Rádios para leigos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Rádios para leigos

Mensagempor alexcmag » 02 Fev 2005 20:02

Sempre que alguém decide começar a comprar equipamento, as dúvidas começam...

Transmissor FM ou AM? Receptor normal ou micro? Quantos canais?

Os transmissores AM não são tão ruins quanto a rádio Globo AM, por exemplo... Os dados são "digitais", isto é, só vale se tem sinal ou não, para isto FM e AM são bem parecidos.

No AM, o transmissor manda seqüências de pulsos (chamados de PPM), quando tem pulso ele transmite, quando não tem pulso, não transmite.

No FM, o transmissor manda seqüências idênticas, mas quando não tem pulso transmite em uma freqüência e quando tem em uma frequência ligeiramente inferior (nos Futaba e Hitec, chamados de "shift negativo") ou superior (nos JR e Airtronics, chamados de shift positivo").

Um rádio AM serviria perfeitamente para elétricos, mas conseguir receptores para estes rádios acaba saindo mais caro do que comprar um transmissor FM.

Para achar receptores mais facilmente, recomendo comprar transmissor FM no padrão Futaba (marcas Futaba, Hitec, GWS, etc.).

O número de canais e outros recursos variam muito.

É interessante o mínimo de 4 canais, por causa do formato do comando, muito mais cômodo do que os de 3 canais. Tem sempre à venda usado a partir de pouco mais de cem reais, ou novo no site do Chico Hobby por cerca de R$180,00. Não é tão caro assim para compensar usar um mais simples do que isto.

Muito bem, já tenho o transmissor. E receptor, qual é melhor?

Futaba tamanho normal ou micro? 4 canais ou 6 canais?

Para iniciar no vôo, o de 4 canais da GWS (R4P) já é suficiente e não será um investimento perdido. O alcance é de 150m é o suficiente para voar, mesmo porque antes de perder o alcance já se perdeu o modelo de vista.

O de 6 canais (R6N) tem o dobro do alcance, é um pouco mais imune a interferência e custa só um pouco mais caro, também é uma ótima opção.

Quem já tem um receptor grande, usado para modelos a explosão, pode usar tranquilamente. Geralmente o peso não é tão grande e se tirar a caixa plástica e embrulhar com espuma costuma cair para menos de 30g.

O funcionamento deles é o mesmo, tanto faz a tecnologia, tamanho e número de canais, portanto quem já montou um modelo a explosão pode fazer quase a mesma coisa no elétrico que funciona.

O quase é porque elétrico não usa servo no acelerador, mas um speed control, e não precisa ligar de bateria no receptor porque o speed control se encarrega de fornecer a energia, pelo mesmo cabo que recebe os comandos.

Existem receptores bem pequenos e leves com grande alcance e recursos que evitam que sofram interferências, os Berg. Se comprados na Aircraft-Word (http://www.aircraft-world.com) não são absurdamente caros, e com certeza são um excelente investimento.

O transmissor tem um cristal, que determina a freqüência em que transmitirá. Deve ser comprado seguindo a recomendação do fabricante, geralmente da mesma marca, ou no caso dos Futaba, Hitec e GWS FM, o cristal de uma marca funciona perfeitamente na outra.

O receptor também tem um cristal, que pode ser de tamanho normal (dfo mesmo tamanho do cristal do transmissor) ou micro (bem menor, usado nos microreceptores GWS e Berg). Deve ser na mesma freqüência do transmissor para funcionar.

Os receptores normais têm dois tipos de cristal, single conversion e dual conversion. Compre de acordo com o recomendado pelo fabricante do receptor.

Servos fazem parte do equipamento de rádio, mas neste caso há uma grande diferença em relação aos usados em modelos a explosão: o peso.

O resto é igual, são todos compatíveis. Para os modelos elétricos e pequenos planadores, os servos Pico (de cerca de 5g) e Naro (de cerca de 9g) são mais do que o suficiente. Para asas de combate, que sofrem mais pancadas, é bom que sejam micro (cerca de 14g), mino (cerca de 30g) ou standard (cerca de 50g), para aguentar melhor o tranco.

Para controlar o motor não é usado um servo, mas um speed control. Ele funciona de forma parecida com um servo, tem um conector de 3 fios que vai para o canal 3 do receptor, mas do outro lado em vez de ter um bracinno para controlar o carburador, tem um fio que vai para a bateria e outro que vai para o motor.

O speed control:
- Transforma a energia da bateria para 5V, para alimentar o receptor, servos, etc.
- Liga e desliga rapidamente o motor, para fazer com que funcione com parte da potência total disponível;
- Mede a tensão da bateria e desliga o motor caso ela esteja abaixo do mínimo necessário para não estragar a bateria.

Para a maioria dos modelos elétricos um speed control que aguente até 15A será mais do que o suficiente. Precisa ser escolhido depois de saber qual motor será usado, pois precisa aguentar o consumo que o motor terá.

Tanto servos quando speed controls são sujeitos a pequenos acidentes que os danifiquem. Em boa parte dos casos é possível consertá-los, mas sempre é bom tomar cuidados básicos como não dar pancadas nos servos, não ligar invertido, não inverter bateria, etc. Com estes cuidados eles duram muito tempo e passam de um modelo para outro inteiros.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

FSGALVAO
membro

Radio

Mensagempor FSGALVAO » 01 Mai 2005 11:33

Mais uma vez Alex, vc teve a iniciativa para sanar as duvidas do iniciantes, parabens, continue assim, pq o hobby precisa de pessoas como voce que incentive e ajude os novatos como eu
Fernando Galvão

procard
membro
Contato:

Re: Rádios para leigos

Mensagempor procard » 28 Mai 2005 09:46

alexcmag escreveu:Sempre que alguém decide começar a comprar equipamento, as dúvidas começam...

Transmissor FM ou AM? Receptor normal ou micro? Quantos canais?

olá alex, tenho um receptor am FP-R4F, ele tem:

LEME - CANAL
PROFUNDOR - CANAL
MOTOR - CANAL
AILERON - CANAL
BATERIA - ENTRADA DE ENERGIA

ONDE EU LIGO O SPEED?

Valeu!
Cristiano Amaral
-------------------------------------------------------
Belo Horizonte - MG
bruiser.com.br

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 28 Mai 2005 10:14

procard escreveu:ONDE EU LIGO O SPEED?
Valeu!

No canal do motor, afinal é o controle do acelerador que irá controlar o speed (e ligue o motor elétrico no speed, não no receptor, ok? O mesmo vale com a bateria, que vai no speed).

procard
membro
Contato:

Mensagempor procard » 28 Mai 2005 10:38

alexcmag escreveu:
Valeu!

No canal do motor, afinal é o controle do acelerador que irá controlar o speed (e ligue o motor elétrico no speed, não no receptor, ok? O mesmo vale com a bateria, que vai no speed).

entao fica sobrando a entrada da bateria né?
Cristiano Amaral

Belo Horizonte - MG

bruiser.com.br

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 28 Mai 2005 11:51

procard escreveu:
alexcmag escreveu:
Valeu!

entao fica sobrando a entrada da bateria né?

Sim, se o receptor tem uma conexão específica para bateria vai ficar sobrando.

procard
membro
Contato:

Mensagempor procard » 28 Mai 2005 12:19

alexcmag escreveu:
procard escreveu:
alexcmag escreveu:
Sim, se o receptor tem uma conexão específica para bateria vai ficar sobrando.

Alex, valeu cara!

t+
Cristiano Amaral

Belo Horizonte - MG

bruiser.com.br

Novato 2005
membro

Iniciante

Mensagempor Novato 2005 » 13 Jun 2005 18:18

Boa Tarde,

Onde vc recomenda a compra de um rádio com bom preço, pois estou começando e estou totalmente perdido.

gustabmo
membro
Contato:

Re: Iniciante

Mensagempor gustabmo » 13 Jun 2005 18:23

Novato 2005 escreveu:Boa Tarde,

Onde vc recomenda a compra de um rádio com bom preço, pois estou começando e estou totalmente perdido.

Primeira coisa que voce deve fazer é ir no Pacambu numa quarta a noite ou domingo de manha pra conhecer o pessoal, ver os avioes e catar um cristo lá pra responder suas perguntas.

Na www.chicohobbi.com.br tem radio Futaba a um preco bom. Ou entao compre um radio usado de alguem aqui do forum.
Gustavo - São Paulo/SP

gustabmo
membro
Contato:

Re: Iniciante

Mensagempor gustabmo » 13 Jun 2005 18:24

gustabmo escreveu:Ou entao compre um radio usado de alguem aqui do forum.

Veja esse aqui por exemplo: http://evoo.locaweb.com.br/forum/viewtopic.php?p=40471#40471
Gustavo - São Paulo/SP

Spayke
membro

Mensagempor Spayke » 09 Set 2005 12:21

Uma duvida: Um Radio Futaba 4YF de 35Mhz , posso trocar apenas o cristal para ele funcionar em 72Mhz?

gustabmo
membro
Contato:

Mensagempor gustabmo » 09 Set 2005 12:26

[quote:7ff381851b="Spayke"]Uma duvida: Um Radio Futaba 4YF de 35Mhz , posso trocar apenas o cristal para ele funcionar em 72Mhz?[/quote:7ff381851b]
Nao
Gustavo - São Paulo/SP

vinicius ET
membro
Contato:

Qual desses kits devo iniciar?

Mensagempor vinicius ET » 10 Set 2005 01:17

Tenho um Aerobird Xtreme que por mais incrivel que pareça, ta aguentando muitas lenhadas. O problema é que ele tem seu flight pack " on board" , quer dizer, o dia que eu nao conseguir consertar a placa mais, já era o equipamento inteiro.... Entao pensei, vou começar a juntar a grana pra hora que o bicho desistir de voar eu dou meu jeito!!!
Agora é que preciso da ajuda dos veteranos...

Qual desses fica mais facil e barato "a longo prazo"
O radio futaba 4yf é na faixa de 170 reais.

[url]http://www.chicohobbi.com.br/loja/product_info.php?cPath=24_144&products_id=1224[/url]

[url]http://www.chicohobbi.com.br/loja/product_info.php?cPath=24_85&products_id=1070[/url]

Estes servos eu poderei usar em modelos giants? O motor do Aerobird é 540 e acho que da pra levantar muito peso...

Obrigado pela ajuda pessoal!!!

Artejose
membro

Mensagempor Artejose » 12 Set 2005 18:53

Adquiri recentemente um rádio usado do tipo Lai Shing, Skysport 4 AM 27MHz com o seu respectivo receptor, alguem sabe me informar mais sobre ele, pois não veio com manual e ele não tem saída para cabo. Será que fiz bom negócio?

Artejose
membro

Mensagempor Artejose » 12 Set 2005 18:54

Adquiri recentemente um rádio usado do tipo Lai Shing, Skysport 4 AM 27MHz com o seu respectivo receptor, alguem sabe me informar mais sobre ele, pois não veio com manual e ele não tem saída para cabo. Será que fiz bom negócio?

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 12 Set 2005 18:59

[quote:a25b2f1bb9="Artejose"]Adquiri recentemente um rádio usado do tipo Lai Shing, Skysport 4 AM 27MHz com o seu respectivo receptor, alguem sabe me informar mais sobre ele, pois não veio com manual e ele não tem saída para cabo. Será que fiz bom negócio?[/quote:a25b2f1bb9]

É meio furada, se pagou mais do que R$80 pelo conjunto recomendo bater no cara que te vendeu.

Mas já que está na mão, ligue servos e ESC e ponha pra voar, mas teste o alcance antes de decolar, ok? Peça pra um amigo segurar o rádio e caminhe com o modelo até os limites do seu campo de vôo para ver se o alcance é suficiente.

Duvido que você ache manual para ele, mas isto não faz muita diferença, provavelmente ele não faria muita diferença mesmo. Vai ter que aprender a usá-lo por tentativa e erro.

Artejose
membro

Mensagempor Artejose » 12 Set 2005 19:14

Pior que paguei, paguei R$ 200,00 no conjunto inteiro Rádio, Cristais e Receptor :x Estava pensando, será que desmontando o transmissor consigo adaptá-lo para ligá-lo no computador. Logo que recebi ele, fiquei na dúvida se tinha feito um bom negócio.

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 12 Set 2005 21:17

[quote:e1d908d042="Artejose"]Pior que paguei, paguei R$ 200,00 no conjunto inteiro Rádio, Cristais e Receptor :x Estava pensando, será que desmontando o transmissor consigo adaptá-lo para ligá-lo no computador. Logo que recebi ele, fiquei na dúvida se tinha feito um bom negócio.[/quote:e1d908d042]

Não tente fazer nada, use como está, os componentes não são dos melhores, e se queimar alguma coisa nunca mais dá conserto.

Pedro Guilherme
membro

PIPER FEITO EM CASA

Mensagempor Pedro Guilherme » 14 Out 2005 13:00

Ola.
Ja vi que vc entende pra caramba. Como ja me deu dicas outro dia e estou inicnado no aeromodelismo e escolhi o elétrico ando meio atrapalhado com tanta informação. Mas meti mãos a obra e resolvi fazer meu próprio modelo comforme planta é claro, apesar de ter mudado um pouco a estética do modelo. Estou colocando uma foto para que vc me diga o acha. Junto vai tb a foto do receptor que tenho com um radio AM Conquest 4 canais que penso em usar nesse modelo. Vi que vc falou em tirar a caixa plástica para aliviar peso serve nesse caso? Meu modelo foi pesado e esta com 160 gramas, sem equipamento nenhum somente o avião. Resumindo: preciso preço e equipamento leve para levantar o bichinho.
Abraços
Anexos
TAMANHO RX.jpg
TAMANHO RX.jpg (21.35 KiB) Exibido 42768 vezes
MVC-322F.JPG
MVC-322F.JPG (49.05 KiB) Exibido 42767 vezes

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 14 Out 2005 13:27

Não é só o peso que importa, mas a relação entre peso, perfil e tamanho.

Coloque as dimensões (envergadura, corda, comprimento, etc.)

carlos renato
membro
Contato:

Mensagempor carlos renato » 14 Out 2005 13:48

para tx FM somente...... é correto dizer q para cada marca ou modelo, mesmo q do mesmo fabricante existe uma frequencia q melhor renderá com tal radio???? :roll:

ex. fui recomendado para o novo modelo comprar cristais acima de 72.500 mhz.... pois renderia melhor......meu radio é o futaba, um modelo antes do 4yef..... é 4 alguma coisa, esqueci.... :D ....tem meeter para a bateria....

e certo isso ou nao tem muito a ver???
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 14 Out 2005 14:06

[quote:29d8d55a88="carlos renato r batista"]para tx FM somente...... é correto dizer que para cada marca ou modelo, mesmo que do mesmo fabricante existe uma frequencia que melhor renderá com tal radio???? :roll:

ex. fui recomendado para o novo modelo comprar cristais acima de 72.500 mhz.... pois renderia melhor......meu radio é o futaba, um modelo antes do 4yef..... é 4 alguma coisa, esqueci.... :D ....tem meeter para a bateria....

e certo isso ou não tem muito a ver???[/quote:29d8d55a88]

A maioria dos receptores Futaba tem modelos separados para frequências entre 72010 e 72490 (Low Band) e 72510 e 72990 (High Band).

Isto se deve ao fato dos receptores virem calibrados para frequências mais baixas ou mais altas. É preciso respeitar isto, geralmente nos receptores Futaba está escrito Low ou High.

carlos renato
membro
Contato:

Mensagempor carlos renato » 14 Out 2005 16:08

[quote:5d5981050b="alexcmag"][quote:5d5981050b="carlos renato r batista"]para tx FM somente...... é correto dizer que para cada marca ou modelo, mesmo que do mesmo fabricante existe uma frequencia que melhor renderá com tal radio???? :roll:

e certo isso ou não tem muito a ver???[/quote:5d5981050b]

A maioria dos receptores Futaba tem modelos separados para frequências entre 72010 e 72490 (Low Band) e 72510 e 72990 (High Band).

Isto se deve ao fato dos receptores virem calibrados para frequências mais baixas ou mais altas. É preciso respeitar isto, geralmente nos receptores Futaba está escrito Low ou High.[/quote:5d5981050b]

nao prestei atençao nisso........ uso o r6nII gws....será q tem algum informação a respeito sobre high band ou low band????.... vou até dar uma olhada....

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 14 Out 2005 16:11

O R6N é GWS, não faz a menor diferença entre low e high.

Na prática provavelmente eles são calibrados para o meio-termo, então canais 35 e 37 poderiam funcionar um pouco melhor, mas já usei 13, 35 e 37 e não percebi nenhuma diferença.

carlos renato
membro
Contato:

Mensagempor carlos renato » 14 Out 2005 16:18

[quote:27b5cade10="alexcmag"]O R6N é GWS, não faz a menor diferença entre low e high.

Na prática provavelmente eles são calibrados para o meio-termo, então canais 35 e 37 poderiam funcionar um pouco melhor, mas já usei 13, 35 e 37 e não percebi nenhuma diferença.[/quote:27b5cade10]

blz... acho q to na média entao, ch 39.... se bem q nao percebi nada fora do normal voando...no primeiro voo deu umas interferencisas...mas mudei a antena de lado e resolveu....

ta xic!!!

Voltar para “Dúvidas sobre construções ”