Rádios para leigos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

andersonpg
membro

Mensagempor andersonpg » 30 Mai 2008 00:52

boa noite galera..

seguinte to iniciando no hobby.. coloquei um topico aqui perguntando por onde eu começaria na eletroni.. pois bem todos foram unânimes em dizer que deveria começar pelo rtadio pra poder já ir praticando no simulador...
entrei em contato com algumas pessoas e consegui os seguintes produtos:

Radio 4 canais 4yf com bateria e carregador
Receptor para cristal full Futaba R136
Motor extronic 2730
Helice apc 8x38
cabo para simulador

por R$ 270,00

e ..

Rádio T6XAs, receiver PCM, com 4 servos futaba + fonte + baterias + cristais+chave liga-deslig+manual em portugues por R$ 600,00

gostaria de uma opinião do mais experiente pra me dizer se os preços estão ok.. e claro se depois posso usar esses radios para migrar para aeros glow..

aguardo!!!

bons voos
andy...

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 30 Mai 2008 12:00

Ambos odem ser usados em glow, 4 canais é p minimo e o básico. O 6X já é digital, com memoria para varios aviões, além dos 6 canais... Eu pessoalmente acho que a menos que você vá voar em uma área muito congestionada, não precisa do sistema PCM, o fm comum já chega.. Se puder pagar, pegue logo o 6 canais. Só acho que esse preço está meio alto.
Abraços!

Joel andrade
membro

Re: Rádios para leigos

Mensagempor Joel andrade » 30 Mai 2008 17:48

Boa tarde Cara!!

Muito legal a sua contribuição para estes pobres mortais iniciantes. Se me permite abusar um pouco deste seu magnifico conhecimento, poderia me recomendar uma Asa de Combate dentro dos padrões para iniciantes médios??? Não quero cometer nenhuma burrada como alguns de nossos amigos.

quote="alexcmag"]Sempre que alguém decide começar a comprar equipamento, as dúvidas começam...

Transmissor FM ou AM? Receptor normal ou micro? Quantos canais?

Os transmissores AM não são tão ruins quanto a rádio Globo AM, por exemplo... Os dados são "digitais", isto é, só vale se tem sinal ou não, para isto FM e AM são bem parecidos.

No AM, o transmissor manda seqüências de pulsos (chamados de PPM), quando tem pulso ele transmite, quando não tem pulso, não transmite.

No FM, o transmissor manda seqüências idênticas, mas quando não tem pulso transmite em uma freqüência e quando tem em uma frequência ligeiramente inferior (nos Futaba e Hitec, chamados de "shift negativo") ou superior (nos JR e Airtronics, chamados de shift positivo").

Um rádio AM serviria perfeitamente para elétricos, mas conseguir receptores para estes rádios acaba saindo mais caro do que comprar um transmissor FM.

Para achar receptores mais facilmente, recomendo comprar transmissor FM no padrão Futaba (marcas Futaba, Hitec, GWS, etc.).

O número de canais e outros recursos variam muito.

É interessante o mínimo de 4 canais, por causa do formato do comando, muito mais cômodo do que os de 3 canais. Tem sempre à venda usado a partir de pouco mais de cem reais, ou novo no site do Chico Hobby por cerca de R$180,00. Não é tão caro assim para compensar usar um mais simples do que isto.

Muito bem, já tenho o transmissor. E receptor, qual é melhor?

Futaba tamanho normal ou micro? 4 canais ou 6 canais?

Para iniciar no vôo, o de 4 canais da GWS (R4P) já é suficiente e não será um investimento perdido. O alcance é de 150m é o suficiente para voar, mesmo porque antes de perder o alcance já se perdeu o modelo de vista.

O de 6 canais (R6N) tem o dobro do alcance, é um pouco mais imune a interferência e custa só um pouco mais caro, também é uma ótima opção.

Quem já tem um receptor grande, usado para modelos a explosão, pode usar tranquilamente. Geralmente o peso não é tão grande e se tirar a caixa plástica e embrulhar com espuma costuma cair para menos de 30g.

O funcionamento deles é o mesmo, tanto faz a tecnologia, tamanho e número de canais, portanto quem já montou um modelo a explosão pode fazer quase a mesma coisa no elétrico que funciona.

O quase é porque elétrico não usa servo no acelerador, mas um speed control, e não precisa ligar de bateria no receptor porque o speed control se encarrega de fornecer a energia, pelo mesmo cabo que recebe os comandos.

Existem receptores bem pequenos e leves com grande alcance e recursos que evitam que sofram interferências, os Berg. Se comprados na Aircraft-Word (http://www.aircraft-world.com) não são absurdamente caros, e com certeza são um excelente investimento.

O transmissor tem um cristal, que determina a freqüência em que transmitirá. Deve ser comprado seguindo a recomendação do fabricante, geralmente da mesma marca, ou no caso dos Futaba, Hitec e GWS FM, o cristal de uma marca funciona perfeitamente na outra.

O receptor também tem um cristal, que pode ser de tamanho normal (dfo mesmo tamanho do cristal do transmissor) ou micro (bem menor, usado nos microreceptores GWS e Berg). Deve ser na mesma freqüência do transmissor para funcionar.

Os receptores normais têm dois tipos de cristal, single conversion e dual conversion. Compre de acordo com o recomendado pelo fabricante do receptor.

Servos fazem parte do equipamento de rádio, mas neste caso há uma grande diferença em relação aos usados em modelos a explosão: o peso.

O resto é igual, são todos compatíveis. Para os modelos elétricos e pequenos planadores, os servos Pico (de cerca de 5g) e Naro (de cerca de 9g) são mais do que o suficiente. Para asas de combate, que sofrem mais pancadas, é bom que sejam micro (cerca de 14g), mino (cerca de 30g) ou standard (cerca de 50g), para aguentar melhor o tranco.

Para controlar o motor não é usado um servo, mas um speed control. Ele funciona de forma parecida com um servo, tem um conector de 3 fios que vai para o canal 3 do receptor, mas do outro lado em vez de ter um bracinno para controlar o carburador, tem um fio que vai para a bateria e outro que vai para o motor.

O speed control:
- Transforma a energia da bateria para 5V, para alimentar o receptor, servos, etc.
- Liga e desliga rapidamente o motor, para fazer com que funcione com parte da potência total disponível;
- Mede a tensão da bateria e desliga o motor caso ela esteja abaixo do mínimo necessário para não estragar a bateria.

Para a maioria dos modelos elétricos um speed control que aguente até 15A será mais do que o suficiente. Precisa ser escolhido depois de saber qual motor será usado, pois precisa aguentar o consumo que o motor terá.

Tanto servos quando speed controls são sujeitos a pequenos acidentes que os danifiquem. Em boa parte dos casos é possível consertá-los, mas sempre é bom tomar cuidados básicos como não dar pancadas nos servos, não ligar invertido, não inverter bateria, etc. Com estes cuidados eles duram muito tempo e passam de um modelo para outro inteiros.[/quote]

cafezinho
membro

Mensagempor cafezinho » 02 Jun 2008 11:19

tenho uma dúvida sobre os rádios serem usados com cabos ligados ao PC.

ouvi dizer que estes cabos USB queimam os transmissores.

o que vcs sabem a respeito, estou com medo de queimar meu TX.

SNOOPY
membro

Mensagempor SNOOPY » 24 Jul 2008 22:28

olá,
recebi uma proposta de um radio airtronics vanguard 6ch por 150,00, e to meio receioso de comprar pq tem pouco por aqui. sera que estou negociando um elefante branco, e se vale este valor.

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 24 Jul 2008 23:49

[quote:06b7ea424a="SNOOPY"]olá,
recebi uma proposta de um radio airtronics vanguard 6ch por 150,00, e to meio receioso de comprar pq tem pouco por aqui. sera que estou negociando um elefante branco, e se vale este valor.[/quote:06b7ea424a]

Airtronics é bom, e dá pra usar com receptores GWS dual conversion e Berg, além dos específicos para padrão JR/Airtronics.

Mas tá meio caro pra idade dele...

Hunter
membro

Mensagempor Hunter » 17 Ago 2008 04:07

Pessoal... algumas duvidas de iniciante...

Para usar o 4yf com simulador, preciso do cristal tambem ou nao ??

Achei esse radio em conta levando em conta que e novo e esta no ML ... apesar de nao vir com as baterias, alguem conhece esse anunciante?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79058225-radio-futaba-4yf-tenho-receptor-24-ghz-fasst-baterias-_JM

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 17 Ago 2008 08:21

Não é preciso cristal para usar transmissor no simulador. Aliás, [b]NÃO[/b/ se deve usar cristal neste caso.

Sem o cristal o rádio não emite sinais de rádio, apenas sinais lógicos, o que economiza a bateria e evita queimar a etapa de saída, que não deve ficar ligada com a antena recolhida.

Hunter
membro

Mensagempor Hunter » 17 Ago 2008 11:13

Mt obrigado alex...

Entao posso comprar pro treino essa ai do anuncio... ?! O preco achei bom em relacao as outras lojas...

outra coisa, vi em um anuncio que tem um com o quinto canal a venda... aqui no forum so achei informacao sobre o 4vf... a placa e a ligacao sera que eh a mesma?

grato

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 17 Ago 2008 12:18

Colocar o quinto canal neste rádio não é difícil e tem esquema por aqui (precisa procurar), mas não acho realmente necessário...

Metalkiyo
membro

Mensagempor Metalkiyo » 16 Set 2008 23:51

[quote:e5f8e36437="alexcmag"]Para o simulador serve, os controle são parecidos (um comando em cada mão) e é possível configurá-lo para ficar semelhante ao transmissor que usamos.

Claro que algumas coisas sempre serão diferentes, [b:e5f8e36437]como o acelerador, que não tem mola nos nossos aviões[/b:e5f8e36437], mas para começar é uma boa idéia.[/quote:e5f8e36437]

Pessoal, recebi meu rádio e estou esperando chegar os outros itens para montar meu aero de discos de pizza, mas estou com algumas dúvidas quanto ao rádio.
O acelerador não tem mola e para em qualquer posição mas fica dando "passinhos", aí pergunto:

Rádio para aero realmente não tem mola no acelerador? E o rádio para Heli tem mola ou é a mesma coisa?

Não lembro onde vi um manual mandando tirar a "catraca" do acelerador para usar em aero, no meu manual não encontrei essa informação, devo usar o rádio para aero com ou sem a catraca no acelerador?

Edipo Santos
membro

Mensagempor Edipo Santos » 17 Set 2008 00:08

Acelerador é assim mesmo! Para em qualquer posição.
agora quanto tirar ou deixar aqueles "passinhos" é questão pessoal, eu particularmente deixo sem.

zick
membro

Mensagempor zick » 25 Set 2008 16:28

pessoal lenhei o 6 buster hoje ao meio dia .....dessa vez nao foi trapalhada ..... alguem saberia me informar o tamanho da antena do receptor pois meu radio é um futaba antigo AM 72mhz que veio junto com meu primeiro automodelo e a antena ja nao é original
a anos .....

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 25 Set 2008 16:54

1m.

jdomes
membro

Mensagempor jdomes » 03 Out 2008 10:26

[quote:55af1d478c="alexcmag"][quote:55af1d478c="kinaiprenato"]que radio CCPM para helis.. t-rex principalmente
vc me indicaria??

um que seje BARATO!!!

eu andei dando uma procurada.. mixgame externa CCPM, impossivel, né?

Valeu!![/quote:55af1d478c]

Se não me engano o 6XHS faz CCPM.

Mixagem externa não vale a pena nestes casos, tem muita coisa para paremetrizar.[/quote:55af1d478c]

Olá, possuo um T6xa's que também pode ser configurado para heli através de seus menus (menu PARA -> HELI), portanto ele pode controlar um heli 3D com mixagem CCPM como um T-Rex 450 por exemplo?

rckruger
membro

Mensagempor rckruger » 07 Out 2008 18:45

Pessoal, estou querendo fazer um cabo para simulador com este radio, o conector dele é padrão futaba, gostaria de saber se posso utilizar o mesmo esquema ou dentro deste rádio as conexões são diferentes...

O meu é
Tactic TTX401 4-Channel FM Radio 72MHz

Obrigado.

emiliomuno
membro

Mensagempor emiliomuno » 09 Out 2008 11:43

Pessoal estes cristais que vendem na net (http://www.lemonstore.com.br/loja/product_info.php?cPath=42&products_id=257) podem ser colocados em qq rádio FM, mesmo aqueles chinas que vem com frequencia de 35Mhz? O que tem que trocar neste caso?

Tenho uma dúvida em relação a rádios, tb. QQ heli funciona com qq rádio FM bastando colocar o mesmo cristal?

Suponha um heli china do ML com radio 35 MHz. Ele funcionaria com um radio de 72 Mhz? O que precisaria ser trocado?

Confused

Estou Muito confuso!!!

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 09 Out 2008 14:15

Rádio de 35Mhz é muito diferente de 72Mhz, seria como você pegar o Luciano Pavarotti e tentar fazê-lo imitar a Montserrat Caballe cantando.

Não é viável a troca de frequencia.

biruta.com
membro

Mensagempor biruta.com » 21 Out 2008 21:43

ola,estou querendo comprar um dx5,queria saber se vale a pena em relaçao ao dx6,em questao de preço,e se o dx5 tem entrada para cabo simulador?

obrigado a todos

Derson
membro

Mensagempor Derson » 24 Mar 2009 08:01

Ola, sou iniciante no Hobby e Gostaria de saber se eu estaria fazendo um bom negocio ao adquirir o Tx da HobbyKing 2.4G 4 Canais, e se possivel gostaria de saber o alcance dele .

Te mais, obrigado a todos

Buts
membro
Contato:

Mensagempor Buts » 24 Mar 2009 08:16

[quote:548486b832="Derson"]Ola, sou iniciante no Hobby e Gostaria de saber se eu estaria fazendo um bom negocio ao adquirir o Tx da HobbyKing 2.4G 4 Canais, e se possivel gostaria de saber o alcance dele .

Te mais, obrigado a todos[/quote:548486b832]

Aqui tem tudo o que você quer saber:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=52252

E um tópico só falando deste rádio.
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!

Derson
membro

Mensagempor Derson » 24 Mar 2009 13:45

Opa comecei a ler o topico do radio e não parei mais .... cada resposta uma nova expectavia ... bem rico o topico, varias pessoas participando a irmandande entre o pessoal do e-voo ta d+, se no dia a dia fosse como aqui no E-voo o mundo certamente estaria melhor

Colevati
membro
Contato:

Mensagempor Colevati » 01 Abr 2009 19:00

Alex, boa noite

Estou terminando minha Zagi, e tropessei na eletronica

tenho dois radios um 7 canais 2,4g, e um analogico 75m 4 canais

A asa gostaria de utilizar o 4 canais, no entanto como poderei se o mesmo não permite mixagem??

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 01 Abr 2009 20:32

Se o transmissor não tem mixer, você pode usar um mixer externo, baratinho.

Kamikaze-MT
membro
Contato:

Mensagempor Kamikaze-MT » 30 Abr 2009 14:49

Olá Colegas,

Estou começando agora no aeromodelismo, e gostaria de algumas orientações de vocês, galera nível Senior... rssss...
Gostaria de saber a diferença básica entre os rádios FM digitais e os analógicos.
Qual é melhor e porquê?
Estou pensando em adquirir um Futaba.
Estou analisando as seguintes propostas, e gostaria de saber o que vcs acham??

- Radio Futaba (TX) Skysport 6a Fm Fp T6va + Bateria do rádio - Usados - 220,00

- Radio Futaba (TX) 6ex-pcm + bateria do rádio - Novo - 390,00

- Rádio Futaba 4EXA Digital c/ 4 servos S-3004, Inclui bateria do rádio, cristais (canal 13 72.050) , receptor R-127DF FM (dupla conversão), bateria de receptor Sanyo NiCd 600Mah , 4 servos S-3004 (não inclui estrelas dos servos), carregador , chave on/off , bandeira de frequência , mesa de servos , manual original em inglês e manual traduzido em português - NOVO - 470,00

- Radio Futaba 4 Canais 4yf Fm - vem toda a eletronica com servos para aleron, profudor,leme,acelerador, bateria do aviao ,bateria do radio,receptor do aviao e carregador do radio - USADO - 450,00.

O que vocês me dizem???

Voltar para “Dúvidas sobre construções ”