tem que fazer essas configurações de inversão de canais comum software pelo computador. Daí se você estiver no campo e precisar alterar algo terá que andar sempre com um notebook.[/quote:7e40091c37]

O HK 6ch cor prata o que tem antena embotida tambem tem a função de inverssão dos servos, mas com relação a qualidade, e função, eles não tem diferença? Eu queria mesmo o 9X, mas to economizando pra conseguir comprar o mais barato e não ta fácil.

Obrigado por responder, mas com o HK com esta função de inverssão, ele se torna igual ao turnig?[/quote:7e40091c37]

Não sei te dizer qual dos dois tem melhor qualidade, mas do meu ponto de vida, eu compraria o que tem as chaves. Notei que não tem no estoque o Turnigy 6x Mode 2, se atente a isso.

saggiomo_20
membro

Mensagempor saggiomo_20 » 01 Jun 2013 11:56

ola pessoal estou iniciando agora e gostaria de saber se o Rádio Futaba 9C Super - 9 Canais, digital pcm é bom para mim inicia pois achei um no ML bem enconta

lucasbaalberith
membro

Mensagempor lucasbaalberith » 03 Jun 2013 11:20

[quote:a0d673832f="saggiomo_20"]ola pessoal estou iniciando agora e gostaria de saber se o Rádio Futaba 9C Super - 9 Canais, digital pcm é bom para mim inicia pois achei um no ML bem enconta[/quote:a0d673832f]
manda o link ae, também estou pesquisando uns rádios para iniciante..

vlw
Always learning!

Voltar para “Dúvidas sobre construções ”